aerOPOrto


Estatísticas 2018
2016 2017 2018 Var. (%)
Janeiro 560.736 692.689 761.838 +10%
Fevereiro 562.066 664.610 733.831 +10%
Março 650.003 768.686 887.144 +15%
Abril 761.931 940.908 1.042.042 +11%
Maio 844.135 971.940 1.093.781 +13%
Junho 854.702 980.460
Julho 934.547 1.071.163
Agosto 994.982 1.111.834
Setembro 899.673 1.026.772
Outubro 867.932 966.303
Novembro 695.288 769.960
Dezembro 752.397 823.303
Total 9.378.392 10.788.628 4.518.636
Rolling Year: 11.268.431
Previsão 2018: 12.024.314

Top 12 City Pairs

Paris 1.390.466 431.421 Frankfurt
Lisboa 1.084.564 384.055 Bruxelas
Londres 732.255 363.393 Funchal
Madrid 680.405 317.351 Luxemburgo
Genebra 680.032 307.916 Amesterdão
Barcelona 494.869 284.823 Milão

Histórico

1999 2000 2001 2002 2003 2004
2.832.722 2.731.637
2.682.511
2.573.799 2.605.946 2.944.134
2005 2006 2007 2008 2009 2010
3.108.186 3.402.805 3.986.748 4.535.813 4.509.350 5.283.361
2011 2012 2013 2014 2015 2016
6.004.589 6.055.021 6.372.470 6.932.816 8.088.907 9.378.392
2017
10.788.628

_______________________________________________________________
1: A previsão é efectuada com base nas variações previstas no nº de lugares pelas companhias aéreas, considerando uma ocupação média mensal igual à do período homólogo do ano anterior.

*: provisório

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99 comentários so far
Deixe um comentário

Ora bem estamos a meio do ano….
Prespetivas? Acham que vamos atingir este ano os 12M de passageiros?

Comentar por Miguel Leitão

Por enquanto os números que têm saído coincidem com a previsão, e a previsão são 12M este ano.

Comentar por Pete351

Ok e se os números não me falham temos para Junho 1,081 milhões para um crescimento na ordem dos 10,2%.
segundo e relatório da vinci para o 2º trimestre temos 3.216 milhões de pax para um crescimento de 11,2% (o maior a nível nacional em termos precentuais) de resto tirando Lisboa todos os restantes tiveram quebras de tráfego Lisboa teve 10,7% de crescimento indicando um mês de Junho com alguma redução em relação aos 2 meses anteriores.

Comentar por nunopinheiro

Resultados em linha com o esperado, muito bons na minha opinião.

Comentar por Pete351

a ser verdade, Junho fica abaixo de Maio o que é estranhíssimo

Comentar por Allure

Mais um crescimento mensal, a 2 dígitos, conforme sucedeu até aqui, em todos os meses de 2018 !. Simplesmente espectacular !.

Comentar por José Freire

Allure, não é assim muito estranho eles sempre andaram próximos um do outro até porque Maio tem mais um dia,

Comentar por nunopinheiro

Sim, não é muito normal Maio ficar acima de Junho, mas até ter o número exato de passageiros não me parece muito relevante, até porque muitas vezes alguns números excluem certos tipos de tráfego (charters, aviação não comercial, etc).

Comentar por Pete351

Tudo isto com voos directos que foram cancelados 😦 para quem voa semanalmente para Bruxelas por exemplo é horrivel ter de voar sempre por Lisboa, porque o Porto é visto unicamente do ponto de vista turistico e não numa via profissional. Se a TAP e outras companhias aéreas apostassem em voos para profissionais a trabalharem no estrangeiro aumentariam ainda mais os numeros e muito provavelmente mais empresas se deslocariam para o Porto e arredores. Para quem vai em negocios, poucos voos existem que cheguem ao inicio da manhã…falo por mim, o voo que chega mais cedo a Bruxelas é as 12h40 ou seja, a meio do dia de trabalho

Comentar por luis

desconfio que seja porque a TAP parece que vai voltar a rota, como há codeshare

Comentar por nunopinheiro

Mas voos cancelados há todos os anos, acaba por ter pouco efeito.

