aerOPOrto


Inverno IATA 2013 (W13)
Rota W12 W13 Lugares Semanais
EZY BSL 8xw 9xw +312
GVA1 16xw 18xw +624
LGW1 4xw 4xw -48
TLS 3xw 0xw -936
+0xw -48
LG LUX1 4xw 5xw +282
+1xw +282
FR BGY 4xw 6xw +756
BRE 2xw 0xw -756
BVA 14xw 16xw +756
CIA 2xw +756
DTM 2xw +756
EIN 4xw 5xw +378
HHN 7xw 8xw +378
LBC 2xw +756
MST 2xw +756
NUE 2xw +756
STN 12xw 15xw +1.134
SXB 2xw +756
VLC 3xw 0xw -1.134
+16xw +6.048
LX_M GVA1 2xw +552
+2xw +552
TP_M AMS1 5xw 6xw +194
FNC1 15xw 13xw -548
ORY1 27xw 27xw +120
-1xw -234
TO AMS1 4xw +1.340
+4xw +1.340
VY_s ORY1 5xw +1.800
+5xw +1.800
+27xw +10.118

_________________________________________________________________

Dados GDS 25 Setembro                         Comparação relativamente a W12

1: Rota também operada por outra(s) companhia(s)

2: Via Lisboa

Anúncios

115 comentários so far
Deixe um comentário

A Ryanair anunciou hoje que a partir de Fevereiro de 2014 terá início uma nova base BRU – Bruxelas Zventem e entre as novas rotas está incluída a base do Porto com um voo diário e Lisboa com dois voos por dia.
A base terá 4 aviões, mas ainda não anunciaram a data início.
A única rota que já está é a de BRU – FCO – Roma Fiumicino.

Comentar por Angelo Campos

É que assim ganha mais o trajeto Porto – Lisboa.
Grão a grão enche a galinha o papo. Além disso ocupa mais os aviões à saída de Lisboa.

Comentar por Angelo Campos

Incrivel como a TAP suga tudo para Lisboa, devem receber umas centenas de milhares de passageiros do Porto para fazer ligação à capital do império…

Inacreditavel ainda que destinos como a Europa de Leste, Turquia, Cabo Verde e México continuem em águas de bacalhau.

Comentar por mykka

Da última vez que vi éramos o principal feed de Lisboa, o que no fundo não deixa de ser normal.

Se dependesse da TAP ainda estávamos à espera de rotas básicas como Luanda.

Comentar por Pete351

O SN volta este W13 ou acaba de vez?

Comentar por Rodrigues

A SN só opera durante a temporada de verão.

Comentar por Pete351

No fórum Espanhol colocaram o seguinte:
Compostela En la Onda
Hace aproximadamente una hora
LAVACOLLA- LA XUNTA DE GALICIA NO RENOVARÁ EL CONVENIO CON LA COMPAÑÍA RYANAIR QUE EXPIRA A FINALES DE AÑO

Acham que o Porto poderá beneficiar?

Comentar por Angelo Campos

Acredito quando vir, já não é a 1ª vez que fazem essa promessa.

Comentar por Pete351

pergunta:
o Presidente do Turismo de Lx, diz q ao contrário de outros aeroportos nacionais, Lx não paga à Ryanair qualquer tipo de subsidio, Faro suponho q paga, e o Porto ??

Comentar por Anónimo

O que esse Sr. disse foi que a Ryanair recebia subsídios em todos os aeroportos em que opera, expecto em Lisboa.

Não é preciso dizer mais nada, já conhecemos este tipo de personalidades.

Comentar por Pete351

Parece que não passou na revisão geral 1 mês antes de começar a temporada. De qualquer maneira vou tentar confirmar, porque apesar de estarem previstos alguns cortes não era bem isto. Confirmando-se, e se tiver tempo, escrevo um artigo sobre VLC.

Comentar por Pete351

Pete, e achas viável que no próximo verão tenhamos algumas dessas rotas implantadas?

Comentar por Anónimo

Se vamos ver algumas rotas que aparecem na lista da Route Shop abrir em S14? Quase de certeza que sim.

Comentar por Pete351

Haverá a probabilidade de termos um OPO LIS pela FR ?

Comentar por Anónimo

A possibilidade existe sempre, e não é dificil perceber que a ANA teria muito interesse nessa rota.

