aerOPOrto


El Al chega ao Porto a 5 de Julho através da marca de lazer Sun d’Or
3 Fevereiro 2017, 14:30
Filed under: OPO, Porto, Tel Aviv, TLV, Verão IATA S17

ly_b

A companhia de bandeira israelita El Al, através da sua marca Sun d’Or, anunciou esta semana uma nova operação entre o Porto e Tel Aviv. Os voos serão operados todas as 4ªf, entre 5 de Julho e 25 de Outubro com equipamento Boeing 737-800 com 189 lugares.

A Sun d’Or é uma marca comercial da El Al e não existe como operador aéreo próprio, sendo os códigos de voo, aviões e tripulações da El Al. É geralmente usada para rotas com carácter de lazer e geralmente em parceria com operadores turísticos israelitas, plano em que estes serviços diretos para o Porto se enquadram perfeitamente.

Com esta chegada, serão 2 as companhias aéreas a explorar o mercado Israel-Porto, uma vez que a Arkia também tem previsto continuar os seus serviços diretos, ainda que com menos voos que em 2016. A oferta total na rota andará na casa dos 10.000 lugares, o que representa um crescimento superior a 60% relativamente ao ano passado.

ly_b738_4x-eki

Foto tirada por Miguel Alia

Porto – Tel Aviv (El Al – Sun d’Or)
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
05 Jul. 25 Out. – – 3 – – – – 23:20 06:40 (+1) LY 5164 Boeing 738
Tel Aviv – Porto (El Al – Sun d’Or)
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
05 Jul. 25 Out. – – 3 – – – – 18:15 22:15 LY 5163 Boeing 738

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

As horas são locais                  +1: Dia seguinte

Advertisements

6 comentários so far
Deixe um comentário

Face aos números de 2016 importa avaliar se o plano de expansão (que é do conhecimento público: 32 movimentos hora; 12 M passageiros anuais; sem ampliação da gare) dá resposta cabal ao aumento de procura prevista no médio prazo (3-5 anos).
A resposta é: não. O plano de expansão (PLEXP) previsto não só não permite acomodar o aumento de passageiros e de movimentos, como significa no curto prazo uma deterioração do serviço prestado que nalguns sectores já é deficiente (pórtico de segurança).
Vamos aos números. Nos últimos três anos o crescimento médio anual de passageiros foi de 15%. Numa previsão prudente face ao dados conhecidos, e presumindo que esse aumento vai descer para 10%, em 2019 o número deverá ser superior a 12,5 Milhões. Isso significa que o número mensal de passageiros vai se, seis meses por ano, superior a 1 milhão. Atingindo mais de 1,3 milhão em Agosto e Julho e um número de movimentos hora no limite dos 32 mvh de capacidade do PLEXP.
Se a expansão da pista é um problema, a decisão de não expandir a gare ainda é um problema maior. A gare actual tem grandes constrangimentos e só pode processar um número superior a 1 milhão de passageiros mês com graves prejuízos da qualidade do serviço. (basta ver o caos que já se pode observar nas horas de maior movimento nos meses de verão).
Já deu para perceber que a ANA faz os possíveis para adiar o investimento no aumento da capacidade do aeroporto. Espero que haja força suficiente para obrigá-los a adoptar um plano de expansão que possa no mínimo dotar o aeroporto de uma capacidade bem superior ao planeado (12M) e para termos um aeroporto que sirva a região para os próximos 10 anos. Para isso é preciso que tenha capacidade de: 40 mvh, 18M e uma gare ampliada.

Comentar por JTavaresdeMoura

O comentário acima foi inserido neste separador por engano. É para ser lido no do Plano de Expansão.

Comentar por JTavaresdeMoura

A maior sinagoga da península ibérica situa-se no Porto. Os turistas devem vir visitá-la.

Comentar por Eduardo Silva

Suponho que deve estar no roteiro, até porque agora têm também a parte do Museu Judaico do Porto, mas não é por isso que eles cá vem (sinagogas tem eles em Israel). Vem para conhecer a cidade, tal como qualquer outro turista.

Comentar por Pete351

Não sei se existe mercado para 2 companhias a operarem esta rota

Comentar por Allure

Tel Aviv é uma rota muito particular, são voos que estão muito ligados aos operadores turisticos israelitas, portanto se há mais voos é porque eles pedem.

Comentar por Pete351




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s