aerOPOrto


Inverno IATA 2014 (W14)
Rota W13 W14 Lugares Semanais
ux_m MAD1 24xw +2.832
+24xw +2.832
GVA1 18xw 20xw +528
LYS1 5xw 7xw +624
+4xw +1.152
—————
BE_M BHX 3xw +528
+3xw +528
LG LUX1 5xw 6xw +282
+1xw +282
FR BGY 6xw 7xw +378
BRE 2xw +756
BRU1 7xw +2.646
EBU 3xw 4xw +378
FMM 2xw 3xw +378
HAM 3xw +1.134
HHN 8xw 9xw +378
LBC 2xw -756
LIS1 14xw +5.292
MRS 5xw 7xw +756
MST 2xw -756
NUE 2xw -756
STN 15xw 14xw -378
SXF 4xw +1.512
+29xw  +10.962
—————
LX_M GVA1 2xw 3xw +444
+1xw +444
TP_M ORY1 27xw 28xw +264
+1xw +264
TO FNC1 4xw 6xw +744
LYS1 1xw +372
NTE 1xw 2xw +372
ORY1 13xw 19xw +2.232
+10xw +3.720
vy_m BCN1 4xw +1.424
BRU1 4xw +1.424
ORY1 5xw 6xw +356
+9xw +3.204
—————
+1 +81xw +23.448

W14

(x22w

+515.856)

W14 2014 (x9w

+211.032)

W14 2015 (x13x

+304.824)

_________________________________________________________________

Dados GDS 29 Setembro 14                         Comparação relativamente a W13

Semana de referencia:16 a 22 Fevereiro

1: Rota também operada por outra(s) companhia(s)

Artigos relativos à temporada Inverno IATA 2014 (S14)

Anúncios

143 comentários so far
Deixe um comentário

Eu sei que é cedo, mas já há novidades para W15. A Vueling disponibilizou a programação de inverno.

Barcelona mantém os 4 semanais, Paris mantém os 6, mas Bruxelas ganha uma frequência à 4ª-feira, passando de 4 para 5.

Comentar por João Ferreira

João creio que essa suposta 4ª frequência seja via Barcelona!
Creio que ainda seja mesmo muito cedo para frequências e horários, na minha opinião esta antecipação é mesmo só para abrir as reservas e depois ajustam as frequências e os horários!
Mas sempre temos a Turkish para abrir o W15…

Comentar por skiespassion

* 5ª frequência à 4ª-feira, queria dizer!

Comentar por skiespassion

Está igual a W14 João, não só no Porto mas na rede toda Vueling. De qualquer maneira o tópico de W15 está agora aberto.

Comentar por Pete351

Duvido.
Se para a China Lisboa ainda não tem e para Moscovo julgo que ainda existe da TAP, tal não irá acontecer.

Comentar por Angelo Campos

boas…

Acho que na aviação nunca se dizer. China acho pouco provável, mas Russia, Polonia e Irlanda…acho bem possível.

Comentar por Ricardo Sousa

“A região do Porto e o Norte de Portugal registou 2,6 milhões de dormidas de estrangeiros entre janeiro e outubro de 2014, mais 13,8% do que no período homólogo de 2013, anunciou hoje a Associação de Turismo do Porto (ATP). “……….”Contudo, o destino [Porto e Norte de Portugal] tem registado uma diversificação de mercados e existem atualmente outros mercados que começam a demonstrar alguma preponderância como é o caso da China, Rússia, Polónia, Índia, Irlanda, entre outros”, destaca a associação.”

by dinheirovivo.pt

será que vamos começar a ter voos diretos da china e russia?

Comentar por Nes

Ainda estamos muito longe de ter um volume de passageiros suficiente e interessante (um Porto-Pequim não funciona como um Porto-Marselha) para permitir voos directos para a China. Para a Rússia, enquanto a economia deles estiver como está, também não faz muito sentido.

Comentar por Pete351

Pete….

É normal a Lufthansa só realizar um voo directo em cada sentido nesta altura do ano?

Comentar por Ricardo Sousa

Sim, mais voo menos voo nesta época do ano é normal haver dias com operação reduzida.

Comentar por Pete351


É pena é dizerem sempre o total de voos adicionais e não os voos adicionais comparativamente com igual período do ano passado. Assim é difícil comparar.

Comentar por Pete351

Boas…

Segundo a Newsvia, a Hyfly vai realizar + 10 voos extra entre Luanda e o AFSC no Natal ao serviço da TAAG entre 16 Dezembro e 7 de Janeiro com um A330-200 e um A340-300….. alem de manter os 3 voos regulares

Nada mau…+ uns milhares extra

Comentar por Ricardo Sousa

O que está carregado, excluindo charters, são 52 voos da TAAG em Dezembro e outros 47 em Janeiro. Os melhores dias serão 4 Jan. no OPO-LAD e 18 Dez. no LAD-OPO, com 4 partidas em cada um desses dias.

