aerOPOrto


Aeroporto do Porto atingiu hoje os 10 milhões de passageiros
6 dezembro 2017, 23:56
Filed under: OPO, Porto

ANA_B

Pela primeira vez na sua história, o Aeroporto do Porto atingiu hoje a marca dos 10 milhões de passageiros (MPA), esperando-se que o registo final deste ano se fique entre os 10.7 e os 10.8MPA. O marco foi registado com uma cerimónia que contou com a presença de dirigentes locais, do Governo e da ANA Aeroportos, entre outros.

Posicionar o Francisco Sá Carneiro no grupo de aeroportos com >10MPA era há muito um objetivo da ANA e da região, não só pelo grande volume de passageiros diários que isso implica, mas principalmente porque permite posicionar o aeroporto num patamar superior onde pode aspirar a grandes rotas, nomeadamente de longo curso.

Por outro lado, a maior procura coloca pressão na infraestrutura, o que nesta altura já obriga a trabalhos de aumento de capacidade. No lado terra, as obras no filtro de segurança, principal bottleneck do aeroporto, já estão em curso e deverão estar concluídas no próximo ano, permitindo aumentar muito significativamente a capacidade do aeroporto. Também o sistema de processamento de bagagens será melhorado, por forma a retomar os níveis de serviço que a ANA está obrigada a cumprir. No lado ar, as obras de prolongamento do taxiway fox deverão começar em 2018, com o concurso a ser lançado nos próximos meses.

A ANA confia que com as medidas acima mencionadas não haverão problemas de capacidade e voltou a afirmar-se otimista em relação ao futuro. A previsão oficial para 2018, calculada em Agosto e utilizada para avaliar a atualização das taxas aeroportuárias, é de 11.4MPA, sendo o objectivo a médio prazo os 16MPA. Para atingir estas metas e continuar a crescer, o presidente da ANA anunciou hoje que o plano de incentivos às companhias aéreas está a ser revisto com o objectivo de ser mais atractivo. Relembre-se que o plano já tinha sido revisto em 2014, tornando-se mais agressivo nos descontos e premiando rotas com segmentos de >3h e >6h. Não foram divulgados detalhes desta nova revisão, ainda assim, convém recordar que no atual modelo de regulação de taxas o gestor aeroportuário só está autorizado a aumentar a receita por passageiro da infraestructura se houver crescimento de tráfego. E com as receitas reguladas anuais do Sá Carneiro a rondar os 100.000.000€, bem acima do registado em 2014, não é difícil ver como o efeito duplo de aumento de tráfego e de taxas permite ao gestor uma margem reforçada para apostar no departamento comercial.

Planeamento cuidado, liderança regional, agressividade comercial, qualidade de serviço e flexibilidade operacional foram a fórmula de sucesso dos últimos anos. Costuma-se dizer que em equipa que ganha não se mexe, e parece ser essa também a abordagem ANA. A aviação é um negócio instável e muito sensível a pequenas mudanças na procura, sendo sempre recomendável alguma precaução nas previsões, no entanto o panorama atual é positivo e inspira confiança no futuro do principal aeroporto do Noroeste peninsular.

ANA_10MPA

Anúncios

4 Comentários so far
Deixe um comentário

Um aeroporto de excelência é sempre isso que se pretende.
Crescer em passageiros, aumentar o número de rotas, reforçar o número de ligações aos destinos existentes é uma vontade, mas sem nunca se perder o critério e os patamares de excelência que fazem do AFCS o melhor aeroporto do Noroeste Peninsular, de Portugal, bem como de toda a Península Ibérica.

Os prémios recebidos são o resultado de uma excelente equipa de milhares de pessoas que todos os dias trabalham e dão o seu melhor pelo nosso aeroporto.
As obras em curso, a iniciar e previstas para o futuro, espera-se que sejam a garantia de conforto, comodidade e qualidade que o AFSC nos tem sempre dado.

Parabéns a todos.

Comentário por CVP

Se chegarmos aos 10.8 será bem bom

Comentário por Allure

Mais uma vez parabéns ao aeroporto, a equipa que o gere, as pessoas que o usam e também ao nosso pete por ser uma voz racional e bem fundamentada, num tema que as vezes inflama complexos regionais mais o menos justificados…

rumo os 12 milhoes

Comentário por nunopinheiro

No canal de YouTube da CMP tem um vídeo sobre a cerimónia, para os interessados:

Comentário por Pete351




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s