aerOPOrto


Marrocos mais perto com regresso da Royal Air Maroc
27 Dezembro 2016, 11:15
Filed under: Casablanca, CMN, Novas rotas, OPO, Porto, Royal Air Maroc, Verão IATA S17
at_b

A Royal Air Maroc é a última companhia a anunciar o regresso ao Porto, concretamente com voos diretos para Casablanca. A operação arranca a 22 de Junho, terá 3 frequências semanais (2ªf, 5ªf e Domingos) programadas com equipamento Boeing 737-800.

A transportadora aérea marroquina teve uma passagem pouco feliz pelo Porto em 2010/2011, num momento turbulento para a empresa e para a aviação em geral. A operação era praticamente idêntica à apresentada agora, sendo a diferença principal o tipo de equipamento. Na altura a RAM trazia aviões ATR 72-600, que tinham cerca de 1/3 do nº de lugares dos Boeing 737-800, demoravam mais 30 minutos a fazer a ligação e não tinham capacidade para transportar carga. A principal falha dessa operação foi, anda assim, a comercialização, que foi incapaz de aproveitar os fluxos de passageiros indiretos existentes e capta-los para os serviços diretos a Casablanca.

Desde a sua última passagem pelo Porto, a Royal Air Maroc passou por uma forte reestruturação que reduziu fortemente os seus custos operacionais, renovou a rede de destinos e viu a companhia regressar aos lucros operacionais. O mercado Porto-Marrocos também está mais maduro e tem volume suficiente para justificar o voo direto, havendo ainda potencial para transportar pessoas além Casablanca. Resta agora esperar que à segunda seja de vez.

at_b738_cn-rnm

Foto tirada por Frank Kuehne

Porto – Casablanca
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
22 Jun. 1 – – 4 – – 7 17:45 19:20 AT 997 Boeing 738
Casablanca – Porto
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
22 Jun. 1 – – 4 – – 7 15:05 16:45 AT 996 Boeing 738

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

As horas são locais

Anúncios

37 comentários so far
Deixe um comentário

https://www.publituris.pt/2017/07/24/ram-quer-voos-diarios-porto-casablanca/

Eles querem voos diários entre o Porto e Casablanca

Comentar por Allure

Para este tipo de rotas o voo diário é quase o mínimo, mal seria se não ambicionassem chegar lá. Esperemos que sim, que corra bem e consigam.

Comentar por Pete351

um artigo a confirmar o voo para Casablanca:

http://www.publituris.pt/2017/02/21/porto-novo-destino-da-royal-air-maroc/

Comentar por zoficial

Fui confrontado por um amigo se a operação da Royal Air Maroc tinha cancelado pois não dava para reservar voos!

Aparentemente o início da operação atrasou para 19 de Junho…

Mau!!! Mau!!!

Comentar por skiespassion

Nada que surpreenda, vejo que fizeram o mesmo em Bilbao, portanto pode ser uma questão de planeamento de frota.

Comentar por Pete351

ultimamente são só más notícias no aeroporto

Comentar por Allure

lol

Comentar por João Ferreira

Nova data para voo inaugural para 22 Junho 2017.

Os voos de Casablanca para Bilbao também antecipam para 21 Junho 2017 (também tinham atrasado de Março para Julho o início das operações).
Creio ser por disponibilidade de aeronave, devem receber novos aparelhos.
Ou falta de tripulações!

Comentar por skiespassion

É um destino interessante. Marrocos tem fortes ligações empresariais e a nível de turismo também é apetecível.
Adicionalmente consegue ter oferta de conexão muito forte, principalmente para Africa o que pode ser bem relevante (nomeadamente Luanda que para Lisboa tem um peso bastante interessante pela RAM).

Que tenham muito sucesso!

p.s. – devo ter aoanhado o unico voo da Ryanair para Marrakech que ia cheio 🙂

Comentar por Joao Carvalho

O problema das ligações ainda é o das frequências. Além Casablanca a maioria dos voos não se faz diariamente, o que significa que não havendo diário a partir do Porto há penalização dupla. Por exemplo Luanda só dá para fazer 1x por semana no sentido Luanda-Porto.

Portanto no inicio é de esperar mais ponto-a-ponto, e se depois conseguir crescer em frequências é de esperar maior preponderância das ligações.

Comentar por Pete351

Para Lisboa a média anda igual ou pior que o Porto para a Terceira

Comentar por antcar

Será possível a curto prazo, a RAM, introduzir Marrakech ?

Comentar por Carlos Sousa

Nem a curto nem a médio prazo.

Comentar por Pete351

Comentário interessante onde compararam o Porto com Bilbao:

“BIO en mi opinión es el que juega en otra liga, no OPO. Los números de pasajeros sólo cuentan media verdad. Bilbao económicamente es mucho más potente que Galicia y la región de Porto (que recordemos el Norte de Portugal es de las regiones más pobres de Europa Occidental – bastante más que Galicia – y precisamente buena parte de su pasaje viene de la emigración masiva de portugueses de esa zona). De ahí que Bilbao tenga prácticamente todas las aerolíneas de red europeas con múltiples frecuencias diarias (verdaderas conexiones hub) y OPO sea mucho low-cost y hubs a “medio hacer” (como nuestro Lufthansa).

Por ejemplo British empezó a BIO con 2 diarios a LHR, siendo uno de los únicos cuatro aeropuertos de España/Portugal con frecuencias múltiples diarias (los otros: Madrid, Barcelona y Lisboa). A OPO, BA empezó por la misma época y sólo vuela varias veces semanales desde LGW (como a Valencia, Sevilla, etc). Air France también vuela varios diarios a BIO, mientras que empieza 3 semanales a OPO. KLM vuela entre 2-3 diarios a BIO, y a OPO va con 1 diario. En cuanto a conectividad hub de verdad, BIO barre de calle a OPO.