Por comparação operaram 40 voos em Dezembro de 2013 e outros 40 voos em Janeiro deste ano.

Comentar por Pete351

A SN Brussels continua ou acaba como no Inverno passado?

Comentar por Anónimo

A operação da Brussels continua a ser sazonal.

Comentar por Pete351

Bom sinal da Air Europa, a uma semana da inauguração da rota: a partir de Dezembro, 3 das 24 frequências semanais passam a ser operadas pelos E190.

Comentar por Pete351

Penso que para não perderem a “corrida” (pois a “guerra” pelos slots/stands das primeiras horas do dia vai começar), a Ryanair já a partir de Outubro volta a ter 6 aviões baseados.

Até podem já terem feito estas alterações algum tempo, eu somente reparei nisto alguns dias!

Este 6º avião fará somente dois voos por dia, sendo que o 1º voo do dia sai ás 09:15.

Comentar por skiespassion

Segundo o facebook da Leal Tours em Dezembro e Janeiro haverá um voo charter desde Ajaccio para o Porto com a Air Corsica!

https://www.facebook.com/leal.tours

No site não encontro mais informações!

http://lealtours.traveltool.pt/

No site da a Air Corsica http://www.aircorsica.com/ nada consta.

Mas pelo tipo de operação, diria estar perante trabalhadores Portugueses de regresso a casa para Natal/Ano Novo!
AJA/OPO 21 Dezembro e OPO/AJA 04 Janeiro!

Comentar por skiespassion

Charter bastante interessante. Suponho que a venda se estará a fazer principalmente com agências do lado de lá, daí não aparecer nada no site (que também não parece estar especialmente cuidado).

Comentar por Pete351

E a Air Europa vai manter as 24 frequências semanais do inverno para o verão.

Comentar por jferreira20

Faz sentido, e espero que continuem a operação com os E145 da Privilege.

Comentar por Pete351

Aparentemente a Transavia France vai operar dois voos semanais para Lyon (nova frequência ás terças LYS/OPO/LYS) no período de inverno.

Comentar por skiespassion

Mais uma boa noticia……

Comentar por Ricardo Sousa

Só está à venda até ao final do ano. Suponho que vão carregar os outros meses mais à frente.

Comentar por Pete351

A Wizzair já vai começar a voar para Lisboa a partir de 30 de Março de 2015. Será que mais tarde o Porto terá a mesma sorte?

Comentar por Angelo Campos

Se mantiver o ritmo de crescimento, eu diria que é provável que mais ano menos ano a Wizz voe para o Porto.

Comentar por Pete351

Para quando PRG, LCA ou PFO, já agora Kiev ou Lviv estas rotas davam muito jeito.

Comentar por jp

Kiev e Lviv parecem-me um bocadinho improváveis nos tempos que correm… mesmo não estando na zona de guerra, não deixam de ser voos para um país em guerra..

Comentar por miguelito

Mesmo Chipre só mesmo se algum operador turístico quiser fazer algum charter.

Comentar por Pete351

Eu vou 1 vez por més ao chipre via Frankfurt na LH e tem sempre uns 10 a 15 passageiros com o mesmo destino.

Comentar por Anónimo

Como já foi quase tudo dito vou ser muito breve!

Base nº25

Comentar por skiespassion

Estava mesmo agora a meter este no artigo da base. A ver se encontro outros.

Comentar por Pete351

A companhia irá basear dois Airbus A320. O reforço de rotas e o lançamento de novas será conhecido dentro de meses com o lançamento da operação de verão 2015.

Comentar por nes

Base easyjet do Porto abre na Primavera 2015 com 2 aviões

Ler mais: http://www.lowcostportugal.net/viajar/aeroportos/porto/base-easyjet-do-porto-abre-na-primavera-2015-com-2-avioes/2014/07/#ixzz37XXttylZ

Comentar por nes

Se houver novas rotas aposto seriamente em LUX, FNC e quem sabe MAN, ou LPL. Seria bom apostarem em TLV,nem que fosse sazonal.Há imensas ligações para TLV do Porto

Comentar por Anónimo

Tel-Aviv tem algumas ligações, mas é uma rota muito longa e com custos especialmente elevados por ser para Israel. Funchal parece-me complicado, porque entre a TAP e a Transavia o mercado está bem coberto.

Comentar por Pete351

A base de Lisboa foi anunciada com 183 dias de antecedência.
Daqui a pouco já se sabe.

Comentar por Angelo Campos

A ver se nao anunciam berlim e hamburgo tambem, guerra ryan/easy. Quica gatwick diario, luxemburgo e manchester.

Comentar por zoficial

A easyJet continua a ter 1 diário para Gatwick no verão. Já teve 2, mas só durou uma temporada.

Comentar por Pete351

Esta a ficar muito interessante W14 no AFSC……A única companhia que nd anuncia é a TAL (TAP)

Comentar por Ricardo Sousa

sem duvida, essa TAL nem merece a nossa consideração

Comentar por Azure

E pelo que temos observado anda-se a desfazer aos bocados…..

