aerOPOrto


Volotea regressa ao Porto em 2019, agora com voos para Bilbau
14 Novembro 2018, 17:42
Filed under: Bilbau, BIO, Novas rotas, OPO, Porto, Verão IATA S19, Volotea

V7_B

A companhia espanhola Volotea anunciou a abertura de uma nova ligação direta entre o Porto e Bilbau. O arranque da operação está marcado para o dia 14 de Abril, estando programadas 2 frequências semanais (5ªf e Domingos) em equipamento Airbus 319 de 150 lugares.

Bilbao é uma necessidade antiga do aeroporto, mais concretamente desde o ano 2004, quando a então Portugália decidiu suspender a ligação direta. Desde essa altura, tem aumentado o número de passageiros que fazem a ligação com escala (uns 9.000 em 2017). Inclusivamente, autocarros bascos são visão comum nos parques de estacionamento de alguns hotéis do Porto. O perfil de passageiro potencial é assim um misto de negócios e lazer. Para estes últimos, os horários são ideais para escapadas de fim de semana. Já para os de negócios, o alargamento da cooperação entre a TAP e a Volotea a esta ligação, pode ajudar a suprir as baixas frequências com opções indiretas combináveis num único bilhete.

Esta nova ligação marca também o regresso da Volotea com operações regulares ao Porto, depois de uma passagem curta e com pouco sucesso pelo Francisco Sá Carneiro. Foi logo em 2012, ano em que a companhia iniciou operações, com uma ligação de 2 a 3 frequências semanais para Veneza. Os resultados foram, na altura, pobres, e a companhia abandonou a rota. Agora, com uma maior maturidade operacional e uma rota mais curta mas com grande potencial de passageiros, deseja-se que tenha vindo para ficar.

Esta novidade é mais uma a somar-se à forte correção em alta que o mercado está a fazer no mercado Porto-Espanha. Um movimento que teve inicio este ano, com a afirmação das ligações a Madrid e Barcelona, e que parece ter continuidade em 2019 com mais frequências para Madrid e novas rotas para Alicante, Bilbao e Sevilha. A perspectiva é que o mercado Porto-Espanha consiga fechar este ano com um crescimento a rondar os 25% relativamente ao ano passado, enquanto 2019 caminha a bons passos para um valor mais de 40% superior a 2017. Números muito animadores daquele que é o 3º principal mercado do aeroporto do Porto.

V7_EC-LPM_B717

Batismo de um Boeing 717 da Volotea em 2012, aquando da estreia no AFSC. Foto tirada por Fernando Lapa

Porto – Bilbau
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
14 Abr. – –– – – – – 4 – – 7 21:00 23:10 V7 3575 Airbus 319
Bilbau – Porto
De A Frequência Partida Chegada Nº voo Equipamento
14 Abr. – –– – – – – 4 – – 7 20:20 20:35 V7 3574 Airbus 319

_________________________________________________________________

1-Segunda-feira    2-Terça-feira    3-Quarta-feira    4-Quinta-feira    5-Sexta-feira    6-Sábado    7- Domingo

As horas são locais

Anúncios

10 comentários so far
Deixe um comentário

Pete, segundo o Presstur e o routesonline (https://www.routesonline.com/news/38/airlineroute/281753/volotea-s19-new-routes-as-of-28nov18/) a operação será com B717….

Comentar por MSA

Estranho, no seat map carregado no site da Volotea continua a aparecer como A319.

Comentar por Pete351

A frota de B717 esta em fase out a ser trocada por A319 ceo em leasing portanto mesmo que venha a ser iniciada em B717 não será por muito tempo.

Comentar por nunopinheiro

Espero que corra bem.
Depois do fracasso na 1ª passagem, espero que a Volotea, agora mais madura, e com uma rota bem mais curta, consiga estabelecer-se por cá.
É bom ver mais um regresso, tanto da rota como da Volotea. É bom que consigam promover melhor Bilbao do que promoveram Veneza, caso contrário será difícil.

Comentar por Joao Carvalho

A sorte com Bilbao é que também não precisa de grande promoção, ao contrário de Veneza que tem muito passageiro em pacote de agência de viagem. É mais a visibilidade da companhia, mas se tiver o codeshare da TAP acho que o problema fica resolvido sem grande esforço.

Comentar por Pete351

Pequena correcção no texto, segundo o comunicado a rota vai pelo menos até ao final de S19, e não acaba em Setembro como estava escrito inicialmente.

Comentar por Pete351

Finalmente! Há muito que se esperava esta rota e ainda bem que a Volotea volta a apostar no Porto! Espero que seja um bom presságio para o futuro!

Comentar por Serv

Concordo plenamente Serv! A Volotea seria uma companhia interessante para cobrir alguns espaços, e se o modelo de codeshare com a TAP for replicado como em Faro, podíamos ter algumas sinergias interessantes.

Comentar por Pete351

Depois de Bilbao, só falta Málaga. Ou estou-me a esquecer de algum destino espanhol importante?

Comentar por Allure

Sim, dos mais importantes só Málaga, embora ache que há espaço para converter em regulares alguns destinos das Canárias e Almeria, bem como abrir Zaragoza.

Comentar por Pete351




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.