Comentar por Pete351

um update de novas rotas desejas pelo aeroporto Sá Carneiro no routeshop

http://www.therouteshop.com/porto-airport/

Comentar por zoficial

Já está tudo aqui:

https://aeroportodoporto.wordpress.com/rotas-potenciais/

Comentar por Pete351

Confirma-se 6 baseados em W13 e aumento da TO !?

Comentar por Jose carlos

6 baseados da Ryanair? Para W13, não.

A TO manterá a operação como em W12.

Comentar por Pete351

Esqueci-me de dizer que o HBD é o antigo USE IT LOSE IT, sendo essa a razão porque afirmo que a partir daqui tem de pagar. Se estiver errado esclareçam-me.

Comentar por Angelo Campos

Se a Ryanair quiser os slots só para histórico daqui para a frente pelo menos quando começar a época de Inverno ela vai ter de os pagar.
Ainda é dinheiro que se veja.

Comentar por Angelo Campos

Não precisa. Mesmo desistindo agora já fica com o histórico.

Comentar por Pete351

è possivel saber a Slot List final para o Inverno?
Parece q finalmente há uma séria possibilidade de a Ryanair vai voar para Lx, consultando a lista de Lx.
Poderá ser prejudicial para o Porto?

Comentar por c.pereira

Os slots estão aqui http://slotsportugal.ana.pt/en-US/main/airports/lisboa/Pages/default.aspx
É preciso escolher reports.

Comentar por Angelo Campos

Obrigado pelo link Angelo!

C.Pereira, não tenho indicação nenhuma de que a Ryanair entre em Lisboa no próximo inverno (embora ache que é apenas uma questão de tempo). O pedido de slots será para ficar com histórico.

Também não creio que a chegada da Ryanair em Lisboa tenha impacto negativo no Porto.

Comentar por Pete351

Pete, alguma possivel novidade para este proximo Inverno? ou já esta fechado? e Berlim para quando..2014? qd abrir o novo aeroporto?

Comentar por zoficial

As alterações para o inverno são +/- o que está na tabela, está praticamente tudo fechado. Agora trabalha-se o verão de 2014.

Berlim não é por falta de vontade (daqui e de lá), é uma rota com muito potencial e mais dia menos dia vai abrir. Infelizmente as circunstancias jogam contra nós (terminal novo que nunca mais abre, instabilidade nas companhias locais [LH/4U, U2], período mudanças na ANA,…)

Comentar por Pete351

Assim seja Pete!

Por outro lado sabes o que se passa com a Air Mediterranee para o inverno?
No Amadeus reaparece os voos para o inverno ao sábado! No site da companhia existe outro voo às segundas!

BIE3082 A321 16:50 CDG/OPO 18:10 _____6_
BIE3083 A321 19:10 OPO/CDG 22:20 _____6_

Comentar por OPOcatering

Sinceramente não sei, e provavelmente eles também não.

Comentar por Pete351

Também o voo ás segundas da Air Mediterranee para o inverno já reaparece no Amadeus!

BIE4782 A321 15:15 CDG/OPO 16:35 1______
BIE4783 A321 17:35 OPO/CDG 20:45 1______

Comentar por OPOcatering

Agora esperemos para ver se volta a desaparecer ou se se mantém.

Comentar por Pete351

Essa reflexão de pensamento deixa-me preocupado Pete!
Pois por essa ordem de pensamento havendo base da Ryanair em Lisboa, poderá se reflectir negativamente aqui no Porto!

Comentar por OPOcatering

A diferença é que aqui não damos subvenções às companhias aéreas (FR incluída), já na Galiza recebem 1M€/ano desde 2005.

Não estou nada preocupado com uma base em Lisboa.

Comentar por Pete351

O aumento de frequências para HHN, STN e BGY terá a ver de alguma maneira com o facto de a Ryanair deixar de de ter voos internacionais em Santiago Compostela depois de 31 de dezembro?!

in: http://www.ch-aviation.ch/portal/news/20572-ryanair-to-axe-all-santiago-de-compostela-intl-routes-come-year-end

Comentar por OPOcatering

É coincidência, o aumento (que pode não ser o que está carregado) estava previsto independentemente do que acontecesse na Galiza.

No caso de se deixar mesmo de pagar à Ryanair para voar para Santiago, o que está por ver, provavelmente isso reflectiria positivamente aqui em S14.