Comentar por Ricardo Sousa

Novas rotas RYR – HAM e SXF

Comentar por Anónimo

Ena ena, é mesmo Hamburgo, não é Lubeque (que sendo uma bela cidade, é demasiado pequena e distante de Hamburgo para justificar a rota)!

Comentar por Miguelito

A Ryanair anunciou, hoje, a abertura das duas novas rotas, para o próximo período IATA de Inverno:
Hamburgo – 3 voos semanais, e Berlin – 4 voos semanais.

Comentar por nes

A Easyjet costuma anunciar as bases com muito, mas mesmo muito tempo de antecedência. Duvido que comece no inverno.

Comentar por jferreira20

Javier Gandar, director-geral da easyJet para Portugal, vai anunciar amanhã no Porto a abertura de uma base da ‘low cost’ britânica no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

A companhia aérea não confirma esta informação, mas fonte do Governo confirmou ao Económico que a easyJet “vai reforçar o investimento em Portugal”, o que permitirá criar cem novos postos de trabalho directos.

A criação de uma base operacional no Porto significa que a companhia aérea passará a ter um ou mais aviões sedeados no aeroporto Sá Carneiro. A easyJet entrou em Portugal em 1998, mas só em Abril de 2012 lançou uma base aérea em Lisboa, onde passou a sedear dois aviões. Na altura, a companhia foi responsável pela criação de 75 postos de trabalho, valor que duplicou no ano passado, altura em que elevou para quatro o número de aviões sedeados em Lisboa.

A base operacional no aeroporto da Portela permitiu ainda à companhia ultrapassar, no espaço de um ano, a barreira dos quatro milhões de passageiros transportados de e para Portugal, sendo que destes mais de metade tem origem ou destino em Lisboa. Para este ano, Javier Gandara tinha previsto um crescimento da procura na ordem dos 1,5% a 2,5%, condicionado pelo aumento dos custos da operação em Portugal, devido à subida das taxas aeroportuárias.

A abertura da base da easyJet no aeroporto Sá Carneiro surge numa altura em que a Ryanair faz o movimento inverso. Depois de vários anos com bases nos aeroportos do Porto e de Faro, a ‘low cost’ irlandesa abriu em Abril uma base aérea em Lisboa.

Contactada, fonte oficial da easyJet remete todos os esclarecimentos para a conferência de imprensa a realizar amanhã, no Porto.

Comentar por Anónimo

Grande notícia. De repente os 7 milhões parecem um objetivo não só possível, mas provável – a confirmar-se a abertura da base ainda este Inverno. Espero que Berlim e Luxemburgo estejam na lista 🙂

Comentar por miguelito

Ou a inauguração de mais uma hotel!!!! 🙂

Comentar por Anónimo

Hotel EasyJet ja existe no Porto, Pedro da batalha.

Comentar por zoficial

Praga, Budapeste, Viena, Varsóvia e Istambul. É bom sonhar.

Comentar por Azure


Na eventualidade de abrirem rotas, as candidatas deverão estar entre as seguintes: Luxemburgo, Berlim, Bilbau, Edimburgo, Manchester ou Bristol não?

Comentar por HTR

Realmente deve ser algo de muito bom para o AFSC…..sabes algo sobre esta apresentação Pete?

Comentar por Ricardo Sousa

Não sei de nada Ricardo, mas aparato não falta.

Comentar por Pete351

Saiu a 2ª lista de slots. Já reflecte a entrada da Air Europa. Mantém também o pedido da Royal Air Maroc. A única coisa que me intriga é que a Transavia francesa tem quase o dobro dos slots do último inverno.

Comentar por jferreira20

A Transavia FR pediu slots para 4 diários. Só para Paris vão ter quase 3, o resto é mais um bocado de Funchal, Nantes e Lyon.

Comentar por Pete351

Parece que temos uma grande aposta por parte das empresas de aviação estrangeiras para o W14…..bem bom…….e a BA ainda não aparece nada para W14….deve ficar mesmo só por S14

Comentar por Ricardo Sousa

A BA já confirmou que este ano a rota é sazonal. Para S15 já há bilhetes à venda.

Comentar por Pete351

Ótimo a garantia de aposta em S15 por parte da BA.

Comentar por Ricardo Sousa

Garantia a 100% também não há, mas é uma boa indicação.

Comentar por Pete351

Pelo que vejo….esta tudo a correr pelo melhor para termos um excelente W14

Comentar por Ricardo Sousa

Quadro muito bem composto!
E ainda não vai ficar por aqui!
Estou confiante pelo menos na 3ª frequência diária da Lufthansa este inverno!

Comentar por skiespassion

Esperemos que sim, esse 3º diário faz muita falta no inverno.

Comentar por Pete351

A Luxair parece que também vai aumentar as frequências de 5 para 6 voos semanais.
Nova frequência aos domingos!
Tirado do Amadeus e no site da Luxair.

