aerOPOrto


Copenhaga e Munique à vista?
22 Maio 2011, 20:36
Filed under: CPH, MUC, Novas rotas, OPO, Porto, Sata

Na preparação para as próximas temporadas, a SATA, em colaboração com a Câmara do comercio e indústria de Ponta Delgada (CCIPD), turismo do Porto e Norte de Portugal e ANA, assumiu a intenção de ligar os Açores às cidades de Copenhaga e Munique via Porto. Pelo que se percebe das palavras de Luís Cogumbreiro da CCIPD no programa Estado da Região da RTP Açores (min. 10:00 a 12:00), os voos seriam iniciados na temporada de verão 2012. A razão da escala no Porto é o seu mercado, que permitirá uma maior frequência dos voos, diminuição do efeito sazonal, evitando assim a sua descontinuação durante o ano inteiro, e a redução do risco para a transportadora. A rota de Copenhaga teria 3 voos semanais e a de Munique 4 no Verão e 3 no Inverno IATA. Estas novas rotas podem também ter um efeito positivo nas já existentes para o arquipélago, podendo haver aumentos de capacidade através de novas frequencias ou destinos açorianos.

Tanto Copenhaga como Munique são 2 das 10 rotas potenciais estudadas pela ANA, sendo que a de Copenhaga também está referenciada pelo aeroporto dinamarquês. Segundo a ANA, ambas representarão cerca de 85.000 passageiros anuais (35.000 CPH + 50.000 MUC) no primeiro ano, sendo das 10 referenciadas, as duas com mais procura. Com esta adição, a transportadora açoriana passaria a dispor de 6 rotas desde o AFSC, juntando-se a Toronto, Ponta Delgada e às sazonais Terceira e Boston.

As novas rotas deverão ser feitas com equipamento A320 de 161 lugares, como o da imagem. Foto tirada por Carlos Seabra

Outra noticia relativa à SATA, foi o inicio da utilização do sistema “Amadeus Altea”, a plataforma tecnológica utilizada pelos membros da Star Alliance, e que facilitará a celebração de acordos code-share com companhias desta aliança, o que no caso destas duas ligações se reveste de especial importância, já tanto Copenhaga como Munique são dos principais hubs das companhias SAS e Lufthansa, respectivamente. Apesar de não ser membro da aliança, a SATA tem neste momento code-shares com a TAP e a US Airways em muitos dos voos da sua rede.

Advertisements

3 comentários

Já é oficial? Excelente!

Comentar por jferreira20

CPH confirmado para S12!

Comentar por Pete351

Munique passou a figurar na lista de rotas unserved prioritárias para o aeroporto alemão, aquando da última actualização da mesma. Um sinal muito positivo.

Comentar por Pete351




Os comentários estão fechados.