aerOPOrto


Estatísticas 2016
2014 2015 2016 Var. (%)
Janeiro 425.482 491.994 560.689 +14,0%
Fevereiro 392.804 462.470 561.713 +21.5%
Março 468.730 554.518 650.102 +17,2%
Abril 604.405 695.362 761.619 +9,6%
Maio 624.380 724.020 844.045 +16,6%
Junho 633.313 749.962 854.548 +13,9%
Julho 716.686 822.938 934.725 +13,6%
Agosto 788.957 901.771 994.755 +10,3%
Setembro 662.789 790.155 899.671 +13,9%
Outubro 606.076 736.498
Novembro 485.587 563.281
Dezembro 523.607 595.839
Total 6.932.816 8.088.623 7.061.867 ——–
Rolling Year: 8.957.300
Previsão 20161: 9.286.123

Top 10 City Pairs

Paris 1.214.207 464.662 Frankfurt
Lisboa 959.058 368.810 Bruxelas
Londres 607.452 334.138 Barcelona
Genebra 586.484 294.526 Funchal
Madrid 512.993 199.501 Basileia

Histórico

1999 2000 2001 2002 2003 2004
2.832.722 2.731.637
2.682.511
2.573.799 2.605.946 2.944.134
2005 2006 2007 2008 2009 2010
3.108.186 3.402.805 3.986.748 4.535.813 4.509.350 5.283.361
2011 2012 2013 2014
6.004.589 6.055.021 6.372.470 6.932.816

_______________________________________________________________
1: A previsão é efectuada com base nas variações previstas no nº de lugares pelas companhias aéreas, considerando uma ocupação média mensal igual à do período homólogo do ano anterior.


281 comentários so far
Deixe um comentário

Já há algum indicador para os resultados de Outubro ?!.

Comentar por Carlos Sousa

Olá, gostaria de utilizar estes dados num estudo que estou a realizar. Alguém me sabe dizer qual é a sua fonte de origem?

Comentar por pedro

anna.aero procura por databases

Comentar por nunopinheiro

Com 75% do ano atingido ou seja 9 meses só 2015 tem mais passageiros que este ano de 2016.
Apenas em Abril o aeroporto cresceu abaixo dos dois dígitos, o que é assinalável também.
Os resultados são fracamente bons.

O único resultado que até agora deixou um amargo foi mesmo agosto por uns meros 5 mil e poucos pax não se ter atingido pela primeira vez um milhão de passageiros.

Mas confortavelmente vamos atingir os 9M de pax e crescer 1 milhão de passageiros este ano. É muito bom!

Felizmente as perspectivas para 2017 para já afiguram-se como bastante interessantes, pois temos a consolidação de várias rotas (como o mais recente exemplo de Dublin) e ainda a abertura de novas, algumas das quais bastante interessantes não só para o incoming, mas também para o outgoing.

Apenas ficamos a dever algo mais em rotas para os Estados Unidos onde poderíamos crescer e consolidar bastante mais, mas infelizmente as agulhas estão todas viradas para LX.

Comentar por CVP

Mais algumas notas para o que resta deste ano, de forma a atingir os 9,0M já só temos de crescer nos restantes 3 meses 2,25% ao mês
Já para tingirmos os 9,25M o numero agora já se encontra nos 15,45% (não será impossível se o aeroporto repetir o desempenho do inicio do ano nos meses com menor ocupação media)

Comentar por nunopinheiro

O próximo ano será, certamente, mais um “marco” histórico no AFSC, pois deveremos ultrapassar três meses consecutivos a fasquia de 1.000.000 pax.

Comentar por JG

Mas chegou a assustar o relatório da ANAC…. Mas para Mês de Setembro foi muito bom….

Comentar por Ricardo Sousa

Vamos esperar pra ver, para já ainda se sabe muito pouco de 2017, e nem tudo boas noticias

Comentar por Allure

S17 ainda não está fechado, mas pelo que já está carregado quase de certeza que Julho e Agosto ficaram por cima do milhão de passageiros.

Allure, já se sabe bastante. Quase metade das companhias que operam no aeroporto já anunciaram aumentos, e as únicas que tem uma redução planeada são a Aigle Azur e a Vueling (mesmo assim, cortes bem leves).

Comentar por Pete351

Sim também acho que vamos smp superar, e com certeza chegar aos dez milhões, pq S16 tínhamos um acréscimo de 70 voos semanais, ou seja aproximadamente 19 000 novos lugares por semana. Já para S17 temos aproxima. 50 e tal novos voos, mas em lugares já tem com mesmos 19 000., por isso iremos de certeza ter mais, correcto?

Comentar por Filipe

Espero que sim, que mais alguma coisa ainda apareça.

Comentar por Pete351

899671 passageiros com um crescimento de 13,9% em setenbro

Comentar por NunoPinheiro

Porra, quase nos 900k. Dois voos, apenas dois voos…

Comentar por João Ferreira

Senhores, já cheira a 9.000.000!

E claro, 14% é muito diferente dos 2% do relatório da ANAC…

Comentar por Pete351

É verdadeiramente inconcebível e até mesmo revoltante, vir hoje a TAP vangloriar-se, no Jornal de Notícias, de ter reconquistado à Easy Jet, o 2º lugar no AFSC (à custa da ponte aérea), enquanto que nós, nem sequer o número de passageiros de Setembro sabemos !. “Viva o Centralismo” !.

Comentar por Carlos Santos

Realmente só mesmo à custa dessa rota da treta porque se fosse por causa das restantes, bem que ficavam super atrás da Easyjet

Comentar por Allure

É sim senhor! Um nojo mesmo…. e ainda dizem nesse artigo que Lisboa é o destino n. 1 do AFSC (a léguas de Paris ainda…)vindo da ‘lisbon’tur (presstur) não espanta nada! Fora e boicote à ponte aérea. Jamais como diria alguém bem conhecido

Comentar por Diogo

Valha-me Deus !. Estamos práticamente a meio de Novembro e não saem os resultários de Setembro ?!.

Comentar por Carlos Sousa

Segundo a ACI, o nosso eventual crescimento de Setembro, será sempre inferior a 18,1 %

Comentar por Carlos Sousa

em Lisboa já se sabem os resultados de Outubro, e nós aqui a chuchar no dedo sem resultados desde Agosto.

Comentar por Allure

Não quero ser conspirativo, mas será que “cozinham” os números respeitantes ao AFSC e por isso , tanto atraso ?

Comentar por Carlos Sousa

Carlos Sousa, não a razão pela demora é que o único lugar onde sabemos esses números ainda não publicou a folha atualizada para nenhum aeroporto nacional lisboa incluído, Lisboa vamos sabendo porque o site presstur tem alguém que lhes da o valores e não se consegue conter em relação ao seu aeroporto predileto.
O anna.aero ta atrasado e não anualizou a pagina estas semanas, não é só o Porto que ta a faltar normalmente por estes dias já temos os dados de muitos mais aeroportos europeus que enviam os dados quase no dia a seguir ao fim do mês Espanha e Turkia por exemplo.

Comentar por nunopinheiro

Ainda assim é mau para nós andarmos a crescer menos que Lisboa (subiu 17% em Setembro). Pelo menos em percentagem deveríamos crescer mais

Comentar por Allure

Obrigado, Allure.
Resta-nos esperar !.

Comentar por Carlos Sousa

Obrigado Nuno Pinheiro !.
Resta-nos esperar….

Comentar por Carlos Sousa

Realmente o anna.aero já devia ter atualizado a tabela com os dados de Setembro, mas por algum motivo estão atrasados.

Carlos, uma empresa cotada na bolsa como a Vinci não pode “cozinhar” dados. De qualquer forma, de acordo com o estabelecido aquando da privatização, eles têm que mandar os dados para a ANAC e para o INE até aos primeiros 15 dias de cada mês. O problema é que a ANAC tem uma métrica incompleta, e o INE demora imenso a publicar os dados (ainda só têm até Junho…).

