aerOPOrto


Estatísticas 2018
2016 2017 2018 Var. (%)
Janeiro 560.736 692.689 761.838 +10%
Fevereiro 562.066 664.610 733.831 +10%
Março 650.003 768.686 887.144 +15%
Abril 761.931 940.908 1.042.042 +11%
Maio 844.135 971.940 1.093.781 +13%
Junho 854.702 980.460 1.080.119 +10%
Julho 934.547 1.071.163 1.151.468 +8%
Agosto 994.982 1.111.834 1.218.609 +9%
Setembro 899.673 1.026.772
Outubro 867.932 966.303
Novembro 695.288 769.960
Dezembro 752.397 823.303
Total 9.378.392 10.788.628 7.968.833
Rolling Year: 11.555.170
Previsão 2018: 12.050.509

Top 12 City Pairs

Paris 1.436.741 461.979 Frankfurt
Lisboa 1.080.325 383.142 Bruxelas
Londres 742.852 374.372 Funchal
Madrid 706.583 316.051 Luxemburgo
Genebra 687.125 300.505 Amesterdão
Barcelona 527.009 285.209 Milão

Histórico

1999 2000 2001 2002 2003 2004
2.832.722 2.731.637
2.682.511
2.573.799 2.605.946 2.944.134
2005 2006 2007 2008 2009 2010
3.108.186 3.402.805 3.986.748 4.535.813 4.509.350 5.283.361
2011 2012 2013 2014 2015 2016
6.004.589 6.055.021 6.372.470 6.932.816 8.088.907 9.378.392
2017
10.788.628

_______________________________________________________________
1: A previsão é efectuada com base nas variações previstas no nº de lugares pelas companhias aéreas, considerando uma ocupação média mensal igual à do período homólogo do ano anterior.

*: provisório

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135 comentários so far
Deixe um comentário

Olá meus caros interessados no AFSC.
Viram a noticia maior do JN de hoje acerca da relação da TAP com o o nosso AFSC?
Isto é, voltar às operações de antes da mudança louca para Lx?

Comentar por Serafim Carvalho

Serafim, nem as operações vão voltar ao que eram antes (felizmente!) nem nunca houve nenhuma mudança louca para Lisboa. Há, isso sim, novos aumentos sobre valores já de si históricos.

Comentar por Pete351

O valor para Agosto de 1.218.000 (provisório) de Agosto faz notar três coisas interessantes.
– Primeiro é que o AFSC esta ano tem mais pax em Agosto que Faro. Não me lembro de tal coisa.
– Segundo é que faltando um quadrimestre, o Sá Carneiro tem praticamente o mesmo número de passageiros que o total de 2015.
– Terceiro ter um crescimento % superior à Portela.

São bons resultados.

Comentar por CVP

Também achei curioso termos ficado acima de Faro em Agosto, embora isso se deva em parte à má performance deles este Verão.

Comentar por Pete351

Sim a falência da Monarch foi terrível para o Algarve este ano. O operadores não encontraram alternativa, aliado à “fuga” britânica para o Norte de África e a germânica essencialmente para a Turquia.

Aliado a isso temos um crescimento bastante simpático no Sá Carneiro.

Comentar por CVP

Pete, o que apostas para Agosto? Abaixo das expectativas como foi Julho?

Comentar por Allure

Agosto espero que esteja novamente em linha porque a previsão de lugares bate certo. O expectável seria um valor ligeiramente acima de 1.2M.

Comentar por Pete351

Já há estadísticas do mês de Agosto: 1.218M, aumento do 9.6%.

http://presstur.com/empresas—negocios/aviacao/aeroportos-portugueses-somaram-592-milhoes-de-passageiros-em-agosto/

Comentar por Fbesada

Bom número e mais uma vez, julgo eu, em linha com a previsão do Pete.
Nov e Dez, terão de ter crescimentos relevantes, para atingir a previsão para 2018.

Comentar por Luís Teixeira

É um excelente resultado sem dúvida. E, ao estar em linha com o previsto, permite manter a estimativa para o final do ano, que até é algo conservadora no Inverno.

Comentar por Pete351

Revista a previsão para este ano com as últimas atualizações para W18. Mesmo sendo conservador, o número ganhou alguma margem para cima dos 12MPA.

Como curiosidade, também estive a fazer uma primeira previsão para 2019 só com o que já está anunciado, e o resultado foi cerca de 12.6M. Nada mau.

Comentar por Pete351

Espero que bastantes mais coisas sejam anúnciadas para 2019….. 2018 foi bastante bom, e em parte deveu-se à reposição de rotas europeias da TAP (reposição e não criação atenção…). Não estou a ver a TAP a abrir rotas europeias, a ser seria sempre uma ou duas (numa grande loucura…), nem a repor, e volto a referir repor, rotas intercontinentais que nos tirou… Fala-se no diário para Nova Iorque (o que para mim faz menos sentido do que aumentar São Paulo por exemplo – até pela entrada da United no Verão).
A Easyjet e a Ryanair poderão aumentar mas vão ser aumentos pequenos, para além do já anunciado.
Poderá vir a Emirates, mas já não acredito.
A Turkish fez pequeno aumento! A Aegan deverá manter os voos sazonais.
A Vueling e a Transavia nem sei bem o que esperar, mas serão sempre pequenos aumentos (a haver).
A RAM preve um pequenino aumento.
Das ditas tradicionais (Lufhtansa, Swiss, Air France, British Airways, etc) penso que a operação será similar a 2018, com um ligeiro aumento.
Poderiam também haver charters Caraíbas no Verão, mas tem sido difícil…..
Por isso acho que para 2019 não teremos o crescimento que temos tido, mas pronto. Importa consolidar e crescer um pouco pelo menos.
Vamos ver 🙂

Comentar por Diogo

Se crescer de 12M em 2018, como prevê o Pete, para 2019, como prevê agora o Pete serão mais 5%.
E ainda há muita coisa por anunciar a julgar pelo passado e pelo que se vai aqui lendo e ouvindo.