Comentar por skiespassion

A frequência nova é às 3f, o único dia em que não tínhamos voo para LUX durante o inverno. A ver se chegam ao diário em S15.

Comentar por Pete351

Tens toda a razão! Erro meu! Assumi S14/W14 em vez de W13/W14!

Por falar em erros:

EasyJet
dizes: +2xw +1.152
será ? +4xw +1.152

Air Europa
dizes: +24xw +200
será ? +24xw +1200

Eu sei que tens a semana de referencia de 16 a 22 Fevereiro e estás à espera que a Vueling coloque à venda o resto da temporada, mas tudo leva a crer que o aumento seja de 9 frequências semanais:

BCN +4 (não operou W13)
BRU +4 (não operou W13)
ORY +1 (operou 5xw W13)

Comentar por skiespassion

Nem tinha reparado. Já corrigi os valores da Air Europa e da easyjet. Os totais também estão atualizados.

Realmente já podia meter os Vueling, até porque não devem tardar a carregar o resto da temporada.

Comentar por Pete351

Pete, tens alguma informação sobre o vôo CCA5, proveniente de LIS, hoje pela fresca manha? Tenho ouvido ai uns ‘zum-zuns’ sobre a CA com a rota LIS-OPO-PEK… Tem algum fundamento?

Comentar por AFRL

Voo diplomático, nada mais.

Comentar por Pete351

Pete, porque é que a Volotea não aposta no Porto?

Comentar por jferreira20

Não acham interessante

Comentar por Pete351

É pena, Nantes e Bordéus são bases deles e provavelmente seriam rotas rentáveis. Além de que o Porto é perfeito para ser uma base deles, entra completamente no conceito de média cidade europeia que eles querem servir.

Comentar por miguelito

Nem Nantes nem Bordéus são rotas interessantes para a entrada de um segundo operador.

Comentar por Pete351

Estas rotas assim como as que ele falou de Lisboa já o Mellado tinha vindo cá falar.
Resultado das férias em Albufeira, já que é Algarvio ferrenho.

Comentar por Angelo Campos

http://slotsportugal.ana.pt/SiteCollectionDocuments/Reports/PortoReports/LIST%20SAL%20OPO%20W14.pdf

Será desta a Royal Air Maroc?
Poderá não querer dizer nada, visto que na lista também não aparece a Air Europa e no entanto vai operar!
A British Airways aparentemente não pediu slots.

Período de inverno engloba 22 semanas ou 154 dias para quem quiser fazer contas…

Comentar por skiespassion

Mais Ryanair para o Porto em W14…

http://www.publico.pt/economia/noticia/ryanair-lanca-seis-novas-rotas-em-portugal—1639654

Comentar por Luis Abreu

Mais boas noticias….

Aos poucos a Ryanair vai apostando no AFSC…..sejam bem vindos mais este reforço de rotas já existentes e das rotas novas.

Comentar por Ricardo Sousa

1a grande novidade (na minha opinião) para o inverno!

Air Europa para Madrid!
24 voos semanais por percurso!
segunda a sexta 4 voos diários por percurso!
sábado e domingo 2 voos diários por percurso!
Tipo de avião Embraer 145 (aparentemente)!

UX1147 MAD 06:40 07:00 OPO 1234567
UX1148 OPO 07:30 09:40 MAD 12345__
UX1145 MAD 10:20 10:40 OPO 12345__
UX1146 OPO 11:10 13:20 MAD 1234567
UX1143 MAD 14:40 15:00 OPO 1234567
UX1144 OPO 15:30 17:40 MAD 12345__
UX1141 MAD 18:20 18:40 OPO 12345__
UX1142 OPO 19:10 21:20 MAD 1234567

Horários retirados do Amadeus, na minha opinião poderá haver erros! Não creio que aos sábados e domingos o avião esteja tantas horas parado no Porto! 07:00/11:10 e 15:00/19:10!
Passei pelo site da Air Europa e ainda não se encontra aberto a reservas a rota!

Excelente novidade principalmente para ligações para América Latina!

Comentar por skiespassion

Carregaram hoje à tarde, que de manhã procurei e não estavam.

Dá-lhes uns dias, provavelmente um anuncio oficial não tardará até porque os voos estão programados para a 2ª semana de Outubro.

Comentar por Pete351

Mesmo Pete!
Segundo o Amadeus começam a 06 Outubro 2014. segunda!

Comentar por skiespassion

A operativa é similar a de VGO e LCG, os sábados e domingos o avião permanece parado as mesmas horas.

Comentar por blogaeropuertodeoporto

Como é que vocês acedem ao Amadeus, que eu deixei de conseguir?

Comentar por jferreira20

obrigado. 😉

Comentar por jferreira20

Pete, sabes de algo relativo à groundlink entrar em OPO para fazer check in à Ryanair?

Comentar por Pedro

Sei que eles tem a licença para o fazer, se vão ou não já não sei.