Comentar por Pete351

http://www.inac.pt/SiteCollectionDocuments/Publicacoes/BET/BET_31_3TRIM_16.pdf

usando algumas correlações e baseado nos números acima temos um resultado bastante mau em setembro de 3,3% ou aprox 816,5 mil pax

Comentar por nunopinheiro

Mas depois de analisar o erro existente no trimestre passado e replicando este neste trimestre, o valor fica mais perto dos 862,4 mil pax para 9,2%, acho que ando a comparar alhos com bugalhos mas algo no relatório da ANAC não bate certo com os outros números disponíveis.

Comentar por nunopinheiro

se for 3,3% é mesmo péssimo

Comentar por Allure

Lá está. Também já tentei perceber qual é a falha, mas mesmo quando tinha os relatórios da ANA nunca cheguei lá. Por isso é que dizia que não gosto de usar esses dados.

Comentar por Pete351

Números de Setembro? ainda nada?

Comentar por Luis Abreu

se houvesse ja tinham colocado. ja sabemos que os numeros do Porto saem a passo de caracol e cada vez mais tarde

Comentar por Allure

É ótimo ver que o Porto continua a crescer a dois digitos mas foi uma grande desilusão não chegarmos ao milhão de passageiros… Mas pronto,não importa nós lá chegaremos para o ano. Que orgulho que é ver o aeroporto a crescer a este ritmo e cada vez mais marcar o Porto e Norte no mapa europeu

Comentar por Serv

Alguém sabe onde posso encontrar o número de passageiros mensal dos últimos 8 anos? Estou a fazer um trabalho para a faculdade e precisava dessa informação.

Comentar por Carlos M.

Boas….

Podes encontrar neste site e abrir “European Airport Traffic”

http://www.anna.aero/databases/

Comentar por Ricardo Sousa

Obrigado Ricardo!

Comentar por Carlos M.

994755 pax 10,31% ou a 5245 do milhão aka menos de duas horas de operação, fica para o ano que vem

Comentar por nunopinheiro

mais alguns números, de forma a atingirmos os 9Milhoes este ano temos de ter ainda um crescimento médio nos restantes meses de 5,67% e para atingirmos os 9.25M 14,97%, que já representa um crescimento superior ha media do ano.
Numa nota mais positiva este ano o fator sazonalidade do nosso aeroporto foi ainda mais reduzido.

Comentar por nunopinheiro

Estava fininho, e acabou por pender para os 994.755. Foi pena. Em 2017 provavelmente Maio já não andará longe do milhão, mas não vai ter tanto impacto como se fosse agora.

Sobre a sazonalidade, imagino que te referes a que dentro do Verão o pico não foi tão alto como em anos anteriores, não?

Comentar por Pete351

Sim a diferença entre Agosto e Janeiro em percentagem, eu gosto de reparar nesse indicador porque como utilizador recorrente do aeroporto preciso de ligações durante todo o ano e não apenas nos meses de verão, e considero este um bom indicador para a manutenção de rotas durante todo o ano e a viabilidade para estas em meses em que ainda não tenham sido abertas.

Sim eu sei que o Porto nem esta nada mal colocado neste quantitativo.

Comentar por nunopinheiro

Em rigor, só se devia fazer essa comparação entre S16 e W16, principalmente num aeroporto que está a crescer tanto como o nosso. A maioria das rotas iniciam-se no Verão e continuam depois no Inverno, o que distorce muito a comparação. Também por isso muitas vezes se diz que o Porto tem muita sazonalidade, quando realmente não têm.

Convenhamos que não é a mesma coisa comparar Janeiro 2016 com 560.000 pax com Janeiro 2017 com (provavelmente) 650-700.000 pax.

Comentar por Pete351

Foi realmente por muito pouco e é realmente pena não atingir esta marca este ano. Seria um prémio para todos.

Agora é continuar forte no ano e apontar para o primeiro mês do milhão – que não deve ser Agosto e apontar para os 10M de passageiros em 2017!

Comentar por Joao Carvalho

Estamos em mesdos de Outubro, por onde andam os resultados do AFSC, referente a Agosto ?!. Alguém já leu alguma coisa a esse respeito, ou alguém tem alguma estimativa ?.

Comentar por Carlos Sousa

Infelizmente isso pouco interessa… Desde que se saiba em Lisboa (parece que há uns contactos amigos lá dentro… Está tudo bem…. ) O resto é paisagem… Poderiam era disponibilizar os números da ponte aérea também. Eram giros de analisar…. Saudações.

Comentar por Diogo

Os resultados, deveriam sair em simultâneo, para todos os Aeroportos Portugueses !.

Comentar por Carlos Sousa

A ACI publicou a nota de imprensa ontem, portanto se tudo correr bem amanhã já devemos ter os números de Agosto.

Comentar por Pete351

Infelizmente uns são filhos, outros enteados

Comentar por Allure

Pete, pelo que percebi da leitura do ACI, iremos crescer sempre abaixo de 12,3 %, que é a 5ª posição no grupo B (ocupada pelo Aeroporto de Málaga). Pete, corrige-me, sff, se estiver enganado. Grato!.

Comentar por Carlos Sousa

Boas….

Carlos Sousa…. Vamos crescer menos que +14.2%, pois estamos no grupo 3 (entre 5 a 10 M de passageiros e o ultimo Foi Faro com 14.2%…

Comentar por Ricardo Sousa

Obrigado Ricardo, enganei-me no grupo do AFSC !.

Comentar por Carlos Sousa

Bom parece que já temos resultados.
Segundo o presstur fomos o 31º aeroporto em crescimento em variação homóloga de passageiros no mês de Agosto.
Crescimento: 10.3%
Valor absoluto: 994.700 pax

Não chegamos ao milhão de passageiros ainda, mas temos tudo para o conseguir em 2017.

Comentar por CVP

Mas temos motivos para ficarmos todos contentes, ou não tenha sido batido (mais uma vez) o melhor mês de sempre do AFSC!!!

Comentar por CVP

Desilusao de resultado, queria mesmo que atingissemos o 1 milhão. Culpa dos users daqui que me convenceram que seria desta😦

Comentar por Allure

Boas….

Já se conhecem os números de Lisboa e nós como sempre só daqui a 1 mês…. Não sei qual o interesse da Vince em promover esta desigualdade……

Comentar por Ricardo Sousa

Eu já nem digo nada porque senão estou a ser bairrista…
Acho piada a presstur realçar as quedas no aeroporto do Porto nas ligações com Espanha, e o facto da Portela ter vindo a fortalecer a quota de mercado dos voos Espanha-Portela, já vai em 60%. Queriam o quê? Com os cortes da TAL não há milagres

Comentar por Allure

A Presstur já nos habituou a esse tipo de comentários. Para eles só existe Lisboa e nem se dão ao trabalho de averiguar o porque da queda no AFSC nos voos para Madrid.

Comentar por Ricardo Sousa

Já pensaram na razão pela qual a TAL vai reforçar as ligações a Madrid?
Quiça mal penso que como anunciaram a tardiamente os cortes para o verão Iata 2016 agora pretendem anunciar´reforços para tentar que as outras companhias não aumentem a oferta.
Convenhamos que já era tempo de a Iberia fazer pelo menos um night stop.

Comentar por luis

Ricardo, mas a Vinci divulgou os dados de Lisboa? Eu não vi nada, vi foi o PressTur a fazê-lo como já é habitual. Do Porto, enquanto os dados forem bons e não tiverem nada a apontar, dificilmente os veremos.

Allure, quando o Porto não aparece no PressTur geralmente é bom sinal.

Luis, não vou por aí. Eles se querem segurar Madrid precisam de uma operação decente, e não é com 1 A319 por dia a meio da manha que o vão conseguir. 2 diários, um à 1ª hora e outro à última, já é outra coisa. De qualquer maneira estamos a falar de W16, não de S17, portanto muita antecedência não tiveram.

Comentar por Pete351

Crescimento de 13,6% para 934.725 pax. Muito bom crescimento como esperávamos. Venha o milhão em agosto!

