aerOPOrto


Inverno IATA 2016 (W16)
Rota W15 W16 Lugares Semanais
AH_L ALG2 2xw +648
+2xw +648
_
S4_L PDL1 4xw 6xw +640
+2xw +640
_
LH_L BRU1 4xw +1.236
+4xw +1.236
_
 U2_L FNC1 5xw +1.800
LUX1 5xw 4xw -180
TLS 2xw 4xw +720
+6xw +2.160
_
IB_L MAD1 19xw 21xw +400
+2xw +400
LH_L MUC1 4xw +1.480
+4xw +1.480
_
FR_L BCN1 10xw 17xw +2.646
BGY 7xw 11xw +1.512
BRU1 7xw 9xw +756
CRL 4xw 6xw +756
DUB 2xw +756
EIN 5xw 6xw +378
HHN 8xw 4xw -1.512
LPL 2xw +756
LUX1 5xw +1.890
MAD1 12xw 14xw +756
MXP 4xw +1.512
NRN 2xw -756
TER1 2xw +756
VLC 3xw +1.134
WMI 2xw +756
+32xw +12.096
LX_L ZRH1 3xw 3xw +124
+124
_
dt_l LAD 3xw 3xw +116
+116
_
TP_L AMS1 6xw 7xw +372
BCN1 19xw -1.862
BRU1 7xw -1.262
FCO 6xw -1.164
GVA1 10xw 14xw +1.056
LGW1 14xw 14xw -336
LIS1 49xw 113xw +6.756
LUX1 4xw 4xw +296
MAD1 17xw 12xw +998
MXP1 12xw -1.176
ORY1 28xw 21xw -658
ZRH1 7xw 14xw +1.120
+20xw +5.140
TO_L AMS1 3xw 4xw +378
FNC1 6xw 8xw +756
MUC1 3xw +1.134
NTE1 3xw 4xw +378
ORY1 16xw 19xw +1.134
+10xw +3.780
TK_L IST 4xw 5xw +302
+1xw +302
VY_L AMS1 3xw +1.068
BCN1 4xw 8xw +1.424
BRU1 4xw -1.424
ORY1 6xw 6xw +400
ZRH1 3xw +1.068
+6xw +2.536
W6_L BUD 2xw +720
WAW 2xw +720
+4xw +1.440
—————
+6 +93xw +31.098

W15
W16
3.668.041 lugares 4.341.893 lugares (+18%)
W15
W16

_________________________________________________________________

Dados GDS 29 Setembro 2016                         Comparação relativamente a W15

Semana de referência: 16 a 22 Fevereiro

1: Rota também operada por outra(s) companhia(s)

2: Via Lisboa


290 comentários so far
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Hoje fiquei surpreendido quando vi 2 avios 777 da TAAG no AFSC….. Fazendo uma pesquisa o voo de ontem foi cancelado o que certeza que tinha alguma avaria. E hoje chegou um novo avião para levar os passageiros que ficaram em terra ontem. Não tem corrido nada bem para a aviação os últimos dias….

Comentar por Ricardo Sousa


Allure, não podem ser Portuenses !. “Portuense” que se preze, não viaja na TAP…….

Comentar por Carlos Sousa

Vejam lá se se acalmam. Eu vou dar-vos o meu exemplo:

estou a trabalhar no estrangeiro parte da semana. Vou fazê-lo até ao Natal. Para poder estar com a minha família, com os meus amigos, para poder ter tempo de qualidade para mim e maximizar as minhas horas produtivas e de descanso, tenho de optar pela TAP num dos voos. Sou um traidor? É isso?

E eu sei que é a TAP. Já fiz inúmeros voos este ano, divididos entre a Ryanair, a Easyjet, a LH e a TAP e só na TAP tive atrasos. Sei o que isso é. Mas é a minha melhor alternativa. Se isso fizer de mim traidor, vivo bem com isso.

Comentar por João Ferreira

Bem… só com a Ryanair, Tap e Easyjet já temos um crescimento de 73.000pax só no mês de outubro o que já é um bom indicador relativamente ao crescimento do movimento do aeroporto naquele mês

Comentar por PedroAlmeida

Estava mesmo à espera que a sempre independente PressTur recomeçasse a publicar dados do AFSC agora que a TAP vai estar em alta.

Sobre o serem traidores ou não, o certo é que a maioria dos passageiros que viajam de/para o AFSC são estrangeiros, e que nestas coisas, o importante é o serviço que se presta ao cliente (preços/frequências/tempo de viajem/etc.). Se há mais pessoas a viajar na TAP que antes é porque eles estão a prestar melhor serviço do que antes.

Comentar por Pete351

Infelizmente o relatório de W16 está atrasado, mas fica aqui um pequeno quadro comparativo W15 | W16:

Comentar por Pete351

Meu deus a qualidade dos teus relatórios é qq coisa de brilhante, o design é sempre muito bom, os conteúdos impecáveis , sem palavras.

Comentar por nunopinheiro

Bota qualidade nisso!🙂 parabéns!

Comentar por Luis Abreu

esses gráfico é de voos ou passageiros? em w16 a tap teve um aumento assim tão grande só com os voos para lisboa? vão assim tão cheios?

Comentar por nes

Nes ainda não chegamos so fim do w16, isto são os lugares disponíveis hehehehhe.

Comentar por Nunopinheiro

Obrigado aos dois! Espero que o produto final esteja ao nível das expectativas!

Nes, principalmente é Lisboa, mas Genebra, Zurique e Madrid também crescem significativamente.

Comentar por Pete351

Queria apenas, parabenizar o Pete 351, por mais este contributo estatistico, com a qualidade que já nos habituou !.

Comentar por Miguel Guimaraes

Obrigado Miguel!

Comentar por Pete351

Pete, quanto tempo acha que vai demorar a acabar o relatório?🙂 desculpe o incómodo, mas eles são realmente muito bons e estou curioso para ver o desta temporada.

Comentar por Rui21

Espero que este fim de semana esteja terminado, mas ainda não é certo.

Comentar por Pete351

Reparei que a Air Algerie ainda não começou a voar para o Porto como previsto. Alguém sabe quando se iniciam os voos?

Comentar por Eduardo Silva

Atrasaram o inicio à última hora. Agora está marcado para 12 Dezembro.

Comentar por Pete351

E esta, hein?!? por que não me surpreeende, esta notícia?

https://www.publico.pt/economia/noticia/tap-perde-lugar-para-a-easyjet-com-reducao-de-oferta-no-porto-1749854

PS: desapareceu a página ‘Privatização da TAP’? acho que era o sítio correcto para pôr este ‘post’!

Comentar por Luis Abreu

Bem feito.

Comentar por Allure

Bem feito !. Agora só falta serem ultrapassados pela Transavia !.

Comentar por Carlos Sousa

.Não percebo a admiração.
A TAL é uma companhia regional da Portela a EASY JET é uma companhia internacional

Comentar por Luis

Daí o nome TAP… Transportes Aéreos da Portela! Não necessitam de repintar os aviões, nem mudar o nome para TAL ou outros que… tal…😀
Basta mudar o nome Portugal para Portela…

Comentar por Luis Abreu

Não são novas rotas, só aumento de frequências a partir do Porto…
http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/tap-reforca-voos-para-o-inverno

Comentar por Luis Abreu

Uma leitura atenta conclui que o reforço é de Lisboa que os provincianos devem, segundo eles, agradecer.
Salvo melhor opinião:
Voos diretos ou na sua ausência via Madrid, Paris , Londres Frankfurt, Istambul ETC. Lisboa é para os, com o devido respeito, Africanos.

Comentar por luis

A estratégia do Aeroporto de Lisboa (aliada com a ponte aérea OPO/LIS/OPO) é fazer chegar ao limite de utilização o Aeroporto da Capital, para assim haver a necessidade de se ter de construir um novo de raiz!. Aqui, os “provincianos” do Porto, subsidiarão via impostos, essas megalomania da Capital !.

Comentar por Carlos Sousa

E depois admiram-se quando nos queixamos, enfim. TAL jamais.

Comentar por Allure

Actualização 29 Setembro

EasyJet

Pete, Funchal será 5 x week e não 4 como tens na tabela.

U27585 OPO 06:15 08:20 FNC _2_45_7
U27586 FNC 09:05 11:05 OPO _2_45_7

U27585 OPO 11:20 13:25 FNC _____6_
U27586 FNC 14:05 16:05 OPO _____6_

Por outro lado a Transavia France reviu em baixa a sua operação para o Funchal fazendo um reajuste mensal retirando alguns voos da programação e nem todas as semanas terá 8 voos.
No total das 21 semanas do horário de inverno retirou 22 voos:

NOV – 3 voos (16,23,30)
DEZ – 1 voo (7)
JAN -11 voos (9,10,12,16,17,19,23,24,26,30,31)
FEV – 6 voos (2,20,21,23,27,28)
MAR – 1 voo (2)

Por outro lado acrescentou 3 voos extras, um a cada sexta de 23 Dezembro a 06 Janeiro.