O Verão 2019 costuma ter a programação fechada quando?

Comentar por João

João, as temporadas de Verão geralmente estão bem definidas até finais de Janeiro, e as primeiras novidades já começam a aparecer por esta altura. Fazendo uma análise dos grandes players diria o seguinte:
– Ryanair: espero que pelo menos as rotas que começam agora no Inverno se prolonguem. Por outro lado, os conflitos laborais na base podem ser um problema e inclusivamente levar a Ryanair a reduzir a operação;
– TAP: o discurso tem sido bastante ambicioso, e pela primeira vez vemos crescimento na operação deles no Porto. E não, não são só “reposições”, são +20% de lugares (já excluindo OPO-LIS). Espero que a operação diária para Nova Iorque se concretize, vejamos esses 2-3 destinos que eles falaram e eventualmente algum reforço nas rotas existentes;
– easyJet: quer crescer, mas quer fazê-lo com aviões baseados no Porto e isso é um problema. Depois há a questão do Funchal, que pode ser outro problema. Por outro lado, mais de metade do crescimento deles no próximo ano será em aeroportos onde eles querem fazer um push para chegar a 2º lugar. Se eles ainda olharem para o Porto dessa forma podemos ter algum crescimento da parte deles. No mínimo, espero que Nice continue;
– Grupo AF-KLM: nos últimos 5 anos tiveram sempre crescimentos entre os 20 e os 30% no Porto, não sei se terão margem para repetir. Gostava que pelo menos a AF desse um passo firme com CDG diário, e eventualmente alguma coisa com a Transavia;
– Grupo IAG: acredito que a Iberia vai ter uma operação mais forte do que está programada, não sei se vão avançar já com o NST, embora fosse excelente. A Vueling como sempre é um mistério, não sei bem o que esperar. No caso da BA estamos sempre pendentes do regresso de Heathrow, mas com o crescimento da IB e com o Brexit não sei se será coisa para 2019. Seria interessante também uma 2ª tentativa da Aer Lingus, agora que a Ryanair está algo fragilizada, mas provavelmente é demasiado cedo.
– Grupo LH: este ano abrandaram muito, ao ponto de perderem o posto de 5º posto para o Grupo IAG, em parte pelo cancelamento de Viena e pela chegada da United e da Air Canada. Não sei como vão fazer este ano. Gostava de os ver apostar em força com a Swiss na rota de Zurique, eventualmente alguma coisa para os hubs alemães e recuperar Viena.

Com as restantes há margem também. Vamos ver, espero que lá para Novembro já consigamos ter uma ideia mais exata do que nos espera em 2019.

Comentar por Pete351

Espero que sim, que a TAP invista, preferencialmente direto e não por Lisboa. Roma é um bom exemplo do que seria possível, a par de S Paulo e Nova Iorque como aqui foi diversas vezes dito. Rio de Janeiro também acho que tem margem para um aumento.

Pete sabes se a Wizz terá novidades? O cancelamento de Varsóvia é só no Inverno? Já a rota de Wroclaw ou Katowice (não me lembro qual) foi cancelada também.
A Wizz penso ser a única com decréscimo anúnciado.

Praga, Atenas e Tel Aviv (Czech Airlines, Aegan e EL AL) não poderão passar de sazonais a toda a temporada? Será difícil alguma delas transitar ou aumentar frequ^ncia no verão 2019?

Já agora, a TAAG poderá aumentar alguma coisa? Aumentaram as ligação à África do Sul e outros países de África pelo que li, pelo que poderia ser bom para ligações a África.

A aer lingus seria bom, mas acho que o problema da Ryanair na base Dublin foi hoje ultrapassado, segundo li hoje na comunicação social.

Também há sempre boas surpresas de última hora, se bem que as temporadas são cada vez mais definidas mais cedo e os voos postos à venda mais cedo.

Comentar por Diogo

Ainda não tenho novidades da Wizz relativamente a Varsóvia. Katowice sempre foi suposto ser sazonal. Wroclaw era para ser anual, mas pelo que percebi vai ficar como sazonal também.

Para Atenas aparentemente os resultados são animadores, e pode ser que haja aumento em S19. Se em S19 correr bem, há até a possibilidade de operar em W19, mas vamos ver.

Tel Aviv, nesta altura, só faz sentido no Verão. No caso de Praga, parece-me que a CSA não tem capacidade para fazer crescer mais a rota, nem sequer anualiza-la.

A TAAG tem aumentado as ligações intra-africanas, mas fora dos bancos de ligação aos voos intercontinentais, ou seja, são para o mercado local. Mas sim, há possibilidade de haver mais alguma frequência para o Porto com a revisão do bilateral, e eles também já falaram nisso publicamente. Por outro lado, o derrapar do novo aeroporto não deixa de ser um problema.

Comentar por Pete351

A TAAG não pode aumentar neste momento a frequência pela limitação do bilateral. Creio que de outra forma teriam facilmente um diário para o Porto, até porque a nível de voos de ligação melhoraram imenso nos últimos anos.

