aerOPOrto


easyJet anuncia base no Porto para 2015
15 Julho 2014, 21:17
Filed under: EasyJet, OPO, Porto, Verão IATA S15

bar_U2

A easyJet anunciou hoje a abertura de uma base operativa no aeroporto do Porto em 2015. Num evento realizado na Casa da Música, que contou com a presença de Javier Gandara, diretor geral da companhia para a península ibérica, António Pires de Lima, Ministro da Economia, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, entre outros, foi dado destaque principalmente à parte económica do investimento: 100M$ de investimento, 80 postos de trabalho diretos e 2 aviões A320, numa parceria estratégica entre a easyJet, o Ministério da Economia e a ANA semelhante à que permitiu a abertura da base na Portela.

Javier Gandara destacou que a companhia pretende estimular o mercado de lazer e ter uma presença cada vez mais forte junto do empresarial, nomeadamente através de horários e preços competitivos para as PMEs. Por sua vez, António Pires de Lima salientou a importância da base como mais um passo de afirmação da “vocação natural” do Porto como capital do noroeste peninsular, enquanto Rui Moreira afirmou que “todos os que investiram muito milhões de euros no Porto não podem estar errados”.

Não foram avançados para já novos destinos ou frequências, sabendo-se apenas que estão previstos e que serão divulgados no final de Setembro / inicio de Outubro, aquando da apresentação da temporada de verão S15. Como referencia, no 1º ano da base de Lisboa, a companhia ganhou cerca de 200.000 passageiros, o que a acontecer no Porto, permitiria à easyJet passar a barreira do 1 milhão de passageiros transportados por ano no Francisco Sá Carneiro.

easyJet_Porto_02

Advertisements

45 comentários

Chega no próximo dia 25 Março pela noite um voo extra da EasyJet desde Luton com “alto staff” para uma conferência de imprensa marcada para dia seguinte 26 de Março.
Creio que seja a “festa” da inauguração da base do Porto, marcada para 29 Março.
Desejo que algo mais possa ser anunciado para o período de inverno 2015/16 como mais aviões baseados ou mais rotas!
Este voo tem regresso marcado para Luton após a conferência de imprensa a 26 de Março.

Comentar por skiespassion

Normalmente não costumam anunciar nada nesses eventos. O objectivo é promover as rotas que se vão abrir agora, e anunciar grandes novidades desviaria a atenção. Daqui a 2 semanas já saberemos.

Comentar por Pete351

Segundo fontes, a CEO Carolyn McCall e o diretor de comunicação Paul Moore estarão entre os presentes.

Neste dia, 26 de Março, haverá num dos voos do dia um baptismo (water cannon salute) por parte dos bombeiros para simbolizar a base que arranca a 29 Março.

Os aviões para a base estão previstos chegar na noite de 28 para 29 Março das bases de Gatwick e Luton.

Comentar por skiespassion

Para evitar uma greve (desconvocada após o acidente do A320 da Germanwings) de controladores aéreos Franceses marcada entre 25 e 28 Março, a comitiva da EasyJet decidiu antecipar a chegada para hoje. O avião (G-EZDM) aterrou no Porto pelas 11:00 da manhã ostentando a nova pintura e com nome de batismo “Porto” inscrito no avião!

Este mesmo avião vai no dia 26 fazer um voo base (Porto/Porto) com convidados e jornalistas ao inicio da tarde onde após aterragem haverá o batismo (water cannon salute) por parte dos bombeiros.

Comentar por skiespassion

Por amor da Santa!!! como é que a Easyjet ainda não anunciou as novas rotas… que espera do caraças 😀
Ja quase passou um mes do tempo previsto para o anuncio das novas rotas,será que estão mesmo a espera do que se desenrola nos açores?

Comentar por Serv

não

Comentar por João Ferreira

Ainda não há novidades da Base da Easyjet?

Comentar por Carlos M

Viva, alguém faz idea de quanto será aproximadamente o salário de um “base support administrator”?

Comentar por Anónimo

Boa tarde,

Há alguma novidade sobre a base da Easyjet no AFSC? não era suposto já estar tudo, ou quase tudo, definido?
Acho que estivemos a prestar atenção ao assunto da Transavia Europe, mas a base da Easyjet era mais certo

Comentar por Luis Abreu

A base da easyJet está confirmada. Quanto a novidades, a companhia tem dito que até ao final da primeira quinzena de Outubro espera ter a programação definitiva para o verão à venda.