Sobre o Porto só ser visto do ponto de vista turístico, não é de todo verdade, muito menos se o standard for Lisboa.

Comentar por Pete351

É incrivel pensar que em 2013 tivemos apenas 6.3 milhões de passageiros, e apenas 5 anos depois vamos quase duplicar esse número

Comentar por Allure

Uma grande verdade.

Comentar por João Ferreira

É sim senhor, e lá para 2023 provavelmente será mais do triplo.

Comentar por Pete351

Maio: http://www.presstur.com/empresas—negocios/aviacao/aeroporto-de-lisboa-manteve-se-em-maio-o-aeroporto-portugues-que-mais-cresce/

O Porto é, depois de Lisboa, o segundo aeroporto sob gestão da ANA que mais cresce, tendo em Maio um aumento na ordem dos 122 mil passageiros (+12,6%, para 1,090 milhões).

Comentar por Allure

Excelente resultado. Segundo melhor mês de sempre!

Comentar por vince

É o segundo melhor resultado de sempre do AFSC, apenas superado por Agosto de 2017.
Naturalmente continua a aumentar a diferencial para Lisboa. Já relativamente a Faro também aumenta, mas neste caso positivamente, pois Faro está a sentir e de que maneira a falência da Monarch.

Não deixa de ser mais um resultado positivo, dentro do esperado e acima de tudo convincente, pois o aumento de lugares tem sido bem preenchido.

Comentar por CVP

Ate digo mais para atingir os 12.6% o valor deve andar pela casa dos 1.0945 milhões, bom resultado.
Os 12 milhões este ano parecem mais que possíveis e uma quase certeza.

Comentar por nunopinheiro

CVP, nos próximos anos salvo crise grave do sector, o Porto deve recuperar alguma decalage que o aeroporto de Lisboa atingiu vs o Porto e resto do pais, simplesmente não há mais slots no verão em Lisboa. E a falta de slot provocou parece-me uma pequena corrida as slots lá.
O Porto ainda tem QQ coisa, pelo menos suficiente para mais uma temporada antes da obra de prolongamento do taxy.

Nos próximos 2-7 anos o Porto deve-se aproximar dos valores de Lisboa para algo perto dos 60% do trafego deste.

Comentar por nunopinheiro

E para quando, o início das obras do Táxi Waze, Nuno Pinheiro ?.

Comentar por Jose Freire

Nunopinheiro, o Porto tem uma grande desvantagem em relação a Lisboa. Não tem nenhum HUB e isso faz toda a diferença.

Agora, podia e devia, era ser melhor vendido e explorado a nível turístico, não só o Porto e Douro, mas antes: Porto e Douro, Braga, Guimarães, V. Castelo, Aveiro e Coimbra.

Mas para isso é preciso melhorar urgentemente duas coisas:
1º Ligação direta do comboio ao aeroporto (a nível politico não existe pressa nenhuma).
2º As várias regiões de turismo trabalharem em conjunto (alguém acredita nisso?).

Comentar por Jorge S.

HUB? isso já foi chão que deu uvas, o que parece ganhar cada vez mais espaço é o ponto a ponto, eu como cliente agradeço.
Lisboa também tem pouco tráfego “HUB” é ver os números menos de 10% dos passageiros são pax em ligação em lisboa.