Na minha opinião a EasyJet está a ganhar pontos à Transavia na rota do Funchal e não me admiro que a EasyJet chegue ao voo diário já no próximo verão 2017. Isto se não entrar a Ryanair na guerra…

Comentar por skiespassion

Boas noticias para a easyJet. A Transavia é normal fazer sempre um reajuste mais próximo da temporada, principalmente nos meses mais fracos, mas já em W15 foi assim.

Comentar por Pete351

http://www.presstur.com/empresas—negocios/aviacao/tap-quer-reforcar-ainda-este-ano-a-rota-lisboa—sao-paulo-para-dois-voos-por-dia/

Quantos voos por semana estão a ser praticados neste momento??? 2 certo???
Isto significa o acréscimo de um voo semanal desde o Porto???

Comentar por CVP

Parece que sim,se se confirmar era ótimo para o Porto

Comentar por Serv

Não confio muito, a mim parece-me mais que o Sr. nem se apercebeu que o Porto já só tem 2xw.

Comentar por Pete351

Boas….

A Publituris também confirma a noticia….. de 1 terceiro voo para S. Paulo desde AFSC ainda este ano..

http://www.publituris.pt/2016/09/28/sao-paulo-vai-passar-ter-dois-voos-diarios-desde-lisboa/

Comentar por Ricardo Sousa

“…mantendo o Porto os três voos semanais que tem para o destino brasileiro…”

Como disse o Pete, quem escreveu o artigo (Por Raquel Relvas Neto) não sabe (ou obteve informações erradas pela própria TAP) que o Porto já não tem 3 voos semanais (aliás, esse terceiro voo era sazonal de meados de Junho a meados de Setembro!)

Posso garantir que pelo menos no próximo Inverno 2016/17 também só teremos 2 voos semanais para São Paulo, assim como para o Rio de Janeiro e Newark.
É só pesquisarem um pouco! TAP, Amadeus, OAG …

Comentar por skiespassion

Os voos via MADRID são otimos

Comentar por luis

Pete
Desculpa a insistência mas como estamos relativamente a :
Night stop da Transavia?
Operação da BA no inverno Iata 2016?

Comentar por luis

O NST não está carregado para W16, só para S17. A operação da BA mantém os 4xw, a diferença é que em vez de iniciar a meados de Fevereiro opera a temporada completa.

Comentar por Pete351

Boas

Afinal vão ser 2 voos charters com saida do Porto, para o fim de ano na Bahia e não 1 conforme havia sido anunciado. Saidas a 26 e 27 de Dezembro….

http://www.presstur.com/promocoes/sonhando-anuncia-ofertas-para-o-fim-do-ano-na-bahia-com-charters-de-lisboa-e-do-porto/

Comentar por Ricardo Sousa

Regresso em grande dos charters de longo curso ao Porto. A ver se em S17 voltamos a ter esse tipo de operações.

Comentar por Pete351

Boas,
Regresso em grande dos charters longo curso ao Porto? Devem-me ter escapado os voos charter de longo curso a partir do Porto no S16! Foi Punta Cana, Cancun, Jamaica, Bahia…

Comentar por Diogo

Por te terem escapado a ti e a toda a gente é que o regresso é em dezembro…

Comentar por João Ferreira

Actualização 10 Setembro

Vueling

Voos da Vueling para Bruxelas não continuam este inverno!

Comentar por skiespassion

A BA não vai operar no Inverno IATA?

Comentar por luis

Nova rota Porto-Terceira pela Ryanair. Duas vezes por semana. Começa em dezembro.

Comentar por João Ferreira

Boa! Começa a 3 de Dezembro, voos às terças e sábados.
Porto 17:40 – Terceira 19:15
Terceira 19:40 – Porto 23:15

Os preços estão desde os 19.99€.

Comentar por Joao

E já tem voos carregados até final de Outubro 2017. Sendo que pelo que lá estão manterá as duas frequências em S17. Digo eu que deverão reforçar caso o Inverno corra bem.

Já agora, porquê só em Dezembro? É só aí que fica algum avião livre no Porto? E como fica livre?

Comentar por Joao

No Inverno os aviões têm sempre folga (e mesmo no Verão já começam a ter também), o espaço vem daí.

Comentar por Pete351

Copenhaga com a Ryanair não continua no inverno?

Estava aqui a ver voos e não encontrou nada e tinha ideia que iria continuar. Até porque creio que as ocupações estavam altas pelo que li.

Comentar por João

Não, é rota sazonal.

Comentar por Pete351

Um amigo meu de confiança, piloto, indicou-me que Viena está em preparação para o Porto bem como Nice e Bilbau. Ficamos à espera por mais informações.

Comentar por MarcoCosta1

os boatos a tornarem-se reais, só vejo a Easyjet a pegar nas 3 rotas, no caso de Viena, tb poderia ser a eurowings.

Comentar por zoficial

Esse tipo de informações valem o que valem…

Uma delas ainda acredito,agora as 3? Não,não vai acontecer

Comentar por Serv

Venham elas, quantas mais, melhor !.
A mim dava-me imenso jeito, Birmingham ou East Midlands, mas não “vejo jeito” !.

Comentar por Carlos Sousa

Três rotas de uma assentada?!
Sinceramente não me parece muito real.
Nice teria uma boa ocupação pelas diversas razões conhecidas (destino de férias, emigrantes, etc…)
Bilbao, embora com muitos portugueses na zona do país Basco, não sei se seria uma rota com muitas frequências.
Viena, terá a rota atratividade suficiente para a 2/3 voss por semana?!

Comentar por PedroCosta

Falando em TAP no Porto, ela ainda voa com os fokkers 100, não ia deixar de operar? A pouco tempo vi no aeroporto……….

Comentar por Filipe

Actualização 27 Agosto:

Turkish Airlines

Pete, ia te alertar para a redução dos voos da Turkish, mas já alteraste a tabela.
Se não te importas fica a fonte!

Istanbul Ataturk – Porto Reduce from 7 to 5 weekly (4 weekly in W15)

in: http://www.routesonline.com/news/38/airlineroute/268589/turkish-airlines-w16-europeshort-haul-service-changes-as-of-27aug16/?platform=hootsuite

Comentar por skiespassion

Que pena!

Comentar por Allure

Reduzem frequências quase em todo o lado! E tudo reduções na casa dos 30%. Há algum motivo da parte da Turkish para isso?

Mas não deixa de ser um aumento face a W15.

Comentar por Joao

Sim, parece que foi corte geral na rede, principalmente europeia mas também alguma coisa de longo curso. Ainda não vi nenhuma explicação oficial, mas provavelmente terá a ver com uma baixa generalizada na procura.

Comentar por Pete351

Não é da fonte oficial mas já circula na comunicação social.

TURKISH AIRLINES REVÊ EM BAIXA FREQUÊNCIA DE VOOS PARA LISBOA E PARA O PORTO

in: http://www.presstur.com/empresas—negocios/aviacao/turkish-airlines-reve-em-baixa-frequencia-de-voos-para-lisboa-e-para-o-porto/

Comentar por skiespassion

Os atentados terroristas mais o golpe de Estado deve ter feito cair o tráfego ponto a ponto. Não me lmbro de ver uma talhada tão grande numa operação.

Comentar por João Ferreira

essa sempre foi a ideia da TAL, só não vê quem não quer…

Comentar por Allure

Um resultado negativo de quase 600M€ em meio ano, realmente, não é para menos.

Comentar por Pete351

600 Milhões?!?! Mas como é isso possivel?

Isto não fará outras companhias aéreas roubarem a quota que a turkish irá perder?

Comentar por Serv

Mas como andavam as ocupações da Turkish?
Esta redução da parte deles não pode ser aproveitada por uma das companhias do golfo por exemplo? Já que muito do tráfego da Turkish seria em ligação certo?

Comentar por Joao

Serv, por isso é que eu digo sempre que isto de gerir companhias de aviação é mais difícil que pegar em pontos do mapa.

João, da última vez que vi andavam em linha com outras rotas ibéricas. Mas para as companhias do Golfo os números tinham que ser outros.

Comentar por Pete351

Esta redução em massa dos voos da Turkish, têm sobretudo que ver, com a instabilidafe politica presente na Turqua!.

Comentar por Carllos Sousa

Agora, com esta redução de voos da Turkish Airlines, é que seria um bom momento, para entrar no Porto, a Emirates !.

Comentar por Carllos Sousa

Em relação a S16, W16 terá algum aumento ou pelo contrário uma redução de lugares ?
Estão disponíveis esses dados ?

Comentar por Sandra Marques

Sandra, nunca se comparam temporadas de Inverno com temporadas de Verão. Não faz sentido.

Comentar por Pete351

Roma e Nice pela EasyJet era muito bom e muito útil !

Comentar por Sandra Marques

Bom dia, há perspectiva de melhorias para a operação da TAP no AFSC a partir deste inverno? novas rotas talvez? reposição das rotas anteriormente mal geridas?