Comentar por Pete351

pois, infelizmente parece mais mudança de rotação que outra coisa mais, visto o avião 1 estar com os horários totalmente ocupados, talvez LUX seja a única novidade.

Comentar por zoficial

Boas

Como previa a base da EasyJet pode não trazer novas rotas ao Porto!

Já se encontra aberto a reservas o verão 2015 (até Maio) e pude constatar que teremos desde já um pequeno aumento e uma melhoria de horários como tinhas me explicado Pete!

GVA aumento em duas frequência 19 para 21
LYS aumento em uma frequência 6 para 7
BSL aumento em uma frequência 9 para 10

Falando especificamente na base OPO temos:

AERONAVE 1

EZY1452 OPO 06:30 09:40 GVA
EZY1451 GVA 10:15 11:30 OPO

EZY4446 OPO 12:15 15:20 LYS
EZY4445 LYS 15:50 17:00 OPO

EZY3776 OPO 17:30 20:45 CDG
EZY3775 CDG 21:15 22:25 OPO

AERONAVE 2

EZY1132 OPO 07:05 10:30 BSL
EZY1131 BSL 11:05 12:40 OPO

NOVAS ROTAS? LGW? GVA?

EZY1458 OPO 17:45 20:55 GVA
EZY 1457 GVA 21:30 22:45 OPO

Comentar por skiespassion

Ah! E sendo na realidade todos A320 também teremos aumento de oferta de lugares em algumas rotas nomeadamente CDG e LYS!

Comentar por skiespassion

O EZY1132 é feito sempre com um A319, portanto não pode ser avião da base. skiespassion, confirmaste se esses voos todos são operados com A320 (só tive tempo para ver CDG e BSL)?

Comentar por Pete351

Não sei onde podes ver os tipos de avião, eu não tenho acesso (de momento somente W14) ! Baseei-me no anuncio da EasyJet onde diz serem dois A320 a basear em OPO!
CDG e LYS sempre vai ser A320?

Comentar por skiespassion

Apanhei a “manha”!
Fazendo uma simulação pode se escolher lugar!

26 filas x 6 = 156pax A319
31 filas x 6 =186pax A320

Vou pesquisar!

Comentar por skiespassion

Realmente Pete! Algo não bate certo!
EZY1452 das 06:30 também aparece em A319!!!
Só nos resta esperar!

Comentar por skiespassion

Bom dia,

Quando é q saberemos mais novidades sobre este assunto? é expectável q a Easyjet vá voar para destinos operados pela Ryanair e logo entrar em concorrência directa?

Comentar por Luis Abreu

Daqui a sensivelmente um mês já devemos ter novidades.

Comentar por Pete351

Alguma novidade para os Açores, tanto para a TER como para PDL?

Comentar por gfcva9328

Por agora são só hipóteses. Quando o processo de liberalização estiver concluído, suponho que teremos noticias.

Comentar por Pete351

Boa noite,

Como e quando se pode saber que rotas vão ser servidas a partir da base do AFSC? até agora só sabemos que vai haver uma base com 2 aviões,mas para aonde? é previsível sobreposição de rotas com a Ryanair? ou uma concorrência com esta ou outras ‘low costs’?

Comentar por Luis Abreu

Lá para finais de setembro ou inícios de outubro, quando eles lançarem a temporada de verão.

Comentar por jferreira20

Obrigado pela informação…

Achei tanta pompa no anúncio, mas afinal não tivemos muito mais informação além da abertura da base…
‘That’s all, folks!’

Comentar por Luis Abreu

O anuncio tem a ver com o processo de recrutamento, que deve começar na próxima semana. Fizeram o mesmo com a nova base de Amesterdão.

Comentar por Pete351


Por acaso acho que Açores é mais território Transavia, embora a easyJet seja uma opção também.

Comentar por Pete351

por curiosidade a Easyjet anunciou hoje nova base em AMS com 3 A320’s para la primavera de 2015, e só anunciaram uma rota por agora Hamburgo, ou seja, foi mesmo jogada de mestre o anúncio da Ryanair.

Comentar por zoficial

Essa rota que foi anunciada é para o inverno, e não tem nada a ver com a abertura de base em AMS. Não vejo relação com a Ryanair.