De resto não discordo muito. o mercado do aeroporto do Porto é semelhante ao de Lisboa.
Lisboa tem mais turismo o Porto/norte mais VRF. Lisboa tem mais poder de compra e o “mini hub” TAP por isso aponto para algo como 60%. ainda a alguns anos o porto representava menos de 30% de Lisboa nos últimos anos estabilizou em volta dos 40-41% com tendência a aumentar

Comentar por nunopinheiro

Lá está, mais um excelente resultado e acima do milhão mensal. É o novo normal. Relativamente à diferença comparativamente a Lisboa, não me preocupa demasiado, e acredito que nos próximos anos a diferença tenderá a reduzir-se. Se olharmos só ponto-a-ponto, os valores andam bastante próximos, com o Porto inclusivamente a ter vantagem em alguns mercados.

Nuno, estás a subestimar muito o valor do que é o hub para Lisboa. O tráfego de transferência vale quase 30% do total, não >10%, e permite a existência de muitas rotas e frequências que de outra forma não seriam possíveis. Rotas e frequências essas que permitem estimular mercados e que mais tarde se tornam muito atractivas para operações ponto-a-ponto. Portanto, no total o impacto andará pelos 40% do tráfego. A própria operação da TAP lá, em nº de passageiros, já não anda muito longe da que a Iberia tem em MAD.

Comentar por Pete351

Pete mas como o pax em ligação conta duas vezes 😉 na pratica não é assim tanto. os dados que tenho (presstur) andam por volta dos 25% logo algo como 13-14% dos pax reais. exagerei um bocado quando disse menos de 10%.

Não digo que não tenha impacto mas não aquele que as vezes se quer fazer querer.

Comentar por nunopinheiro

Eu era para ficar calado, mas já que o Pete tocou no tema do Hub de Lisboa, então vou acrescentar mais uma coisa Nuno.
Para quem utiliza a TAP com alguma frequência, sabe que existem rotas, onde tirando a tripulação, a quantidade de Portugueses a bordo é bastante diminuta, para não dizer mesmo nula.
E não é preciso ir muito longe, dentro da própria U.E. existem destas rotas desertas de nacionais a bordo.
Nuno, vai por exemplo a Roménia, é um destino barato em todos os aspetos e é bastante seguro (reconheço, que da 1ª vez que fui lá, ia com bastante receio. Pois os Romenos são de origem cigano. . .mas os ciganos como cá os conhecemos, lá já não existem, são tão ocidentais e civilizados, como tu ou eu. 🙂 ) .
Aluga um carro em Bucareste e utiliza Brasov como base (não te esqueças de visitar o palácio de Peles, o palácio mais lindo da Europa). E depois conta-me quantos Portugueses apanhaste nos voos de ida e volta. . .e olha que eu já la fui 3 vezes em trabalho. . .o máximo de Portugueses foi 7 e era porque eramos todos do mesmo grupo.

Comentar por Jorge S.

Jorge, os ciganos são uma minoria étnica da Roménia. Em n° absoluto há mais ciganos em Espanha do que na Roménia (Wikipédia), essa ideia que os romenos são ciganos está errada.
Os romenos são tão ocidentais como nós.

Desculpem o aparte.

Comentar por Rui21

Jorge, mas essa é a lógica do hub. Nós não somos um país suficientemente grande para justificar um hub nacional, logo o hub tem que ter uma componente internacional muito forte.

Sabendo-se disso, no passado, a TAP raramente teve acesso aos incentivos do Turismo de Portugal nas rotas que abria a partir de Lisboa. É a vida. Eu já fui o único português num voo a abarrotar entre Lisboa e Abidjan…

Comentar por João Ferreira

Eu que noutra vida era rapaz de andar nas obras conheço muito bem os Romenos (vá os que conheci) alguns do quais considero amigos. (e não não são ciganos são latinos como nos)
Há coisa de uns anos a comunidade Romena em Portugal era bastante apreciável depois veio a crise e eles foram embora mas ainda há uns quantos, mas esse tráfego não é de transferência é ponto a ponto as vezes com ligação ao Porto mas é um tráfego muito sensível ao preço.