Comentar por Luis Abreu

Depende da estratégia da TAP, ao que se vai percebendo a TAP esta a tentar saturar a Slots do Aeroporto de Lisboa de forma a bloquear as LCC e o seu crescimento lá, sob esse prisma a ponte aérea em ATR faz muito mais sentido. No entanto e com a nova frota de E190’s sim faria sentido a TAP recuperar algumas das rotas que abandonou.

Comentar por nunopinheiro

As alterações são as que estão na tabela. Provavelmente é o Inverno em que eles apostam mais no Porto nos últimos 10 anos. A ponte aérea mantém-se para Lisboa, Madrid terá finalmente uma operação decente e Zurique, com o 2º diário e a coordenação com a Swiss, vai permitir finalmente resolver o problema do ponto-a-ponto e fazer de ZRH um hub muito competitivo a nível de ligações. Sim, perdem-se Barcelona, Bruxelas, Milão e Roma, mas excluindo esta última, as outras 3 vão ficar já incomparavelmente melhor servidas pela concorrência.

Nuno, vamos ser realistas, a ponte aérea acrescenta 10 slots por dia num aeroporto com uma média de 500 slots diários no Inverno, e fá-lo principalmente fora das horas mais movimentadas.

Comentar por Pete351

Apenas repito como me venderam, e faz algun sentido pelo menos para justificar a quantidade de ATR’s que receberam, (uma ponte aerea com ATR’s do ponto de vista de negocio estrito não me parece fazer sentido) menos frequências e um NB (menos 15 minutos de viagem e melhor/edficiente operação em terra) provavelmente seria mais adequado, daí duas uma, ou a TAP fez um favor a Azul em ficar contractos desta (possivel), ou é a estratégia para saturar as slots em lisboa, em particular em alguns horários. as slots para a ponte estão relativamente distribuídas pelo dia logo o argumento faz sentido no verão pelo menos em agumas horas, juntemos a isso os restantes ATR e correspondentes operações e começa a fazer sentido…

Mais uma vez, não sei simplesmente repito o que se vai dizendo, mas explica algumas coisas e faz sentido para alem de simplesmente ajudar a AZUL.

Comentar por nunopinheiro

Mas quem te vendeu isso, das duas uma, ou te quis enganar ou não sabe o que diz. A coisa dos slots e da ponte aérea já está mais que desmontada, e sobre a operação propriamente dita, não consigo pensar noutra forma mais eficiente para a operar. Ou era com os ATR ou não era, com aviões maiores era como estava antes. Ajudou a Azul ter ATRs e lhe dar jeito desfazer-se deles? Com certeza. Idem para os E190. Por outro lado, as condições que a TAP obteve provavelmente foram muito mais vantajosas das que teria no mercado. Mas isso é o que fazem todas as companhias em situações destas, estranho seria se entre a TAP e a Azul não acontecesse o mesmo.

Comentar por Pete351

http://slotsportugal.ana.pt/SiteCollectionDocuments/Reports/LisboaReports/NAC%20SC%20S16%20LIS.pdf
sem qq intenção de irritar o Pete ou sequer dizer que esta errado, mas de acordo com o documento acima as slots em Lisboa estão bastante lotadas, estou a ler mal? A ponte Aerea não será tudo obviamente mas no verão fez Parte das slots ocupadas. Slots essas que poderiam ser ocupadas por LCC.

O pete percebe muito mais disto que eu, mas se leio bem os mapas é indiscutível que em muitas horas Lisboa tem as slots todas cheias, e que a ponte aérea ajudou a encher, afinal são 36 slots diarias uma média de 2 slots por hora.

Comentar por nunopinheiro

Boa tarde,
Perdi-me um pouco neste ‘post’, não tinha acompanhado todas as respostas😦 e fui que o lancei… ao ler o último comentário e der por onde der, fica sempre e sempre a ideia de retirar tráfego da TAP do Porto para Lisboa, para saturar Lisboa e justificar um novo aeroporto… mais do mesmo!

Comentar por Luis Abreu

Nuno, foste buscar uma slot list After SC, que como habitualmente tem muitos slots fantasma, quando tinhas uma de Start of Season (SOS) que é muito mais aproximada. E se pegares na SOS, vais constatar que as faltas de slots são principalmente às primeiras horas, e em menor medida ao meio dia e final de tarde. Ora, a essas horas a TAP sempre teve voos entre Lisboa e Porto (sim, porque o que conta é o saldo de novos voos! Não se podem ignorar os 8 diários que haviam antes), pelo que a Ponte Aérea não veio alterar rigorosamente nada a esse nível. Às restantes horas há slots disponíveis, portanto não se bloqueou rigorosamente nada.

Comentar por Pete351

Como sempre Pete muitíssimo obrigado pela resposta, sim percebo, assim como o argumento que não ha realmente diferença na utilização de slots nos horários onde poderia fazer diferencia.

Comentar por nunopinheiro

A lista está completa ? Então e os voos da EasyJet para Basel ? Acabaram ?

Comentar por Fernando Pinto

O Pete só coloca aqui as alterações. Basel provavelmente não sofreu qualquer alteração relativamente a W15 .

Comentar por Carlos M.

Surgiu uma petição para o caso de Roma: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT82639 .

Assinem e partilhem !

Comentar por Fernando Pinto

A Ryanair vai aumentar para 3 frquencias semanais a operacao no S17 (actualmente sao 2x)

Comentar por Zoficial

Acho otimo que se tente chamar a atenção para o problema, mas até hoje nunca vi uma rota ser aberta for força de uma petição publica ou pelas redes sociais.

Comentar por Pete351

ouvi falar de charters para Zaragoza em Dezembro?

Comentar por Allure

Já agora, é expectável, a Air Andorra, reentrar no Porto, no Inverno 2016 ?

Comentar por Miguel Guimaraes

HORARIOS DE VUELOS (sujetos a posibles modificaciones)
7 Diciembre Zaragoza/Oporto S. 18,00 / Ll. 18,25
11 Diciembre Oporto/Zaragoza S. 21,00 / Ll. 23,25

http://www.politours.com/pdf/14882.pdf

Comentar por skiespassion

Andorra Airlines! Não Air Andorra!

Creio ser mais um projecto falhado, nunca saiu do papel!

http://www.andorraairlines.com

Comentar por skiespassion

E por falar em charters!
Porto Salvador Maceio a 26 dezembro!

“…São dois voos a 26 e um a 27 de Dezembro. É um para Salvador com Maceió, um para Fortaleza com Recife e um para Salvador com Natal. Um dos voos de Salvador sai do Porto no dia 26, aquele que também tem Maceió. O de dia 27 sai de Lisboa e faz Salvador e Natal…”

In: http://www.presstur.com/empresas—negocios/agencias—operadores/sonhando-tem-lugares-nos-tres-charters-de-lisboa-e-do-porto-para-o-reveillon-no-brasil-jose-manuel-antunes/

Comentar por skiespassion

Já não era sem tempo que regressavam os charters de longo curso! Esperemos que corra bem e possamos voltar a ver outros clássicos como Punta Cana ou Cancun já em 2017.

Comentar por Pete351

Atualização 2 agosto 2016

TAAG

Todos os 3 voos semanais passam a operar em B777-300 (aos domingos era em B777-200).

Desejo que a atualização política e económica melhore em Angola de modo a melhorar a taxa de ocupação!

Comentar por skiespassion

Cada vez se nota mais a mão da Emirates na TAAG. Para além da mudança de avião, já é possível fazer ligações a JNB (3xw) e CPT (1xw) com preços bem competitivos e horários optimizados.

Comentar por Pete351

Não entendo como ninguém quer Roma (FCO).
A Ryanair não chega …..
Os voos da TAP iam sempre cheios. . . .

Comentar por Fernando Pinto

Actualização 13 Julho:

Transavia France

Neste momento já estão carregados 22 voos semanais para Orly (inverno passado creio terem sido 16.

Comentar por skiespassion

A Transavia muda muito a programação, mas fazendo por média foram 16xw em W15 e agora estão 19xw. Não há rasto é do night stop, mas gostava que fosse prolongado a W15.

Comentar por Pete351

Segundo a Newsavia:

TAP Mantém Todas As Rotas No Inverno E Anuncia Crescimento Da Operação

…”No Porto, a TAP aumenta a oferta para Madrid, passando do atual voo diário para 12 voos por semana. Para Zurique, a oferta duplica, aumentando de um para dois voos diários. Estas rotas serão operadas com os novos e confortáveis Embraer E190 da TAP Express e disponibilizam horários de voo muito convenientes, com ligações de manhã e ao fim da tarde.

A TAP continuará também a ser a única companhia aérea que oferece voos de longo curso à partida do Porto, de onde voa duas vezes por semana para São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão e Nova Iorque/Newark.