Comentar por Pete351

Clermont Ferrand, rota da Ryanair, que já chegou a ter horários atribuídos não se vai efetuar este inverno.

Comentar por Angelo Campos

Voltei a conferir os horários da Ryanair e constatei que muitos horários mudaram.
Assim constatei:
MST – Maastricht – 1-5 com avião deles.
BVA – Paris Beauvais – Com duas frequências diárias exceto 5 – 7 que tem três frequências.
HHN – Frankfurt Hann – diário exceto ao sábado que tem duas frequências.

1=segunda

Perspetivas de novas rotas? Zero?

MRS – Marselha – todas as frequências (1-2-4-6-7) fazem rotas em W em Marselha.
CFE – Clermont Ferrand – Deixou de ter os horários, mas apresenta-se como rota a efetuar no inverno.

Comentar por Angelo Campos

Não espero novas rotas da Ryanair para o próximo inverno para além das que se iniciaram este verão. Se mantiverem o aumento previsto já podemos estar muito satisfeitos.

Entretanto eles vão alterando os horários, portanto é ir acompanhando.

Comentar por Pete351

Já saíram os horários para Marselha.
As frequências são 12467. 1=segunda.
Julgo estar tudo completo.

Comentar por Angelo Campos

Finalmente, Eindhoven já se encontra aberto a reservas com 5 frequências semanais no site da Ryanair! Já só falta Marselha!

Comentar por OPOcatering

MRS também não deve tardar.

Comentar por Pete351

Como não se enquadra em nenhum post específico, aqui fica: http://www.lowcostportugal.net/viajar/aeroportos/porto/e-se-a-volotea-lancasse-porto-kiev-em-2014/2013/07/#axzz2YRl7Nm8K

Comentar por jferreira20

Interessante jferreira! Desconhecia por completo! Obrigado pela partilha.
A meu ver destinos como Varsóvia (WAW), Praga (PRG), Budapeste (BUD), e Vienna (VIE) faziam mais sentido!
E os B717 teriam alcance para um Kiev Porto?! Ora bem, a Vince deve andar á procura de novos clientes…
Interessante seria o regresso de VCE – Veneza!

Comentar por OPOcatering

Para mim, o mais interessante nisto tudo, nem é a possível nova rota, na qual tenho reduzidas expectativas. É mesmo o facto da Volotea não nos ter esquecido.

Comentar por jferreira20

Esquecer não esqueceu (felizmente as companhias europeias conhecem o Porto), daí a voltar vai alguma distancia.

Se recuperassem VCE, fazendo as coisas com tempo e bem, já nos podíamos dar por satisfeitos. Kiev com um B717 da Volotea só com escala intermédia.

Comentar por Pete351

Aprofundei um pouco mais e:

Kiev IEV – Porto OPO 1708.50 nautical miles / 3164.15 km

B717-200 com motores Rolls Royce BR715-A1-30
18,500 lbs (82.3 kN) têm maximum Range de 1,430 nautical miles / 2,645 km

B717-200 com motores Rolls Royce BR715-C1-30
21,000 lbs (93.4 kN) têm maximum Range de 2,060 nautical miles / 3,815 km

Só não consegui perceber se a Volotea tem algum avião com motores Rolls Royce BR715-C1-30, pois aparentemente esta motorização permite um IEV/OPO se bem que um pouco apertado!

Comentar por OPOcatering

Os da Volotea são os de 2,645 km, os mais comuns, dificilmente conseguirão por as mãos num HGW.

Além disso, com uma frota tão pequena diferentes motores acarretaria custos mais elevados.

Comentar por Pete351

A Ryanair têm mais os horários de Inverno para os seguintes destinos:
DLE – Dole – 47;
EBU – St. Etienne – 246;
LBC – Hamburg (Lubeck) – 26;
LIL – Lille – 357.

Ficam em falta:
EIN – Eindhoven;
MRS – Marselha.

Comentar por Angelo Campos

Já que insistes que fale Pete, aqui vai!

Ainda falando da Ryanair

Valência (VLC) já se encontra aberto a reservas com 2x semanais. Reduz uma frequência semanal!

Eindhoven (EIN) e Marseille (MRS), apesar de ainda não se encontrarem abertas a reservas segundo o http://www.ch-aviation.ch/, (que durante uma semana permite que quem se registe tenha acesso gratuito aos horários) vão ter ambas 5 voos semanais!