Comentar por Pete351

que boa noticia

Comentar por nes

Birmingham continua no Inverno com 3xw

Comentar por Pete351

Boas…

Boa noticia essa…..pode ser que a BA siga tb a Flybe….

Comentar por Ricardo Sousa

O Porto-Lyon da TO tb aparenta vir a ser sazonal.

Comentar por jferreira20

Já o voo da BA não aparece no site deles. 😦

Comentar por jferreira20

O da BA é suposto ser sazonal este ano.

Comentar por Pete351

Voo da tarde da Lufthansa parece voltar próximo inverno, pelo menos durante o mês de novembro já se encontra aberto a reservas!

Comentar por skiespassion

Desnecessário dizer que é um voo que faz bastante falta no inverno, e que com 2 voos já não conseguem crescer.

Comentar por Pete351

EDIT(Pete351): Comentário eliminado. Identidades múltiplas não estão permitidas.

Comentar por Nuno Gomes

ó céus, esta Filomena/Carlos Martins/Nuno Gomes deve ser do tal grupo de deputados.. só pode, tempo não lhe falta para espalhar parvoeiras 😛

Comentar por Miguelito

E entretanto já arranjou outro nome… enfim, pensei que com esse comentário editado a mensagem ficava clara mas aparentemente não ficou. É trabalho para o filtro de spam agora.

Comentar por Pete351

Na minha ótica a Ryanair não funciona assim.
Desde que tenha incentivos quer na base ou nos destinos e se a rota for viável eles em principio criam-na.
O representante que cá veio disse isso em Lisboa.

Comentar por Angelo Campos

Não foi exatamente isso que eu li Angelo. Tens um link em que ele diga que só abrem destinos se houverem incentivos?

Comentar por Pete351

Pete, não é estranho que a Easyjet ainda não tenha lançado a rota Porto-Luxemburgo?? rota que facilmente teria 1 voo diário,

já repeti vezes sem conta, mas não termos Berlim no nosso aeroporto, além de pena causa-me smp perplexidade o porque dessa situação.

O chato do voo para Lx ser às 6.40 é q o metro so abre às 6h, e ires para o aeroporto, de taxi.. só o dinheiro q se gasta e o tempo q se perde não compensa. De qq modo sendo bi-diário, entao aos fds, alem do mt pessoal de cá que la trabalha, promove o turismo interno, visto o Porto estar na moda e Lx é sempre a capital, parece-me ser bem interessante
.
Os horários de Porto-Faro, é que são pessimos, mas até lá podem mudar, o voo da 6ª e domingo à noite, é mudado para o meio dia.

Peter, tens dados estatisticos sobre a flybe? Quem sabe uma boa performance, não implica no futuro novas rotas na UK

Ok, temos smp algum receio devido ao poder centralista do pp país, mas mais do que nunca o Porto é marca própria, com identidade, promovida nacional e internacionalmente, galardoada e publicitada por esse mundo fora, basta ler as revistas da especialidade.
À escala de cd país.. Madrid/Barcelona.. Lisboa/Porto, nada de misturas, cada um com as suas virtudes e essencialmente diferentes.
Acho q as pessoas nem se apercebem de um país do tamanho de Porttugal, ter 2 cidades de topo a nivel mundial, e eu já viajei muito não falo por falar, como bom portuense não morro de amores por Lx, mas complementam-se. Será q os nossos politicos têm essa visão??? claro q não..exceptuando ao que parece o Rui Moreira e quem sabe o António Costa.

O próximo inverno promete,ser positivo, isso é o mais importante,

Comentar por zoficial

Eis um comentário ponderado… na Ryanair pura e simplesmente não existe o conceito de ‘escala’, apenas funciona de A para B, ou de A para C, nunca de A para C fazendo escala em B; se a Ryaniar quiser fechar a rota, fecha-a e pronto! parece-me q os comentários recentes sobre a Ryanair foram despropositados!
Lamento no entanto o menosprezo a que o AFSC é sistematicamente votado; utilizo o AFSC frequentemente (6-7x/ano via Ryanair) e cada vez que levanto voo ou aterro nunca vejo mais de 3/4 aviões lá parado… mas Ryanair, Easyjet ou semelhantes, estão lá sempre…)
O único modelo que sempre desejei e consigo ver para o AFSC é o de Manchester (sem um único voo da BA, excepto via Londres) ou Barcelona (sem um único voo da IB excepto IB, embora já tenha feito uma vez BCN-GRU…) mas com todas as grandes companhias internacionais a fazer lá escalas e aproveitar esses nichos de mercado
Note-se que sendo portuense e com uma modesta experiência de viagens, evito de todo possível usar LIS pois é um aeroporto sobre lotado, desorganizado e antiquado, mas como não há vontade privilegiar o Porto e desobstruir Lisboa, nada podemos fazer senão esperar q alguma companhia/rota nova apareça e nos dê mais opções em relação a Lisboa

Comentar por Luis Abreu

Luis, não é menosprezo, é que não temos procura para ter o aeroporto sempre cheio de aviões, e muito menos ter um movimento como tem Barcelona, Manchester e até Lisboa (já sei que custa admitir, mas é verdade).

