aerOPOrto


Copenhaga regressa ao Porto por mão da Ryanair
1 setembro 2015, 20:07
Filed under: Copenhaga, CPH, Novas rotas, OPO, Porto, Ryanair, Verão IATA S16

FR_Bar

Copenhaga vai regressar à lista de destinos do aeroporto Francisco Sá Carneiro no dia 28 de Março 2016, desta vez por mão da Ryanair. A transportadora irlandesa vai disponibilizar 3 frequências semanais nesta ligação (2ªf, 4ªf e 6ªf), naquela que será a rota mais longa da Ryanair a partir do Porto.

Esta é a segunda tentativa de entrada da Ryanair no mercado nórdico a partir do Porto, depois da má experiência com a rota de Estocolmo (Skavsta) entre Outubro 2007 e Maio 2008. Desta vez a companhia irlandesa terá a seu favor um sector mais curto, um nível de procura bastante superior, melhores frequências e uma conjuntura económica mais favorável. Para Copenhaga este é também um round 2, depois da SATA ter operado a rota entre Abril 2012 e Fevereiro 2013. Também neste caso as coisas correram mal, muito por culpa da transportadora açoriana que actuou contra todos os estudos de mercado sobre a rota que existiam na altura. Comparado a operação passada da SATA, a que a Ryanair vai estrear no próximo ano contará com frequências adequadas ao passageiro alvo, com uma procura que cresceu significativamente desde 2013 e com uma companhia que desfruta de uma imagem mais forte junto dos consumidores europeus e de custos de produção muito mais baixos.

A capital dinamarquesa é a 3ª rota europeia com maior volume de passageiros indirectos no AFSC e portanto um dos principais mercados não servidos a partir do Porto. A este potencial acresce o de boa parte do resto da Dinamarca e do sul da Suécia, facilmente acessíveis a partir do aeroporto de Copenhaga por transporte individual ou colectivo.

FR_B738_EI-DLT

Foto tirada por Alexandre Dubath

Porto – Copenhaga
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
28 Mar. 1 – 3 – 5 – – 16:35 21:00 FR 8898 Boeing 738
Copenhaga – Porto
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
28 Mar. 1 – 3 – 5 – – 21:25 23:50 FR 8899 Boeing 738

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

As horas são locais

Anúncios

39 Comentários

As vendas desta rota devem estar a correr bem… Fiz simulação e os dois primeiros voos porto-copenhaga já estão esgotados! Haverá possibilidade para aumento de frequência?

Comentário por Carlos M

????

Estes voos SOLD OUT com esta antecedência significam mudanças. Provavelmente vão iniciar mais tarde

Comentário por Franmed

Esses voos estão fechados, o que é normal visto estarem a mexer na programação.

Comentário por Pete351

Também achei estranho, mas como a Páscoa é naquela altura pensei que fossem já sinais de bons resultados nesta rota!

Comentário por Carlos M

Seria quase impossível tal acontecer.

Comentário por Pete351

Deviam apostar em voos para a Áustria nAo acham?

Comentário por tiaguinho10

A Ryanair praticamente não existe na Áustria, dificilmente vai mudar por causa do Porto.

Comentário por Pete351

É muito complicado. Quanto muito voariam para Bratislava. Mas não me parece que aconteça tão cedo.

Comentário por Tiago

Pete

E como está a correr a nova base da Easyjet? Dá para aumentar os aviões baseados como fizeram com Lisboa?

Comentário por Serv

A base está a correr bem, mas não te sei dizer se vão meter mais aviões.

Comentário por Pete351

Pete já agora, quais são os duas rotas europeias com maior volume de passageiros indirectos no AFSC?

não esquecer q tb hoje anunciam voos de Malpensa. Tb recordar q a partir do S16, a Easyjet vai ter 3 novos aviões em Malpensa e 4 em Veneza, quem sabe pode cair qq coisa.

Alguém acha plausivel a entrada da Wizzair a curto/médio prazo? com Budapeste e Varsóvia à cabeça

Comentário por zoficial

zoficial, só quando essas duas rotas forem anunciadas/reforçadas (e espero que pelo menos uma o seja em 2016) é que vou poder divulgar essa informação.

Quanto a Milão, o que a rota precisa realmente é que a Ryanair reforce Bergamo até ter dois diários. No entanto é preferível mais frequências em Malpensa do que nada. Sobre Veneza, não sei que destinos vão querer abrir mas poderia funcionar com eles.

A Wizzair já voa para Lisboa, o que é uma boa noticia em sobre o interesse deles por Portugal. Se as rotas que eles tem na Portela estiverem a funcionar bem, provavelmente equacionarão uma chegada ao Porto. Se estiverem a funcionar mal, vai ser dificil.

Comentário por Pete351

Excelentes notícias realmente!
E se se mantiverem estes horários diria que poderemos passar a ter pelo menos mais um avião (para 7) baseado no Porto, pois além destas novas frequências para CPH parece que pelo menos PMI passa a o operar com avião base Porto!

Comentário por skiespassion

Porto Colónia é outra que passa a operar com avião base OPO e até muda nºs voos para FR9972/9973 OPO/CGN/OPO por vez dos FR130/131 CGN/OPO/CGN que começam a 25 de Outubro deste ano.

Comentário por skiespassion

Existem condições para se ter um 7 avião baseado?