Segundo este mesmo site (chaviation), após uma primeira análise aparentemente temos:

1) os voos da Transavia France para Nantes não operam no inverno! Verdade ou ainda estão por carregar?!
Também nada de novo dos supostos novos destinos LIL e/ou LYS!

2) A Swiss vai continuar a operar com dois voos semanais no inverno para Genebra mudando novamente de horários e operando ás quartas e domingos! Já se encontram carregados no Amadeus também! E mais, a partir de abril (horário de verão) passam a 3 voos semanais e no pico de verão chegam mesmo aos 5 semanais!

3) A Brussels Airlines aparentemente continua com o voo diário no inverno! Será verdade?! Nada no Amadeus!

4) A Lufthansa continua somente com 2 voo diários como no inverno passado!

5) A Air Nostrum continua somente com 2 voo diários como no inverno passado!

6) A Air Berlin como no inverno passado não opera!

7) A Ryanair sempre passa Bremen a sazonal, ou termina mesmo!

8) A EasyJet nada de novo além do descrito acima na lista do Pete!

9) A TAP tem somente pequenas alterações de aeronaves nada relevantes a meu ver! Julgo até que a maior alteração será uma troca directa entre:
TAP 454 Orly passa a Embraer 145
TAP 602 Bruxelas passa a Fokker 100

Comentar por OPOcatering

1) NTE é o que eu disse antes, acho que está muito dependente de terceiros.

2) Carregaram ontem à tarde, curiosamente em Novembro tem carregado apenas 1xw. Para S14 ainda é cedo, principalmente porque segundo o “SCORE” a base de GVA vai sofrer alterações em 2014.

3) Duvido que a SN volte no inverno, muito menos com diário.

9) Os ERJ para ORY e os F100 para BRU estiveram programados em W12 exactamente como estão agora (depois fizeram algumas alterações). A TAP costuma carregar a programação definitiva muito em cima do inicio da temporada, agora o que tem é o de W12 com 1 ou outro ajuste.

Comentar por Pete351

Vale o que vale, mas a Brussels não pediu slots. Esse site não incluirá os code-shares?

Comentar por jferreira20

jferreira não sei se pediu ou não slots!
no chaviation fiz simulação sem os code-shares!:

Brussels National Zaventem (BRU), Belgium
Flight Days Departure Terminal Arrival Terminal Equipment Duration Stops Carrier Remarks Validity
to Porto Francisco Sá Carneiro (OPO), Portugal
SN
3811 _____6709:30 11:00 319 2:30 0 Brussels Airlines 27OCT2013-
29MAR2014
SN
3811
12_45__11:10 12:40 319 2:30 0 Brussels Airlines 28OCT2013-
28MAR2014
SN
3811
__3____11:10 12:40 319 2:30 0 Brussels Airlines 30OCT2013-
26MAR2014
TP 603 123_56714:05 15:40 100 2:35 0 TAP Portugal opb NI 27OCT2013-
29MAR2014
TP 603 ___4___14:05 15:40 ER4 2:35 0 TAP Portugal opb NI 31OCT2013-
27MAR2014

to Brussels National Zaventem (BRU), Belgium
TP 602 123_56709:55 13:25 100 2:30 0 TAP Portugal opb NI 27OCT2013-
29MAR2014
TP 602 ___4___09:55 13:25 ER4 2:30 0 TAP Portugal opb NI 31OCT2013-
27MAR2014
TP 602 ___4___09:55 13:25 ER4 2:30 0 TAP Portugal opb NI 27MAR2014
SN
3812 _____6711:35 14:50 319 2:15 0 Brussels Airlines 27OCT2013-
29MAR2014
SN
3812 12345__13:10 16:25 319 2:15 0 Brussels Airlines 28OCT2013-
28MAR2014

Comentar por OPOcatering

Neste momento, tudo o resto constante, temos 8 frequências a mais por semana da Ryanair.

Assumindo que Eindhoven, Marselha e Valencia regressam, com as mesmas frequências do ano passado, teremos então 20 frequências extra. Com Bremen que, note-se, tem vários aeroportos perto e, pode, efectivamente não regressar, seriam 22. Isto significa, grosso modo, mais um avião.

Eindhoven e Marselha dificilmente não regressarão. Valencia, tenho mais algumas dúvidas, devido ao aumento de taxas em Espanha.