Comentar por PedroAlmeida

Não sei se chega lá, é preciso crescer 100 mil

Comentar por Allure

mas espero que sim claro🙂

Comentar por Allure

Excelente!
112053 de aumento (Allure, Julho cresceu mais de 100 mil!)
Acredito que Agosto chegue perto dos 1 027 000pax!

Comentar por skiespassion

Seria excelente o milhão em Agosto, mas não sei, ainda tenho algumas dúvidas se vamos conseguir. Esperemos que sim!

Comentar por Pete351

É só o melhor mês de SEMPRE do AFSC!!! Com mais 32954 pax que AGO S15. Excelente resultado!!!

Para isso muito contribuíram novas rotas e a consolidação e reforço de muitas outras.
Afinal mesmo sem TAP (e com todos os receios que daí advinham) a conclusão que podemos chegar é que ainda bem que abandonaram algumas das rotas europeias como por exemplo Bruxelas que para o próximo S17 fica uma rota muito melhor servida do que estávamos com TAP (Não digo o mesmo para as rotas intercontinentais como Nova Iorque por exemplo). Como tal a margem de crescimento continua a ser assegurada!

Agora vamos esperar atingir o milhão de pax.
Se formos a jogar nas apostas a minha fica em 1.013.590 pax.

Comentar por CVP

A que se deverá este grande crescimento de Julho, quando a TAP descontinuou alguma das suas rotas, desde o Porto ?. Será que é a própria ponte aérea para Lisboa, que está a alavancar os bons resultados no AFSC?

Comentar por Carlos Sousa

Grande resultado, tal como o esperado.
A TAP já não representa no aeroporto um valor assim tão alto. E será cada vez menor, com impacto muito maior na TAP que no aeroporto que tem absorvido bem novas companhias, novas rotas, novos destinos e o reforço dos já existentes.

Como digo há muito, muito tempo, o nosso aeroporto tem potencial para crescer bastante e o tempo tem vindo a provar isso.

Agosto com 1.012.854.

Comentar por Joao Carvalho

Carlos, é só ires à página do Verão IATA 2016 (S16) e veres na tabela que, apesar dos cortes da TAP, a maioria das companhias cresce bastante.

Comentar por Pete351

João Carvalho, onde foste buscar esse numero de Agosto?

Comentar por Allure

Boas….

Apesar de ainda não existir números de julho, parece que ficamos a baixo dos 14% de crescimento. Pois segundo ao site da ACI no grupo 2, o 5º aeroporto com maior crescimento foi o de Birmingham com 14.2% face a 2015

Comentar por Ricardo Sousa

Ricardo estás a analisar o grupo 2 (entre 10M e 25M de pax). O aeroporto do Porto ainda se encontra no grupo 3. Neste grupo o 5º maior crescimento foi de Faro com mais 17.9%.

Comentar por Carlos M.

Será que vamos ser ultrapassados por Faro?

Comentar por Allure

Então, mas afinal qual o valor previsto para o mês de Julho ?!.

Comentar por Carlos Sousa

Pois…. desculpem a troca…… sendo assim podemos andar perto dos 17%

Comentar por Ricardo Sousa

Infelizmente estamos em Portugal. Estamos quase a meio de Setembro e nada sobre os números de Julho

Comentar por Ricardo Sousa

em Portugal não, no Porto. Já se sabe de Lisboa e Faro há que tempos

Comentar por Allure

Então deve ser alguma dor de cotovelo dos responsáveis da VINCI………

Comentar por Ricardo Sousa

Dor de cotovelo?!? Eles ganham tanto como nós se o aeroporto crescer. Ganhamos nós que a nossa metropole fica com melhores acessos e mais conhecida e ganham eles que metem mais dinheiro ao bolso

Comentar por Serv

Se realmente se confirmar um crescimento homólogo de 17% isso será espetacular !. Mas Ricardo, porque é que prevê os
17% ?.

Comentar por Carlos Sousa

Outra vez o choradinho das estatísticas e a teoria da perseguição não, por favor. Se ainda houvesse motivo de queixa real, ainda vá, mas não há…

Comentar por Pete351

não há? Recebemos as noticias muito mais tarde que Lisboa e Faro… há mais que motivos de queixa para tanta demora. Já nem comparo com Espanha onde saem logo no inicio do mês seguinte

Comentar por Allure

Até pagava para ver 2 ou 3 artigos dos últimos 12 meses em que os dados do aeroporto de Faro tenham saído muito antes que os do Porto. Os de Lisboa “saem” antes porque o PressTur tem uma pessoa lá dentro que lhes filtra essa informação, não porque a Vinci os divulgue (quando o faz, geralmente é para todos).

Comentar por Pete351

Eu estou é ansioso que chegue 2018 depois de termos os 10 milhões conquistados. É um numero significativo e que certamente trará muitos benefícios

Comentar por Allure

Não sei se será o melhor local!?

“…Rating of the World’s Top 100 Airports from the customer nominated 2016 World Airport Awards

The world’s Top 100 Airports for 2016, voted for by airline customers around the world during the 2015/2016 survey period.

The World Airport Awards are the most prestigious accolades for the airport industry, and a global benchmark of airport excellence widely known as the Passengers Choice Awards.

70 Porto Airport 65…”

Apesar de termos descido 5 posições, continuar no TOP 100 é muito bom!

in:http://www.worldairportawards.com/Awards/world_airport_rating.html

Comentar por skiespassion

8º lugar por categoria. Embora, muito sinceramente, um rank de qualidade que coloca aeroportos como Abu Dhabi, Gatwick, Lima, até mesmo Lisboa, à frente do Porto, só pode ter uns critérios bem estranhos.

Comentar por Pete351

A Easyjet transportou 2 milhões de passageiros em Lisboa no ultimo ano. Boa indicação para o resto do pais?

Comentar por Serv

Pete, será que em 2017, vamos chegar aos 10.000.000 ?!. Que vantagens poderão haver para o AFSC, se este valor for atingido em 2017 ?!. Os criterios de avaliação dos aeroportos acima dos 10 milhões, são os mesmos ?.

Comentar por Carlos Sousa

Em principio sim, conseguiremos lá chegar. A vantagem principal é servir mais gente, de resto claro que quanto maior for o aeroporto, mais atractivo acaba por ser para as companhias, e 10MPA já é um valor bem respeitável.

Comentar por Pete351

Pete os 10 milhões seriam atrativos para companhias europeias ou para companhias de outros continentes?

Comentar por Serv

Por estes numeros agora apresentados de Junho julgo que em principio o AFSC vai ultrapassar a vontade os 9M pax este ano!

Comentar por Miguel Leitão

É necessário um crescimento de 8,09% nos restantes meses do ano para se atingir os 9M

Comentar por minhoto

8,09% para os 9 M (quase certo que será ultrapassado)
13,76% para os 9.25 M (valor provavelmente ultrapassado de crescimento IMO)
17,10% para 9.4 M (improvavel e a margem máxima IMO).

O valor IMO deve ficar perto dos 9.3 M a cada mês que passa ficamos com uma imagem mais clara.

BTW apostas para este mês? eu digo 17-18%😀

Comentar por nunopinheiro

Isso é que é confiança! Mas 17 – 18% em meses como Julho e Agosto duvido que vejamos num futuro próximo.

Comentar por Pete351

Bom dia…
Já se sabem os resultados de Julho para Lisboa e ainda não temos nenhuma informação dos dados de Junho para o AFSC??? Cumprimentos e boas férias (se for o caso) aos habituais leitores e participantes deste espaço.

Comentar por CVP

Como de costume, népia. É sempre o mesmo atraso do costume por aqui

Comentar por Allure

Alguém sabe, para quando, os resultados de Junho ?!.

Comentar por Carlos Sousa

Supostamente, devem estar a sair !.

Comentar por Miguel Guimaraes

Nãããã… foi tudo de férias! Não me espantaria que só saíssem lá para meados, fins de Setembro; já em meses ‘normais’ só saiem no final do mês seguinte, imaginem em tempo de férias!!

Comentar por Luis Abreu

sim, mais vale esperarem deitados, nem é sentados

Comentar por Allure

Mas não haverá, até meados ou fins de Setembro, valores indicativos (de Junho), vindos de outras fontes ?!.

