aerOPOrto


Royal Air Maroc despede-se do Porto
30 Agosto 2011, 12:05
Filed under: OPO, Porto, Programação Inverno IATA 2011/12, Royal Air Maroc

Depois de sucessivos adiamentos de novas frequencias por baixa procura, a Royal Air Maroc decidiu desta vez pelo cancelamento para a temporada de inverno da sua única rota no Porto, Casablanca. Este corte será visível já durante o mês de Setembro, já que foram retirados todos os voos tanto dos sistemas de distribuição, bem como do próprio site da companhia para este periodo (excluindo dia 1).  Durante o mês de Outubro mantém-se ainda 4 frequencias semanais programadas, e que podem ainda ser reservadas, sendo o último voo no dia 27 de Outubro . No entanto, e atendendo ao histórico da companhia, não há garantia de que se realizem todas estas frequencias.

Infelizmente, a rota não começou com o pé direito (viu inclusivamente uma frequência semanal cancelada nas primeiras semanas), e a partir daí nunca mais se levantou, contrariando por completo as expectativas dos responsáveis da RAM, que consideraram que estariam reunidos “todos os ingredientes para que, num ano, esta rota passe a ter um voo diário”.

Tabela relativa às estatísticas da Royal Air Maroc no Porto entre Dezembro de 2010 e Julho 2011

No entanto, fica o sentimento de que poderia ter sido feito muito mais para que a rota fosse bem sucedida. Desde logo, o prometido code-share com a TAP teria permitido, com os actuais horários, ligações com destinos como Lisboa, Barcelona, Madrid, Genebra, mas principalmente Paris. Utilizando um exemplo muito simples, se considerarmos 1 passageiro em ligação entre cada um destes destinos e Casablanca, a ocupação média por voo subiria quase 9%.

O atentado do dia 28 de Abril no coração turístico de Marrakech teve contribuiu também para o insucesso da rota, sentindo o efeito negativo nas viagens para Marrocos tal como outras linhas Europa-Marrocos. Segundo El Filali, agora ex-delegado da RAM para Portugal, “o início das operações da Ryanair entre o Porto e Marraquexe” também teve impacto nos números da rota.

Por fim, o difícil inverno que se avizinha para a aviação comercial leva as companhias a repensar a sua rede por forma a manter rentabilidade, e foi também aqui que a fragilidade da rota se mostrou.

ATR-72 da companhia de bandeira marroquina. Foto tirada por Carlos Seabra


4 comentários

A Lowcost vai deixar de operar a partir de Março 2012 entre Porto e Marrakech! A partir de Março estão reunidas as condições para que este voo volte a ter sucesso. Existe procura, falta a oferta!

Comentar por Anónimo

Verdade, mas não me parece que isso traga a RAM, pelo menos este ano. Acredito que em 2013 haja melhores condições para que se retome essa rota.

Comentar por Pete351

Alguma possibilidade de voltar para o ano?

Comentar por jferreira20

Sinceramente não me parece possível, nem me parece uma boa ideia. Para mim só faz sentido o regresso de CMN quando estiverem reunidas as condições básicas para o seu sucesso (começando pelas conexões).

Comentar por Pete351




Os comentários estão fechados.