De qualquer forma, e sendo certo que a FR é tudo menos certa, creio que já podemos assumir um aumento de voos, mas em rotas já existentes. Não estou a ver grande espaço para novas rotas.

Comentar por jferreira20

A Ryanair mantendo a programação actual e carregando as rotas de MRS, EIN e VLC teria +/- a mesma capacidade de W10.

Comentar por Pete351

Onde tinha 5 aviões, certo?

Comentar por jferreira20

Exacto.

Comentar por Pete351

Mas então concordas que a abertura de novas rotas é improvável?

Comentar por jferreira20

Sim, acho que o mais perto que vamos ter a novas rotas são as sazonais que o deixam de ser.

De resto não me lembro da Ryanair abrir nenhuma rota em OPO durante as últimas temporadas de inverno.

Comentar por Pete351

jferreira, julgo que em W10 só tinham 4 aviões baseados!

Pete, não querendo ser desagradável, e assim por alto, confirma ou emenda:

Base de OPO anunciada a 02 Julho 2009
iniciada a 03 Setembro 2009 com 2 aeronaves
inverno 2009/10 com 3 aeronaves
verão 2010 com 3 aeronaves
inverno 2010/11 com 4 aeronaves
verão 2011 com 5 aeronaves
inverno 2011/12 com 4 aeronaves
verão 2012 com 5 aeronaves
inverno 2012/13 com 4 aeronaves
verão 2013 com 5 aeronaves

Acredito que terá a mesma capacidade de W10, mas foi com aviões das outras bases! E sem desacreditar no teu trabalho/conhecimento podes fazer um apanhado total dessas rotas. Recordo nesse inverno haver voos para CIA/LGW/RAK/BLQ/BRE/DUB…

Comentar por OPOcatering

OPOcatering, não tenhas medo de falar!

Realmente em W10 a base foi aumentada para 4 aviões, e não 5 como eu tinha aqui anotado. As minhas desculpas pelo erro.

Por acaso não tenho horários anteriores a S11, mas pelo que consigo ver a FR abriu em W10: BCN (troca com GRO), BLQ, BRE, CIA (Jan. 11), LGW, MST, RAK, FMM e regresso de VLC.

Comentar por Pete351

e ainda faltam Marselha e Eindhoven, que normalmente continuaram no Inverno

Comentar por roblow

Principalmente Marselha, Eindhoven com a entrada da Transavia (AMS) vai-se sentir um pouco.

Comentar por Pete351

St Etienne (EBU) já se encontra aberto a reservas com as mesma 3x semanais.

Maastricht (MST) como eu previa deixa de ser sazonal (já se encontra aberto a reservas) e vai operar com 2 voos semanais ás segundas e sextas!

Dole (DLE) já se encontra aberto a reservas com as mesma 2x semanais.

Lille (LIL) já se encontra aberto a reservas com 3x semanais.
Aumento em um voo semanal ?!

HHN parece mesmo passar para as 8 frequências semanais!
Aos sábados vai haver um segundo voo:

RYR4174 OPO 14:25 18:00 BVA
RYR4173 BVA 18:25 20:05 OPO

Das rotas inauguradas este verão, também Hamburg- Lubeck (LBC) vai continuar no inverno, só que duas vezes por semana (este verão opera 3x semana).

Comentar por OPOcatering

Tendo em conta a mesma semana (simulação de uma reserva entre 28 novembro e 04 dezembro no site da Ryanair!

BVA passa das 14 frequências semanais para 16 (como no verão) com uma terceira frequência diária, desta feita ás sextas e domingos (neste verão é às segundas e sextas).

RYR9235 OPO 08:00 11:15 BVA
RYR9234 BVA 11:40 12:45 OPO

BGY parece mesmo passar para as 6 frequências semanais!
Confirma por favor quantas frequências operou inverno passado, pois segundo o teu INVERNO IATA 2012 (W12) ( https://aeroportodoporto.wordpress.com/inverno-iata-2012-w12/ ) BGY 5xw 4xw -378
Sendo assim será um aumento 2x semana!

Comentar por OPOcatering

A tabela já está actualizada, e sim, em W12 BGY teve 4xw.

Comentar por Pete351

Pete, estive a ver com atenção tua tabela acima de voos da RYR e constatei o seguinte (simulação de uma semana entre 28 nov e 04 dez no site da Ryanair!