Comentar por Miguel Guimaraes

O normal é conhecermos os resultados quando a ACI os divulga, ou seja, até à 2ª semana do 2º mês. Às vezes o PressTur divulga os dados antes, principalmente se houver algum aspecto que eles gostem de salientar, mas isso é a excepção. Portanto ainda está tudo bem dentro do calendário habitual.

Comentar por Pete351

Muito obrigado pela informação, Pete !.

Comentar por Carlos Sousa

854.458 pax com crescimento de 14%

Comentar por PedroAlmeida

Pensei que subisse mais. Quase que teve menos que em Maio

Comentar por Allure

Maio e Junho são meses que vão sempre a par. No ano passado é que houve aquela greve da TAP em Maio que distorceu um bocado, mas isso foi uma excepção.

Comentar por Pete351

Até porque Junho tem menos um dia que Maio, só isso já ajuda a “equilibrar” os números entre estes dois meses não?

Nos números de Julho a final e a meia final do Euro ’16 poderão ter alguma influência?

Comentar por Joao

Será que com toda a programação de Charters de Verão, alcançaremos os 10.000.000 ?!

Comentar por Miguel Guimaraes

600.000 pax em charters é muita fruta digo eu…

É que o Pete351 prevê 9.388.153 com os pax dos meses que já passaram e com base nos lugares disponíveis e ocupações médias habituais.

E 600.000 pax é mesmo muita coisa. Até porque não são assim tantos quanto isso os charters.

Comentar por Joao

eram precisos mais de 4.000 avioes charters….

Comentar por Nes

Nem vale a pena pensar nos 10 milhões para 2016, nem com um milagre lá chegamos.

Comentar por Pete351

Boas, nós aqui iremos chegar e até ultrapassar os 9 milhões. E em Lisboa sabem qual será as previsões para o final do ano? Faro?

Comentar por Filipe

Grão a grão enche a galinha o papo.
Vamos chegar aos 9.000.000 este ano e em 2017/18 já chegaremos aos 10.000.000

Comentar por diogoncm

Depende de como correr 2017. Há anos em que pouco crescemos. Vamos com calma

Comentar por Allure

Para 2017 é outra coisa, muito provavelmente chegaremos lá. Com o que está programado (hoje) para o Inverno, em finais de Março já devemos estar com 9.5 / 9.6 milhões nos 12 meses.

Depois, para S17, só o retomar da normalidade nas rotas de BCN/MIL/BRU/ROM deve valer à volta de 150.000 passageiros, portanto já estaríamos a falar de 9.7 / 9.8 milhões. Ou seja, mesmo que seja um ano de estabilização, as probabilidades de chegar aos 10MPA são altas.

Comentar por Pete351

Espero que tenhas razão

Comentar por Allure

confirma-se o valor de 844045 pax via anna.aero 16,6022%
crescimento.

Comentar por nunopinheiro

e a minha aposta para junho é 15,3%

Comentar por nunopinheiro

Porque 15.3%, nunopinheiro, tens inside connections?😛

Comentar por Gonçalo

nada disso, extrapolações estatísticas com base em dados conhecidos de Lisboa e Espanha, as minhas previsões ate que andam a melhorar mas nem perto do Pete chegam.

Comentar por nunopinheiro

Ninguem atualiza os dados la em cima? ja temos os números…..

Comentar por thekiller1314

calma os números com alguma confiança saíram hoje, os da presstur as vezes estão mal. O Pete assim que vir e tiver tempo mete lá

Comentar por nunopinheiro

Obrigado Nuno, já estão os valores todos actualizados na tabela.

Comentar por Pete351

Crescimento de 16,6% em Maio, segundo ACI Europe.

Comentar por Andre

16,6% perfaz 844207pax.

Se assim for deve acabar o ano com pelo menos 5 meses com mais de 800k pax, de Junho a Setembro.

E para que sejam 6 basta que Outubro cresça 8,7%, o que me parece fácil tendo em conta o esticar de muitas das novas rotas para outubro.

Comentar por Joao

E voltamos de novo a crescer mais de 2 digitos.Grande valor. Estamos no bom caminho.

Comentar por Serv

E somo mais uma vez o único aeroporto Portugues estar no top 5 nas varias categorias segundo ACI..

GROUP 3: Berlin SXF (+43.0%), Larnaca (+27.0%), Ibiza (+20.8%),
Bucharest OTP (+18.9%) and Porto (+16.6%)

Comentar por Ricardo Sousa

Segundo a Presstur o numero de passageiros em Maio foi de 844.045

Comentar por Ricardo Sousa

os numeros saem cada vez mais tarde, é ridiculo

Comentar por Allure

Sobre a Turkish:

“No Aeroporto do Porto, onde a sua operação é mais recente, a Turkish teve em Maio um aumento de passageiros em 27,1%, para 6,1 mil, e desde o início do ano soma 21,1 mil o que representa um aumento superior a 250%, que tem que ver com o facto de ainda não ter a rota nos primeiros meses.”

Isto apesar da queda de portugueses na Turquia, numero mais baixo desde 2007.

Comentar por Allure

http://www.presstur.com/empresas—negocios/aviacao/easyjet-ja-reduziu-distancia-para-a-ryanair-no-aeroporto-do-porto-em-184-/

Segundo este artigo da Presstur, o crescimento acumulado a maio será de 450.800pax. Isso permite ter uma perspetiva de crescimento de 121.000 pax em maio (+16,7%) o que é um resultado muito bom

Comentar por PedroAlmeida

muito bons resultados, segundo as minhas contas 16,6%
para 843mil pax em Maio AKA 100mil mais que em agosto de a 2 anos.

ora e salvo confirmação para atingir os 9Milhões este anos temos de ter medias superiores a 8,95% (quase certo que sim) e para os 9.25 M 13,79% (parece provável)
apatir de agora e por parecer (remotamente) possivel passo também a fazer a media para os 9.4M que se cifra agora em, 16,8%

Comentar por nunopinheiro

Segundo melhor mês de sempre, só superado por Agosto do ano passado!

Noto que se reduziu muito a queda da ocupação média, comparado com os -8pp em Abril ficou nos nos -2pp (para 84%).

Comentar por Pete351

O que se tera passado no Porto, em Maio, para estes volumosos resultados ?!.

Comentar por Mario Bernardino

Estes resultados são bem mais animadores, principalmente pela ocupação crescente, o que demonstra que o mercado continua a acomodar sem grande esforço o crescimento de lugares disponíveis.

São sinais muito encorajadores para os próximos meses e podem significar uma aposta ainda mais forte por parte das companhias aéreas.

Apontar para os 10M em 2017 e reforçar o trabalho a fazer junto das companhias de bandeira para a sua entrada no AFSC. Gostava de ter pelo menos KLM e Emirates em 2017/2018. Seria um passo importante no longo curso a partir do AFSC, que neste momento me parece o maior défice do aeroporto.

Comentar por Joao Carvalho

Mais do que saber o que se terá passado em Maio para se ter estes resultados a pergunta é mais o que se terá passado em Abril para resultados tão modestos, e já aqui foi falado.
Porque o crescimento de Maio estão dentro do crescimento dos outros 3 meses de 2016 além de Maio.

No médio curso começam a ser poucas as rotas por servir, mas mesmo assim ainda há algum trabalho a fazer. Viena, Bilbao, Oslo, Roma, etc..

Mas agora é almejar um aumento dos voos de longo curso, mas sem nunca descurar o médio curso. E parece ser essa a estratégia da ANA pelo que já disseram.

Comentar por Joao

No ano passado houve uma greve de vários dias da TAP que afectou significativamente o aeroporto, portanto é normal que houvesse um crescimento algo inflacionado. Não por acaso Maio é o mês da temporada com maior crescimento % do nº de lugares comparativamente a S15.

João Carvalho, a ocupação não cresceu em Maio, pelo contrário caiu, mas menos que em Abril (que caiu anormalmente muito). Ainda assim, 84% de média continua a ser excelente.