230 voos/semana à partida da Cidade do Porto

Todos os restantes destinos na Europa operados à partida do Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro vão manter o nível de oferta registado no corrente verão IATA; com uma oferta total de 72 voos por semana, nomeadamente para Genebra (14 voos por semana), Londres (14), Paris/Orly (21), Amesterdão (7), Luxemburgo (4), Funchal (12) e ainda as 126 ligações semanais Porto-Lisboa da Ponte Aérea.

Sublinha-se que, nas ligações entre o Porto e Londres, foi alterado o horário para reintroduzir os voos com partida de Londres ao final do dia, de forma a responder às necessidades dos passageiros que viajam em negócios.

Assim, no conjunto das rotas operadas à partida do Porto, a TAP oferece no próximo inverno um total de 230 voos por semana para várias cidades em Portugal, Europa, Estados Unidos e Brasil.”…

in: http://newsavia.com/tap-mantem-todas-as-rotas-no-inverno-e-anuncia-crescimento-da-operacao/

Comentar por skiespassion

Pode ser que pouco a pouco ‘TAP’ volte a significar ‘Transportes Aéreos de Portugal’ e não sómente ‘Transportes Aéreos da Portela’…!

Comentar por Luis Abreu

isso só quando abrirem mais rotas

Comentar por Allure

Apenas para dizer mais do mesmo.
A TAL que se instale exclusivamente na Portela.
Aqui só ,mete “NOJO”.
Brasil e EUA muito melhor via Madrid.

Comentar por luis

Se a TAP realmente passar Zurique a 2 diários, um logo de manhã e outro ao final do dia, seria uma excelente noticia. Juntamente com os voos da Swiss melhorava muito a competitividade de ZRH como hub a partir do Porto.

Comentar por Pete351

Actualização 26 Julho:

TAP

Madrid já passou para as 12 frequências semanais (cai voo da manhã aos domingos) em Embraer 190.

TP1002 E190 OPO 06:20 08:30 MAD 123456_
TP1003 E190 MAD 09:15 09:25 OPO 123456_

TP1004 E190 OPO 20:15 22:25 MAD 12345_7
TP1005 E190 MAD 23:10 23:20 OPO 12345_7

Zurique também já vende os dois voos diários em Embraer 190.

TP922 E190 OPO 07:00 10:35 ZRH 1234567
TP919 E190 ZRH 11:15 12:50 OPO 1234567

TP918 E190 OPO 13:45 17:20 ZRH 1234567
TP917 E190 ZRH 18:00 19:35 OPO 1234567

Comentar por skiespassion

A Swiss também alterou os horários e passou 1 dos voos a A321. Entre eles e a TAP, as ligações em Zurique vão ser muito mais rápidas e atractivas, e para o ponto-a-ponto ir e voltar no mesmo dia é uma flexibilidade importante para muitos passageiros de negocio.

Comentar por Pete351

Saiu a segunda lista de slots. Não há grandes novidades. Nenhuma companhia surgiu de novo, nem nenhuma desistiu. No entanto a TAP pediu mais 1000 slots e há aumentos residuais na swiss, na sata ou na transavia france.

Resumindo, os camiões de slots da easyJet ou da Ryanair mantém-se.

Pete, podemos esperar alguma coisa?

Comentar por João Ferreira

JF, a Easy e a Ryan ao que me parece mantém o mesmo nº de aviões que no Verão, daí o aumento exponencial relativamente ao ultimo Inverno. Duvido que por isso haja grandes novidades, além das já anunciadas.

Comentar por zoficial

Z, a Ryanair, p.e. tem um número de slots pedido bastante semelhante ao deste verão, temporada que dura mais 2 meses.

Comentar por João Ferreira

Actualização 01 Julho:
– Iberia: Madrid sobe de 19 para 21xw;
– TAP: Ajuste na Ponte Aérea, que está agora programada com 113xw (85xw em ATR, 14xw em E190 e 14xw em A319).

Comentar por Pete351

Como é que podemos saber quando se usa cada equipmento na Ponte Aérea? varia segundo a maior ou menor procura, ou segundo a hora do dia?

Comentar por Luis Abreu

Por agora a programação tem sido bastante estável, geralmente é tudo ATR menos 2 voos da manhã, que são em A32S, e algum outro voo por semana operado com E190.

Comentar por Pete351

Actualização 30 Junho 2016

Azores Airlines (SATA)

Estão carregados 6 voos semanais para Ponta Delgada, inverno passado eram 4 semanais.

Comentar por skiespassion

Estão, mas o inventário ainda está a zero. Há que esperar mais um bocado.

Comentar por Pete351

E para a Terceira, continuará a manutenção da frequencia semanal?

Comentar por Kaku

Para a Terceira não parecem haver alterações.

Comentar por Pete351

Estes 6 voos semanais para Ponta Delgada também já estão abertos a reservas!

Comentar por skiespassion

Actualização 29 Junho (Vueling):
– Amesterdão: passam a estar carregados 3 voos semanais, contra os 4 que estavam anteriormente.

Comentar por Pete351

Mais outro artigo com respeito ao ‘Brexit’… não vão é admitir que uma tal decisão far-lhes-á mossa!

http://www.jn.pt/mundo/interior/ryanair-suspende-lancamento-de-novas-rotas-para-o-reino-unido-5254328.html

Comentar por Luis Abreu

Qual será a companhia a operar os voos low cost para a Terceira?

Comentar por Kaku

Actualização 27 Junho (TAP):
– Genebra: sobe de 10 a 14xw.
– Londres Gatwick: o diário da tarde passa de A319 a E190;
– Luxemburgo: F100 substituídos por A319s nas 4 frequências semanais;
– Paris Orly: cancelado o voo diário operado com E145.

Comentar por Pete351

Actualização 23 Junho (TAP):
– Amesterdão de 6xw em F100 a 7xw em E190;
– Madrid de 17xw em E145 a 13xw em E190.

Comentar por Pete351

Boas noticias, em termos de conforto gosto bastante do E190, o F100 nos assentos atrás era muito barulhento, IMO, pax wise deve ser ela por ela certo? ligeiro aumento?

Comentar por nunopinheiro

desculpa ja li em cima, sim +372 AMS e +1.210 MAD

Comentar por nunopinheiro

Não poderia deixar de desejar ao Pete, aos demais blogers e a todos aqueles que gostam do nosso AFSC, um excelente S.JOÃO !!!.

Comentar por Miguel Guimaraes

Felizmente temos melhores alternativas.
Ryanair, Iberia,Transavia,Vueling e Air Europa.

Comentar por luis

digo eu, que ainda falta anunciar os voos para a Terceira, o W16/17, está a ficar muito composto.
as rotas que tanto pediamos ha uns anos atrás estão todas a chegar, pode nao ser qd queriamos, portanto não me surpreende que rotas como Nice, Bilbau, Oslo, Veneza e Dubai possam ser novidades para o S17.

já agora vos desejo um bom S.João!

Comentar por zoficial

Nice, Bilbau, Oslo e Veneza, até acredito… agora Dubai? já? é sonhar um bocado alto!
Bom São João a todos também (desta vez em casa!) (acho que todos os participantes neste ‘blog’ festejam o São João…!😉 )

Comentar por Luis Abreu

Entre as novas rotas, crescimento das existentes e a normalização das rotas que a TAP cancelou, é normal que tanto W16 como S17 sejam boas temporadas.

Agradeço, e aproveito para também desejar um bom São João a todos!!

Comentar por Pete351

Acredito mais no Dubai que nas outras🙂
Veneza bem que podia regressar!
Nice -> mais uma em França, por isso também seria normal.

Oslo ainda fica longe e Bilbau quanto a mim e perto demais para ter frequências boas!

Este ano vai ser distante, mas um bom S Joao a todos!

Comentar por Joao Carvalho

Para Dubai, S17 ainda me parece cedo, acho que antes veremos a Turkish aumentar frequências se a procura justificar.

João, Bilbao está suficientemente perto para permitir uma operação interessante mas longe suficiente para o avião ser viável. O mesmo se aplica a Sevilha ou Málaga. Repara que Valência não está muito mais longe e consegue ter uma oferta bem razoável.

Comentar por Pete351

Os destinos espanhóis se não fosse mais seriam bons para city breaks de fim de semana. Quer pelo preço quer pela curta viagem!
Estou expectante que abram Bilbao!

Vamos ver o que nos reserva o S17. Lá para quando é que deveremos começar a ter novidades? Outono?

Comentar por Joao

Novidades para o Verão? Geralmente aparecem entre Setembro e Janeiro/Fevereiro.

Comentar por Pete351

A alitalia à venda tem 6 voos semanais para Roma em w16, operados pela Portugalia.

Publicidade enganosa ou vamos ter novidades?

Comentar por João Ferreira

Eles ainda não retiraram o codeshare, para Milão a mesma coisa.

Comentar por Pete351

Saiu a primeira lista de slots: para além da já anunciada air algerie, o que se destaca é o enorme aumento de slots da Ryanair. Uma coisa anormal, que a torna, pela primeira vez, já companhia com mais slots pedidos.

De resto, não há uma única companhia a desaparecer, ou a reduzir os slots em relação a w15. Sintomático.