Comentar por Joao Carvalho

João, daí eu ter falado na revisão do bilateral, que aliás já prevê uma excepção para a própria TAAG: de um máximo de 14 semanais eles já estão a operar 17.

Comentar por Pete351

Portanto crescimentos bem mais modestos em 2019. Vai ser dificil ver apenas 4% ou 5% nos aumentos mensais porque estamos mal habituados.

Estranho ninguém ter pegado em Vienna de novo, custa-me a acreditar que não tenha potencial.

Comentar por Allure

allure ainda é muito cedo para essas conjeturas, no entanto em algum momento este crescimento vai ter de acalmar se é em 2019… não sabemos

Comentar por nunopinheiro

Exatamente, ainda é um bocado cedo, corri os números só por curiosidade. De qualquer forma, convém recordar que estamos a falar sobre uma base de 12 milhões de passageiros, e que para crescer +1 milhão já nem são precisos crescimentos a dois dígitos.

Até acho que seria bom o crescimento acalmar um pouco, mas também depende do que será o mix. Até agora, o que temos programado é a continuação para Inverno de muitas das novidades do Verão 2018, e para o Verão 2019 basicamente o que há é +Madrid, que tem margem, solidificação da operação da Turkish, que até aos dois diários tem margem também, e a continuação das rotas iniciadas no Inverno (CAG, SVQ, RAK, NCE).

Comentar por Pete351

Olá a todos,
alguém me pode dizer se é possível saber quantos destes passageiros são turistas, ou não residentes?

Comentar por Serafim Carvalho

Já há algum tempo que não é publicado um estudo, mas se não me engano a percentagem de não residentes andava entre 55 e 60% do total.

Comentar por Pete351

Olá meus caros,
Muito obrigado.
Serafim Carvalho

Comentar por Serafim Carvalho


Porto com 1,15 milhões no mês de Julho, crescimento de 7,5% em relação a Julho de 2017.

Comentar por Diogo

Crescimento fraco em valor absoluto comparado aos primeiros meses do Verão.

Nota: imprensa lisboeta no seu melhor. A dizerem que o crescimento de OPO se deve ao esgotamento de LIS! Ainda há uns meses LIS estava a crescer bem, a que se deve o crescimento de OPO nessa altura?

Comentar por Rui21

O facto de o Aeroporto de Lisboa estar esgotado, resolve-se muito facilmente : é só transferir algumas rotas europeias e intercontinentais, de e para o Porto, sem se ter de passar pela capital !. Mainada…..

Comentar por José Freire

Realmente parece-me um valor bastante curto.
A greve da Ryanair terá pesado nestes números?

Comentar por Joao Carvalho

A greve da Ryanair afetou cerca de 25k passageiros no Porto, mas desses 25k muitos acabaram por viajar noutras datas ou noutras companhias pelo que o efeito nos números de julho nao será muito significativo. Talvez uns 5 a 10 mil passageiros

Comentar por vince

Efetivamente, uns furos abaixo do previsto. São menos 50.000 passageiros do que seria expectável, embora a oferta tenha caído esses mesmos 50.000 lugares.

Ainda não medi o impacto da greve da Ryanair sinceramente, imagino que tenha pesado, mas provavelmente não foi suficiente para justificar a totalidade do valor.

Comentar por Pete351

Não deixa de ser um bom resultado.
Aliás é mesmo o melhor mês de sempre do AFSC!

Comentar por CVP

Pete, a oferta caiu 50000 lugares como?

Comentar por Rui21

Apesar de termos o primeiro crescimento anual, abaixo dos 2 dígitos, não deixa de ser um resultado positivo para o AFSC !.

Comentar por José Freire

caramba, se calhar não chegamos aos 12 milhões então

Comentar por Allure

Rui, sim, 50.000 em relação ao que estava programado no inicio da temporada.

Comentar por Pete351

Ora bem estamos a meio do ano….
Prespetivas? Acham que vamos atingir este ano os 12M de passageiros?

Comentar por Miguel Leitão

Por enquanto os números que têm saído coincidem com a previsão, e a previsão são 12M este ano.

Comentar por Pete351

Ok e se os números não me falham temos para Junho 1,081 milhões para um crescimento na ordem dos 10,2%.
segundo e relatório da vinci para o 2º trimestre temos 3.216 milhões de pax para um crescimento de 11,2% (o maior a nível nacional em termos precentuais) de resto tirando Lisboa todos os restantes tiveram quebras de tráfego Lisboa teve 10,7% de crescimento indicando um mês de Junho com alguma redução em relação aos 2 meses anteriores.

Comentar por nunopinheiro

Resultados em linha com o esperado, muito bons na minha opinião.

Comentar por Pete351

a ser verdade, Junho fica abaixo de Maio o que é estranhíssimo

Comentar por Allure

Mais um crescimento mensal, a 2 dígitos, conforme sucedeu até aqui, em todos os meses de 2018 !. Simplesmente espectacular !.

Comentar por José Freire

Allure, não é assim muito estranho eles sempre andaram próximos um do outro até porque Maio tem mais um dia,

Comentar por nunopinheiro

Sim, não é muito normal Maio ficar acima de Junho, mas até ter o número exato de passageiros não me parece muito relevante, até porque muitas vezes alguns números excluem certos tipos de tráfego (charters, aviação não comercial, etc).