Sobre o HUB Lisboa é competitiva no atlântico sul/Europa em competição com Madrid, tudo o resto nem por isso. o tráfego em ligação é com desconto e os números são o que são, se retirassem todo o tráfego de ligação de Lisboa representaria um decréscimo em termos de pessoas efetivamente servidas de 14% ou menos 25% de tráfego, é mais que nada mas muito menos que tudo.

dai as minhas contas de o Porto poder vira a operar 60% do tráfego de Lisboa, em virtude de essencialmente fazer ponto a ponto ter menos poder de compra e turismo mas mais VRF (visiting relative and friends). Para mercados aproximadamente iguais em termos de dimensão.

E sim o tráfego HUB ajuda a manter a rede europeia da TAP mas numa pequena escala menos de 12.5% do tráfego.

Comentar por nunopinheiro

#12.5% do tráfego total, no caso da tap ser superior uma vez que é seu a fatia de leão desse trafego… aí deve andar pelos 40%?

Comentar por nunopinheiro

Queria deixar aqui a seguinte notícia:

https://www.dn.pt/dinheiro/interior/estado-pode-ter-de-injetar-mais-dinheiro-na-tap-9486550.html

A ser verdade é muito triste, infelizmente desde o processo de recompra da maioria da TAP pelo Estado, sempre soube que o objetivo da companhia era ser, uma vez mais, subsidiada pelo estado, ou dito de outra forma, por todos nós…. É o mesmo Portugal de sempre, atrasado… Pelo menos, e a ser assim, que não fosse para investir somente na Portela, e apostassem no Porto, Faro, Madeira, em suma em todo o país….
Mais do mesmo…. Centralismo, pago pelos mesmos de sempre.

Comentar por Diogo

a TAP nunca foi muito inteligente.
Não é à toa que vieram dizer à pouco tempo que as rotas que cancelaram no Porto foi um erro grave da parte deles…

Comentar por Allure

Nuno, não podes contar os passageiros em ligação 2x para o número total e depois só contar 1x para dizer que são em ligação. Efetivamenete contam como 2 porque são 2, 1 no voo de chegada e 1 no voo de partida. Se queres comparar passageiros ponto-a-ponto com ponto-a-ponto, isso é outra conta. Relativamente ao impacto, é como digo, tendo em conta todas as variáveis, andará pelos 40%.

João Ferreira, não é verdade que a TAP não beneficiava dos inventivos do Turismo de Portugal. Inclusivamente, lembro-me que a certa altura a TAP em Lisboa tinha mais rotas apoiadas que o Porto inteiro.

Comentar por Pete351

Realmente são números muito positivos e animadores.

Quanto a Lisboa e à TAP obviamente que o factor hub em Lisboa tem um peso que altera qualquer potencial equilibrio entre os 2 aeroportos. Se a TAP mudasse o Hub para o Porto os números invertiam-se.

De qualquer forma o potencial de crescimento no p2p ainda é muito grande principalmente em voos intercontinentais onde estamos claramente mal servidos.

Na mesma medida a quantidade de charters de Lisboa vs Porto para a época de verão é ridiculamente favorável a Lisboa. Parece-me um dos pontos que está a ser mal trabalhado entre o AFSC e os operadores.

Comentar por Joao Carvalho

Por acaso em charters para a Europa a coisa está bem equilibrada, Lisboa tem mais um ou outro destino mas o Porto geralmente tem mais voos. Não temos é charters de longo curso, mas enfim, até um operador do Porto apostar por eles vai ser dificilmente os operadores de Lisboa o vão fazer.

Comentar por Pete351

O facto de já vermos charters a serem desviados para Beja não pode indiciar que alguns no próximo ano seja passados para o Porto? Certo que a distância é maior, mas também se atinge outra área geográfica.

Comentar por João

Para mim, o lógico seria terem passado logo os voos para o Porto mas eles preferiram optar por Beja, portanto não espero que no próximo ano seja diferente.

