aerOPOrto


DHL investe 5M€ em terminal de carga no CLCA
15 Dezembro 2011, 19:23
Filed under: Carga, DHL, OPO, Porto

A DHL Express está a construir nos terrenos do CLCA (Centro Logistico de Carga Áerea) do Aeroporto do Porto um terminal de carga com 12.500m², num investimento superior a 5 milhões de euros e com abertura prevista para Fevereiro de 2012. Esta nova infraestrutura vai permitir reduzir os custos na escala do Porto, ao mesmo tempo que permitirá uma melhor resposta às crescentes necessidades do tecido empresarial português, principalmente no que toca à exportação e internacionalização.

Nas palavras de Américo Fernandes, director-geral da DHL Express Portugal, “a implementação deste novo terminal de Carga no Porto vem apoiar a indústria portuguesa no seu crescimento sustentável, pois complementa os seus processos de exportação e internacionalização. Este projecto está integrado na estratégia de investimento da DHL e representa mais um passo no alcance de uma das metas mais importantes para nós: equiparar Portugal a outros centros de negócio e distribuição localizados no centro da Europa. Mais do que um investimento na região Norte, este terminal da DHL é uma prova de confiança no potencial de Portugal e da sua capacidade de se tornar, no futuro breve, num verdadeiro hub central de distribuição para qualquer parte do mundo”.

A empresa alemã também salientou que a localização estratégica do CLCA permite que “aviões e outros veículos se situem nas imediações deste terminal, garantindo um processo de trabalho mais rápido e eficiente

Imagem virtual do futuro terminal de carga da DHL

A DHL tem no Porto o seu principal aeroporto português e a base de referencia para o Noroeste Peninsular, posição que se espera fortalecida a com a abertura do novo terminal. Desde o Francisco Sá Carneiro, a DHL mantém ligação diária com o hub regional de Vitoria, e daí para o centro europeu de Leipzig/Halle. Efectua ainda voos para o aeroporto de Heathrow em Londres, partilhados com a British Airways World Cargo e com a TAP Cargo.

Anúncios

7 comentários

Entretanto, o terminal da DHL continua a dar que falar:

Correios da Nova Zelândia visitam terminal da DHL no Porto

O novo terminal da DHL no aeroporto do Porto continua a atrair as atenções. Amanhã será visitado por uma delegação dos Correios da Nova Zelândia.

A visita é feita a pedido da operadora neozelandesa, e tem como objectivo conhecer as soluções implementadas no terminal, em termos de equipamentos e de layout.

O terminal da DHL no centro de carga aérea do aeroporto do Porto foi inaugurado em Maio do ano passado. Um investimento de 5,3 milhões de euros permitiu concentrar ali o “estado da arte” deste tipo de instalações, pelo que desde logo o terminal nortenho passou a servir de “caso de estudo” dentro do próprio grupo.

Particularmente elogiado foi o investimento de 700 mil euros num novo sistema de processamento automático de encomendas.

Com o novo terminal, a DHL passou a assegurar o self-handling de todas as suas cargas e conseguiu alargar os tempos para a recepção das mercadorias e encurtar a demora nas entregas. As instalações funcionam ainda como depósito aduaneiro.

Desde a sua entrada em funcionamento, a actividade da DHL no aeroporto do Porto cresceu 30% em número de envios e cerca de 40% em volumes transportados.

Fonte: Transportes & Negócios

Comentar por Pete351

Reportagem da E-TV sobre a DHL, com um pequeno destaque para o novo terminal do Porto:

Comentar por Pete351

Foto do terminal tirada pelo Carlos Seabra ante-ontem à noite:

Comentar por Pete351

O terminal já esta a funcionar!

Comentar por Pete351

Pete.. continuas a fazer um excelente trabalho neste site.

Comentar por rkz

Obrigado rkz, é sempre bom saber que o trabalho no blog vale a pena!

Comentar por Pete351

Para fazer uma pequena comparação, em Vitoria, que transporta praticamente tanta carga como o AFSC, o terminal de carga que serve o hub da DHL tem 12.000m² e umas 13 portas para transporte terrestre.

Uma excelente noticia para a nossa região e para Portugal em geral.

Comentar por Pete351




Os comentários estão fechados.