João, em Abril o problema foi uma queda da ocupação média em cerca de 8 pontos percentuais. Isto, em parte porque a Páscoa calhou em Março (em 2015 calhou em Abril), pelos problemas em Bruxelas e pelo impacto da nova programação da TAP, nomeadamente do 1º mês da Ponte Aérea.

Comentar por Pete351

Sim, falava em ocupação crescente em cadeia e não homologa. Este parece-me ser um dado extremamente relevante para analisarmos o futuro do aeroporto e novas rotas. So tendo ocupações altas e que teremos reforço de oferta, seja nas rotas existentes seja para novas rotas. Gostaria de ver mais dados sobre este indicador e comparativos entre companhias aéreas e aeroportos.

Comentar por Joao Carvalho

Mas a ocupação em cadeia não é uma media viável devido às flutuações sazonais na procura. A comparação tem que ser sempre com o período homologo.

Comentar por Pete351

“Em Maio, foram +60,5% ou mais 33.230 passageiros que em Maio de 2015 e +129,2% ou mais 49.678 que em Maio de 2014, o que significa que o aumento em dois ano foi maior que o melhor total mensal do ano de 2014 (45.887 em Julho).”
in presstur

assim e apenas com este aumento
O crescimento do AFSC é sem mais 4,6% ao que se somará todos os restantes aumentos. apostas para maio? eu tinha falado em 14,5%

Comentar por nunopinheiro

Convém lembrar que em Maio de 2015 houve uma greve que perturbou muito significativamente as operações da TAP. Mal seria se isso, combinado com a introdução do serviço Ponte Aérea, não levasse a um crescimento extraordinário no Porto-Lisboa e a um crescimento geral da TAP em Maio.

Comentar por Pete351

Então,alguém tem alguma projecção para o mês de Maio ?!.

Comentar por Miguel Guimaraes

Ri-me tanto com um comentario de um lisboeta, a dizer que a ponte aérea é a unica rota de sucesso da TAP no nosso aeroporto, lolol

Comentar por Allure

Os alfacinhas têm muita piada para além da ignorância ser muito atrevida.

Comentar por luis

Isso tem que ver com uma noticia, que saiu hoje, que dizia que Portugal está acima da media, no que respeita ao número de passageiros em voos domesticos, quando comparado com outros paises da Europa!.

Comentar por Carlos Sousa

O que a noticia dizia era que o nº de passageiros por avião, em rotas domésticas, estava ligeiramente acima da média europeia. O que não é de estranhar se pensarmos que aparte de Porto-Lisboa o nosso mercado doméstico é essencialmente voos para as ilhas operados por aviões de grande capacidade.

Já em tamanho total do mercado nem sequer é comparável.

Comentar por Pete351

E continua a diminuir a diferença do número de passageiros entre os aeroportos de Porto e Lisboa. A má performance da TAP está a empurrar Lisboa para “baixo” e a redução da dependência do Porto daquela companhia permite manter crescimento assinalável e de tendência de aproximação

Comentar por PedroAlmeida

Não tenho acompanhado os resultados de Lisboa, mas a percepção que tenho é de que a diferença longe de diminuir tem é aumentado. O que é perfeitamente normal tendo em conta que a Portela é um aeroporto de +20MPA e o AFSC ainda nem aos 10MPA chegou.

Comentar por Pete351

Pete nos 2 últimos o porto em valores absolutos tem crescido mais que Lisboa (diz mais da crise de alguns mercados tradicionalmente fortes de Lisboa do que de alguma vantagem competitiva do porto IMO). Em março lisboa cresce 5.1% e agora 2,3%. Note-se que já em janeiro em crescimento absoluto do porto esteve praticamente em linha com o de Lisboa e que nestes quadrimestre a diferença está em 4 mil pax em crescimento abs.

Como nota tradicional os 9,53% deste mês estão em linha com o crescimento médio de forma a atingirmos os 9M (9,85%) e colocam o crescimento médio necessário para os 9,25% em (14,1%).

Já agora, apostas para maio? eu digo 14%

Comentar por nunopinheiro

e mais uma nota, pete a previsão que agora tens para 2016 esta nos “9.407.946” falhou-me alguma coisa? isso da um crescimento médio para os restantes meses, muito forte.

Comentar por nunopinheiro

Só por curiosidade, conseguiremos chegar aos 10 milhões ainda este ano ?!.

Comentar por Miguel Guimaraes

Verdade: o movimento do aeroporto de Lisboa foi em 2015 superior 2,3x ao movimento do aeroporto do Porto; sempre que haja um crescimento relativo do Porto superior a 2.3x do crescimento de Lisboa, estar-nos-emos a aproximar! e foi o que aconteceu em março e em abril deste ano; não no serve de consolo mas é um excelente indicador de desempenho do nosso aeroporto

Comentar por PedroAlmeida

Miguel Guimarães, 10M este ano é neste momento praticamente impossível, senão mesmo impossível de facto. Mesmo 9.25 é difícil

Comentar por nunopinheiro

Nuno, a previsão é sempre feita com recurso a ocupação constante. Portanto, se o nº de lugares à venda aumenta, o nº de passageiros previstos aumenta também.

Sobre Lisboa, como disse não sigo muito e sinceramente preocupa-me pouco. É um mercado muito diferente do nosso, só em transferências têm um volume de tráfego quase equivalente a 50% dos pax anuais do AFSC.

Comentar por Pete351

Obrigado pete, desconfiei que fosse isso. não acompanho os lugares a venda e olho mais de um ponto de vista estatístico simplista.

Comentar por nunopinheiro

Obrigado pela resposta, Nuno Pinheiro.

Comentar por Miguel Guimaraes

Ja saiu na Presstur para Abril:

“9,6%, para 761.598 passageiro”

http://presstur.com/empresas—negocios/aviacao/easyjet-ja-foi-n–2-no-aeroporto-do-porto-em-abril-a-frente-da-tap/

Eu bem disse que Abril ia ser negro

Comentar por Allure

Um crescimento de 9,6% não é exactamente “negro”.

Comentar por diogoncm

Obvio que não, mas em comparação com que o aeroporto tem feito nos ultimos anos, abaixo dos 10% nem eu contava, e olha que já estava à espera dum crescimento mais brando

Comentar por Allure

9,6% sobre uma base de quase 700.000 pax, trazendo para Abril um movimento semelhante ao de Agosto 2014… coisa pouca.

Ainda assim pensei que conseguiríamos crescer mais um bocado, não esperava era uma queda tão grande da ocupação média. Alguma diminuição por culpa das alterações da TAP era previsível, mas 8pp parece-me muito. Espero que agora em Maio seja mais suave.

Comentar por Pete351

Excelente resultado.
A TAL a desaparecer como é devido.
Seria importante que todos abandonem a TAL como opção

Comentar por luis

eu avisei Pete que a TAL iria tentar tirar o mérito ao aeroporto.
Aqueles 9,6% ficam tal mal ao lado dos outros valores magníficos

Comentar por Allure

É verdade que ‘só’ +9,6% em Abril dói um bocado, mas se multiplicarmos 2,5M * 4 trimestres, temos ‘só’ 10M no final do ano… simpático, não?!?

Comentar por Luis Abreu

Caro Luís Abreu.

Se multiplicar por quadrimestres só pode fazer x3, pois o ano só tem 12 meses.

Mesmo assim essa conta não deve ser feita pois os quadrimestres são muito diferentes entre si.

Comentar por CVP

Oooopsss…! enganei-me😦 é verdade que 2,5M* 3 quadrimestres não abona nada em nosso favor! Vamos esperar que Abril tenha sido um único mês menos bom! Sim, teremos Agosto e Dezembro para compor bem o ano!

Comentar por Luis Abreu

Mas a questão não é ser a TAP, que com a diminuição do sector médio + introdução de um serviço shuttle teria inevitavelmente uma descida de ocupação. A questão é porque é que as outras não compensaram, mas amanhã se tiver tempo já faço essa comparação.

Comentar por Pete351

Já está tudo mal habituado…
9,6% não me parece de todo um mau resultado tendo em conta todos os factores. Abril de 2016 (sem Páscoa) equipara-se quase ao melhor mês de 2014.

