aerOPOrto


Verão IATA 2011
26 Março 2011, 17:04
Filed under: Aumento de frequencias, Charter, Intercontinental, OPO, Porto, Sazonais

A partir do dia 27 de Março inicia-se a temporada de Verão IATA, e com ela vem também algumas mudanças a nível de rotas e de frequencias. As companhias com alterações são a Air Berlim, Air Transat, Brussels Airlines, EasyJet, Lufthansa, Luxair, Royal Air Maroc, Ryanair, Sata, Swiss, TAP e Transavia.

A Air Berlim vai adicionar na sua rota a Palma de Maiorca, duas frequencias semanais a partir de 30 Março e mais uma frequência as terças-feiras , a partir do dia 2 de Maio, passando a rota a diária.

A canadiana Air Transat volta a operar a ligação entre o Porto e Toronto a partir de 11 de Abril, desta feita como companhia regular, com uma frequência semanal às segundas-feiras com um A310 (Até Junho algumas destas frequencias fazem parte de um voo triangular Toronto-Porto-Lisboa-Toronto), e a partir de 23 de Junho adiciona também uma segunda frequência semanal ás quintas-feiras, também com A310. Ainda sobre a ligação a Toronto, a partir de 4 de Julho a frequência das segundas-feiras passa a operar com aviões A330 com 342 lugares, mais 93 lugares que o A310

Para além da ligação com Toronto, a Air Transat vai também fazer a ligação entre o Porto e Montreal ente de 22 de Junho e 22 de Setembro, com uma frequência semanal às quintas-feiras.

A Brussels Airlines também vai modificar a sua operação, adicionando três frequencias semanais às terças, quintas e sábados para Bruxelas, passando a ter uma frequência diária para este destino.

A EasyJet vai adicionar 5 frequencias semanais na sua rota entre o Porto e Londres (Gatwick) às segundas,terças, quartas, quintas e sextas-feiras, passando a ter 12 frequencias semanais.

Actualização (8 Abril): A EasyJet decidiu cancelar 3 das frequencias adicionais (terças, quartas e quintas) até ao dia 19 de Julho, excluindo os dias 19 a 21 de Abril, quando esses frequencias adicionais foram mantidas.

Mais tarde, no período entre 28 de Junho e 8 de Setembro, a ligação com o aeroporto de Basileia/Mulhouse/Friburgo vai ser aumentada em duas frequencias semanais às terças e quintas-feiras, ou seja, o voo passa a operar diariamente.

Na mesma linha, de 3 de Julho até 28 de Agosto, a EasyJet vai também proceder ao aumento de um voo diário entre o Porto e Genebra, excepto aos Sábados, que se junta aos 2 voos diários que opera durante o resto do ano, passando a haver 20 frequencias semanais entre as duas cidades.

Entre os dias 8 de Julho e 4 de Setembro, vai adicionar 10 frequencias semanais na linha Porto-Paris (Charles de Gaulle), passando a ter 19 frequencias semanais.

Na linha de Milão (Malpensa) vai fazer apenas reajustes nos horários, e tal como a linha de Lyon, mantém as mesmas 5 frequencias semanais cada uma.

A companhia de bandeira alemã vai voltar a introduzir os seus A321 na sua segunda frequência diária entre o Porto e Frankfurt, que durante o período de Inverno opera com aviões A319 ou A320. A isto há que somar a introdução dos novos bancos e de mais filas nestes aviões, levando a um aumento na oferta de lugares ao mesmo período do ano passado, quando também operavam todos os 3 voos diários eram com estes aviões.

Actualização (11 Abril): A Luxair vai reforçar a ligação com o Luxemburgo através da introdução de 3 frequencias semanais às Quintas, Sextas e Sábados. As frequências de Quinta já se iniciaram, as de Sexta-feira iniciam-se dia 22 de Julho, enquanto que a de Sábado inicia-se a 2 Julho. No entanto, durante datas pontuais durante o mês de Agosto, a Luxair pode operar entre 3 a 6 frequencias diárias. A maioria destas frequencias serão operadas por aviões Boeing 737-700, os maiores aviões da companhia, mas podem também ser operadas por Embraer RJ145.

Actualização (11 Abril): A ligação entre o Porto e Casablanca vai recuperar a terceira frequência semanal às terças-feiras durante os meses de Junho e Julho, sendo suspensa durante o mês de Agosto até dia 30. A somar a isto, vai ainda receber uma quarta frequência semanal aos Sábados foi também antecipada, começando agora a operar a partir de 17 de Setembro (estava previsto ser a 22 de Outubro) a 29 de Outubro, sendo necessário esperar que a Royal Air Maroc decida a sua programação de inverno para sabermos se estas frequencias se vão manter.

A Ryanair volta a ser a companhia de destaque, ao abrir duas novas rotas, desta vez para La Rochelle, (28 de Março), e Paris (Vatry) (29 de Março), ambas com duas frequencias semanais. Temos ainda o regresso das sazonais como Dublin (25 Março), Liverpool (27 de Março), Pisa (28 de Março), todas com duas frequencias semanais cada uma.