Para terminar, a iberia, ela mesma, pediu slots para um voo diário. Há slots pedidos pela iberia e pela air nostrum. Esquisito.

Comentar por João Ferreira

Onde voçes arranja a lista dos slots?

Comentar por thekiller1314

Grosso modo, os principais desfasamentos entre pedidos e carregados, relativamente ao fecho de W15:
– easyJet: pedidos +30xw, carregados +5xw;
– Ryanair: pedidos +86xw, carregados +29xw;
– Iberia: pedidos 7xw, carregados 0xw;
– Lufthansa: pedidos +11xw, carregados +4xw;
– Brussels: pedidos +6xw, carregados +4xw;
– Turkish: pedidos +4xw, carregados +3xw;
– Transavia France: pedidos +14xw, carregados +2xw;
– TAP: pedidos +38xw, carregados +19xw;
– Vueling: pedidos +13xw, carregados +11xw;
– Aigle Azur: pedidos +2xw, ainda não há voos carregados.

Isto também é a 1ª lista da temporada, e já sabemos que nestas o pedido é sempre feito por cima. Para quem precisar este é o link.

João, é perfeitamente normal. Para efeitos de slots a Iberia e a Air Nostrum são entidades totalmente diferentes.

Comentar por Pete351

Eu sei que são, Pete. Só estranho é o porquê de ambas as companhias pensarem voar para o Porto ao mesmo tempo. A Air Nostrum não chega?

Os slots extra da LH são os típicos do 3º voo diário para FRA. Pedem-nos mas não os usam.

Comentar por João Ferreira

O estranho é a Iberia ainda ter a rota 100% externalizada à Air Nostrum e ainda não ter night-stop.

Comentar por Pete351

LH com Munique diário?
Fortes novidades na Ryanair?
AH confirma.

Comentar por Joao Carvalho

Estes desfasamentos são normais?

Tenho receio que não consigamos cumprir o objetivo de 9 mpx :S

Comentar por Gonçalo

É normal eles pedirem por cima, principalmente as companhias com maior presença. Depois ajustam.

Gonçalo, podias estar preocupado se fosse ao contrário, ou seja, mais voos carregados que pedidos, e mesmo assim só se fosse alguma coisa muito clara.

Comentar por Pete351

Actualização 20 Junho 2016

EasyJet

Pete, posso estar errado mas creio que a rota de STR tem um aumento em 1 frequência semanal para 3!

Comentar por skiespassion

Mas é só no final da temporada, no total são mais 10 ou 12 voos, não justifica entrar na tabela.

Comentar por Pete351

Efetivamente Pete!

Pesquisei pela semana de referência, 16 a 22 Fevereiro! Assumi que seriam assim todas!

Comentar por skiespassion

Actualização 20 Junho 2016

Vueling

Amsterdam cai mais uma frequência semanal (segundas), passando agora a operar 4 frequências semanais!
Começaram por carregar 6 frequências semanais!

Comentar por skiespassion

ta a correr mal a rota?

Comentar por Allure

Pena, mas realmente agora no Verão também só têm 4xw.

Comentar por Pete351

Actualização 20 Junho 2016

Air Algerie

Segundo o Amadeus e o OAG, a Air Algerie vai entrar na rota do Porto com duas frequências semanais (extenção do voo de Lisboa) ás segundas e ás sextas, a partir de 31 Outubro 2016!

AH3004 B73H 08:00ALG 09:05LIS10:05 OPO11:10 1______
AH3005 B73H 12:10OPO 13:15LIS14:25 ALG17:10 1______

AH3004 B73H 11:05ALG 12:10LIS13:15 OPO14:15 ____5__
AH3005 B73H 15:15OPO 16:30LIS17:30 ALG20:15 ____5__

Ainda não se encontra à venda no site da Air Algerie.
http://www.airalgerie.dz/

Comentar por skiespassion

isso conta nas estatísticas como voo Lisboa-Porto?

Comentar por Allure

Excelente noticia! Vamos só esperar que publiquem as tarifas para publicar aqui o artigo.

Allure, no AFSC os pax contarão como Porto-Argel. Na Portela contarão como passageiros em transito.

Comentar por Pete351

Interessante. A Argélia continua a crescer como destino de negócios. Parece-me uma extensão lógica. Vamos la ver como corre.

Comentar por Joao Carvalho

Mais informações:

http://www.routesonline.com/news/38/airlineroute/267606/air-algerie-schedules-porto-service-in-w16/

Air Algerie in winter 2016/17 season is extending network coverage in Portugal, with the addition of Porto. From 31OCT16, the airline will operate Algiers – Lisbon – Porto twice weekly, on board Boeing 737-800 aircraft.

AH3004 ALG0800 – 0905LIS1005 – 1110OPO 738 1
AH3004 ALG1105 – 1210LIS1310 – 1415OPO 738 5

AH3005 OPO1210 – 1325LIS1425 – 1710ALG 738 1
AH3005 OPO1515 – 1630LIS1730 – 2015ALG 738 5

No entanto continua a não ser possível reservas no site.

Comentar por skiespassion

Mais uma boa noticia para o AFSC…. quem não deve estar muito satisfeito será o AHD….. bem visto skiespassion

Comentar por Ricardo Sousa

Que está no GDS já sabíamos, mas continua com inventário a zero.

Comentar por Pete351

“A Transavia, companhia de baixo custo (sigla em inglês ‘low-cost’) que resultou da fusão entre a KLM e a Air France, considera o aeroporto do Porto como “um dos mais importantes de toda a rede” e neste deposita “grandes esperanças” de crescimento.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/transavia-espera-crescer-30-portugal/#sthash.iPIqrsgg.dpuf

Comentar por nes

Actualização 15 Junho

Como previsível , A Ryanair reduz para 4 voos semanais os voos desde Frankfurt-Hahn .

FR4171 B73H HHN 06:50 08:30 OPO 1_3_5_7
FR4172 B73H OPO 08:55 12:30 HHN 1_3_5_7

Comentar por skiespassion

Ou seja na realidade só há aqui uma transferência de HHN para LUX, zero aumento, certo?

Comentar por miguelito

Aumenta +1xw. Reduz 4xw em HHN e mete 5xw em LUX.

Comentar por Pete351

Várias vezes discutimos a questão das auto-transferências no Porto para outros pontos, e que essa teria sido uma das razões da entrada da Ryanair no Porto-Lisboa. Hoje a anna.aero publicou um artigo sobre Lisboa-Tenerife em que mencionam que 11% dos passageiros indirectos neste trajecto o fazem via Porto… nada mau, considerando que são auto-transferências numa rota com apenas 1 voo semanal durante a maior parte do ano.

Para os interessados, aqui fica o link

Comentar por Pete351

Poderá ser um bom indicador para companhias low cost com escalas entrarem em Portugal pelo Porto em vez de por Lisboa? Falo da Norwegian ou da Wow por exemplo.

Já agora, será possível saber como chegam ao Porto esses 11%? Ou estes 11% já só contabilizam os que lá chegam de avião?

Comentar por Joao

a Norwegina este ano chegou a pedir slots, portanto deve ser uma questão de tempo, o mesmo se poderá passar com a Monarch. A Aigle Azur ainda há pouco tempo falou em montar uma base no Sá Carneiro, sem esqeucer a Transavia, que praticamente já tinha tudo preparado para o fazer, o futuro tem tudo para ser risonho.
Basta ver o brutal investimento hoteleiro de hoteis de luxo no Porto, que não gastam milhoes de euros sem informações privilegiadas.

Comentar por zoficial

A Wow não é uma low cost islandesa? E acham que poderá entrar no Porto? Num pais com muito frio, escolhem o Porto como primeira cidade a entrar? Não achas que primeiro entrará em Lisboa, uma vez que ainda n tem voos para a Islândia, sendo esta capital; ou Faro/Funchal sendo estes um destino mais ao estilo nórdico?
Em relação Norwegian, em Espanha é uma companhia que está a apostar forte, pq aqui em Portugal eles não são fortes? Nem na capital, nem Faro e muito menos no Funchal, já não falando na inexistente presença no nosso aeroporto do Porto?

Comentar por Filipe

Eu perguntei sobre a Norwegian e a Wow (dois exemplos apenas) porque estas companhias oferecem voos de longo curso a partir das suas bases. Dando a possibilidade de se fazer escala, a wow até deixa que se “fique” na Islândia pelo meio sem se pagar mais por isso.

Ora como o Porto tem muito menos ligações de longo curso do que Lisboa podia ser melhor opção nesse aspecto. Além do AFSC estar menos saturado e as taxas serem, salvo erro, menores.

No caso do Norwegian falou-se à uns tempos da possibilidade da Ryanair lhes alimentar os voos de longo curso creio. Pelo que até podia ser a Ryanair a voar para Gatwick por exemplo. E eles já estão em Lisboa, Faro e Madeira, só falta o Porto pelo que vi agora. Mas sempre com ligações a Oslo, onde também tem voos de longo curso. E era mais sobre esse “mercado” que me referia.