Comentar por Pete351

Tudo isto com voos directos que foram cancelados 😦 para quem voa semanalmente para Bruxelas por exemplo é horrivel ter de voar sempre por Lisboa, porque o Porto é visto unicamente do ponto de vista turistico e não numa via profissional. Se a TAP e outras companhias aéreas apostassem em voos para profissionais a trabalharem no estrangeiro aumentariam ainda mais os numeros e muito provavelmente mais empresas se deslocariam para o Porto e arredores. Para quem vai em negocios, poucos voos existem que cheguem ao inicio da manhã…falo por mim, o voo que chega mais cedo a Bruxelas é as 12h40 ou seja, a meio do dia de trabalho

Comentar por luis

desconfio que seja porque a TAP parece que vai voltar a rota, como há codeshare

Comentar por nunopinheiro

Mas voos cancelados há todos os anos, acaba por ter pouco efeito.

Sobre o Porto só ser visto do ponto de vista turístico, não é de todo verdade, muito menos se o standard for Lisboa.

Comentar por Pete351

É incrivel pensar que em 2013 tivemos apenas 6.3 milhões de passageiros, e apenas 5 anos depois vamos quase duplicar esse número

Comentar por Allure

Uma grande verdade.

Comentar por João Ferreira

É sim senhor, e lá para 2023 provavelmente será mais do triplo.

Comentar por Pete351

Maio: http://www.presstur.com/empresas—negocios/aviacao/aeroporto-de-lisboa-manteve-se-em-maio-o-aeroporto-portugues-que-mais-cresce/

O Porto é, depois de Lisboa, o segundo aeroporto sob gestão da ANA que mais cresce, tendo em Maio um aumento na ordem dos 122 mil passageiros (+12,6%, para 1,090 milhões).

Comentar por Allure

Excelente resultado. Segundo melhor mês de sempre!

Comentar por vince

É o segundo melhor resultado de sempre do AFSC, apenas superado por Agosto de 2017.
Naturalmente continua a aumentar a diferencial para Lisboa. Já relativamente a Faro também aumenta, mas neste caso positivamente, pois Faro está a sentir e de que maneira a falência da Monarch.

Não deixa de ser mais um resultado positivo, dentro do esperado e acima de tudo convincente, pois o aumento de lugares tem sido bem preenchido.

Comentar por CVP

Ate digo mais para atingir os 12.6% o valor deve andar pela casa dos 1.0945 milhões, bom resultado.
Os 12 milhões este ano parecem mais que possíveis e uma quase certeza.

Comentar por nunopinheiro

CVP, nos próximos anos salvo crise grave do sector, o Porto deve recuperar alguma decalage que o aeroporto de Lisboa atingiu vs o Porto e resto do pais, simplesmente não há mais slots no verão em Lisboa. E a falta de slot provocou parece-me uma pequena corrida as slots lá.
O Porto ainda tem QQ coisa, pelo menos suficiente para mais uma temporada antes da obra de prolongamento do taxy.

Nos próximos 2-7 anos o Porto deve-se aproximar dos valores de Lisboa para algo perto dos 60% do trafego deste.

Comentar por nunopinheiro

E para quando, o início das obras do Táxi Waze, Nuno Pinheiro ?.

Comentar por Jose Freire

Nunopinheiro, o Porto tem uma grande desvantagem em relação a Lisboa. Não tem nenhum HUB e isso faz toda a diferença.

Agora, podia e devia, era ser melhor vendido e explorado a nível turístico, não só o Porto e Douro, mas antes: Porto e Douro, Braga, Guimarães, V. Castelo, Aveiro e Coimbra.

Mas para isso é preciso melhorar urgentemente duas coisas:
1º Ligação direta do comboio ao aeroporto (a nível politico não existe pressa nenhuma).
2º As várias regiões de turismo trabalharem em conjunto (alguém acredita nisso?).

Comentar por Jorge S.

HUB? isso já foi chão que deu uvas, o que parece ganhar cada vez mais espaço é o ponto a ponto, eu como cliente agradeço.
Lisboa também tem pouco tráfego “HUB” é ver os números menos de 10% dos passageiros são pax em ligação em lisboa.

De resto não discordo muito. o mercado do aeroporto do Porto é semelhante ao de Lisboa.
Lisboa tem mais turismo o Porto/norte mais VRF. Lisboa tem mais poder de compra e o “mini hub” TAP por isso aponto para algo como 60%. ainda a alguns anos o porto representava menos de 30% de Lisboa nos últimos anos estabilizou em volta dos 40-41% com tendência a aumentar

Comentar por nunopinheiro

Lá está, mais um excelente resultado e acima do milhão mensal. É o novo normal. Relativamente à diferença comparativamente a Lisboa, não me preocupa demasiado, e acredito que nos próximos anos a diferença tenderá a reduzir-se. Se olharmos só ponto-a-ponto, os valores andam bastante próximos, com o Porto inclusivamente a ter vantagem em alguns mercados.

Nuno, estás a subestimar muito o valor do que é o hub para Lisboa. O tráfego de transferência vale quase 30% do total, não >10%, e permite a existência de muitas rotas e frequências que de outra forma não seriam possíveis. Rotas e frequências essas que permitem estimular mercados e que mais tarde se tornam muito atractivas para operações ponto-a-ponto. Portanto, no total o impacto andará pelos 40% do tráfego. A própria operação da TAP lá, em nº de passageiros, já não anda muito longe da que a Iberia tem em MAD.

Comentar por Pete351

Pete mas como o pax em ligação conta duas vezes 😉 na pratica não é assim tanto. os dados que tenho (presstur) andam por volta dos 25% logo algo como 13-14% dos pax reais. exagerei um bocado quando disse menos de 10%.

