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British Airways com voos para Gatwick a partir de Fevereiro de 2016
13 Agosto 2015, 08:53
Filed under: British Airways, Inverno IATA W15, LGW, Londres, OPO, Porto, Verão IATA S16

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Os Airbus da British Airways vão passar a ser visitas mais frequentes do aeroporto do Porto a partir do próximo dia 11 de Fevereiro. Nessa data a companhia britânica dará inicio a uma nova operação entre o AFSC e o aeroporto de Gatwick, em Londres. Operada com um misto de Airbus 319 e 320, está inicialmente programada com 4 frequências semanais, que passarão a 6 com o início da temporada de Verão IATA na última semana de Março. Esta nova operação insere-se dentro de uma estratégia mais agressiva da British Airways desde a sua segunda base operacional, e que tem levado à abertura de outros destinos a partir daquele aeroporto.

A British Airways regressou ao Porto em 2014, com uma operação bissemanal para o aeroporto de Heathrow. O público alvo era principalmente o ponto-a-ponto, mas com a perspectiva de nos anos seguintes evoluir para uma rota direccionada para ligações, alteração que estava pendente do cumprimento de metas pré-estabelecidas. As metas que permitiriam chegar aos 4 semanais este ano foram superadas em 2014, no entanto a BA optou por manter apenas as 2xw do ano passado e fazer apenas uma mudança horária que eliminou a possibilidade de fazer viagens de fim-de-semana. Ainda assim, com a capacidade disponível praticamente inalterada, a rota cresceu 7% até ao final de Junho1.

Apesar dos resultados, ontem, ao mesmo tempo que foram carregados os novos voos para Gatwick foram retirados os voos para Heathrow programados para 2016, e que não regressarão no próximo ano. Isto representa uma reorientação da visão da British Airways em relação ao AFSC, deixando de lado a visão do nosso aeroporto como feeder de longo curso e concentrando-se no ponto-a-ponto com Londres e nas ligações às principais cidades Europeias. Para isso, Gatwick, é a melhor solução: está perfeitamente conectado com Londres e arredores, a maior capacidade disponível facilita o crescimento futuro da rota, e com uns custos operacionais por rotação 70% inferiores2 aos de Heathrow, não só fica em igualdade com a concorrência como essa maior margem operacional lhes permite uma oferta de frequências mais competitiva.

A rota de Londres tem sofrido um aumento significativo da procura nestes últimos anos, o que está a levar as companhias a aumentar significativamente o nº de voos entre a capital britânica e o Norte de Portugal. Este verão, a easyJet e a TAP são responsáveis por quase 35.000 lugares adicionais nesta ligação, enquanto para o próximo inverno há mais 55.000 lugares adicionais: 46.000 injectados pela Ryanair, easyJet e TAP, e 9.000 como resultado desta nova operação da BA.. A expectativa é que neste ano de 2015 se superem os 550.000 passageiros anuais na rota de Londres, o equivalente a um crescimento de 10% comparativamente a 2014.

Airbus A320 da BA. Foto tirada por Alberto Guedes

Airbus 320 da BA no taxiway A do AFSC. Foto tirada por Alberto Guedes

Porto – Londres Gatwick (British Airways)

De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
11 Fev. 24 Mar. – – – 4 – – – 14:40 16:50 BA 2783 Airbus 319
12 Fev. 25 Mar. – – – – 5 – – 14:05 16:15 BA 2783 Airbus 320
14 Fev. 20 Mar. – – – – – – 7 19:45 21:55 BA 2783 Airbus 319
16 Fev. 22 Mar. – 2 – – – – – 18:30 20:40 BA 2783 Airbus 320
27 Mar. – – – – – – 7 18:50 21:10 BA 2783 Airbus 32S
28 Mar. 1 – – – – – – 20:30 22:50 BA 2783 Airbus 32S
29 Mar. – 2 – – – – – 20:25 22:45 BA 2783 Airbus 32S
30 Mar. – – 3 – 5 – – 18:00 20:20 BA 2783 Airbus 32S
31 Mar. – – – 4 – – – 17:15 19:35 BA 2783 Airbus 32S

Londres Gatwick – Porto (British Airways)

De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
11 Fev. 24 Mar. – – – 4 – – – 11:35 13:55 BA 2782 Airbus 319
12 Fev. 25 Mar. – – – – 5 – – 11:00 13:20 BA 2782 Airbus 320
14 Fev. 20 Mar. – – – – – – 7 16:40 19:00 BA 2782 Airbus 319
16 Fev. 22 Mar. – 2 – – – – – 15:25 17:45 BA 2782 Airbus 320
27 Mar. – – – – – – 7 15:45 18:05 BA 2782 Airbus 32S
28 Mar. 1 – – – – – – 17:25 19:45 BA 2782 Airbus 32S
29 Mar. – 2 – – – – – 17:20 19:40 BA 2782 Airbus 32S
30 Mar. – – 3 – 5 – – 14:55 17:15 BA 2782 Airbus 32S
31 Mar. – – – 4 – – – 14:10 16:30 BA 2782 Airbus 32S

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1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

As horas são locais

1Dados: UK CAA
2Exemplo para A320, excluindo APD e taxa de passageiro. Dados: Gatwick Airport, Heathrow Airport.