Comentar por Joao

Já agora os voos que eles tem desde London Gatwick: New York (JFK), Fort Lauderdale, Los Angeles, Puerto Rico, Boston.

Também engraçado, e algo que desconhecia, seria servirem Porto – Paris CDG.
Pois abrem agora em Julho as seguintes rotas desde Paris: New York (4xw), Los Angeles (2xw) e Fort Lauderdale (1xw).

Paris só por si teria mercado para mais um voo diário?

Comentar por Joao

Atenção, não é que estejamos a falar de fluxos que justifiquem rotas, simplesmente comprovar que eles existem e que eventualmente terão uma importância crescente. Eventualmente acredito que a Ryanair acabará por fazer transferências entre voos, da mesma forma que acredito que outros players encontrarão formas de aproveitar este potencial e vender eles a ligação (como já hoje o skyscanner e o kiwi.com fazem). No Porto temos uma posição muito periférica, mas para Europa-Portugal/Espanha ainda conseguimos distribuir, daí também a importância de começar já a cobrir os destinos peninsulares que faltam e trabalhar as frequências dos já existentes. Ligações a longo curso são outro animal.

João, eles chegam a esse valor porque vão às bases de dados dos GDS e extraem essa informação. Neste caso aparecem na base de dados todos aqueles que compraram voos por uma agência de viagens que vendia LIS-OPO + OPO-TFS e vice-versa numa única reserva. E sim, só avião.

Comentar por Pete351

Porque dizes que ligações a voos de longo curso são outro animal? Porque nas duas bases da Norwegian que exemplifiquei são rotas com muitos passageiros, por aí podiam ser logo “válidas” no ponto a ponto e os passageiros em ligação depois eram um “bonus” não?

Ou referes-te ao caso das ligações de longo curso serem feitas no Porto?
Não vejo quem queira pegar nessas rotas sinceramente…
Mas caso peguem podiam ser alimentadas por algumas zonas de Espanha e eventualmente norte de africa. Para isso convém ir solidificando a rede claro como dizes.

Comentar por Joao

São muito diferentes. Para fazer ligações entre voos europeus a únicas coisas necessárias são um sistema que transfira as malas de um voo para o outro e uma plataforma que venda os bilhetes. Não faltam companhias low cost a conseguir fazer isto com bastante sucesso, sem aumentar a base de custos e melhorando as margens de lucro.

No longo curso é muito mais complicado. Não vou entrar em grandes detalhes, mas pensa que não há nenhuma companhia low-cost que ganhe dinheiro com este tipo de voos, mesmo com grandes operações para os alimentar. Na Ásia, que é onde isto está mais desenvolvido, o melhor a que se consegue aspirar é a atingir o break even, embora o normal sejam perdas avultadas. Na Europa temos a Norwegian, que ainda está a anos de ter uma operação comparável à que a Air Asia tem em Kuala Lumpur ou à que a Scoot/Tigerair tem em Singapura, e que claro, também perde imenso dinheiro no longo curso. Daqui a uns anos, entre o maior alcance dos B737/A32S, os novos A330Neo e eventualmente um B787 optimizado pode ser que a coisa melhore, porque com a tecnologia actual ninguém conseguiu.

Comentar por Pete351

Se dá grandes prejuizos então porque é que eles mantêm este serviço e mais porque é que eles aumentam a oferta?

Não acredito que seja assim tão mal,porque não acredito que uma empresa consiga aguentar assim prejuizos avultados

Comentar por Serv

Serv porque e se estamos a falar da Norwegen eles ainda estão a melhorar o conceito e a procurar o máximo de economias de escala, mas as contas são públicas não da lucro não.

Comentar por Nunopinheiro

Serv, é uma estratégia de longo prazo. A ideia não é dar prejuízo ad eternum, eventualmente esperam lucro, só que ainda não o conseguiram. Mas eles têm um médio curso rentável, muito capital disponível e paciência, portanto aguentam tranquilamente.

Comentar por Pete351

Mas se eles usassem esse dinheiro para expandir a sua rede de medio curso não fariam melhor? Eventualmente se continuarem a apostar nesta estratégia quando realmente for rentável fazer low cost UE-EUA-UE não terão os fundos suficientes.Depois companhias como a Ryanair,Easyjet e quem sabe Wizz,Vuelinge e Transavia estarão em melhor posição financeira para lhes roubar a cota de mercado.Para além que sinceramente pouco importa uma rede low cost para os EUA se depois não tiverem uma boa rede de distribuição para a Europa.

É a minha opinião,mas digam a vossa justiça

Comentar por Serv

Eles continuam a expandir a rede de médio curso, não está congelada nem nada que se pareça. Mas não é assim tão simples. Eles agora têm prejuízo com o longo curso, mas estão a ganhar quota de mercado e a obter experiência que lhes permitirá optimizar operações mais para a frente. Se fosse uma estupidez não o faziam, até porque ao CEO da Norwegian isto vai-lhe ao bolso (tem 25% das acções da empresa…).

Comentar por Pete351

Wizzair anuncia Budapeste-Porto a partir de Setembro 2x

Comentar por Franmed

Que boas notícias!

Comentar por João Ferreira

Sem duvida uma grande noticia.
São só 2 voos semanais, mas e o reforço de uma companhia aérea que pode ser interessante para o crescimento futuro do AFSC.

Comentar por Joao Carvalho

Esperamos que já para o próximo verão seja aumentada a frequência, a Wizzair tem um plano muito agressivo de expansão para os próximos anos.

Comentar por nunopinheiro

Quartas e Domingos:

BUD – OPO 07:00 – 09:35
OPO – BUD 10:10 – 14:35

Comentar por Allure

Venham mais noticias destas !.

Comentar por Carlos Sousa

Ola a todos. Uma pergunta pf: nesta pagina apenas aparecem cerca de 11 rotas W16 da Ryanair. Sabem quando as restantes vao ser publicadas?

Comentar por Antonio Fernandes

Nesta página apenas aparecem as rotas com alterações, daí que nem todas apareçam.

Comentar por Pete351

Nao consigo encontrar em lado nenhum a disponibilidade de Porto-NRN (Weeze) para W16. Penso que foi cortada…

Comentar por Antonio Fernandes

Os horários da Easyjet encontram-s totalmente preenchidos? ou poderemos ter ainda novidades para o W16/17?

e a pré anuncida rota para a Terceira? alguém sabe mais alguma coisa?

Comentar por zoficial

Da última vez que vi não estavam. Na 5ªf aparentemente vão carregar o que falta da temporada, suponho que a partir daí anunciarão as novidades que houverem na rede, se houverem.

Comentar por Pete351

Conforme previsto, já estão carregados os restantes voos easyJet entre Fevereiro e Março 2016. Nantes, Toulouse, Estugarda ganham mais voos, enquanto Luxemburgo fica com menos voos.

Comentar por Pete351

Não haverá novidades para Roma para este Inverno? Até agora temos 15xw para Milão e apenas 2xw para Roma… Não é uma oferta muito inferior à procura?

Comentar por Carlos M

Realmente a rota de Roma parece com pouca capacidade.
Será que a RYR fará uma revisão desta rota ou poderemos ter alguma surpresa em relação a outras companhias a fazerem a mesma rota?!

Comentar por PedroCosta

Se a ryanair nao avançar parece uma rota à medida da Vueling. Depois de Barcelona Roma é a 2ª maior base desta companhia

Comentar por HTR

Só com 2xw fica um bocado coxa realmente, mas também há que ter em conta que entre Milão, Barcelona, Bruxelas e Roma, as 3 primeiras têm um potencial muito superior.

Mesmo assim não estou particularmente preocupado, pode demorar mais mais não vai faltar oferta também para Roma.

Comentar por Pete351

Só 2 vezes por semana para Roma? Muito pouca oferta para a capital italiana… ou temos mais companhias a explorar esta rota?

Comentar por Gonçalo Pinto

Actualização 19 Maio

Transavia

Carregados 3 voos semanais desde Munique para o inverno!

Comentar por skiespassion

Aos poucos a Transavia lá se vai impondo aqui. Só falta mesmo a base para dar o salto definitivo.

Comentar por Pete351

5 voos semanais para o Luxemburgo pela Ryanair a partir de Setembro.

Comentar por João Ferreira

http://corporate.ryanair.com/news/news/160519-low-fares-launched-in-luxembourg/?market=en

Falta saber é se não irá implicar redução em Frankfurt como se tinha falado.

Comentar por Joao

E quantos voos estão programados para Frankfurt na temporada de inverno?

Comentar por Filipe Ferreira

Esta rota não começa a ficar com excesso de oferta?

Comentar por Carlos M.

Provavelmente isto vai implicar uma redução em Charleroi e/ou Hahn. Anyway, excelentes notícias para os passageiros do Luxemburgo que evitam assim ter que cruzar a fronteira para voar para o Porto.

