aerOPOrto


Programação de Inverno da Ryanair
28 setembro 2011, 13:32
Filed under: OPO, Porto, Programação Inverno IATA 2011/12, Ryanair

A programação de Inverno (W11) da companhia irlandesa Ryanair já está completa e o cenário não é muito animador. Se desde 2009 nos habituamos a ver nesta transportadora o principal motor de crescimento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, este inverno veremos o cenário inverso e teremos na Ryanair o principal travão a esse mesmo crescimento, com um saldo de aproximadamente -220.000 lugares para toda a temporada, um número bastante superior ao de todas as outras companhias juntas.

A expressividade deste corte reflecte-se no número de rotas, frequencias e aviões da base. Serão canceladas as linhas de Bremen (-2xw), Las Palmas (-2xw), Rodez (-2xw), Bolonha (-3xw) e Maastricht (-2xw). A Ryanair deixa ainda de competir com easyJet e TAP na de Londres Gatwick (-5xw). Paris (Vatry) opera pela primeira vez na temporada de inverno e Roma (Ciampino) operará durante toda a temporada.

Quanto a frequencias, Karlsruhe-Baden (-1xw), Memmingen (-1xw), Valencia (-3xw), Lille (-1xw), Marselha (-1xw), Marrakesh (-1xw) e Eindhoven (-1xw) serão reduzidas, enquanto que Faro (+1xw), Milão (Bergamo) (+1xw) e Roma (Ciampino) (+2xw) serão aumentadas (Ver:Roma (Ciampino) e Milão (Bergamo) ganham novas frequencias semanais no inverno – 4 e 5xw respectivamente).

Foto tirada por Pier Francesco Baglivo

Para além dos reforços de FAO, BGY e CIA, a Ryanair programou 118 frequencias extraordinárias entre 17 de Dezembro e 9 de Janeiro nas seguintes rotas: Dusseldorf (Wezze) (6 frequencias), Frankfurt (Hahn) (10 freq.), Karlsruhe-Baden (6 freq.), Memmingen (12 freq.), Bruxelas (Charleroi) (8 freq.), Barcelona (4 freq.), Bordeus (10 freq.), Marselha (12 freq.), Paris (Beauvais) (20 freq.), Tours (6 freq.), Londres (Stansted) (14 freq.) e Eindhoven (10 freq.). No total, este reforço equivale a 22.302 lugares.

Para finalizar, referir que a base do Porto ficará reduzida a 4 aviões e 22 rotas, ou seja -1 avião e -6 rotas. Perante um inverno que se avizinha difícil para as companhias aéreas, a Ryanair decidiu que 80 aviões da sua frota iriam ficar parados durante a próxima temporada, situação que acabou por afectar a operação do Porto.

Anúncios

5 Comentários

Pete, a ryanair já começou a lançar os horários de verão. pode dar jeito para quais as rotas canceladas agora que regressam e quais não.

Comentário por jferreira20

Sim, a partir de agora há que estar atento a essas movimentações.

A informação que tenho é que voltam todas menos DUB.

Comentário por Pete351

não sei se ja repararam, mas ja cortaram a rota de bergamo no inverno para 4x.. a easjet para malpensa.. ainda cortou mais..2x por semana e no veraõ somente 3x. E tb vi ontem menos uma frequencia para Weeze.. Novembro e janeiro..2x.

Comentário por zoficial

Bergamo continua programado com 5xw. O mesmo com Wezze, mas com 3xw. O que há são cancelamentos pontuais de uma das frequências em alturas em que ou os “advanced bookings” estão fracos, ou em que se espera uma menor procura desses voos (que não justifica essas frequências todas).

A programação da easyJet para Malpensa (entre 2 e 5xw) está explicada aqui: https://aeroportodoporto.wordpress.com/2011/09/13/programacao-de-inverno-da-easyjet/

De resto só posso dizer para não te fiares muito na programação de Verão da easyJet que está carregada no site, porque ainda não está completa.

Comentário por Pete351

Estatísticas de Setembro 2011:
– 564.035 pax.
– 5.373 mov.
– 2.897,4 t carga

Nos próximos dias vou tentar postar tanto as estatísticas de Setembro completas como a programação Inverno IATA W11.

Comentário por Pete351




Comentários encerrados.