Comentar por Pete351

Sinceramente acho que passa muito pela mentalidade das pessoas.

A maior parte das pessoas do Porto acha perfeitamente normal ter de ir a Lisboa apanhar um voo pra Punta Cana mas ninguém de Lisboa vem ao Porto fazer o mesmo.

Enquanto assim for, naturalmente que os operadores vão continuar a apostar num mercado que acaba por englobar todo o mercado norte.

Parece-me no entanto obvio que o mercado está completamente subaproveitado e nos famosos “pacotes de férias” estamos muitos furos abaixo do que seria esperado.

Isto nem seria grave se a maior parte dos destinos servidos em charters não fossem péssimos destinos para se fazer por voos regulares.

Comentar por Joao Carvalho

A questão do hábito lembra-me quando a Ryanair começou a fazer voos Porto-Lisboa, ou quando se introduziu a Ponte Aérea: as pessoas estavam habituadas a ir de carro e de comboio, e não iam mudar. Mas depois foi um sucesso.

Com os charters, o problema sempre foi o facto dos grandes operadores turisticos portugueses estarem sediados em Lisboa. E já sabemos o que se pensa desde Lisboa sobre passar coisas para o Porto.

Comentar por Pete351

E para Maio já se sabe alguma coisa?

Comentar por Allure

O Porto, teve um crescimento em 11,7% ou 358,7 mil passageiros no 1Q para um total de 3,42 milhões de passageiros.

Isto significa que em Abril o aeroporto teve sensivelmente 1.030.000 pax.

Em número de voos no 1Q o Porto foi 53º da europa com 27,1 mil (+7,8%).

De notar que a diferença para a Portela é cada vez maior, pois Lisboa cresce e um ritmo galopante +. Já relativamente a Faro o diferencial é cada vez maior também, pois este teve uma perda de pax em 1,3% para 1,69 milhões.

ver mais um presstur

Comentar por CVP

Segundo a presstur:

http://presstur.com/empresas—negocios/aviacao/esgotado-aeroporto-de-lisboa-e-o-8–que-mais-cresce-na-europa-no-primeiro-quadrimestre/

o Porto teve 3,42 milhoões de passageiros no primeiro quadrimestre.
Segundo as minhas contas tivemos 1.037.000 pax em Abril, superando o milhão já em Abril. Um crescimento de 9,3% em relação a Abril de 2017. nada mau tendo em conta o fator Páscoa.

Vamos ter bastantes meses acima de um milhão 🙂 o que interessa é crescer.

Comentar por Diogo

“O Porto, teve um crescimento em 11,7% ou 358,7 mil passageiros no 1Q”
temos então que abril =soma (1Q2017)-J-F-M+358.700 ≃1042780
ou 10,8%

e isso já sabíamos a algum tempo,

Comentar por nunopinheiro

Se forem sempre crescimentos a 2 dígitos, isso é ESPETACULAR !!!.

Comentar por Jose Freire

Atendendo aos dados publicados pelo PressTur para 1Q, devemos ter atingido em Abril um valor a rondar 1.030.000 pax

http://www.presstur.com/empresas—negocios/aviacao/aeroporto-de-lisboa-ficou-com-76–do-aumento-de-passageiros-do-aeroportos-portugueses-ate-abril/

Comentar por CVP

A ser verdade seria um número fantástico. Uma subida de 13,8%.

Comentar por Allure

Agora é só termos, valores acima de 1.000.000 pão nos restantes meses do ano !!!.

Comentar por José Freire

Novembro e Dezembro ficam abaixo de 1M

Comentar por CVP

Se forem realmente 1.030.000 o crescimento é inferior a 10%.

Incrível essas notícias da Presstur serem tão propaganda pro-Lisboa.

Comentar por Rui21

segundo as minhas contas Abril 1.042 Milhoes para 11% de crescimento

x= 692689+664610+768686+940908-761838-733831-887144+358000

Comentar por nunopinheiro

A ser verdade concordo com as contas do nunopinheiro. Dá realmente 1.042M….