Não podes obrigar uma companhia a voar para o Porto quando ela quer voar para Lisboa. E também não podes reduzir os nossos problemas à existência de Lisboa, porque no patamar em que estamos a concorrência é sobretudo europeia e não regional.

Comentar por Pete351

Estranho, estranho não é. Não posso comentar detalhes, mas posso dizer que eles tem conhecimento da situação da rota.

Berlim é uma situação complexa e não mudou desde a última vez que falamos no tema.

Em principio passageiros que tem que apanhar o metro até ao aeroporto para poupar dinheiro não são o principal alvo da Ryanair no OPO-LIS. Mas há sempre o 3M para apanhar esses voos.

Não tenho, mas espero ter brevemente. Ainda assim é cedo para os avaliar, e com a pascoa pelo meio pior. Mas a ideia é essa, utilizar os bons resultados de Birmingham para abrir outras rotas.

Eu também acho que são cidades complementarias, aliás tem que ser porque a concorrência no turismo é muito forte. A nível aeroportuário já há companhias a explorar essa complementaridade. Lembro-me por exemplo de um responsável da Transavia comentar que quando abriram Lisboa-Nantes isso se traduziu positivamente no Porto-Nantes porque não só mantiveram os passageiros que tinham, como apareceu mais gente a fazer Nantes-LIS + OPO-NTE e vice-versa. Aliás, foi no ano em que abriram LIS-NTE que passaram o OPO-NTE a anual…

Comentar por Pete351

Pois é Carlos Martins, esse é exactamente o meu medo!.

Filomena.

Comentar por Carlos Martins

Eu não costumo moderar ativamente o blog, mas há uma coisa que não estou a achar piada nenhuma que é ver pessoas que usam mais que um nome para comentar aqui e discutirem com eles próprios (como é o caso Carlos Martins / Filomena) e dar a ideia que mais gente partilha da opinião deles. Se querem comentar ou discutir algo, excelente, escrevam à vontade. Agora, usar identidades múltiplas para manipular o debate é que não vou aceitar.

Comentar por Pete351

Novas rotas é que nada, enfim. Tudo para Lisboa, mais uma vez. Maldita cidade.

Comentar por Azure

Apesar de a Ryanair não assegurar ligações (via Lisboa), penso que o comentário da Filomena é bastante pertinente!:
Qualquer dia corremos o risco de sermos servidos pela Ryanair para a Europa, apenas desde Lisboa, apanhando os 2 voos de ligação OPO-LIS-OPO, tal como a TAP faz para inumeros destinos europeus (via Lis)…………..

Carlos

Comentar por Carlos Martins

A RYR a meu ver só tem a ganhar com esta diversidade de oferta nos 3 principais aeroportos nacionais, sinceramente não me parece que comecem a “desviar” voos para LIS em detrimento de OPO.
Eles têm uma cota enorme no Porto e não os vejo abrir mão desse enorme mercado para outras companhias da concorrência.

Comentar por PedroCosta

A Ryanair funciona no estilo ‘point to point’ por isso é perfeitamente inconcebível ver p. ex. Porto-Stansted via Lisboa ou Lisboa-Frankfurt Hahn via Madrid, a Ryanair vende simplesmente Porto-Stansted ou Lisboa-Frankfurt Hahn… não me parece que alguma vez a Ryanair venha a instalar 1 base digamos ‘central’ num país e fazer daí todos os voos de e para esse país, este receio parece-me perfeitamente descabido

Comentar por Luis Abreu

Esquecendo o ridículo da ideia, se a Ryanair fosse centralizar algo faria-o em Stansted, onde sozinha movimenta mais passageiros que todas as companhias juntas na Portela.

Azure, é normal eles abrirem mais rotas em Lisboa. Há mais margem para crescer lá, e como a operação ainda é muito pequena o mais normal é passarem os próximos anos a abrir destinos na Portela. Em todo o caso o que é realmente importante para nós é o que acontece no AFSC.

Comentar por Pete351

Esta história da ‘TAL’ é bastante interessante… embora esteja de acordo com o menosprezo com que a TAP trata o AFSC, se calhar nem nos podemos queixar se compararmos p. ex. com a IB q tem todas as operações internacionais concentradas em exclusivo em Madrid ou a BA em Londres, ao menos temos alguma coisa no AFSC! já a AF tem várias bases menores nalgumas cidades francesas e a LH tem boas bases repartidas em Frankfurt/Munique/Dusseldorf, aí sim, é outro assunto.
Ter um aeroporto como o AFSC subaproveitado, marginalizado e dedicado ao ‘low-cost’, só para sobrecarregar LIS custa um bocado! Era sonhar alto (pelo menos nesta altura..) ter de volta a AF/KL ou ter uma companhia americana (United?) ou mesmo a Turkish ou a Emirates… o AFSC tem capacidade para mais tendo em vista o no. de operações diárias!