Estamos a falar de crescimentos fortíssimos, sendo normal que a procura se ajuste mais lentamente que a oferta nestes momentos. Sem alarmismos penso que o ritmo de crescimento anual continua muito acentuado e é normal que o crescimento tenda a registar %’s menores.

Maio será um indicador melhor.

Comentar por Joao Carvalho

Estamos mesmo mal habituados!.
Infelizmente não podemos ter sempre crescimentos a 2 dígitos!. Se assim fosse, com a actual capacidade do AFSC (que não há forma de aumentar), estaríamos a rebentar pelas costuras!!!.

Comentar por Miguel Guimaraes

Não impede a Portela de crescer as 2 digitos

Comentar por Allure

Eu acho que nós não estamos mal habituados… Acho que é muito normal pedir um crescimento a 2 digitos,porque foi isso que o AFSC nos tem habituado. E acho que devemos “pedir” sempre um crescimento a 2 digitos

Comentar por Serv

Arredonda isso que já da 10%🙂

Lisboa a crescer a 2 dígitos? Não percebi…

Comentar por Joao Carvalho

Serv, se Portugal fosse um pais emergente ou se o Porto fosse um aeroporto pequeno se calhar podia-se exigir isso. Como nem uma nem outra, crescimentos de 2 dígitos a longo prazo não são sustentáveis.

E se fosse por “hábito”, a tendência das últimas décadas é 2-4 anos de crescimento intenso, seguidos por 1-2 de consolidação antes de entrar em novo ciclo de crescimento. Ultimamente, entre baixa do petróleo, recuperação económica e situação da TAP conseguimos esticar mais o período de crescimento, mas convém manter os pés no chão.

Comentar por Pete351

Porque é que não é sustentável? O Porto é a “capital” do Noroeste Peninsular. Serve mais de 6 milhões de pessoas. Porque não pode crescer sempre a dois digitos? O Porto tem estado a crescer a 2 digitos e não me parece que estejamos a perdes sustentabilidade. Cada vez mais chegam mais turistas,cada vez mais temos mais rotas a preços mais competitivos a serem usadas por estrangeiros e portugueses.Que mal faria crescer sempre a dois digitos?

Comentar por Serv

Serv, uma coisa é potencial outra é crescimento. Dusseldorf, num raio de 200km, tem quase 20 milhões de pessoas e um PIB que eclipsa o nosso, mas isso não lhes garante sequer crescimento quanto mais de 2 dígitos. Além disso, quanto maior for o aeroporto, mais difícil é ter crescimentos grandes em %. Por exemplo, se tu tens 10 voos por dia e passas a ter 11, cresces 10%. Mas se tens 100 e passas a ter 105, apesar de em valor absoluto o aumento ser maior, só cresces metade em %.

Sobre a sustentabilidade, pensa que num negocio normal ganhar dinheiro desde o inicio é quase impossível. Uma companhia aérea é um negocio com margens mais pequenos que o normal e para rentabilizar novas rotas são precisos sempre 2-3 anos, às vezes mais. Se precisam de tempo não podem estar sempre a crescer, caso contrário nunca serão rentáveis e portanto não sustentáveis.

Nuno, se tudo correr bem no próximo ano já conseguimos chegar aos 10 milhões, ficando 2018 como ano de estabilização.

Comentar por Pete351

Serv. acho que o pete esta a falar a longo prazo, como bem dizes somos o maior Aeroporto do noroeste peninsular. Não somos o maior aeroporto de uma metrópole de 10-15M. A crescer 16% ao ano em 5 anos chegávamos aos 20 milhões, não me parece possível para uma região que não é propriamente rica e sem uma companhia a fazer do aeroporto do Porto o seu HUB com o acréscimo de trafego que isso representaria.

Sera natural e ate desejável que o crescimento estabilize e solidifique um pouco antes de voltar a crescer.

Dito isto desejo que atinja o mais rapidamente possível os 10M já que provavelmente sera o valor que despertará o interesse de algumas companhias transatlânticas no Noroeste Peninsular. oferecendo assim as pessoas daqui melhores ligações com o resto do mundo.
Relembro que IMO um aeroporto grande não é um objectivo por si só, o objectivo é ter um aeroporto que sirva os interesses de uma região se para o fazer tiver de ser grande que o seja. mas não vamos inverter a logica.

Comentar por nunopinheiro

O que significa IMO?

Comentar por Luis Abreu

Desculpe Luís anglicismos In My Opinion, na minha opinião, peço desculpa tem razão, e devia evitar.

Comentar por Nunopinheiro

Crescer a 2 dígitos era impecável, mas a verdade e que somos um aeroporto sem escalas, o que só por si retira imensa capacidade de gerar tráfego.

Os crescimentos não serão eternos e há certamente um tecto dadas estas limitações.

Comentar por Joao Carvalho

Obrigado pelo esclarecimento Nuno🙂 não há qualquer problema, afinal anglicismos não faltam na aeronáutica e a mim não me chocam – e não seria o primeiro anglicismo neste ‘blog’!

Comentar por Luis Abreu

Podem até considerar-me um sonhador. Mas o Norte de Portugal e a Galiza são zonas muito industrializadas e empreendedoras. A população de ambas as áreas não vai ficar sempre no mesmo tamanho,a lógica é que quando a economia recuperar a população começe a crescer e os rendimentos também.

Temos uma rede invejável da Ryanair e que todos os anos continua a crescer
Temos um investimento recente mas forte da Easyjet no Porto
Temos a transavia a ponderar abrir uma base aqui
Temos a Vueling a aumentar a operação no Porto
A wizzair entrou finalmente no Porto

Para dentro da Europa as rotas estão a crescer a bom ritmo e não me parece que seja insustentável.

Comentar por Serv

“blog” não é anglicismo, já foi adaptado para a lingua portuguesa.

Comentar por Allure

O que é a TAL ?

Comentar por Diogo

Transportes Aéreos de Lisboa…

Comentar por Allure

Eh pá… a sério, deixem ficar a sigla TAP como estava! Transportes Aéreos… da Portela!! ‘tá tudo dito, penso eu de que…😀

Comentar por Luis Abreu

E quem assim fala é do Norte,…….,carago!!!!!.

Comentar por Miguel Guimaraes

E para complementar, segundo o ACI continuamos no TOP 5..

“GROUP 3: Berlin SXF (+43.2%), Faro (+28.5%), Larnaca (+19.5%), Bucharest OTP (+18.4%), Porto (+17.5%)”

Coloquei á pouco no local errado

Comentar por Ricardo Sousa

Ei lá, andamos a crescer menos que Faro?

Comentar por Allure

Em percentagem sim, btw os números que o Ricardo refere são os do trimestre, Março Faro cresceu 40,7%.

Mas o crescimento de Faro é mais reflexo da Pascoa (Março) e da elevadíssima sazonalidade de Faro.

Para deixar uma ideia no primeiro trimestre do ano o Porto trasportou mais 1 Milhão de Pax que Faro.
789 M vs 1 773 M

Comentar por nunopinheiro

E o aeroporto do Porto cresceu em maior número absoluto de passageiros do que o aeroporto de Lisboa permitindo reduzir o diferencial de passageiros entre os 2 aeroportos

Comentar por Pedro Almeida

Nem de proposito saiu agora mesmo, porto 17,2% com 650102 Pax.

BTW pete mais uma vez ganha março com um Delta de 0,7%, eu fico com o segundo lugar para Março com 1,2%

Portanto expectativas para Abril?

Eu digo 13,5%…Façam as vossas apostas😉

Comentar por nunopinheiro

Abril deve ter uma subida murchinha com tudo o que aconteceu neste mês. Sem páscoa, atentados em França, etc.

Comentar por Allure

Allure, só vale com numero😀

Comentar por nunopinheiro

Em principio devia andar à volta disso 12%-13%, a LF constante.

Comentar por Pete351

Alguma novidade relativamente aos resultados de Março?!.

Comentar por Miguel Guimaraes

Tamos em Portugal, temos de ser os ultimos em tudo.