Comentar por Pete351

com essa explicação torna-se mais lógico, a rotação de alguns voos para a base do Porto, sejam de Paris ou da Suiça, o aumento das frequências para Londres e com toda a probabilidade única novidade certa é Luxemburgo, e quem sabe Amesterdão, de resto até pode nem haver mais novidades. É mt mais facil ter base em Portugal, com empregados fieis, salarios de 1500€, do que em qualquer outro país do centro/norte da Europa.

Comentar por zoficial

Eles vão apenas recrutar pessoal de bordo?

Comentar por jferreira20

Segundo o Javier Gandara, vão recrutar tripulações e uma pequena equipa administrativa. O resto (handling, catering, manutenção,etc.) já são postos de trabalho indiretos.

Comentar por Pete351

Obviamente que os custos laborais, mas também o custo de vida mais baixos são importantes. Cheguei a ler que quando se abriu a base de Lisboa os contratos eram dos pior remunerados da easyJet (não sei se ainda são). O estranho até nem é a easyJet fazer isto, é outras não fazerem igual.

Paris não sei, mas Londres vejo como destino provável para voos à 1ª hora. Hamburgo e Berlim, se a Ryanair não se tivesse antecipado, eram também quase certos à 1ª hora. Amesterdão não é rota para 3 companhias, e menos quando a Transavia também já mostrou interesse em ter base.

Comentar por Pete351

Enquanto isso, a equipa de canoagem que ganhou 6 medalhas e queria viajar de Berlim para o Porto através da TAP teve atrasos e mais atrasos de Berlim para Lisboa, e depois outra vez de Lisboa para o Porto, chegou ao ponto que tiveram que pedir boleia pro Porto a pessoas. Triste sina a da TAL…cada vez pior

Comentar por Azure

pete, alguma ideia das rotas que eles vão anunciar?

Comentar por jferreira20

Não sei que rotas vão anunciar. Com A319s havia bastantes opções, mas com A320s o leque é mais pequeno.

Comentar por Pete351

Como assim?

Comentar por jferreira20

Por exemplo, acho que para BIO um A320 é um bocado grande, com um A319 teria mais hipoteses. O mesmo se passa com rotas como NCE, EDI ou VCE.

Por outro lado o A320 tem um custo unitário inferior ao A319, o que vai ajudar em rotas mais densas como LUX.

Comentar por Pete351

2 avioes.. Estilo max. umas 3\4 rotas. Lux. pode bem ser bi.diario, as ja existentes partirem da base do Porto, e novas quem sabe Malpensa, Manchester, Nice… A antecipacao da ryan en hamburgo e berlim foi de mestre.

Comentar por zoficial

Sim, quando abriram a base de LIS foi mais ou menos isso. Sendo a easyJet, já é um luxo.

Parece-me difícil entrar logo com 2 diários para LUX, seria quase triplicar a capacidade existente. 1 diário, como máximo.

Comentar por Pete351

Isto é mesmo muito bom. Reduz-se a dependência da Ryanair, aumenta-se o poder negocial, possivelmente aumentam-se rotas, ganham-se novos passageiros – daqueles que não voam na Ryanair nem que lhes paguem – enfim, tudo ótimo. Só é pena não começar já em Outubro. Nessa rapidez de abrir bases a Ryanair é imbatível, mas e daí, também as fecha num abrir e fechar de olhos se for caso disso.

Ah e mais postos de trabalho no Porto, o que é talvez o melhor dado, mesmo que os voos fossem exatamente os mesmos, ter no Porto os postos de trabalho é logo um enorme ganho para a cidade.

Comentar por Miguelito

Por acaso a easyJet tem uma estratégia para o Porto diferente da que tem a Ryanair, pelo que não se sobrepõem muito e isso é bom.

A easyJet faz as coisas com calma mas bem, por outro lado o inverno não é uma boa altura para abrir rotas.

Concordo totalmente, postos de trabalho são sempre bem-vindos. Para eles também é bom, porque os custos laborais em Portugal não tem nada a ver com os de Inglaterra ou Suíça. O recrutamento, segundo foi dito, começa já na próxima semana (daí o anuncio nesta altura).

Comentar por Pete351

Comentar por Pete351




Os comentários estão fechados.