aerOPOrto


3 Milhões!
12 Julho 2011, 18:59
Filed under: Estatísticas, OPO, Porto

Durante o dia 10 deste mês, o Aeroporto do Porto registou o passageiro 3 milhões, ultrapassando esta “barreira” um mês mais cedo do que em 2010, quando esta marca só foi atingida nos primeiros dias de Agosto. Com este número, podemos calcular em mais de 180.000 passageiros o tráfego de passageiros do AFSC nos primeiros 10 dias de Julho, que correspondem a um crescimento percentual de 12,7% ou de 20.000 passageiros em termos brutos.

Caso este crescimento percentual se mantenha, o Aeroporto ultrapassará os 600.000 passageiros mensais durante este mês, e caso essa percentagem suba, podemos estar perante o melhor mês da história do AFSC, batendo os 622.189 passageiros que durante Agosto de 2010 usaram as instalações.


7 comentários

Respeito aos vôos Turquia-Portugal-Mexico, implicaria uma possibilidade da chegada da Turkish Airlines a OPO?

Comentar por cosmo

Para incluírem OPO no acordo é porque em principio há interesse da Turkish (não estou a ver a Aeroméxico a fazer os voos), nem que seja só pela carga.

Comentar por Pete351

Deduzo que uma das dificuldades são esses países, não digo todos, mas os que não pertencem à UE, não fazerem parte dos céus únicos.
Assim a Wizz Air seria uma boa oportunidade.
É de aguardar mais uns bons meses.

Comentar por Angelo Campos

A única rota mais interessante que podia sofrer o problema da falta de acordos é Moscovo. De resto, Berlim, Budapeste, ou Varsóvia não tem esse problema. As dificuldades operacionais de que falo prendem-se com a distancia a que esses destinos se encontram do Porto, e que causam um aumento bastante acentuado de quase todos os factores relativos à exploração comercial, e consequentemente, do risco de tais ligações. O mesmo se passa com ligações aos países nórdicos.

Quanto à WizzAir, podia ser uma solução interessante para algumas dessas rotas, mas não sei se estarão interessados em servir Portugal num futuro próximo.

Comentar por Pete351

há alguma possibilidade de num futuro a curto/medio prazo de termos rotas directas para o leste europeu??

Comentar por fjbv

Pelo que me foi explicado, o leste europeu passará a ser um dos maiores focos da expansão do aeroporto. Agora, se vamos ver resultados práticos a curto prazo já não posso garantir nada, até pela complexidade de tais operações.

Comentar por Pete351

Ao que parece, a Turquia assinou recentemente um acordo bilateral com o México que permite a realização de voos de passageiros e/ou carga entre qualquer ponto da Turquia e do México.

A parte interessante, é que esses voos estarão obrigados a fazer escala ou em Lisboa ou aqui no Porto, com direitos de 5ª liberdade. A favor de OPO, lembrar que há um grande volume de carga para MEX, que é neste momento transportada em voos cargueiros dedicados da AF Cargo em 747, e que MEX é um dos destinos referenciados no plano director.

Comentar por Pete351




Os comentários estão fechados.