aerOPOrto


Ryanair volta a apostar na época baixa: 5º avião em W13
1 Outubro 2013, 18:26
Filed under: Inverno IATA (W13), OPO, Porto, Ryanair

A Ryanair volta a apostar pelo Porto durante a época baixa, depois de fortes ajustes nas temporadas de W11 e W12. Em W13 a Ryanair quebra este ciclo com +6.048 lugares por semana e um 5º avião na base do Porto, quando habitualmente esta contava com apenas 4.

Este crescimento terá expressão em 5 dos 8 mercados que a low-cost irlandesa serve no Francisco Sá Carneiro, com destaque para Alemanha, França e Itália. Destaque também para as 3 principais ligações da transportadora (Paris-Beauvais, Londres-Stansted e Frankfurt-Hahn), que crescem em frequências, e para 4 das 5 rotas inauguradas este verão (Dortmund, Estrasburgo, Hamburgo-Lubeck e Nuremberga) que vão continuar no inverno. No caso dos mercados belga e português mantém-se a mesma capacidade, enquanto o espanhol é o único a sofrer uma redução da oferta, reflexo do desaparecimento da rota de Valência.

FR_W13_MRKTs

Evolução do nº lugares semanais da Ryanair no AFSC, por mercado. Dados: Ryanair

Ao todo a Ryanair vai operar 25 rotas directas no AFSC durante o próximo inverno, mais 4 que na temporada de inverno 2012/13. Bremen e Valência deixam de constar desta lista, enquanto Dortmund, Estrasburgo, Hamburgo-Lubeck, Maastricht, Nuremberga e Roma-Ciampino são novidades relativamente ao inverno transacto:

  Frequência —–   Frequência
[FKB] Baden-Baden 2xw [LIL] Lille 2xw
[BCN] Barcelona 11xw   [STN] Londres-Stansted 15xw
[BOD] Bordéus 3xw   [MST] Maastricht 2xw
[CRL] Bruxelas-Charleroi 5xw   [MAD] Madrid 14xw
[DLE] Dole 2xw   [MRS] Marselha 5xw
[DTM] Dortmund 2xw   [BGY] Milão-Bergamo 6xw
[NRN] Düsseldorf-Weeze 3xw   [FMM] Munique-Memmingen 2xw
[EIN] Eindhoven 5xw   [NUE] Nuremberga 2xw
[SXB] Estrasburgo 2xw   [BVA] Paris-Beauvais 16xw
[FAO] Faro 5xw   [XCR] Paris-Vatry 2xw
[HHN] Frankfurt-Hahn 8xw   [CIA] Roma-Ciampino 2xw
[LBC] Hamburgo-Lubeck 2xw   [EBU] St. Etienne 3xw
      [TUF] Tours 3xw
FR_S11_W13

Evolução do nº lugares semanais da Ryanair no AFSC, por temporada. Dados: Ryanair

 

Anúncios

10 comentários

Excelente notícia para o Aeroporto do Porto. Mostra que a Ryanair continua a apostar no aeroporto, apesar da entrada em Lisboa. Penso que o Rui Moreira deve fazer uma visita a Vincci para demonstrar o apoio da região ao desenvolvimento do aeroporto e apostar na atração de novas companhias aéreas e rotas.. Pena o desinvestimento continuo da TAP, caso contrário teríamos um crescimento bem consistente…
Parabéns pelo Blog.

Comentar por Anónimo

Obrigado, e bem-vindo!

Eu por acaso sou da opinião que a Câmara deve manter algum distanciamento da gestão do aeroporto, mantendo obviamente uma boa relação e fazendo a parte que lhe toca.

O aeroporto tem tido um crescimento consistente, só não pode é crescer a 2 dígitos todos os anos porque isso não é sustentável.

Comentar por Pete351

A Ryanair tem desde ontem (29 Outubro) um 6º avião na base do Porto, que servirá principalmente de reserva e aumento de voos na época Natalícia!
O avião chegou posicionado desde Girona.

Comentar por OPOcatering

Imagino que durante o resto do tempo vai rodar com os outros 5, assim evita-se que 1 avião esteja parado muito tempo (e os custos que isso implica).

Comentar por Pete351

Sim Pete, e desde logo começou a fazer isso!
Mal chegou de GRO (EI-ESR) foi para SXB (RYR6128) enquanto o EI-EFM que chegou de XCR (RYR4565) pelas 12:20 encostou o resto do dia (entretanto sai já amanhã para MAD RYR5483)!
Hoje vai ser a vez do EI-DYL quando chegar de CRL (RYR1386) “encostar nos stands de longa duração” !

Comentar por OPOcatering

Chegou hoje, 9 de Novembro mais um avião (7º avião) para a base do Porto posicionado desde Madrid e desde logo saiu para Marseilha como RYR6532, quando regressar vai encostar nos stands de “longa duração” (S40).

Amanhã todos os outros 6 aviões têm voos previstos, assim como aconteceu hoje e ontem.

De meados de Dezembro a meados de Janeiro todos os 7 aviões vão sair devido aos vários voos extras já programados!

É como o Pete diz, mais avião ou menos é algo simbólico, importante mesmo é o nº passageiros! No entanto para catering, limpeza, combustíveis … quantos mais melhor!

Comentar por OPOcatering

Imagino que esse 7º avião irá rodar também com os outros, mesmo fora do período de Natal e Ano-novo.

Comentar por Pete351

Exacto Pete.
Hoje mesmo já saiu para Dole (RYR9138), o que veio de Beauvais (RYR9234) encostou no S40.
Amanhã supostamente só vão sair 5, logo um outro vai encostar ainda hoje! No entanto a qualquer momento qualquer um deles roda!

Comentar por OPOcatering

Não nos podemos esquecer que um dos aviões destina-se na totalidade da semana a fazer Porto Marselha e volta. O resto do tempo anda a servir Marselha.

Comentar por Angelo Campos

As rotas em W por Marselha não são novidade, a diferença é a frequência e a duração das rotações OPO-MRS-OPO.

Ainda assim o 5º avião é algo mais simbólico que outra coisa, o importante são esses 6.000 lugares semanais adicionais (aproximadamente +2xd).

Comentar por Pete351




Os comentários estão fechados.