Comentar por Luis Abreu

1) Ao que parece, e pelo que li hoje no Jornal de Noticias, vai entrar mais uma aeronave adicional da Ryanair, que irá estacionar na base de Lisboa.
2) Por outro lado, irá aumentar no inverno a oferta de voos Ryanair entre Porto e Lisboa.
Já pensaram na possibilidade de a Ryanair vir a concentrar todo o seu potencial em Lisboa, funcionando a rota Porto-Lisboa como interface a quem quiser voos internacionais, tendo que ir fazer escala em Lisboa, tal como funciona a TAP ?!.

Filomena.

Comentar por Filomena

A Ryanair não assegura ligações, e em geral deixa de compensar o preço se se têm que comprar 2 voos em vez de 1.

Comentar por miguelito

Filomena, isso não tem cabimento. A ryanair não faz escalas, muito menos as promove. Para além disso, as rotas da emigração funcionam muito melhor cá do que em Lisboa e, quanto às outras, se as fecharem cá, alguém aparece e cobre o buraco. Olhando, assim de repente, vejo a transavia e a vueling cheias de “fome”.

Comentar por jferreira20

A minha opinião sobre o tema é que o problema não é tanto a presença ou não que a TAP tem no AFSC, mas a falta de estratégia para o nosso aeroporto.

Comentar por Pete351

As noticias são excelentes, no entanto o saldo positivo não ficará nos 29 voos semanais Ricardo.

Porto → Hamburg (Lübeck) passa de 2 para 0
Porto → Nuremberg passa de 2 para 0
Porto → London (Stansted) passa de 15 para 14

Receio ainda que os voos para Maastricht não operem no inverno 2014/15 (Porto → Maastricht operou 2/semana)

Segundo a Presstur o saldo positivo semanal será de 22 voos, que vai de encontro aos 7 cortes acima mencionados.

http://www.presstur.com/site/news.asp?news=46980

Ainda é muito cedo, acredito que algo mais mudará!
Desejo que novos destinos ainda sejam anunciados!
No entanto existe alguns que estou preocupado:

– Brussels (Charleroi)
– Dortmund
– Rome (Ciampino)

Comentar por skiespassion

Boas…. realmente pela Presstur, são 22, mas mesmo assim e muito bom. Muito acima das expectativas….Forca Ryanair….já que a TAL não que nada com o AFSC…

Comentar por Ricardo Sousa

Skiespassion sabes perfeitamente que a Ryanair é muito ativa com a programação, e que é normal haver sempre um corte aqui ou ali. Importante é o saldo ser positivo.

E sim, é bastante cedo mas o que é anunciado em conferencia de imprensa ainda tem algum peso.

Comentar por Pete351

De momento todas as rotas previstas da Ryanair se encontram abertas a reservas, mesmo aquelas que eu tinha receio (CRL/DTM/CIA).
Contas feitas temos um saldo positivo semanal de 22 voos, tal como dizia na Presstur!

Teremos então cortes em:
Porto → Hamburg (Lübeck) passa de 2 para 0
Porto → Nuremberg passa de 2 para 0
Porto → London (Stansted) passa de 15 para 14
Porto → Maastricht passa de 2 para 0

Reparei que teremos finalmente uma uniformidade de horários em todas as rotas!
Notei também uma tendência em antecipar algumas rotas da noite (BCN/18:40 STN/18:00 BVA/18:10). Algum motivo?!

Alemanha apesar de perder NUE(2x) e LBC(2x), mantém as mesmas frequências semanais com o aumento de HHN+1 FMM+1 e BRE+2. Coincidência ou algum motivo também?!

Este inverno teremos então 146 voos semanais, uma média de 20/21 voos diários. Em comparação Faro fica pelos 68 e Lisboa vai chegar aos 101 semanais! Serão 25 destinos em 8 países. Com 5 aviões baseados.
BGY/BRU/FAO/FKB/CRL/HHN(manhã)/LIS(noite) e MAD(noite) serão todos operados com aviões dessas bases, seguramente poderíamos ter mais 2/3 na base do Porto.

LPA CCF CFE LRH BLQ DUB LPL PMI TFS e VLC continuam como sazonais.
LIG e RNS desejo que tenham um excelente resultado e voltem na época seguinte.
MST espero que não seja um corte definitivo e volte também na época seguinte ou aumentem EIN.

Realmente Pete, o importante é o saldo ser positivo! E mesmo muito acima das expectativas Ricardo!

Comentar por skiespassion

A uniformidade de horários aparentemente é geral, provavelmente terá a ver com alguma alteração de planeamento da Ryanair.

Quanto aos últimos voos serem mais cedo suponho que seja porque se enquadram melhor nas rotações dos aviões, porque com essa 1h que adiantam não serve para fazer nenhum voo adicional.