Comentar por Miguelito

No Inverno acho que sim, que haverá algum excesso de capacidade, mas se eles reduzirem 3x ou 4xw em Hahn não vejo grande problema. Idealmente cancelariam Hahn, distribuiriam a capacidade entre Luxemburgo e Colónia e ainda conseguiam meter mais algumas frequências, mas vamos ver.

Comentar por Pete351

Se conseguirem operar com essas frequências com bons preços certamente a procura no inverno pode ser bem absorvida.

No verão penso que não haverá grandes dúvidas da capacidade de absorção da rota!

Vamos lá somar mais lugares!

Comentar por Joao Carvalho

É um bocado mais complicado que meter bons preços e encher aviões, principalmente em época baixa.

Comentar por Pete351

Srs da TAL/TAP (Portela)
Podem abandonar mais uma rota no AFSC.
PS. Conforme já devem ter verificado, agradecemos que abandonem de imediato Paris. Ambas devem dar paletes de prejuizos

Comentar por luis

Pois na minha opinião, a TAL , deveria mas é abandonar TODAS as suas rotas no AFSC !. Aqui não faz falta nenhuma!.

Comentar por Carlos Sousa

Boas…

Será que vamos ter novidades da TAAG para o AFSC segundo entrevista de Peter Hill?

“Peter Hill adiantou que o avião que chegará em junho vai ser utilizado em exclusivo nos voos de Luanda para Lisboa e para a cidade do Porto, “o que nos dará a capacidade de servir Portugal duas vezes por dia ou 14 voos por semana.”

Comentar por Ricardo Sousa

Os 14xw da TAAG para Portugal já estão programados: 11xw para Lisboa e 3xw para o Porto. Até mudança do bilateral não há espaço para aumentar frequências e duvido que retirem uma que seja de Lisboa, portanto não se avizinham novidades para o AFSC.

Comentar por Pete351

Além de que a TAAG no AFSC não tem concorrencia e em Lisboa está a tentar esmagar a TAP…
Entretanto a Ibéria já saiu de Luanda e a TAAG começa a empurrar a concorrência com preços mais atractivos. A Ibéria era a companhia que fazia mais sombra para Portugal com preços muito baixos e escalas bem curtas.
Infelizmente para o AFSC os preços estão incomparavelmente mais caros do que para Lisboa.

Não duvido que caso haja autorizações a TAAG reforça para o AFSC.

Comentar por Joao Carvalho

Mais do que isso, eles estão a construir um hub em Luanda e precisam de frequências, pelo que faz sentido aumentar Lisboa (e acredito que mais aumentariam se o bilateral permitisse).

Comentar por Pete351

Sejamos realistas. A TAAG não tem hub verdadeiro em Luanda e nos próximos tempos não terá. Portugal é um p2p claro. A TAAG não tem muitos destinos apetecíveis em Africa e Portugal não será um feed sério para esses mesmos destinos. Aliás penso que a TAAG só faz voos com escala para a África do Sul, destino esse que tem propostas muito mais interessantes de escala que Luanda…

As rotas Luanda-Europa estão em crise com a Economia Angolana em crise e a nova equipa da TAAG está a tentar secar a concorrência. As ocupações dos voos da Iberia (que já foi ao ar), KLM, Brussels, BA e agora da TAP e TAAG são cada vez mais baixas, a pressão sobre o preço é cada vez maior e a TAAG vai sofrer a sério com isso, a menos que continue a ser subsidiada para expulsar a concorrência do aeroporto de Luanda.

O AFSC é das poucas rotas que operam com margem de segurança pela falta de concorrência directa, por isso devem continuar a tentar pressionar a TAP em Lisboa.

Comentar por Joao Carvalho

João, a nova gestão da TAAG está apostada em transformar Luanda num hub e o novo aeroporto que abre em 2017 também já está pensado para isso. E digo-te, entre Luanda, Maputo e Johanesburgo a TAAG tem um mercado potencial em Porto+Lisboa superior a 600.000 passageiros anuais… se isso não é sério, não sei o que será.

Comentar por Pete351

Actualização 29 de Abril: FNC, pela Transavia, de 6xw para 8xw (2 diários aos Sábados).

Comentar por Pete351

Sim Pete, esperemos que carreguem mais voos para Paris ( falo no NST deste verão) e que mantenham MUC!

Por outro lado a Vueling em vez de ter 6 frequências semanais para AMS terá 5 (“cai” o voo programado às quartas) e reajuste nos horários para BCN.

Comentar por skiespassion

O NST é fundamental.
Se o utilizarmos no verão, e o da TAL estiver às moscas, continua de certeza

Comentar por luis

Imagino que o NST continuará, devem carregar mais à frente como é habitual.

Comentar por Pete351

Actualização 21 Abril:

Brussels Airlines

Como expetante, a Brussels carregou voos de Bruxelas para o Porto para o próximo inverno!
Serão 4 voos semanais ás segundas (A320), quintas (A319), sextas (A319) e domingos (A320) .

SN3811 BRU 10:20 11:50 OPO 1__45__
SN3812 OPO 12:35 16:05 BRU 1__45__

SN3811 BRU 08:45 10:15 OPO ______7
SN3812 OPO 11:00 14:30 BRU ______7

Comentar por skiespassion

Boa noticia! Pena não arriscarem com o diário.

Comentar por Pete351

Eh pá, que chatice… lá temos nós que passar por Madrid outra vez, se quisermos ir para as Caraíbas este inverno…!

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/tap_estuda_lancar_voos_directos_para_havana_e_cancun.html

Comentar por Luis Abreu

E qual é o problema. Madrid é um excelente HUB sempre que não temos voos diretos-

Comentar por luis

Via Lisboa? Recuso-me. Prefiro ir a Madrid

Comentar por Allure

Tudo é melhor do que ir via Lisboa!. Eu por mim farei sempre escala fora de Portugal, pelo menos não viajo pela TAP……

Comentar por Miguel Guimaraes

Perceberam a minha ironia, Lisboa nunca…! é só para a TAP ‘Transportes Aéreos da Portela’

Comentar por Luis Abreu

Actualização 19 Abril:

Transavia

De momento ainda só se encontra à venda para o inverno os voos para Amsterdam e com um aumento de uma frequência semanal para um total de 4.

Devemos ter boas novidades brevemente!

http://www.publituris.pt/2016/04/19/transavia-abre-vendas-de-inverno-com-reforco-de-voos/

…”A Transavia abriu esta terça-feira, dia 19 de Abril, as vendas para o Inverno 2016-17 (de 1 de Novembro a 31 de Março de 2017), apresentando um reforço de voos na ordem dos 23%, ou seja quase mais 850.000 lugares que em igual período do ano anterior. No mercado português, Lisboa-Lyon passa a operar toda a época, enquanto rotas populares como Amesterdão-Funchal, Porto-Paris, Porto-Lyon ou Porto-Funchal, recebem frequências adicionais.”…

Comentar por skiespassion

Com tanto crescimento no Verão, é normal que transpire alguma coisa para o Inverno. Aguardemos.

Comentar por Pete351

Actualização 19 Abril:

Luxair

Cai por terra a 7ª frequência semanal prevista aos sábados!
Serão somente 6 como inverno passado!

Comentar por skiespassion

Actualização 17 Abril: carregada parte da programação da easyJet. Destaque para os prolongamentos 3º avião dos voos para o Funchal ao Inverno. A ligação a Toulouse também é reforçada, enquanto as restantes se mantém na mesma.

Comentar por Pete351

Ainda tenho esperança em novidades!
Para os 3 aviões base existe muitos “buracos”…

Pete, no quadro acima altera a ordem Lufthansa / EasyJet.

Comentar por skiespassion

Não vi os horários dos aviões, mas imaginei que sim.

Comentar por Pete351


Seria em substituição de Hahn neste caso. Podia ser uma boa noticia, acho que os voos funcionariam melhor em LUX e deixavam espaço para uma low-cost entrar em FRA.

Comentar por Pete351

Aigle Azur pretende ter dois aviões baseados no Porto.

fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/aigle_azur_planeia_ligar_lyon_e_lisboa_no_proximo_inverno.html

Comentar por zoficial

Segundo o dinheiro vivo, a Aigle Azur está a planear meter um avião cá ou mesmo abrir uma base cá!
http://www.dinheirovivo.pt/empresas/aigle-azur-iniciou-a-rota-portolyon/

Comentar por Serv

Não é um avião mas dois aviões baseados o que fala notícia…

O cômico é que o destaque da notícia para a senhora jornalista é que “Aigle Azur planeia ligar Lyon e Lisboa no próximo Inverno” como se isso fosse uma coisa do outro mundo quando comparado com o resto!!!
Depois acusem-me as pessoas de ser parcial, regionalista ou ainda como gostam de chamar as pessoas da capital de provinciano!!! Eu digo onde é que sou!!!

Comentar por CVP

http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo-pt_2016_03_31_1121094721_companhia-aerea-aigle-azur-admite-posicionar-aviao-ou-abrir-base-no-porto

Também queria mencionar outra fonte… também li a notícia😉

Comentar por Luis Abreu

Olá.
E sabem quem está no capital da Aigle Azur?