Comentar por Allure

Já estão a sair os de Abril e nós como sempre NADA…. é o gestores que temos…..

Comentar por Ricardo Sousa

Sabemos que está na casa dos +17% / 650.000 pax, mas provavelmente até ao final da semana teremos o valor exacto.

Comentar por Pete351

Se assim for….. excelente. Mais 120.000 px…… continuamos com grande ritmo….

Comentar por Ricardo Sousa

in prestur “tendência de crescimento acentuado do movimento de passageiros no Aeroporto do Porto, com uma subida em 17,4% no primeiro trimestre”
Que implica que em Março o número ande perto dos 17.1%.

assim e para os restantes meses do ano de forma a atingir os 9M a media deve ser superior a… 9,8% que parece agora relativavelmente fácil de atingir.
Assim e como objectivo secundário de atingir os 9.25M a media cifra-se em 13.6%

Comentar por nunopinheiro

Quanto mais depressa a TAL tiver ZERO passageiros mais rápido lá chegamos.
PS:
EASY JET a menos de 3% de ultrapassar a TAL.
A TAL reduziu mais de 70 voos internacionais.
As outra aumentam.
Consequência:
O movimento aumenta

Comentar por luis

Apesar da tendência de crescimento acentuado do movimento de passageiros no Aeroporto do Porto, com uma subida em 17,4% no primeiro trimestre, três companhias tiveram quedas de passageiros a dois dígitos, a SATA Internacional, em 29,7%, a Air Europa, em 31,3%, e a TAAG, em 12,4%.

Dados do Aeroporto Francisco Sá Carneiro a que o PressTUR teve acesso indicam que o número de passageiros embarcados e desembarcados em voos da SATA baixou cerca de sete mil, para 16.836, em Air Europa a queda foi de aproximadamente 6,8 mil, para 14.881, e em TAAG foram menos cerca de dois mil, para 14.537.

A SATA manteve-se ainda assim a 11ª maior companhia do Aeroporto do Porto, a Air Europa foi a 12ª e a TAAG a 13ª.

Igualmente em queda esteve também o movimento de passageiros em voos da 14ª maior, a Transavia Holanda, com um decréscimo em 9,5% ou cerca de 1,4 mil, para 13.818.

Comentar por Allure

A não ser que aconteça alguma coisa de extraordinário, os 9MPA de 2016 não estão em causa e os 10MPA em 2017 parecem bem encaminhados.

Comentar por Pete351

Mais um mês forte.
Mais passageiros e maior taxa de ocupação.

Estamos bem lançados.

Estes números já permitem a outras companhias aéreas olhar para o AFSC com outros olhos.

Comentar por Joao Carvalho

Haveria alguma possibilidade de, ainda este ano, chegarmos aos 10.000.000 de passageiros?!.

Comentar por Miguel Guimaraes

Isso pressupunha um crescimento de 25%, o que é exagerado.

Comentar por João Ferreira

Népia, para este ano 10M é muito… Não dá!!!! 9M é bom!!!

Comentar por CVP

10M é um pouco exagerado, mas pelo que vejo destes 3 meses, 9M parece-me um nº bastante realista, só desejo que não continuemos a crescer à base de LCCs, acho que merecemos mais companhias de bandeira!

Comentar por Luis Abreu

10 M este ano serio uma tremenda surpresa, pelo que vou registando 9.25 é o numero provável. e mesmo assim optimista.
Para o ano que vem, sim é uma boa possibilidade, e se os atingirmos imagino que bastantes outras rotas internacionais se venham a abrir já que é um numero considerável.

Comentar por nunopinheiro

10M este ano é impossível.

Luis, não sendo hub é impossível crescer a este ritmo maioritariamente com companhias tradicionais. Pensa que uma Lufthansa, por exemplo, está limitada estrategicamente a voar só desde FRA e MUC para o Porto. Já uma easyJet pode voar qualquer rota europeia.

Comentar por Pete351

Alguem sabe alguma coisa sobre os resultados de Março???.

Comentar por Miguel Guimaraes

por acaso já se sabe qq coisa crescimento no primeiro trimestres 17,4%, que implica que março tenha valores na ordem do 17% ou 650000 pax

Comentar por nunopinheiro

E de volta ao joguinho de todos os meses, (tenho de começar a apontar os totalistas mais certeiros) apostas para Março? eu digo 16%

Comentar por nunopinheiro

Aposto em + 19%

Comentar por Miguel Guimaraes

Eu aposto novamente na casa do 20%. Tivemos redução de voos por parte da TAL mas em contrapartida tivemos mais voos e a ponte aérea, alem do fator Pascoa que este ano foi em Março.

Comentar por Ricardo Sousa

A ocupações constantes, com a oferta existente andaria à volta dos 16/17%. Como as ocupações tem subido, pode ser que dê mais um bocado em nº de passageiros.

Comentar por Pete351

E o totalista é o Pete com o valor mais próximo e dentro do intervalo🙂 …

Comentar por nunopinheiro

Gostaria de saber se alguém sabe qual o motivo de ainda apresentarem o cartaz dos 6M de passageiros, na área de recepção de bagagem, quando o aeroporto já atingiu 8M! Este pequeno pormenor, para quem segue minimamente os números do aeroporto, passa uma imagem de desleixo!

Comentar por Carlos M.

Devem estar à espera dos 10 milhões lol. Mas concordo contigo.

Comentar por Allure

Qual quê não vem que para o ano são 9 milhões, é só rodar o vinil hehehehhe.

Comentar por Nunopinheiro

Temos de poupar nos cartazes, para podermos construir a TAXIWAY a tempo e horas!.

Comentar por Miguel Guimaraes

Eis uma nota humorística no ‘blog’… às vezes, faz bem!😀

Comentar por Luis Abreu

561713 fevereiro já saio in anna.aero

Comentar por nunopinheiro

Fevereiro pela primeira vez acima de Janeiro. O dia 29 fez diferença

Comentar por Allure

Já agora, tens o link directo para essa noticia?

Comentar por Allure

http://www.anna.aero/wp-content/uploads/european-airports.xls aqui podes ir consultando

Comentar por nunopinheiro

Segundo o site ACI Europe, o n/ aeroporto teve um crescimento de 21,50% em Fevereiro. Parabéns.

Comentar por JG

Hmmm disseram aqui que Faro tinha crescido 18,4%, mas no ACI Europe diz lá 21,9%

Comentar por Allure

Exatamente….. muito acima das espectativas….. Excelente e continuamos no TOP 5 na categoria 3. Devemos ter tido um crescimento próximo dos 100 000 para 561 901 passageiros….

Comentar por Ricardo Sousa

Foi a ANA que o disse em faro…
Resultado muito muito bom…mesmo com o efeito de um dia extra.
A ver vamos de este mês mantemos o momento.

Comentar por nunopinheiro

Uma vez mais,e a confirmar-se esses números para a meta dos 9 Milhões este ano temos de ter um crescimento médio nos meses restantes de 10.4%

Comentar por nunopinheiro

Tenho visto este tópico e com taxas de crescimento nestes números (digamos 15% / mês), parece-me possível os 9M… e a 15% / mês parece-me possível 1M em Agosto…)

Comentar por Luis Abreu

http://www.presstur.com/empresas—negocios/aviacao/aeroportos-do-porto-e-de-faro-atingem-tops-de-crescimento-na-europa-aci/

Estes são os dados já apresentados pelo presstur relativos aos aeroportos nacionais.

Comentar por CVP

Transcrevo o que o site ACI-EUROPE.ORG diz sobre o mês de Fevereiro:

“GROUP 3: Berlin SXF (+47.4%), Faro (+21.9%),
Bucharest OTP (+21.8%), Porto (+21.5%) and Larnaca (+21.2%)”.

Será que há mais que uma base de referencia?

Comentar por Ricardo Sousa

Dá mais ou menos 561,900, o que colocaria Fevereiro à frente de Janeiro

Comentar por Allure

“o Porto, com 561,7 mil, foi o 57º, melhorando duas posições em relação ao ano passado, “in presstur

Comentar por nunopinheiro

nº55
“O Porto, com 1,12 milhões, deu ‘um salto’ ainda maior, de 62º em 2014 para 57º em 2015 e 55º este ano.”