Comentar por Ricardo Sousa

Bons números para abril tendo em conta que este ano o efeito pascoa ficou, em parte, no mês de Março.

Comentar por vince

as contas do nuno estão erradas. Se subir para 1,040,000, é uma subida de cerca de 17,2%

Comentar por Allure

ah esqueçam, estava a pegar no valor de Março e não de abril. É mesmo à volta de 10,5%

Comentar por Allure

O importante, é que continuamos a CRESCER A 2 DÍGITOS !!!.

Comentar por José Freire

Já estão certas as contas de abril ?

Comentar por MSA

Pete
Poderás divulgar os “top 20 city parts” ou pelo menos os 12 city parts de 2017?
Apenas para perceber a evolução.
Ainda me recordo do Lux andar pelos 200 000 passageiros..
Já agora como pensa que vai evoluir Frankfurt?
Com quatro voos (han desapareceu) comparado com Barcelona com bem mais.

Comentar por Luís Teixeira

Acho que sim, posso ter a lista com 12. Entram Milão e Amesterdão para esses dois novos lugares.

Sobre Frankfurt, acho que se vai manter mais ou menos na mesma. No fundo há apenas transferência de voos de Hahn para o Internacional. Barcelona tem mais oferta, mas só a partir desta temporada, portanto para se ver a diferença num quadro anualizado ainda vai ser preciso esperar uns meses.

Comentar por Pete351

Pete
Obrigado pela informação.
Contava com Milão mas Amsterdam foi um pouco surpresa. Ainda mais por ter mais passageiros que Milão, talvez as tarefas da Ryanair se tenham feito sentir.
Como sempre digo sou um curioso destes assuntos e um passageiro em rotas restritas.
A minha curiosidade com Frankfurt/Barcelona deriva de habitualmente utilizar Frankfurt, Istambul e Madrid nas viagens com ligações, sendo que já substitui Frankfurt por Barcelona algumas vezes.

Comentar por Luís Teixeira

Já agora.
Em Setembro de 2017 e uma vez este ano utilizei a KLM e foi muito positivo (preço e serviço). As malas chegarem sem problemas e o tempo de escala foi curto.
Alguém tem mais informações.
Se for assim é para repetir.
Um colega gostou de ir para Windoek (Namíbia). Utilizou Transavia para AMS.

Comentar por Luís Teixeira

Amesterdão e Milão tem estado taco-a-taco, a diferença de passageiros não é significativa. A situação deve continuar este ano, e é provável que ambas superem o Luxemburgo em nº de passageiros.

Relativamente à KLM, a minha experiência tanto no médio como no longo curso é positiva. Nos últimos 10 voos com eles nenhum problema a assinalar, o único problema de maior que vejo é a desvalorização recente do programa de passageiro frequente.

Comentar por Pete351

A serem verdadeiras as notícias surgidas na imprensa, nas últimas horas, o AFSC registou 2 400 000 passageiros no 1º trimestre.
Assim sendo, no mês de março houve 904 000 passageiros, ou seja, mais 135 000 pessoas.
Isto dá um crescimento de 17,6% em relação ao mês homólogo de 2017.

Comentar por Mário Teixeira

884 000 passageiros pelas minhas contas.

https://www.dinheirovivo.pt/economia/trafego-nos-aeroportos-aumentou-12-para-104-milhoes-de-passageiros/

Comentar por Jorge Silva

885000 pelas minhas para 15.13 % nada nada mau

Comentar por nunopinheiro

UPS reparei agora que o pete ja ten valores melhores pra fev. que os que tinha estimado antes…
assim sim 884 mil mais qq coisa para 15.04%

Comentar por nunopinheiro

Segundo o site da Ana no primeiro trimestre o trafego no AFSC foi de 2,381M passageiros o que corresponde a + mais 12% que em 2017 o que corresponde a 885331 passageiros em Março.