Por tanto en cuanto a pasajeros OPO sí es mucho mayor que BIO pero en cuanto a potential tipo de crecimiento (turismo, low-cost, emigración), SCQ es más parecido a OPO que BIO. ”

Que acham?

Comentar por Allure

Acho que é ridículo, nem sei por onde lhe pegar. A nível de aeroporto, Bilbao está onde o Porto estava em 1999/2000, e com Santiago nem vale a pena comparar.

Comentar por Pete351

Fui investigar os blogs da “concorrência” e realmente encontramos algumas pérolas.

Comentar por Allure

Completamente tonto o comentário desse amigo espanhol!!! Mas pronto deixa-lo a pensar que sim e ficar todo contente com isso!!!
Nós cá vamos trilhando o nosso percurso sem pensar nos outros, mas sim em construir o nosso futuro.

Comentar por CVP

Numa coisa ele tem razão, o pais Vasco é mais forte economicamente. Mas só mesmo nesse ponto.

Comentar por Allure

É verdade que o Pais Basco tem um PIB per capita muito mais alto que o nosso, mas a população da região também não é muito maior que a da AMP. Considerando PIB total por raio, e não essa coisa de considerar nos números Bragança e não Aveiro, os resultados não são assim tão diferentes.

Comentar por Pete351

Caro Diogo, é impossível. Para Lisboa, nunca se registaram ocupações inferiores a 130 passageiros.

Comentar por GOECV

Contra factos não há argumentos! Alguns números de OPO vs BIO: Companhias de bandeira 18 vs 13 / Companhias low cost e charter 9 vs 5 / destinos domésticos 5 vs 17 / destinos europeus 63 vs 25 / destinos intercontinentais 11 vs 2 / países servidos 23 vs 15 / passageiros em 2015 8.077.098 vs 4.277.430

Comentar por limonada

Que eu saiba eles não tem voos intercontinentais, mas se é dados basta ver que só a TAP tem quase tantos passageiros a partir do Porto como Bilbao tem passageiros em companhias tradicionais.

Comentar por Pete351

Se considerarmos o horário de verão, BIO irá ter voos para IST e CMN enquanto que à partida de OPO teremos ALG, CMN, EWR, GIG, GRU, IST, LAD, PVD, TLV, YUL e YYZ

Comentar por limonada

IST está na Europa, como muito podia ser SAW mas geralmente Turquia considera-se sempre Europa. E PVD é via PDL com troca de avião, não conta.

Comentar por Pete351

Não sei porque insistem em Casablanca, quando Marrakech é um destino muito mais apetecível

Comentar por Allure

Casablanca é o hub da RAM.
Já Marrakech já existiu com a Ryanair e correu tão bem que foi cancelado.

Comentar por João Ferreira

Não me lembro de existir ligação Porto-Marrakech, e logo aí, vê-se onde está o problema. E as coisas agora estão bem diferentes.

Comentar por Allure

A partir do Porto, Casablanca tem quase o quadruplo da procura indireta de Marrakesh, nem se compara. Isto sem considerar o potencial de Casablanca como hub, porque então já vamos para multiplicadores de 2 dígitos.

Mesmo em Lisboa, Casablanca é uma rota bem mais forte que Marrakesh.

Comentar por Pete351

Mas é claro que o o que faz mais sentido neste momento é ter Casablanca.
A RAM tem muito boas ligações com diversos sítios em África como por exemplo Guiné para onde o AFSC não tem operação.

Vamos esperar que a rota desta vez funcione!
A operação agora programada é bem mais funcional que a anterior como já aqui o Pete escreveu.
(Passageiros + carga)

No que respeita a Marraquexe foi uma aposta que acabou por falhar. Quem sabe mais consolidado não poderá voltar a ter a sua hipótese de voltar a ser uma rota com potencial.

Comentar por CVP

Eu cheguei a viajar para Marrakech com Ryanair (Maio) e deve ter sido o voo que fiz com eles com uma taxa de ocupação mais baixa. Deviam ir uns 50 pax!

Comentar por Carlos M.

Se Casablanca conseguir chegar ao voo diário, acho que se poderia pensar em Marrakesh e em passar algum dos charters de Verão (Saïdia e Agadir) a regular. Mas uma coisa de cada vez.

Comentar por Pete351

MarraKech estava com está a Terceira-Lages atualmente, no máximo com 60 px.

Comentar por antcar

Pois. No dia 17-12 fiz Porto-Terceira com a Ryanair e deveriam ir uns 80 pax, contudo esteve à venda até 3 dias antes por 5 euros… no próprio site da Ryanair. Paguei 0,70 euros pelo voo ahaha.. Assim não devem ter grande lucro!

Comentar por Diogo

A Ryanair está com a aposta mais que ganha da Terceira para Lisboa. Eles têm tido ocupações muito boas. Pelo Porto, para além dos dias, os horários são terríveis. Hoje, pela primeira vez, o avião levará para esta ilha dos Açores mais de 180 passageiros.

Comentar por Kaku

O meu voo de regresso foi para Lisboa…. também não ia cheio, levava no máximo 90 e tal pessoas….
Tens que me explicar como é que iam 180 pessoas se a capacidade dos aviões que fazem a rota são de 130 / 140 pessoas 🙂

Comentar por Diogo

Aliás 180 deve ser possível sim…

Comentar por Diogo

Por esta ninguém estava á espera…….. Que tenha muito sucesso….

Comentar por Ricardo Sousa




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s