Comentar por Allure

Pelos vistos já há números para Fevereiro… não se podem publicar?

Comentar por Luis Abreu

Peter …

Ainda não conseguiste saber os valores exactos?

Comentar por Ricardo Sousa

Quando tiver o valor exacto actualizo a tabela, por agora fica os +21,5%.

Comentar por Pete351

Realmente os crescimentos continuam fortíssimos. Certamente irão diminuir ao longo do ano, mas acredito que há espaço para muito mais nos próximos anos.

Comentar por Joao Carvalho

Quando sai os resultados de Fevereiro?

Comentar por thekiller1314

Só se sabe faro 18,4%.

Comentar por nunopinheiro

Lamntável este secretismo e atraso… que mal tem divulgar esses valores? se calhar a subida sustentada dos mesmos incomoda alguém…😦

Comentar por Luis Abreu

É ridiculo mesmo. Já deveriamos estar a saber as estatísticas de Março, e não à espera das de Fevereiro ainda

Comentar por Allure

Curioso pra saber de Fevereiro, que teve mais um dia este ano. Deve estar para sair não?

Comentar por Allure

isto cada vez demora mais tempo a sair. Os galegos já sabem de Março e nós nem ainda Fevereiro temos…

Comentar por Allure

Muito bons resultados🙂 mais uma vez e como forma de piada, vou este ano apontar como objetivo os 9M de pax e a taxa media de crescimento a cada mês para atingir esse objetivo.

Assim no inicio do ano a taxa estava nos 11.02% (inclui o fator de fev +1 dia) assim em janeiro tivemos um surpluss de 14500 pax para esse objetivo o que coloca neste momento a taxa media de crescimento necessária na casa dos 10.60%

Comentar por nunopinheiro

Correção 10,83% e não 10,60%, (engano-me sempre com pequenas correções)😉

Comentar por nunopinheiro

Última hora
Segundo o Expresso a HNA só pode ser um investidor e não poderá ser accionista da TAP.

O JN traz na primeira página que vão ser cortadas mais rotas no Porto segundo Rui Moreira.

Comentar por Ângelo Campos

Arranque espectacular!

Novamente na sexta à noite o vôo TP de ORY para OPO não estava lotado. Pelos lugares de vago estime uma ocupação à cerca de 85%. Não é assim tão maú. Mas já notei isso várias vezes. O que não era muito costume no ano passado…
Como já foi dito a concorrência é maior e deve ser uma das razões ou então por razões económicas tb é capaz de haver menos viagens de negócio. E acrescentamos o efeito dos atentados de novembro, e isso tudo deve contribuir um pouco…

Nota-se alguma estagnação ou redução no destino Paris?

De resto nesse vôo, da TP, vinha um passageiro de vulto. Dr Rui Moreira. Se calhar não teve outra escolha.

Comentar por Flying Nelo (Salgueirista)

Que brilhante arranque de 2016!

Comentar por PedroAlmeida

Janeiro: +14,0%

Comentar por Pete351

É brilhante continuar-mos a crescer a dois digitos… Fico mesmo sem palavras. Espero que cheguemos aos 9 milhões este ano

Comentar por Serv

Parabéns ao AFSC!. Por este andar vamos chegar rapidamente aos 10.000.000, sem perder qualidades!.

Comentar por bs

Obras de expansão, nomeadamente da taxiway F nem vê-la.

Comentar por thekiller1314

Vivíamos melhor com o prolongamento do taxiway? Sim. Vai condicionar o crescimento do aeroporto este ano, ou no próximo? Não.

Comentar por Pete351

Excelente resultado para AFSC em Janeiro e continuar a crescer ao ritmo de 2 dígitos…. apesar de se época baixa…. A este ritmo passaremos certeza 9M contra a vontade de muita gente….

Comentar por Ricardo Sousa

Grandes números. Impressionante e bem demonstrativo da capacidade do AFSC.

Este ano todos os meses acima do meio milhão!?

Comentar por Joao Carvalho

Até Março é tudo acima do meio milhão, e a partir de Abril será quase tudo acima dos 700.000

Comentar por Pete351

Em princípio e atendendo ainda a que Fevereiro foi com 29 dias, deveremos ter todos os meses acima de meio milhão!!! A meta agora é que Agosto atinga o milhão (que será mais difícil)

Comentar por CVP

Pete, estes resultados de Janeiro são os definitivos?. É que este valor aparece no quadro como previsão (asterisco)!!!.

Comentar por bs

Agora já são. O provisório aparece quando só tenho acesso à percentagem e não ao valor final.

Comentar por Pete351

Oi pessoal, é possível saber se os voos triangulares que a Transavia faz entre França-Porto-Madeira, os passageiros provenientes de França vão mais para o Porto ou para a Madeira? E vai muita gente do Porto para a Madeira na Transavia? Existem números? Obrigado

Comentar por Filipe Ferreira

Os passageiros fazem principalmente Paris-Porto, Porto-Funchal e vice-versa. Da última vez que tive os números era qualquer coisa como 5 a 10% em transferência Paris-Funchal, mas posso tentar encontra-los outra vez se tiveres interesse.

Comentar por Pete351

Sim Peter se não for incomodo e se tiveres a mão esses valores, se não eaquece, obrigado na mesma?

Comentar por Filipe Ferreira

Em 2015, até Novembro, foram cerca de 17.400. Dá 10% do total.

Comentar por Pete351

janeiro não vem ?

Comentar por Porteiro

Ainda não saíram, mas na próxima semana mais tardar já os devemos conhecer.

Comentar por Pete351

+300 K pax é mesmo muito bom. Uma boa expectativa.

Comentar por Flying Nelo (Salgueirista)

Alias, acabo de ler, tb aparece no artigo do blogue :
chuva-de-novos-voos-ryanair-para-o-inverno

Comentar por Flying Nelo (Salgueirista)

Olá. Hoje no JN aparece um pormenor à indicar uma previsão de mais de 3 M de passageiros para transportados pela FR (sobre o reforço das rotas pela FR).
É um objectivo à médio prazo ou já para este ano?
Se é para 2016. Então à atingir o objectivo as estatísticas vão ser óptimas… (oxalá corra tudo bem).
Acho uma evolução muito grande por parte da FR. Este ano, salvo erro transportaram cerca 2M.

Comentar por Flying Nelo (Salgueirista)

Os 3.4M são para este ano. Em 2015 uns 3.1/3.2M, não 2M, portanto até é um crescimento bastante razoável.

Comentar por Pete351

artigo interessante sobre o nosso aeroporto, no conceituado site anna.aero

http://www.anna.aero/2016/02/15/porto-airport-passes-8-million-passenger-mark-in-2015/

Comentar por zoficial

Artigo muito interessante, ia mesmo agora colocar aqui. Pena ficar desactualizado rapidamente, com a quantidade de novidades que temos tido.

Comentar por Pete351

Para desanuviar um bocadinho a conversa da TAP. Expectativas para Janeiro? 540 mil? Mais ? Menos?

Comentar por Nunopinheiro

Eu diria um pouco mais, 555 mil!

Comentar por skiespassion

Mantendo-se a tendência de crescimento das ocupações médias, diria que entre 560.000 e 580.000

Comentar por Pete351

Quando saem as estatísticas de janeiro?

Comentar por thekiller1314

Ainda é cedo. Provavelmente só daqui a 1 mês.

Comentar por Pete351

Como sempre…. eles não estão com pressa…..

Comentar por Ricardo Sousa

Boas….

Pete,

Achas que pelos vistos com a entrada de chineses na TAL alguma coisa pode mudar para nós?

Comentar por Ricardo Sousa

Os chineses são sócios do Neeleman, duvido que intervenham na estratégia. A única coisa interessante que podiam fazer era bloquear já os direitos de um Lisboa-Pequim, impossibilitando a Air China de poder fazer a rota.

Comentar por Pete351




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s