Aqui fica o link do comunicado:

https://www.ana.pt/pt/system/files/documents/pr_ana_vinci_trafego_aeroportos_q1.pdf

Comentar por Ricardo Sousa

Março já bastante próximo do milhão de passageiros, e os 11 milhões nos últimos 12 meses. Os valores estão ligeiramente acima da minha previsão, o que aliado aos sucessivos aumentos previstos para o Inverno permite melhorar a previsão aos 12MPA.

Agora vai ser o Verão inteiro com valores entre 1.1 a 1.3M mensais, só voltaremos a ver valores abaixo do milhão lá para Novembro.

Comentar por Pete351

Continuamos a crescer a 2 dígitos !!!.

Comentar por José Freire

Aumento de 13,2%

Comentar por Allure

Meus caros,
Excelente fórum. Eu sou só um assíduo leitor.
Obg pelo serviço que prestam.

SC

Comentar por SerafimC

Obrigado pelo comentário Serafim!

Comentar por Pete351

Presstur.
Os dez aeroportos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores somaram 6,41 milhões de passageiros nos primeiros dois meses deste ano, com Lisboa a concentrar a maioria e a reforçar a sua liderança por um crescimento mais forte que todos os outros.
(…)
O Porto, segundo maior aeroporto português, foi também o que teve o segundo crescimento mais forte dos primeiros dois meses, com um aumento em 10,2%, para 1,495 milhões, e também proporcionado pelas rotas internacionais, cujo crescimento atingiu 12,6%, somando 1,23 milhões de passageiros, enquanto em voos domésticos a tendência foi de estagnação, com um aumento pela margem mínima, em 0,1%, para 264,1 mil.

Comentar por MM

Mais um bom resultado, temos assim algo como 733.1 mil pax em fevereiro para um crescimento de 10.3%

Comentar por nunopinheiro

E assim fica garantido que em todos os meses deste ano teremos mais de 700 mil pax aka mais que em Agosto a meia dúzia de anos.

Comentar por nunopinheiro

Sempre a crescer a 2 dígitos !!!.

Comentar por Jose Freire

cheira-me que Julho e Agosto serão sub-5%

Comentar por Allure

Para Julho e Agosto ficarem abaixo dos 5%, teria que haver um verdadeiro descalabro. Contas rápidas, isso só seria possivel se os lugares adicionais conseguissem ocupações inferiores a 30%…

Comentar por Pete351

Salvo melhor opinião é muito prematuro considerar possível ou não.
A previsão do Pete, e sempre muito acertivas, é de 11 982 619.
Será sempre um excelente número ( entre 11900 000 e 12 100 000).
Mais importante será a consolidação de rotas como NY, Toronto etc para que outras companhias apostem aqui.
Não podemos é ver só números. Mais importante será a consolidação como um grande aeroporto e como tal alargar a sua área de influência. Temos de ser a solução para os utentes de Santiago de Compostela até Coimbra/Leiria
Influência essa que está ligada não só a rotas regulares como charters. Aliás salvo melhor opinião os tão desejados 12 000 000 vão depender é muito do sucesso dos charters.
É apenas a minha opinião mas a afirmação nas ligações à América ( norte sul), África e Brasil é que vão permitir consolidar a importância do AFSC.
Apenas como nota de rodapé penso que temos melhor cobertura em Franca e Alemanha que a Portela. Naturalmente faltarão destinos como Nice a Hanover entre outros

Comentar por Luís Teixeira

+++1 muito mais importante que o numero pontual é o serviço que presta a região a nível de frequências e destinos, e estes são possíveis se for lucrativo para as empresas que os operam. Por isso mais que crescimento por crescimento queremos ver consolidação e rotas sustentáveis.