STN passa a 15 semanais (3 voos ás sextas!)
disses 12 para 14
BGY passa a 5 semanais
disses 5 para 6
BVA parece ser 14 semanais
disses 14 para 15
CRL passa a 6 semanais
disses o mesmo
HHN parece ser 7 semanais
disses 7 para 8
CIA deixa de ser sazonal (2 semanais)

Através da análise do tal bugzito no site da Ryanair que permite perceber se uma rota vai regressar ou não e que não é 100% fiável, aparentemente também MST vai deixar de ser sazonal a par de CIA!

DLE, EBU, EIN, LIL, MRS e VLC apesar de ainda não estarem abertas para venda e pela mesma análise do tal bugzito acredito que voltem assim como LBC (aberta este ano).

A par de LPA, TFS, PMI, BLQ, LPL, DUB, LRH e CCF, também BRE parece passar a sazonal!

Cada vez mais acredito na manutenção do 5 avião para o inverno!

Comentar por OPOcatering

Já vi qual é o problema, é que eu escolhi a semana anterior à tua e as frequencias não são as mesmas. Já corrigi a tabela.

Eu coloquei as rotas na tabela para irmos acompanhando, mas obviamente que a programação ainda está a ser carregada e a Ryanair não tem problema em mudar o que está carregado por esta altura.

Comentar por Pete351

Impressão minha ou estamos a ter “um pouco mais” de movimentos no AFSC?
Pelo que me tenho apercebido, em igual período do ano passado, estamos com um pouco mais de movimentos, ou estou enganado?
Estatísticas??

Comentar por AFRL

Em principio sim, mas como agora as estatísticas são confidenciais (a ANA diz que agora as manda para o INE, mas o INE não divulga nada) não há maneira de saber.

Comentar por Pete351

A ANA publicou os slots.

É preciso password para aceder, lol. Que tristeza.

Comentar por jferreira20

Enfim, qualquer dia nem a lista de voos do dia vamos conseguir ver.

Comentar por Pete351

Esta situação já se encontra desbloqueada.
Também já saiu o After SC!

http://slotsportugal.ana.pt/SiteCollectionDocuments/Reports/PortoReports/SC%20List%20W13%20OPO.pdf

Realmente como diz o jferreira a Brussels Airlines não pediu slots! A Air Mediterranee sim!
De resto nada de novo!

Comentar por OPOcatering

Isto anda muito paradinho…

Comentar por jferreira20

Pois, mas não havendo novidades não podemos comentar nada.

Esta semana temos a chegada da Air Méditerranée e na próxima a estreia da Swiss na rota de GVA, sempre dá para animar um bocado. Se tivermos sorte entretanto o INE vai divulgar as estatísticas que nos tem faltado.

Comentar por Pete351

Pete, o facto dos slots ainda n terem sido publicados é normal, ou é a Vinci que está a emperrar isso?

Comentar por jferreira20

A ANA sempre demorou algum tempo desde a deadline de cada lista até à sua publicação, principalmente com a 1ª de cada temporada.

Não sei se a Vinci vai permitir ou não essa publicação.

Comentar por Pete351

Air Mediterranee também já carregou para o inverno IATA2013/14 os voos para o Porto com os horários acima descritos!

Comentar por OPOcatering

Sim, com A321, já estão à venda no site e nos canais tradicionais.

Comentar por Pete351

Reparei que retiraste os voos da Air Mediterranee da lista acima!
Também não aparece nem no chaviation nem no Amadeus…
Mas continua à venda no site!!!
Que disses Pete?!

Comentar por OPOcatering

Acho estranho, mas se houvesse realmente intenção de operar não tinham retirado os voos do Amadeus.

Comentar por Pete351

ainda é cedo para tirar conclusões do Inverno Ryanair, Lille, Marselha e St.Ettiene, por exemplo não estão carregadas, o que me parece quase impossivel.

Comentar por monteiro75

Também no Amadeus aparece os voos da Air Mediterranee para o inverno!Com horários um pouco diferentes mas nos mesmos dias (segundas e sextas). Não sei o tipo de aeronave
e no site da companhia ainda não é possível fazer reservas pós 27 outubro

BIE3082 CDG/OPO 18:10 _____6_
BIE3083 OPO/CDG 19:10 _____6_

BIE4782 CDG/OPO 16:35 1______
BIE4783 OPO/CDG 17:35 1______

Também a Aigle Azur já aparece no Amadeus para o inverno com um voo diário e antecipação de horário no voo da manhã para as 8:35.