Não digo que não tenha impacto mas não aquele que as vezes se quer fazer querer.

Comentar por nunopinheiro

Eu era para ficar calado, mas já que o Pete tocou no tema do Hub de Lisboa, então vou acrescentar mais uma coisa Nuno.
Para quem utiliza a TAP com alguma frequência, sabe que existem rotas, onde tirando a tripulação, a quantidade de Portugueses a bordo é bastante diminuta, para não dizer mesmo nula.
E não é preciso ir muito longe, dentro da própria U.E. existem destas rotas desertas de nacionais a bordo.
Nuno, vai por exemplo a Roménia, é um destino barato em todos os aspetos e é bastante seguro (reconheço, que da 1ª vez que fui lá, ia com bastante receio. Pois os Romenos são de origem cigano. . .mas os ciganos como cá os conhecemos, lá já não existem, são tão ocidentais e civilizados, como tu ou eu. 🙂 ) .
Aluga um carro em Bucareste e utiliza Brasov como base (não te esqueças de visitar o palácio de Peles, o palácio mais lindo da Europa). E depois conta-me quantos Portugueses apanhaste nos voos de ida e volta. . .e olha que eu já la fui 3 vezes em trabalho. . .o máximo de Portugueses foi 7 e era porque eramos todos do mesmo grupo.

Comentar por Jorge S.

Jorge, os ciganos são uma minoria étnica da Roménia. Em n° absoluto há mais ciganos em Espanha do que na Roménia (Wikipédia), essa ideia que os romenos são ciganos está errada.
Os romenos são tão ocidentais como nós.

Desculpem o aparte.

Comentar por Rui21

Jorge, mas essa é a lógica do hub. Nós não somos um país suficientemente grande para justificar um hub nacional, logo o hub tem que ter uma componente internacional muito forte.

Sabendo-se disso, no passado, a TAP raramente teve acesso aos incentivos do Turismo de Portugal nas rotas que abria a partir de Lisboa. É a vida. Eu já fui o único português num voo a abarrotar entre Lisboa e Abidjan…

Comentar por João Ferreira

Eu que noutra vida era rapaz de andar nas obras conheço muito bem os Romenos (vá os que conheci) alguns do quais considero amigos. (e não não são ciganos são latinos como nos)
Há coisa de uns anos a comunidade Romena em Portugal era bastante apreciável depois veio a crise e eles foram embora mas ainda há uns quantos, mas esse tráfego não é de transferência é ponto a ponto as vezes com ligação ao Porto mas é um tráfego muito sensível ao preço.

Sobre o HUB Lisboa é competitiva no atlântico sul/Europa em competição com Madrid, tudo o resto nem por isso. o tráfego em ligação é com desconto e os números são o que são, se retirassem todo o tráfego de ligação de Lisboa representaria um decréscimo em termos de pessoas efetivamente servidas de 14% ou menos 25% de tráfego, é mais que nada mas muito menos que tudo.

dai as minhas contas de o Porto poder vira a operar 60% do tráfego de Lisboa, em virtude de essencialmente fazer ponto a ponto ter menos poder de compra e turismo mas mais VRF (visiting relative and friends). Para mercados aproximadamente iguais em termos de dimensão.

E sim o tráfego HUB ajuda a manter a rede europeia da TAP mas numa pequena escala menos de 12.5% do tráfego.

Comentar por nunopinheiro

#12.5% do tráfego total, no caso da tap ser superior uma vez que é seu a fatia de leão desse trafego… aí deve andar pelos 40%?

Comentar por nunopinheiro

Queria deixar aqui a seguinte notícia:

https://www.dn.pt/dinheiro/interior/estado-pode-ter-de-injetar-mais-dinheiro-na-tap-9486550.html

A ser verdade é muito triste, infelizmente desde o processo de recompra da maioria da TAP pelo Estado, sempre soube que o objetivo da companhia era ser, uma vez mais, subsidiada pelo estado, ou dito de outra forma, por todos nós…. É o mesmo Portugal de sempre, atrasado… Pelo menos, e a ser assim, que não fosse para investir somente na Portela, e apostassem no Porto, Faro, Madeira, em suma em todo o país….
Mais do mesmo…. Centralismo, pago pelos mesmos de sempre.

Comentar por Diogo

a TAP nunca foi muito inteligente.
Não é à toa que vieram dizer à pouco tempo que as rotas que cancelaram no Porto foi um erro grave da parte deles…

Comentar por Allure

Nuno, não podes contar os passageiros em ligação 2x para o número total e depois só contar 1x para dizer que são em ligação. Efetivamenete contam como 2 porque são 2, 1 no voo de chegada e 1 no voo de partida. Se queres comparar passageiros ponto-a-ponto com ponto-a-ponto, isso é outra conta. Relativamente ao impacto, é como digo, tendo em conta todas as variáveis, andará pelos 40%.

João Ferreira, não é verdade que a TAP não beneficiava dos inventivos do Turismo de Portugal. Inclusivamente, lembro-me que a certa altura a TAP em Lisboa tinha mais rotas apoiadas que o Porto inteiro.

Comentar por Pete351

Realmente são números muito positivos e animadores.

Quanto a Lisboa e à TAP obviamente que o factor hub em Lisboa tem um peso que altera qualquer potencial equilibrio entre os 2 aeroportos. Se a TAP mudasse o Hub para o Porto os números invertiam-se.