A partir de dia 28 há ainda um aumento de 7 frequencias na linha de Faro, que volta a ter 11 frequencias semanais. Também a rota entre o Porto e Frankfurt (Hahn) vai sofer um aumento de 2 frequencias semanais, às quintas-feiras e domingos, passando a ter dois voos diários nesses dias.

Actualização (8 Abril): Milão (Bergamo) e Bruxelas (Charleroi) ganham uma frequência semanal cada um, passando para 4 e 5 semanais respectivamente. Roma (Ciampino) também ganha uma frequência adicional, tendo agora 3 voos por semana.

No entanto, as 2 rotas sazonais para Bristol e Birmingham foram canceladas e já não voltam este Verão. Outra das rotas canceladas foi a de Londres (Gatwick), que se iniciou em 31 de Outubro do ano passado, mantendo a Ryanair apenas os dois voos diários para Londres (Stansted).

A companhia aérea açoriana vai ser responsável pelo recomeço de duas operações sazonais e pelo aumento de frequencias nas já existentes. A ligação doméstica sazonal com a Terceira regressa entre 3 de Junho e 30 de Setembro com uma frequência semanal às sextas-feiras, com aviões A310. A outra ligação sazonal, entre o Porto e Boston, também vai regressar com uma frequência semanal todas as quintas-feiras entre os dias 23 de Junho e 15 de Setembro. A segunda ligação com os Estados Unidos também vai ser operada com aviões A310 e com uma escala técnica em Ponta Delgada, servindo também como frequência adicional com a ilha açoriana.

Também a rota entre o Porto e Toronto vai sofrer alterações, já que para além da frequência semanal que opera todo o ano com escala técnica em Ponta Delgada todos os Sábados, juntam-se uma frequência adicional, sem escala, aos Domingos (entre 3 de Abril e 23 de Outubro) e uma segunda frequência diária aos Sábados (entre 2 de Julho e 1 de Outubro).

A Sunwing vai estrear-se este ano na ligação Porto-Toronto, com uma frequência semanal entre 21 de Junho e 6 de Setembro às segundas-feiras . O avião utilizado será um B767 da portuguesa euroAtlantic Airways, mas com as cores da companhia canadiana, e com capacidade compreendida entre 250 e 300 passageiros. Ver: Sunwing Airline vai operar a rota Porto – Toronto no Verão

Actualização (9 Abril): Como já vem sendo hábito, a Swiss volta a operar algumas frequencias entre Zurique e o Porto. Este ano teremos 3 frequencias semanais, que se juntam ao voo diário que tem durante todo o ano em code-share com a TAP para este destino. Estes voos iniciam-se dia 1 de Julho, com saídas de Zurique às Sextas, Sábados e Domingos. Pelo facto dos voos se fazerem durante a noite ( 22:35 ZRH – 00:05(+1) OPO / 03:00 OPO – 06:30 ZRH), as saídas do Porto fazem-se aos Sábados, Domingos e Segundas, sendo a última dia 22 de Agosto. Os voos serão operados maioritariamente com aviões A321, havendo também bastantes frequencias em A320. Ver: Zurique com a Swiss

A companhia angolana volta ao Porto, através da introdução de duas frequencias semanais regulares com destino a Luanda. Serão utilizados na rota maioritariamente os Boeing 777-200ER com capacidade para 255 pessoas (14F, 51C e 190Y). As partidas de Luanda efectuam-se às Sextas-feiras e Domingos, com chegada ao Porto aos Sábados e Domingos respectivamente. Ver: Finalmente Luanda!

A TAP também vai proceder a algumas alterações na sua operação. Entre 19 de Junho e 10 de Setembro opera a rota entre Porto e Porto Santo, com uma frequência semanal alternada ou Sábado ou Domingo. Por outro lado, deixa de operar o seu voo diário para Londres (Heathrow), substituindo-o por uma segunda frequência diária para Londres (Gatwick), passando também a ser usados os A319 em vez dos A320, sendo que durante o período de Inverno se efectua a troca inversa.

Nas rotas intercontinentais, Newark, Rio de Janeiro e São Paulo são aumentadas em uma frequência semanal cada uma. Newark recebe uma nova frequência às sextas-feiras entre 1 de Julho a 16 de Setembro. No caso da ligação com o Rio de Janeiro, a nova frequência vai ser realizada todas as quartas-feiras de 6 Julho a 14 Setembro. Por fim, a ligação com São Paulo vai ter a sua frequência adicional às quintas-feiras, entre os dias 7 Julho e 15 Setembro. A única das intercontinentais que não vai ter sofrer alterações nas frequencias é Caracas, que no entanto deixa de se realizar à quarta-feira para se realizar ao Sábado, entre 2 Julho a 17 Setembro.

Também a Transvia vai alterar a sua programação no Porto. Na ligação com o Funchal, a low-cost vai passar a operar voos diários, excepto aos Sábados, a partir de 11 de Abril. A ligação sazonal com Nantes também será recuperada a partir do dia 22 de Abril com duas frequencias semanais, às segundas e sextas-feiras.