Comentário por Serv

Amanhã saberemos. 🙂

Comentário por João Ferreira

Sim…Ele amanhã vem cá bem pode anunciar isso 😀 Vamos ter esperança

Comentário por Serv

Não percebo porque Estocolmo não resultou. Sempre achei que tinha mais apelo que Copenhaga

Comentário por Allure

Não funcionou porque a procura era, e continua a ser, muito insuficiente para um sector tão longo e que necessitaria de tarifas médias a rondar os 150€ por sentido. Alias, o que me surpreende é a Ryanair ter pensado que aquilo podia correr bem.

Comentário por Pete351

Copenhaga também não é um setor longo? Será demasiado longo para a Ryanair?
E quanto a Estocolmo,porque é que a procura continua a ser curta? Procurarão mais o Porto os dinamarqueses que os suecos?
A rota para copenhaga será que também pode captar passageiros da noruega e da suécia?E fomentar o interesse desses mercados no Porto?

Comentário por Serv

Estocolmo é ao lado de Copenhaga, não é muito mais longe. Com a diferença que Estocolmo penso que é bastante mais conhecida e apelativa na minha opinião.

Comentário por Allure

Estocolomo é a 500km de distância…Não é exatamente ao lado

Comentário por Serv

Copenhaga também é um sector longo, mas ainda assim é -1h a queimar combustível comparado com Estocolmo, com a vantagem de ter uma procura que é o dobro. A diferença é bem grande.

E depois é o que eu tenho dito sempre em relação às rotas para o leste, e que também se aplica às nórdicas: sectores para lá das 3h não se aguentam apenas com turistas, porque quando chegar a altura de pagar os bilhetes que vão rentabilizar a ligação essas pessoas não os vão querer pagar por serem muito altos. É preciso que haja algum tráfego de negócios que pague tarifas muito altas à última hora.

Quanto a captar passageiros da Noruega e Suécia, haverão seguramente pessoas a apanhar um Norwegian/SAS desde esses sítios para Copenhaga e fazer ligação para o Porto. Aliás, é importante que assim seja para que a rota possa funcionar.

Allure, os países nórdicos são os destinos na Europa com menos apelo no nosso país. As viagens são das mais longas e das mais caras à partida daqui, os custos de passar uns dias lá também não são nada simpáticos e idem para o clima. Já para eles destinos no sul da Europa são favoritos, porque apesar dos voos serem caros compensam com estadias muito baratas e um clima muito melhor. Portanto mesmo que Estocolmo fosse assim tão mais apelativo que Copenhaga, pouco importa, porque o interesse turístico será sempre de lá para cá.

Comentário por Pete351

Acho que a apostar por paises nordicos a escolha de Copenhaga é a mais sensata, dada a localização geográfica, contudo dado o volume de passageiros indirectos porque não vemos a norwegian a entrar no Porto dado o potencial de ligações que esta dispõe desde Copenhaga. Não seria o Porto um mercado atrativo para esta companhia?

Comentário por Pedro I

Para isso seria melhor Oslo, onde a operação da Norwegian é quase o triplo da de Copenhaga. Mas uma coisa de cada vez.

Comentário por Pete351

Entretanto a imprensa holandesa dá quase como certa a abertura de uma base Ryanair em Amesterdão, será que também ligarão ao Porto?

Comentário por miguelito

Nunca se sabe. Pessoalmente espero que não, não é rota para 3 companhias.

Comentário por Pete351

Ótima notícia! Já agora, quais são as outras rotas indiretas mais populares? Gostava de ver o top10.

Comentário por miguelito

Infelizmente não é informação que possa partilhar, mas acredita que se visses esse top10 não ias ficar chocado.

Comentário por Pete351

Na anna.aero dá para ter uma ideia…Não é muito certo mas dá para ter uma ideia

Comentário por Serv

O que a anna.aero faz é um “educated guess”. Para quem se interessar é uma boa publicação para seguir e aprender sobre o funcionamento do mercado.

Comentário por Pete351

Eu apostava em Munique e talvez Varsóvia para estarem à frente de Copenhaga

Comentário por HTR

Varsóvia (a Polónia em geral) tem o problema de ter muita gente que faz self-connect comprando dois bilhetes separados, e como esses passageiros ‘escapam’ ao sistema dificilmente Varsóvia apareceria num posto alto na lista.

Comentário por Pete351

Já eu aposto em Viena acima de Copenhaga

Comentário por Allure

Boa notícia sem dúvida. Alargar o mapa de rotas e a extensão dos destinos do AFSC é sempre positivo. Além disso Copenhaga é um destino simpático.

Seria importante reforçar na Europa central com destinos de “custo médio/baixo” como Budapeste, Viena ou Cracóvia. Acredito que haverá potencial nestas rotas.

Gostava muito de Moscovo mas acho que é sonhar demais, sendo um destino longo demais. O AFSC não gosta de médios cursos longos…

Atenas no futuro também podia ser simpático, caso a Grécia saia da crise 😉

Hoje vamos ter mais notícias?

Comentário por Joao Carvalho

Eu percebo que o pessoal queira voos para o leste, só que depois aparecem voos a 300€ para Praga e já não vendem porque são caros. É isso que não abona muito a favor de aventuras como Cracóvia, por exemplo, não é que o aeroporto tenha alguma alergia a voos mais longos.

O problema de Moscovo é a economia russa. Enquanto eles não se levantarem, é uma rota para esquecer. Atenas diria que também é para esquecer, aliás, viu-se o descalabro que foram os voos a partir de Lisboa.

Comentário por Pete351

Achas que desta vez vinga Pete?

Comentário por Serv

Espero que sim, há condições para isso.

Comentário por Pete351




Comentários encerrados.