AAF311 ORY/OPO 08:35 12__56_
AAF312 OPO/ORY 09:30 12__56_

AAF315 ORY/OPO 17:45 __34__7
AAF316 OPO/ORY 18:45 __34__7

A “guerra” para Paris está ao rubro, e como diz o Pete, em novembro e fevereiro vai doer alguém…

Comentar por OPOcatering

Sinceramente duvido que o que está programado hoje se mantenha até ao inicio da temporada.

Em W12 já havia sobre-capacidade na rota, e mais que uma vez cancelaram-se voos porque não havia procura. Com +8xw a coisa piora bastante.

Se em OPO tivéssemos uma rede forte para África e se a Air Mediterranee, Aigle Azur, TAP e Vueling tivessem parceiros fortes em PAR se calhar precisávamos de mais, mas exclusivamente com O&D é difícil.

Comentar por Pete351

A Ryanair também já começou a carregar algumas rotas:

Numa primeira análise destaques para:

BGY 5xw (julgo aumento 1xw)
CIA 2xw (inverno passado não operou)
CFE 2xw (inaugurada este verão)
SXB 2xw (inaugurada este verão)
DTM 2xw (inaugurada este verão)
NUE 2xw (inaugurada este verão)

Comentar por OPOcatering

A Ryanair é a tal coisa, ainda é cedo para tirar conclusões.

CIA também esteve carregado durante para W12, e depois não operou.

Comentar por Pete351

Mas Pete.. tanto Lille como Lyon, já estão mais que estabelizadas tanto pela Ryanair como pela Easyjet. Não me espantava é que abrissem um base aqui no Porto, nem que fosse somente 1 avião.

Comentar por zoficial

Ele fala em LIL e LYS, mas não se limita a esses 2 destinos. E também não se compromete com nada.

LIL não sei, mas LYS aguenta facilmente +2xw, inclusivamente +3xw se alguma frequência continuasse até FNC e houvesse um operador turístico a apoiar a operação.

Comentar por Pete351

Entretanto já se encontra aberto a reservas no site da Transavia os voos para Paris e Funchal para o inverno IATA2013! Estranhamente Nantes ainda não, passará novamente a sazonal?!

Comentar por OPOcatering

Acho que NTE tem um operador por trás, pelo que estarão pendentes deles.

No ano passado só se carregou a rota em Julho.

Comentar por Pete351

Afinal já se encontra aberto a reservas no site da Transavia os voos para Nantes para o inverno IATA2013 com uma frequência semanal (sábados) como no inverno passado!

Comentar por OPOcatering

Sim, e como o voo continua para o Funchal a 4ª frequência de FNC também foi carregada.

Comentar por Pete351

Entretanto o maior destaque a Transavia France dentro do Grupo AF/KLM pode trazer boas noticias para o Porto:

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO160553.html

Comentar por Pete351

Através da análise do tal bugzito no site da Ryanair que permite perceber se uma rota vai regressar ou não e que não é 100% fiável, aparentemente as 5 novas rotas iniciadas este verão (CFE/DTM/LBC/NUE/SXB) todas parecem continuar!

Surpreendentemente, Bremen não operará, no entanto Roma sim!

Sazonais de verão parece continuarem: CCF/DUB/LPL/LPA/TFS/PMI/LRH/MST

RDZ/PSA duvido que voltem, muito menos no inverno!

Por enquanto, somente Frankfurt-Hahn se encontra à venda pós Outubro e não fazemos a mínima ideia ao nº de reduções/aumentos para os outros destinos, mas creio ser possível a continuação do 5º avião para o inverno…

Comentar por OPOcatering

Ainda é cedo para especular sobre o que vai fazer a Ryanair no Inverno.

O 5º avião no inverno obviamente seria importante, não só pelo aumento de rotas / frequencias / passageiros, mas principalmente para atenuar a sazonalidade que começamos a mostrar.

Comentar por Pete351

novidade ruim.. é que Toulouse já não volta no Inverno!

Comentar por zoficial

Ainda é cedo para atirar a toalha ao chão, mas vamos ver.

Comentar por Pete351

Pete, o routes terminou hoje.
Estamos todos à espera de novidades, lol.