De qualquer forma o potencial de crescimento no p2p ainda é muito grande principalmente em voos intercontinentais onde estamos claramente mal servidos.

Na mesma medida a quantidade de charters de Lisboa vs Porto para a época de verão é ridiculamente favorável a Lisboa. Parece-me um dos pontos que está a ser mal trabalhado entre o AFSC e os operadores.

Comentar por Joao Carvalho

Por acaso em charters para a Europa a coisa está bem equilibrada, Lisboa tem mais um ou outro destino mas o Porto geralmente tem mais voos. Não temos é charters de longo curso, mas enfim, até um operador do Porto apostar por eles vai ser dificilmente os operadores de Lisboa o vão fazer.

Comentar por Pete351

O facto de já vermos charters a serem desviados para Beja não pode indiciar que alguns no próximo ano seja passados para o Porto? Certo que a distância é maior, mas também se atinge outra área geográfica.

Comentar por João

Para mim, o lógico seria terem passado logo os voos para o Porto mas eles preferiram optar por Beja, portanto não espero que no próximo ano seja diferente.

Comentar por Pete351

Sinceramente acho que passa muito pela mentalidade das pessoas.

A maior parte das pessoas do Porto acha perfeitamente normal ter de ir a Lisboa apanhar um voo pra Punta Cana mas ninguém de Lisboa vem ao Porto fazer o mesmo.

Enquanto assim for, naturalmente que os operadores vão continuar a apostar num mercado que acaba por englobar todo o mercado norte.

Parece-me no entanto obvio que o mercado está completamente subaproveitado e nos famosos “pacotes de férias” estamos muitos furos abaixo do que seria esperado.

Isto nem seria grave se a maior parte dos destinos servidos em charters não fossem péssimos destinos para se fazer por voos regulares.

Comentar por Joao Carvalho

A questão do hábito lembra-me quando a Ryanair começou a fazer voos Porto-Lisboa, ou quando se introduziu a Ponte Aérea: as pessoas estavam habituadas a ir de carro e de comboio, e não iam mudar. Mas depois foi um sucesso.

Com os charters, o problema sempre foi o facto dos grandes operadores turisticos portugueses estarem sediados em Lisboa. E já sabemos o que se pensa desde Lisboa sobre passar coisas para o Porto.

Comentar por Pete351

E para Maio já se sabe alguma coisa?

Comentar por Allure

O Porto, teve um crescimento em 11,7% ou 358,7 mil passageiros no 1Q para um total de 3,42 milhões de passageiros.

Isto significa que em Abril o aeroporto teve sensivelmente 1.030.000 pax.

Em número de voos no 1Q o Porto foi 53º da europa com 27,1 mil (+7,8%).

De notar que a diferença para a Portela é cada vez maior, pois Lisboa cresce e um ritmo galopante +. Já relativamente a Faro o diferencial é cada vez maior também, pois este teve uma perda de pax em 1,3% para 1,69 milhões.

ver mais um presstur

Comentar por CVP

Segundo a presstur:

http://presstur.com/empresas—negocios/aviacao/esgotado-aeroporto-de-lisboa-e-o-8–que-mais-cresce-na-europa-no-primeiro-quadrimestre/

o Porto teve 3,42 milhoões de passageiros no primeiro quadrimestre.
Segundo as minhas contas tivemos 1.037.000 pax em Abril, superando o milhão já em Abril. Um crescimento de 9,3% em relação a Abril de 2017. nada mau tendo em conta o fator Páscoa.

Vamos ter bastantes meses acima de um milhão 🙂 o que interessa é crescer.

Comentar por Diogo

“O Porto, teve um crescimento em 11,7% ou 358,7 mil passageiros no 1Q”
temos então que abril =soma (1Q2017)-J-F-M+358.700 ≃1042780
ou 10,8%

e isso já sabíamos a algum tempo,

Comentar por nunopinheiro

Se forem sempre crescimentos a 2 dígitos, isso é ESPETACULAR !!!.

Comentar por Jose Freire

Atendendo aos dados publicados pelo PressTur para 1Q, devemos ter atingido em Abril um valor a rondar 1.030.000 pax

http://www.presstur.com/empresas—negocios/aviacao/aeroporto-de-lisboa-ficou-com-76–do-aumento-de-passageiros-do-aeroportos-portugueses-ate-abril/

Comentar por CVP

A ser verdade seria um número fantástico. Uma subida de 13,8%.

Comentar por Allure

Agora é só termos, valores acima de 1.000.000 pão nos restantes meses do ano !!!.

Comentar por José Freire

Novembro e Dezembro ficam abaixo de 1M

Comentar por CVP

Se forem realmente 1.030.000 o crescimento é inferior a 10%.

Incrível essas notícias da Presstur serem tão propaganda pro-Lisboa.

Comentar por Rui21

segundo as minhas contas Abril 1.042 Milhoes para 11% de crescimento

x= 692689+664610+768686+940908-761838-733831-887144+358000

Comentar por nunopinheiro

A ser verdade concordo com as contas do nunopinheiro. Dá realmente 1.042M….

Comentar por Ricardo Sousa

Bons números para abril tendo em conta que este ano o efeito pascoa ficou, em parte, no mês de Março.

Comentar por vince

as contas do nuno estão erradas. Se subir para 1,040,000, é uma subida de cerca de 17,2%

Comentar por Allure

ah esqueçam, estava a pegar no valor de Março e não de abril. É mesmo à volta de 10,5%

Comentar por Allure

O importante, é que continuamos a CRESCER A 2 DÍGITOS !!!.