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17 comentários

Acho que está tudo bem explicado no artigo sobre a intenção da BA escolher esta rota.

Comentar por Salgueirista

Isto é melhor para o Porto?Mudar Heathrow por Gatwick?
Sendo que a BA está a fazer ponto a ponto será que pode abrir mais rotas de Inglaterra para o Porto?

Comentar por Serv

Não, é pior.

Comentar por Allure

Seria melhor Heathrow se tivesse umas frequências decentes, mas com apenas 2 semanais contra 6 em Gatwick é dificil argumentar contra a segunda opção.

Outra rota só se for a partir de Londres, recuperando LHR ou lançando LCY.

Comentar por Pete351

Como já tinha dito, tenho pena por Heathrow, que tem muitas ligações, parece que vou continuar a usar Frankfurt. A esperança era que se transformasse numa rota semelhante a que a Luftansa opera para Frankfurt, mas imagino que seja complicado na medida da excesso de trafego em Heathrow.

Heathrow ou como gosto de chamar Hellthrow é um aeroporto que simplesmente odeio, (muitos azares) mudar de terminais nunca corre bem para mim :D. Vá o T5 é simpático…

Comentar por nunopinheiro

Actualizado, com a confirmação de que Heathrow não regressa em 2016.

Comentar por Pete351

Péssimas notícias. Heathrow é a unica rota interessante para mim em Inglaterra, tem ligações fantásticas.

Comentar por Allure

Desconfio que simplesmente não conseguem arranjar slots lá para fazer isso. Para os voos de ligação precisa de ter vários voos por dia. Não acredito que não tivessem taxas de ocupação elevadas se lançassem isso. 4 voos por semana não servia esse proposito…

Gatwick especialmente o terminal da BA também tem muitas ligações dentro do UK. Provavelmente vou usar

Comentar por nunopinheiro

Mas eu tou a falar para fora do UK

Comentar por Allure

Que exagero Allure. Ligações fantásticas com apenas 2 semanais é muito dificil, e não estando eles na disposição de ter uma operação decente para alimentar voos, esta acaba por ser a melhor opção. E aposto com quem quiser que no final de 2016 os voos para LGW vão ter mais passageiros em ligação que tiveram os voos para LHR em 2015.

Nuno, eles não tem slots novos mas tem slots suficientes para conseguir meter lá o Porto. Não o fizeram porque não quiseram.

Comentar por Pete351

Não deixa de ser mau para o Porto não conseguir conquistar mais um grande hub e suas ligações mundiais. As 2xw era fraco, bastante fraco e praticamente inútil, mas 6xw ou 7xw seria melhor sempre no mesmo e não transferir para Gatwick.

Comentar por Joao Carvalho

Acho que concordamos todos que muitas frequências para LHR era melhor, aqui acho que o problema é que a BA não tem dificuldade alguma em encher aviões para LHR, o problema é que LHR ta saturado e para abrir umas outras têm de fechar. Ver os custos de operação que o Pete referiu.
É pena? É… desconfio que só mudará quando a BA sentir que esta a perder significativo tráfego transatlântico porque não tem ligações para o AFSC.

Comentar por nunopinheiro

Acho que está a ser um pouco pretensioso quando fala no tráfego transatlântico significativo que a BA perde em não apostar na rota LHR-OPO…

Comentar por Carlos M

pretensioso?? como?? estava simplesmente a tentar colocar-me na posição da BA e perceber como é que a BA (não eu) poderá analisar a questão.
Imagino que eles tenham entendido que a aposta passa mais por trafego do UK para o AFSC. E que a procura que tem de trafego transatlântico pelo AFSC não é suficiente para justificar a ligação.
Isto não tem qq nível de pretensiosismo, é apenas tentar perceber o que leva a BA a fazer a aposta em Gatwick.

Comentar por nunopinheiro

João, obviamente que perder rotas é sempre mau, mas neste caso acho que nem nos podemos queixar muito. Esperemos é que em Gatwick possam ter uma oferta compatível com a procura que existe.

Quanto ao tráfego transatlântico do Porto, não sendo tanto como o que geram as grandes cidades europeias está bem acima da média e é mais do que suficiente para pelo menos 1 diário a Heathrow. Basta ver quantos aeroportos europeus tem 6 ou mais rotas directas que cruzam o Atlântico para perceber que procura existe.

Comentar por Pete351

Eu só acho que para LHR ser interessante como ligação a BA teria que aumentar muito a capacidade no Porto, mesmo com um voo diário dificilmente seria muito procurado, pois temos a TAP, lufthansa e Ibéria como ligações razoáveis! Acho apenas que eles estão a olhar para o AFSC como uma rota que está em crescimento e não com o objectivo de atrair pax em trânsito. Para esta estratégia Gatwick parece-me uma melhor opção.

Comentar por Carlos M

Carlos, é exactamente isso que temos dito. Só discordo da ideia de que apenas 1 diário teria pouca procura. Podia não ter tanta como Frankfurt, mas teria suficiente, tal como tem Istambul (4 semanais) por exemplo.

Comentar por Pete351




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