aerOPOrto


Entrevista a Michael Hutzelmann, director comercial da Lufthansa para Portugal
11 julho 2014, 21:39
Filed under: Entrevista, Lufthansa, OPO, Porto, Star Alliance

A ligar o Porto ao hub de Frankfurt desde 1981, a Lufthansa é uma das companhias mais importantes e reconhecidas do aeroporto Francisco Sá Carneiro. A pedido do Blog Aeropuerto de Oporto (BlogOPO), Michael Hutzelmann, diretor comercial da Lufthansa para Portugal, aceitou amavelmente responder a algumas das nossas perguntas via email (a versão original, em castelhano, encontra-se aqui):

BlogOPO: A estratégia da Lufthansa noutros aeroportos da península, nomeadamente Bilbao, tem sido oferecer várias rotas com a Alemanha. Pensam seguir no Porto uma estratégia semelhante?

A Lufthansa, a Germanwings e a Brussels oferecem voos desde Bilbao a Frankfurt, Munique, Dusseldorf e Bruxelas, sendo a Lufthansa o operador internacional líder em Bilbao. Desde o Porto a Lufthansa oferece 21 voos semanais a Frankfurt, o que nos converte no grupo estrangeiro líder do Norte de Portugal. Estamos sempre a investigar e avaliar potenciais de mercado, o que significa frequências adicionais ou novos destinos fora dos centros de Frankfurt e Munique. Estamos constantemente à procura de mais oportunidades de redes comerciais no Porto, no entanto, por agora, estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nossos 3 voos diários no Porto-Frankfurt no verão, pelo que o calendário atual é o que é.

.

BlogOPO: O efeito low-cost continua em alta no Francisco Sá Carneiro e cada vez se consolidam mais rotas para território alemão. Como é que isto está a afetar a Lufthansa, uma vez que os preços são muito dispares?

É um segmento de mercado diferente. A Lufthansa aposta mais em passageiros de ligação. As low-cost mais em voos ponto-a-ponto. Mas também há sobreposições, e nós respondemos com preços muito competitivos.

.

BlogOPO: Relativamente à captação de passageiros na Galiza, com o vosso serviço de autocarro entre Vigo e o Sá Carneiro. Está a ser positiva a aposta? Esperam continuar a fazer esta captação, ou pelo contrário, havendo mercado suficiente, propõem-se a oferecer Frankfrut diretamente desde Vigo?

O primeiro passo foi o autocarro, que está a ser muito bem recebido. Dentro de uns meses poderemos ver se há condições para o voo direto desde Vigo.

.

AerOPOrto: A rota Porto-Frankfurt tem tido nos últimos anos ocupações bastante acima da média europeia da LH, e dentro da península ibérica é a que tem o melhor ratio carga (ton) / movimento. O que falta para termos o 3º diário de volta no inverno, ou um 4º diário no verão?

SLF (ocupação de passageiros) no Porto-Frankfurt é atualmente o mais alto de toda a rede europeia da Lufthansa, com uma rentabilidade excelente. Em todos os três voos estamos a destacar o maior membro da família A320, o A321, e alguns desses aviões vem inclusivamente equipados com o nosso sistema de entretenimento Wireless IFE System. Tal como em anos anteriores, estamos a planear manter as 14 frequências semanais no horário de inverno. Isto é devido à alta sazonalidade da procura de e para o Porto. No entanto, estamos a pensar diminuir o período de frequências reduzidas, mas ainda não foi tomada uma decisão. Estamos constantemente à procura de mais oportunidades de redes comerciais no Porto, no entanto, por agora, estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nossos 3 voos diários no Porto-Frankfurt no verão, pelo que o calendário atual é o que é.

.

BlogOPO: O grupo LH oferece várias rotas desde o Francisco Sá Carneiro com diferentes companhias, mas faltam outras como a Germanwings. Estão a pensar abrir alguma rota europeia desde o Porto utilizando essa plataforma low-cost?

A Germanwings efectua os voos ponto-a-ponto fora dos hubs de Munique e Frankfurt. A Germanwings está a estudar uma possivel operação para o Porto, mas ainda não há nada concreto.

.

BlogOPO: O passageiro frequente costuma ser fiel a uma companhia, no entanto, outras operadoras estão a entrar no aeroporto e a liga-lo aos seus hubs de Amesterdão, Heathrow ou Madrid… e parece que as coisas estão a correr-lhes bem. Poder-se-ia falar de uma transferência ou divisão de passageiros para estes hubs, ou pelo contrário os passageiros da Lufthansa continuam fieis?

O programa de passageiro frequente é unicamente um elemento. Centramos-nos em ter um produto de alta qualidade, a bordo e em terra, mas também na nossa rede de destinos por todo o mundo. A Germanwings e a Lufthansa voam para 235 destinos em 78 países do mundo durante o verão.

.

.

O nosso agradecimento à Lufthansa Portugal e ao diretor Michael Hutzelmann, não só por terem permitido a entrevista como pela rapidez com que a concederam.

Anúncios

8 Comentários

Estaria bem se empezassen a fazer un VGO-FRA pra a ano que vem, mais agora com a AF em periodo de crise, ja que penso que poderian recheiar o espazo livre que a cancelação da 2ª frequência que o VGO-CDG deixou.

Comentário por cosmo

Sinceramente não acredito que abram VGO-FRA num futuro próximo.

Comentário por Pete351

Parabéns pela entrevista, bela ideia! A Germanwings a ligar o Porto a Berlim, p.ex., seria excelente 😉

Comentário por Miguelito

Seria excelente….

Comentário por Ricardo Sousa

Obrigado Miguelito, se bem que eu não fiz praticamente nada. Foi tudo mérito do BlogOPO em castelhano

Comentário por Pete351

Trataremos pouco a pouco de intentar conseguir entrevistas coas diferentes companhias se están en disposición de atendernos 🙂

Comentário por blogaeropuertodeoporto

Excelente iniciativa sem dúvida!
Os melhores espaços de aviação do “nosso” aeroporto de longe! Tanto este (aerOPOrto) como o blogaeropuertodeoporto!
Obrigado a ambos!

Comentário por skiespassion

Obrigado skiespassion!

Comentário por Pete351




Comentários encerrados.