Comentar por José Freire

Já estão certas as contas de abril ?

Comentar por MSA

Pete
Poderás divulgar os “top 20 city parts” ou pelo menos os 12 city parts de 2017?
Apenas para perceber a evolução.
Ainda me recordo do Lux andar pelos 200 000 passageiros..
Já agora como pensa que vai evoluir Frankfurt?
Com quatro voos (han desapareceu) comparado com Barcelona com bem mais.

Comentar por Luís Teixeira

Acho que sim, posso ter a lista com 12. Entram Milão e Amesterdão para esses dois novos lugares.

Sobre Frankfurt, acho que se vai manter mais ou menos na mesma. No fundo há apenas transferência de voos de Hahn para o Internacional. Barcelona tem mais oferta, mas só a partir desta temporada, portanto para se ver a diferença num quadro anualizado ainda vai ser preciso esperar uns meses.

Comentar por Pete351

Pete
Obrigado pela informação.
Contava com Milão mas Amsterdam foi um pouco surpresa. Ainda mais por ter mais passageiros que Milão, talvez as tarefas da Ryanair se tenham feito sentir.
Como sempre digo sou um curioso destes assuntos e um passageiro em rotas restritas.
A minha curiosidade com Frankfurt/Barcelona deriva de habitualmente utilizar Frankfurt, Istambul e Madrid nas viagens com ligações, sendo que já substitui Frankfurt por Barcelona algumas vezes.

Comentar por Luís Teixeira

Já agora.
Em Setembro de 2017 e uma vez este ano utilizei a KLM e foi muito positivo (preço e serviço). As malas chegarem sem problemas e o tempo de escala foi curto.
Alguém tem mais informações.
Se for assim é para repetir.
Um colega gostou de ir para Windoek (Namíbia). Utilizou Transavia para AMS.

Comentar por Luís Teixeira

Amesterdão e Milão tem estado taco-a-taco, a diferença de passageiros não é significativa. A situação deve continuar este ano, e é provável que ambas superem o Luxemburgo em nº de passageiros.

Relativamente à KLM, a minha experiência tanto no médio como no longo curso é positiva. Nos últimos 10 voos com eles nenhum problema a assinalar, o único problema de maior que vejo é a desvalorização recente do programa de passageiro frequente.

Comentar por Pete351

A serem verdadeiras as notícias surgidas na imprensa, nas últimas horas, o AFSC registou 2 400 000 passageiros no 1º trimestre.
Assim sendo, no mês de março houve 904 000 passageiros, ou seja, mais 135 000 pessoas.
Isto dá um crescimento de 17,6% em relação ao mês homólogo de 2017.

Comentar por Mário Teixeira

884 000 passageiros pelas minhas contas.

https://www.dinheirovivo.pt/economia/trafego-nos-aeroportos-aumentou-12-para-104-milhoes-de-passageiros/

Comentar por Jorge Silva

885000 pelas minhas para 15.13 % nada nada mau

Comentar por nunopinheiro

UPS reparei agora que o pete ja ten valores melhores pra fev. que os que tinha estimado antes…
assim sim 884 mil mais qq coisa para 15.04%

Comentar por nunopinheiro

Segundo o site da Ana no primeiro trimestre o trafego no AFSC foi de 2,381M passageiros o que corresponde a + mais 12% que em 2017 o que corresponde a 885331 passageiros em Março.

Aqui fica o link do comunicado:

https://www.ana.pt/pt/system/files/documents/pr_ana_vinci_trafego_aeroportos_q1.pdf

Comentar por Ricardo Sousa

Março já bastante próximo do milhão de passageiros, e os 11 milhões nos últimos 12 meses. Os valores estão ligeiramente acima da minha previsão, o que aliado aos sucessivos aumentos previstos para o Inverno permite melhorar a previsão aos 12MPA.

Agora vai ser o Verão inteiro com valores entre 1.1 a 1.3M mensais, só voltaremos a ver valores abaixo do milhão lá para Novembro.

Comentar por Pete351

Continuamos a crescer a 2 dígitos !!!.

Comentar por José Freire

Aumento de 13,2%

Comentar por Allure

Meus caros,
Excelente fórum. Eu sou só um assíduo leitor.
Obg pelo serviço que prestam.

SC

Comentar por SerafimC

Obrigado pelo comentário Serafim!

Comentar por Pete351

Presstur.
Os dez aeroportos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores somaram 6,41 milhões de passageiros nos primeiros dois meses deste ano, com Lisboa a concentrar a maioria e a reforçar a sua liderança por um crescimento mais forte que todos os outros.
(…)
O Porto, segundo maior aeroporto português, foi também o que teve o segundo crescimento mais forte dos primeiros dois meses, com um aumento em 10,2%, para 1,495 milhões, e também proporcionado pelas rotas internacionais, cujo crescimento atingiu 12,6%, somando 1,23 milhões de passageiros, enquanto em voos domésticos a tendência foi de estagnação, com um aumento pela margem mínima, em 0,1%, para 264,1 mil.

Comentar por MM

Mais um bom resultado, temos assim algo como 733.1 mil pax em fevereiro para um crescimento de 10.3%

Comentar por nunopinheiro

E assim fica garantido que em todos os meses deste ano teremos mais de 700 mil pax aka mais que em Agosto a meia dúzia de anos.

Comentar por nunopinheiro

Sempre a crescer a 2 dígitos !!!.

