aerOPOrto


Ryanair cancela Marrakesh
20 Dezembro 2011, 18:39
Filed under: OPO, Porto, Ryanair, Verão IATA S12

A companhia low-cost Ryanair vai cancelar no final da presente temporada a única linha entre o Porto e Marrocos, Marrakesh. Tal como a outra rota marroquina iniciada há um ano (Casablanca com a Royal Air Maroc), a fraca rentabilidade associada às baixas ocupações foram decisivas na hora de tomar a decisão final. Desde o inicio de operações a 2 de Novembro do ano passado, a rota não conseguiu melhor que 60% de ocupação média (excluindo Junho, Julho, Agosto e Setembro de 2011), quase menos 20 pontos percentuais que a média da Ryanair no Porto durante esse período.

Um dos sinais que fazia antever este cenário é a suspensão temporária da rota entre os dias 14 e 31 de Janeiro. A Ryanair preferiu assim manter 1 dos 4 Boeing 737-800 da base do Porto no chão 4h durante os dias 17, 21, 24 e 28 do próximo mês do que operar as respectivas frequências.

Boeing 737-800 da Ryanair na chegada ao Porto. Foto tirada por Carlos Seabra

Atendendo aos dados disponíveis, é impossível censurar esta atitude da Ryanair. No entanto seria interessante perceber porque se manteve esta rota na presente temporada em detrimento de outras, como Bolonha, que funcionaram muito melhor durante o período em questão.

O último voo entre o Francisco Sá Carneiro e o Aeroporto de Menara em Marrakesh está marcado para 24 de Março de 2012. Esta é a segunda rota cancelada para S12, comparativamente a igual temporada deste ano.

Comentários Desativados em Ryanair cancela Marrakesh





Os comentários estão fechados.