Comentar por jferreira20

Terminaram as reúniões, mas o trabalho vai continuar durante os proximos meses.

Com uma apresentação de 15 minutos não consegues fechar uma rota.

Comentar por Pete351

Estes últimos dias estão a ser pródigos em excelentes notícias.

Comentar por jferreira20

A Luxair ainda não vende, mas no Amadeus já aparece
LUX/OPO/LUX 5xsemana (seg/qua/qui/sex/dom)!
Pete, podes confirmar nº frequências inverno passado? Julgo terem sido 4xsemana (penso que a frequência de quinta ser nova)!

Comentar por OPOcatering

Em W12 eram 4xw, mas ainda estão a carregar a programação.

Os horários também estão algo melhores.

Comentar por Pete351

A Vueling já começou a vender o inverno IATA.
O voo para o Porto vai se manter, mas 6xsemana (não vai operar quartas). Neste momento só se pode reservar até 17 dezembro, não acredito que na altura de maior procura deixem de operar!

Comentar por OPOcatering

A questão vai ser, se a VY realmente avançar com uma operação todo o ano, como é que as outras vão reagir.

Em meses como Novembro ou Fevereiro já havia alguma capacidade a mais para Paris.

Comentar por Pete351

boa tarde
Quais os aviões que fazem escala no aeroporto francisco Sá carneiro?
respondam por favor
obrigado pela vossa compreensão

Comentar por leandro

Amesterdão pela transavia continua no inverno 4x, Toulouse- Easyjet ao que parece não vai operar.

Comentar por monteiro75

A notícia de AMS é excelente. Se não cortam no inverno, a possibilidade aumentarem no verão 14 tb aumenta.

Comentar por jferreira20

AMS sempre esteve prevista como anual, e acho que se a LH mantiver a programação de W12 há espaço para entrar com o diário em W13. O que a HV tem programado para W13 é 2xw B738 e 2xw B737, agora (S13) temos 4xw B737 (se bem que tem feito bastantes upgrades para B738).

Espero que se consiga que TLS se mantenha no inverno, mas realmente a rota não está a render o que a EZY esperava.

Comentar por Pete351

PARA QUANDO VOOS DIRECTOS PORTO PARA ALICANTE

Comentar por Anónimo

Por enquanto não está prevista a abertura de novas rotas para Espanha. No entanto há voos regulares com Valência e este verão voos charter para Almeria.

Comentar por Pete351

Desejo muito que se concretize, no entanto faz me lembrar esta noticia da TACV que coloquei ano passado e não deu em nada!

“Porto vai ter ligação anual a Cabo Verde”

…”Vamos receber os novos B737-800, com 154 lugares, um avião que é ideal para o Porto e o voo será combinado com Lisboa que assim passará a ter duas frequências semanais, por exemplo às quartas-feiras e sábados, para facilitar os short-breaks”, diz Mário Almeida que acrescenta que o voo será triangular, fazendo Sal-Porto-Lisboa-Sal.
Art…

in:http://www.presstur.com/site/news.asp?news=36811

Até que, mesmo para este verão, o voo charter previsto para Tunis desapareceu do sistema da ANA!

Comentar por OPOcatering

Obviamente que isto não é vinculativo, é mais uma intenção. O que é certo é que um triangular com LIS não só não comporta muito risco, como permite melhorar os resultados de LIS (>40% ocupação em Janeiro…)

Comentar por Pete351

ui, muito fixe.

Comentar por jferreira20

Abro o tópico de W13 com uma (aparente) nova companhia:
http://www.publituris.pt/2013/02/28/tunisair-testa-portotunes/

Comentar por Pete351

Aparentemente não se vai concretizar este voo para Tunes, digo isto porque já se pode ver no Amadeus o voo de Tunes para Lisboa sem escala no Porto!

TU318 14:25TUN LIS16:20 1______
TU319 17:10LIS TUN20:55 1______

Que dizes Pete? Muito cedo, lol!

Comentar por OPOcatering

Supostamente o voo com escala seria uma 2ª frequência semanal para Lisboa, o que está carregado agora é o mesmo de W12.

Sim, ainda é cedo (realmente digo isto muitas vezes, ahahah) principalmente para uma companhia como a Tunisair que hoje diz uma coisa, mas amanhã diz outra.

Comentar por Pete351




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s