Comentar por Jose Freire

cheira-me que Julho e Agosto serão sub-5%

Comentar por Allure

Para Julho e Agosto ficarem abaixo dos 5%, teria que haver um verdadeiro descalabro. Contas rápidas, isso só seria possivel se os lugares adicionais conseguissem ocupações inferiores a 30%…

Comentar por Pete351

Salvo melhor opinião é muito prematuro considerar possível ou não.
A previsão do Pete, e sempre muito acertivas, é de 11 982 619.
Será sempre um excelente número ( entre 11900 000 e 12 100 000).
Mais importante será a consolidação de rotas como NY, Toronto etc para que outras companhias apostem aqui.
Não podemos é ver só números. Mais importante será a consolidação como um grande aeroporto e como tal alargar a sua área de influência. Temos de ser a solução para os utentes de Santiago de Compostela até Coimbra/Leiria
Influência essa que está ligada não só a rotas regulares como charters. Aliás salvo melhor opinião os tão desejados 12 000 000 vão depender é muito do sucesso dos charters.
É apenas a minha opinião mas a afirmação nas ligações à América ( norte sul), África e Brasil é que vão permitir consolidar a importância do AFSC.
Apenas como nota de rodapé penso que temos melhor cobertura em Franca e Alemanha que a Portela. Naturalmente faltarão destinos como Nice a Hanover entre outros

Comentar por Luís Teixeira

+++1 muito mais importante que o numero pontual é o serviço que presta a região a nível de frequências e destinos, e estes são possíveis se for lucrativo para as empresas que os operam. Por isso mais que crescimento por crescimento queremos ver consolidação e rotas sustentáveis.

Comentar por nunopinheiro

A questão dos 12M acaba por ser mais psicológica, na pratica fechar com 11.9 ou 11.8 é quase a mesma coisa. Mas sim, a possibilidade está lá, depende principalmente do que for o Inverno. Os charters, sendo importantes, valem tanto em número de passageiros como uma semana de Novembro, portanto não é por aí.

Luis, diria que o raio de acção no transporte de passageiros já é Corunha até Coimbra, e a importância do AFSC dentro desse raio não tem concorrência. A nível de carga é diferente e seria até interessante discutir. As rotas de longo curso, são importantes para servir a procura existente, para colmatar a lacuna que representa no transporte de carga e para melhorar a posição do aeroporto na península e na Europa. Mas o core vão ser sempre as rotas europeias.

Comentar por Pete351

Pete, Janeiro 2018 ficou abaixo ou acima do que estava previsto ?.

Comentar por José Freire

Ficou ligeiramente acima, mas nada de especial. É um bom resultado.

Comentar por Pete351

Nada mau resultado se a media este ano andar pelos 10-12% estamos bem.

Comentar por nunopinheiro

Há possibilidade de atingirmos 12 milhões?

Comentar por Gonçalo

difícil, temos de andar sempre acima dos 12%

Comentar por nunopinheiro

sim duvido que seja este ano os 12m

Comentar por Allure

Boa noite,
o número de passageiros por rota e/ou companhia aérea em 2017 ou em anos anteriores encontram-se disponíveis em algum lado?

Comentar por Rui21

No Eurostat consegues encontrar por rota, mas demora bastante tempo a atualizar. Por companhia aérea não te sei dizer, o INE deve ter esses dados mas acho que não os publica.

Comentar por Pete351

Mais uma conquista: Aeroporto do Porto eleito o segundo melhor da Europa
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi eleito pelo ACI – Airports Council International como o segundo melhor da Região Europa para aeroportos com mais de 2 milhões de passageiros/ano https://www.maisalgarve.pt/noticias/nacionais/10639-aeroporto-do-porto-eleito-o-segundo-melhor-da-europa

Comentar por Antero Alexandre Almeida Teixeira

É mais uma distinção importante para o AFSC, ser reconhecido como aeroporto de top.

Não que isto signifique mais passageiros, mais rotas ou o que quer que seja, mas passa uma imagem de excelência de Portugal que bem precisamos.

Somos bons, muito bons até e em muita coisa.

Comentar por CVP

Qualquer dia não há espaço para tanto troféu! Esperemos que continuem a chegar todos os anos como até agora.

Comentar por Pete351

Qualquer dia vamos ter museu com uma sala de troféus!!! 😀 😀 😀

Comentar por CVP

https://www.jn.pt/economia/interior/tripulantes-de-cabine-da-ryanair-marcam-greve-na-pascoa-9138116.html

Não vai fazer mossa nas estatísticas?

Comentar por Luis Abreu

Todos os anos há uma ou outra greve de uma ou outra companhia… A ver vamos…

Comentar por nunopinheiro

Não sei até que ponto o SNPVAC representa os tripulantes da Ryanair, mas é como o Nuno diz, todos os anos há greves ou eventos extraordinários que no final de contas, acaba por ser irrelevante nas estatísticas.

Comentar por Pete351

OK, este ano promete ser mais um ano de recordes, em principio 7 meses com tráfego acima do 1 milhão de pax, e todos os meses acima do que o aeroporto transportava em Agosto a não muitos anos.

Comentar por nunopinheiro

Exatamente, salvo acontecimentos extraordinários teremos meses entre 700.000 e 1.3M.

Comentar por Pete351

Pete, há alguma previsão para Janeiro 2018 ?!.

Comentar por José Freire

Na casa dos 750.000 diria.

Comentar por Pete351

Fica aberto o tópico das Estatísticas 2018, à espera dos resultados de Janeiro e de acabar os cálculos para a primeira previsão de 2018.

Comentar por Pete351




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