Comentar por nunopinheiro

A questão dos 12M acaba por ser mais psicológica, na pratica fechar com 11.9 ou 11.8 é quase a mesma coisa. Mas sim, a possibilidade está lá, depende principalmente do que for o Inverno. Os charters, sendo importantes, valem tanto em número de passageiros como uma semana de Novembro, portanto não é por aí.

Luis, diria que o raio de acção no transporte de passageiros já é Corunha até Coimbra, e a importância do AFSC dentro desse raio não tem concorrência. A nível de carga é diferente e seria até interessante discutir. As rotas de longo curso, são importantes para servir a procura existente, para colmatar a lacuna que representa no transporte de carga e para melhorar a posição do aeroporto na península e na Europa. Mas o core vão ser sempre as rotas europeias.

Comentar por Pete351

Pete, Janeiro 2018 ficou abaixo ou acima do que estava previsto ?.

Comentar por José Freire

Ficou ligeiramente acima, mas nada de especial. É um bom resultado.

Comentar por Pete351

Nada mau resultado se a media este ano andar pelos 10-12% estamos bem.

Comentar por nunopinheiro

Há possibilidade de atingirmos 12 milhões?

Comentar por Gonçalo

difícil, temos de andar sempre acima dos 12%

Comentar por nunopinheiro

sim duvido que seja este ano os 12m

Comentar por Allure

Boa noite,
o número de passageiros por rota e/ou companhia aérea em 2017 ou em anos anteriores encontram-se disponíveis em algum lado?

Comentar por Rui21

No Eurostat consegues encontrar por rota, mas demora bastante tempo a atualizar. Por companhia aérea não te sei dizer, o INE deve ter esses dados mas acho que não os publica.

Comentar por Pete351

Mais uma conquista: Aeroporto do Porto eleito o segundo melhor da Europa
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi eleito pelo ACI – Airports Council International como o segundo melhor da Região Europa para aeroportos com mais de 2 milhões de passageiros/ano https://www.maisalgarve.pt/noticias/nacionais/10639-aeroporto-do-porto-eleito-o-segundo-melhor-da-europa

Comentar por Antero Alexandre Almeida Teixeira

É mais uma distinção importante para o AFSC, ser reconhecido como aeroporto de top.

Não que isto signifique mais passageiros, mais rotas ou o que quer que seja, mas passa uma imagem de excelência de Portugal que bem precisamos.

Somos bons, muito bons até e em muita coisa.

Comentar por CVP

Qualquer dia não há espaço para tanto troféu! Esperemos que continuem a chegar todos os anos como até agora.

Comentar por Pete351

Qualquer dia vamos ter museu com uma sala de troféus!!! 😀 😀 😀

Comentar por CVP

https://www.jn.pt/economia/interior/tripulantes-de-cabine-da-ryanair-marcam-greve-na-pascoa-9138116.html

Não vai fazer mossa nas estatísticas?

Comentar por Luis Abreu

Todos os anos há uma ou outra greve de uma ou outra companhia… A ver vamos…

Comentar por nunopinheiro

Não sei até que ponto o SNPVAC representa os tripulantes da Ryanair, mas é como o Nuno diz, todos os anos há greves ou eventos extraordinários que no final de contas, acaba por ser irrelevante nas estatísticas.

Comentar por Pete351

OK, este ano promete ser mais um ano de recordes, em principio 7 meses com tráfego acima do 1 milhão de pax, e todos os meses acima do que o aeroporto transportava em Agosto a não muitos anos.

Comentar por nunopinheiro

Exatamente, salvo acontecimentos extraordinários teremos meses entre 700.000 e 1.3M.

Comentar por Pete351

Pete, há alguma previsão para Janeiro 2018 ?!.

Comentar por José Freire

Na casa dos 750.000 diria.

Comentar por Pete351

Fica aberto o tópico das Estatísticas 2018, à espera dos resultados de Janeiro e de acabar os cálculos para a primeira previsão de 2018.

Comentar por Pete351




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