18 comentários

Como se previa a Ryanair de 15.934 pedidos anteriormente ficou-se pelos 9.680 o que em principio significa que no verão de 2011 não vão existir mais rotas novas.

Comentar por Angelo Campos

Acho que nesta altura era quase impossível o lançamento de novas rotas, e para frequencias excepcionais eram demasiados slots. Agora é esperar pela planificação da temporada de inverno para termos mais novidades.

Comentar por Pete351

Aproveito também para deixar a tão falada lista de slots Start Season: http://slotsportugal.ana.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=103401012&att_display=y&att_download=y

Comentar por Pete351

Não sabia, sempre pensei que só tivessem enviado os A310, mas obrigado pela correcção.

E sim, Toronto este ano vai ter um aumento muito significativo de oferta, e esperemos que para o ano se mantenha ou volte a aumentar. Com sorte até pode ser que a tão falada LCC da Air Canada avance e se decida pelo Porto

Comentar por Pete351

Boas, não irá ser a primeira vez que a Air Transat irá enviar os seus 330 ao Porto. Há alguns anos atrás, a Transat mandava os seus 330.
Vai ser um excelente aumento para Toronto, assim como os voos da Sunwing de 767.

Cumprimentos

Comentar por Stephane

De forma e evitar estar constantemente a abrir novos tópicos sobre mudanças a nível de frequencias, decidi ir actualizando esta lista. As mudanças serão assinaladas conforme o dia em que sejam feitas.

Aproveito também para informar que a TAP vai destacar um dos seus 3 A321 para cobrir a rota a Zurique e a frequência da tarde para Paris (Orly), utilizando duas frequencias com o Funchal para os posicionar. Os horários são os seguintes:

21 ABRIL
FNC-OPO TP1572 chegada ao Porto – 09:00

21,22, 30 ABRIL E 1 MAIO
OPO-ZRH TP916 10:00
ZRH-OPO TP917 15:55
OPO-ORY TP456 16:45
ORY-OPO TP457 21:45

1 MAIO
OPO-FNC TP1583 23:30

Comentar por Pete351

Pete, a rota a LHR da TAP no inverno IATA, ¿permite conexionar coa BMI?

Comentar por Vuelos Vigo

Permite, mas os horários são péssimos para as conexões com a BMI, principalmente comparando com qualquer um dos outros hubs disponiveis. O horário é bom para o ponto a ponto e para ligações deste lado.

Comentar por Pete351

E os slots a mais que a Ryanair pediu?
Foram nada mais nada menos que 4.959 e ainda com 1.054 pendentes.
Eu deduzo que no próximo mapa de slots a maior parte deles já não apareçam. Vou esperar pelo dia 14 de Abril, data provável da sua saída.

Comentar por Angelo Campos

Para mim, esses slots já não vão ser utilizados neste verão, até porque o planeamento das rotas para esta temporada já está feito, e agora é começar a pensar na próxima.

Seria interessante saber a intenção desse pedido, provavelmente para saturar a capacidade em certos picos (http://slotsportugal.ana.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=99338356&att_display=y&att_download=y) mas parece-me que infelizmente nunca vamos saber. De qualquer forma, quando sair a lista de slots “start season” vou colocar aqui, e tentar fazer essa comparação para ver se consigo perceber o que se passou

Comentar por Pete351

Quanto aos slots, tive acesso a umas tabelas de distribuição relativa à lista use it or lose it, onde é possível ver que há um esgotamento da capacidade principalmente às segundas e sextas (7, 8, 9, 18 e 19h). Tomando como exemplo o dia 8 Abril (amanha), segundo essa lista não deveriam haver slots disponíveis das 19 às 20h, no entanto (a não ser que me esteja a esquecer de algum voo de carga ou charter) deveriam haver 7! (6 partidas + 7 chegadas = 13 slots – o máximo é 20).

Assim parece-me muito credível a teoria de que esses slots foram pedidos com o objectivo de bloquear outras companhias. De qualquer forma, nada como esperar pela lista Start Season e ver como vai ficar.

Comentar por Pete351

O que não entendo é por quê a TAP cambia LHR por LGW na tempada de verão?😕

Comentar por cosmo

*temporada

Comentar por cosmo

A TAP muda para LGW para poder passar esse slot que tem em LHR para uma das frequencias desde Lisboa😦

Comentar por Pete351

Por isso OPO necessita a volta do voo a LHR de BA.😉

Comentar por cosmo

E para aproveitar e poder usar a rede de destinos deles directamente

Comentar por Pete351

Bom trabalho😀. Já agora não se soube mais nada daquelas slots todas pedidas pela vueling pois não?

Comentar por Helder

Obrigado😀
O pedido de slots da Vueling foi completamente retirado, mas pelo menos mostra que estão atentos e que tem o Porto no horizonte.

Comentar por Pete351




Os comentários estão fechados.