Comentar por Pete351

A Ryanair anunciou aumentos em várias rotas. Boas notícias.

Comentar por jferreira20

Bremen 0 para 2 voos semanais
Bruxelas 0 para 7 voos semanais
Frankfurt 8 para 9 voos semanais
Lisboa 0 para 14 voos semanais
Marselha 5 para 7 voos semanais
Memmingen 2 para 3 voos semanais
Milão 6 para 7 voos semanais
St. Etienne 3 para 4 voos semanais

Comentar por blogaeropuertodeoporto

Boas noticias…vamos ter mais 29 voos semanais. Espero que tenha o maior sucesso possível. Com este grande incremento de voos, tudo indica que possamos passar a barreira dos 7M….era a cereja em cima do bolo….

Comentar por Ricardo Sousa

Ricardo, mesmo assim para passar os 7M precisávamos de muito mais no inverno. Isso sim, vamos estar muito perto.

Comentar por Pete351

Pois parece que a Ryanair não só não vai cortar no Porto como vai crescer. Mais um balde de água fria para os que inventaram que Ryanair e a VINCI queriam levar os voos todos para a Portela.

Monteiro e Carlos, não aceito essa visão de inferioridade face a Lisboa. Para não acreditar na região e para dizer que “Lisboa é Portugal o resto é paisagem” é já chegam eles.

Comentar por Pete351

Horarios OPO-LIS tempada inverno a partir do 26 outubro:

OPO-LIS: 06:40, 21:00
LIS-OPO: 07:55, 19:40

Comentar por blogaeropuertodeoporto

Obrigado blogaeropuertodeoporto! Bons horários sem dúvida.

Comentar por Pete351

calma, conferência de imprensa Ryanair no Porto esta tarde.

Comentar por monteiro75

A que horas é a conferencia de imprensa?

Comentar por Anónimo

È isso mesmo; se a ryanair começar a ter mais do que uma ligação par Lis, isso vai levar a que cada vez mais hajam partidas e chegadas TAP ao Porto!. Quem quiser TAP, que apanhe a Ryanair até LIs, e só a partir de Lis, poderá voar na Tap. É uma situação deveras preocupante, se a Tap se aproveitar do aumento de frequências da Ryanair para Lis.

Carlos

Comentar por Filomena

pensa tb no caso.. de teres de apanhar Porto-Lx ryanair, para apanhar voos das outras low-cost, incluindo a própria, isso sim ainda é mais preocupante.

Mas não vamos lançar alarmismos, não somos lisboa-dependentes, se não.. prefiro ir a Madrid ou a Barcelona apanhar o avião.

Comentar por monteiro75

Confirma-se, OPO-LX bi-diário a partir do final de Outubro.

Comentar por monteiro75

Lisboa: M.Bergamo (diário), Roma C. (diário), Bremen(3x) e Eindhoven (3x)

não acredito q Bergamo e Eindhoven terminem no Porto, mas Roma e Bremen, tenho as minhas dúvidas

Comentar por monteiro75

Duvido que acabem….se acabarem alguma Low-Cost agarra a rota. Ganha em Lisboa mas perde no Porto onde é líder destacado. Por isso ñ acredito. Vamos ver daqui a pouco o que dá a conferencia de imprensa no Porto….

Comentar por Ricardo Sousa

amanhã anúncio significativo de novas rotas/aviões, por mais q digam q não, estas noticias causam calafrios, visto que acho que o Porto perderá sempre alguma coisa.

Tb vão anunciar o aumento da frequência da rota OPO-LX, esperemos não ter nova TAP2 no Sá Carneiro, e ao colocarem 2ª ou mm 3ª frequência para depois irmos lá feitos cordeirinhos, isto tudo no intuíto de construirem o mais rapidamente o NAL
.

Comentar por monteiro75

p.s. anúncio em Lx !!

Comentar por monteiro75

o inverno varia muito, novembro, janeiro e fevereiro, e basta consultar o site da easy, (suponho que Paris tem menos frequências, existem dias q a rota nem tem qq voo programado), principalmente para menos, Dezembro e Março para mais, a procissão ainda vai no adro.

Comentar por zoficial

Tens razão, realmente ainda é muito cedo para tirar conclusões. O que tem é que assim já posso abrir o tópico, e quando aparecer alguma coisa já podemos comentar aqui.

Eu também estive a ver CDG, mas quando comparo com semanas iguais practicamente é o mesmo.

Comentar por Pete351

Começa mesmo muito bom jferreira!

A Vueling também já vende o inverno, mas somente até 14 dezembro.

Todas as 3 rotas se encontram abertas a reservas!

ORY 6/semana (excepto sábado)
BCN 4/semana (seg/qua/sex/dom)
BRU 4/semana (seg/qui/sex/dom)

Se estes voos se confirmarem serão mais 8 frequências semanais (as de BCN e BRU)!

Comentar por skiespassion

Começa bem.

Comentar por jferreira20




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s