A Hainan Airlines (companhia chinesa).
E sabem onde eles estão tb presentes?

No capital da TAP porque estão associados ao consórcio Gateway….

Surpreendente não?

E porque não trazer passageiros da China para o Porto.
Tb dava para alimentar a ponte aérea para Lisboa… 😉

Comentar por Nelo

Ainda acabavam por ter de usar um A380.

Comentar por Angelo Campos

Este tipo de “habilidades” já não são novas no Negócios, e infelizmente não são os únicos a fazê-las.

Falando de coisas sérias, vejo que a informação é muito confusa, vai desde um Night Stop a voos intercontinentais passando por uma eventual base. O NST só com 1 voo diário não faz muito sentido e intercontinentais não fazem em Paris, quanto mais no Porto sem direitos de tráfego. A base poderia ser interessante numa perspectiva de redução de custos, diversificação do negócio e pensando numa futura parceria com a TAP.

Comentar por Pete351

Actualização 28 Março:

Lufthansa

Colocados à venda os 4 voos semanais desde MUC para o inverno!

LH1794 A320 MUC 11:35 13:25 OPO 1_3___7
LH1795 A320 OPO 14:20 18:00 MUC 1_3___7

LH1794 A320 MUC 11:40 13:30 OPO ____5__
LH1795 A320 OPO 14:15 17:55 MUC ____5__

Comentar por skiespassion

Boas noticias! É bom ver o Porto crescer como destino através da lufthansa

Comentar por Serv

Excelente! Realmente, tratando-se de uma rota com pouca sazonalidade, fazia sentido que continuasse no Inverno.

Comentar por Pete351

Actualização 07 Maio:

Entre 11 Novembro e 24 Março o voo de sextas passa para A321 (195 pax) .
São mais 36 lugares (A320, 159 pax) por percurso durante 20 semanas dando um acréscimo de 1440 lugares na temporada!
Arriscava a dizer que é uma aposta ganha e podendo passar a diário no Verão de 2017!

Falta saber se a Transavia irá manter a rota no Inverno!

Comentar por skiespassion

Eles no momento tem sempre flexibilidade de equipamento, mas não deixa de ser um excelente sinal!

Pelo que vou vendo, tanto a Transavia como a Lufthansa estão com boas ocupações e preços. Nota-se que há alguma sobre-capacidade, mas menos do que estava à espera tendo em conta as circunstancias.

Comentar por Pete351

Actualização 16 Março:

Ryanair

Com a introdução dos novos voos para Malpensa, o aumento para Bergamo será de duas e não quatro novas frequências! Segundas e quintas não haverá segundo voo para BGY como inicialmente previsto.
Ainda assim o aumento para Milão será em mais 6 frequências semanais, 2 em BGY e 4 em MXP.

Será que Dusseldorf Weeze cairá?, Continua sem estar à venda!

Iberia Regional (Air Nostrum)

Neste momento tem 3 voos diários à venda, a se confirmar será mais duas frequências semanais.

Comentar por skiespassion

É pena não manterem o aumento para BGY também, mas assim o mercado também fica mais aberto à concorrência. Um mercado do tamanho do Porto-Milão precisa de 2 operadores. Veremos NRN, fazia mais sentido antes porque à volta não havia quase oferta, mas agora vemos CGN e EIN com 4xw e 5xw, para além de DTM com 2xw. Só falta mesmo uma operação decente para DUS.

Para a Iberia ainda é cedo.

Comentar por Pete351

Actualização 28 Março:

Voltaram a colocar o segundo voo para BGY ás segundas e quintas e o aumento para Bergamo será novamente de quatro novas frequências semanais!
Sendo assim serão 11 semanais e não 9!

Comentar por skiespassion

Pete
Está correto o nº de lugares semanais para MXP?
Não são 1512 ?
A Ryanair vai manter as 11 ligações a Bergamo?

Comentar por luis

Tens razão, falha minha. Os 11xw para BGY, em principio, serão para manter.

Comentar por Pete351

Actualização 03 Março:

Ryanair

Novo voo para Milão Malpensa 4 x semana (segundas quintas,sextas e domingos) a partir de 30 Outubro.

RYR4017 OPO 06:30 10:10 MXP ______7
RYR4018 MXP 10:35 12:25 OPO ______7

RYR4017 OPO 16:35 20:15 MXP 1__45__
RYR4018 MXP 20:40 22:30 OPO 1__45__

Comentar por skiespassion

Actualização 02 Março:

Vueling

Colocados à venda 8 voos semanais desde BCN para o inverno! Duplicação de oferta!
Colocados à venda 3 voos semanais desde ZRH para o inverno!

Comentar por skiespassion

E os voos de AMS com a Vueling não serão 3 semanais mas sim 6 (exepto sexta)!

Comentar por skiespassion

Mais boas noticias principalmente tratando-se do inverno

Comentar por Ricardo Sousa

Finalmente a Vueling começa a por os olhos no Porto…

Comentar por Serv

Falta Roma para ajudar a TAL a desaparecer de vez

Comentar por luis

A Vueling é uma companhia que gosta de aproveitar e pressionar muito quando uma concorrente tradicional dá sinais de fraqueza, como a TAP tem dado no Porto. Não me espanta a aposta forte que estão a planear, e acho que não se vão ficar por aqui.

Comentar por Pete351

Mas só devemos esperar novidades da Vueling quando uma companhia “retira” aqui do Porto?

Comentar por Serv

No momento actual provavelmente, eles têm bastante experiência em casos deste tipo e já sabem como aproveitar.

Comentar por Pete351

FR sem novamente SXB para a próxima temporada de inverno pelo que vejo.
Tá certo?

Comentar por Flying Nelo

Certo

Comentar por Pete351

Obrigado Pete

Comentar por Flying Nelo

Actualização 25 Fevereiro:

Turkish Airlines

Colocados à venda os voos desde IST para o inverno, continua diário!

TK1449 IST 09:50 12:40 OPO 1__4_67
TK1450 OPO 13:40 20:10 IST 1__4_67

TK1451 IST 10:35 13:25 OPO _23_5__
TK1452 OPO 14:25 20:55 IST _23_5__

Comentar por skiespassion

Mais uma excelente noticia. Estamos em Fevereiro e as perspectivas para W16 não podiam ser melhores.

Comentar por Pete351

Actualização 24 Fevereiro:

Wizzair

Colocados à venda os voos desde WAW para o inverno, continua 2 vezes por semana!

W61595 WAW 16:40 19:40 OPO __3___7
W61596 OPO 20:20 00:55+ WAW __3___7

Comentar por skiespassion

Boa noticia.
só é de lamentar a sobreposição da Ryanair nas quartas-feiras.

Comentar por luis

Pensei mesmo que não iam arriscar com o Inverno, principalmente depois de saberem que a Ryanair ia entrar. É um sinal muito positivo da importância que a Wizz Air está a dar ao Porto, que se metam numa rota destas em temporada baixa com concorrência. Sofre a conta de resultados e ganham os passageiros.

Comentar por Pete351

Actualização 17 Fevereiro: Carregada a quase totalidade da programação da Ryanair no Porto, faltando apenas Paris Beauvais, Lisboa e Ponta Delgada.

Comentar por Pete351

E rotas para Espanha, tipo Sevilha ou Bilbau, mais vale nem sonhar, certo?

Comentar por João Ferreira

Não sei o Tráfego que temos para esses locais. Sevilha não fica perto demais de Faro?
Málaga se calhar acabaria por ser mais interessante? não sei pergunta honesta.

Comentar por nunopinheiro

Bilbao já funcionou com a Portugalia. Quer como voo direto quer como escala para Barcelona. Foi descontinuado depois de a mesma empresa suspender Manchester (Esta rota foi a primeira internacional da Portugalia).
Como os aviões foram precisos para fazer as rotas de Santiago, Sevilha, Asturias etc (naturalmente a partir da capital do Império) foi um ar que se lhes deu. Devem ganhar paletes de € com elas

Comentar por luis

Sevilha é a opção natural para os meus amigos algarvios (tenho muitos que a usam) quer dos alentejanos (tenho menos amigos mas igualmente bons), que como nós se recusam a prestar vassalagem à capital do império. A todos sugiro que utilizem para além da Lc´s a BA, Lufthansa, Brussels etc que como não sabem fazer contas oferecem voos diretos a Londres, Frankfurt, Munique, Bruxelas etc, se permitem avolumar os prejuízos que a TAL não aceita…..
Assim caros Algarvios e Alentejanos se não for possível vir ao Porto,com a Ryanair, apanhar as vossas ligações utilizem os voos dos incompetentes da Lufthansa, BA, ou Brussels

Comentar por luis

Por acaso acho rotas pouco interessantes.
Preferia reforços em Itália e Leste/Centro Europeu do que rotas tão curtas. Valência tem sido um sofrimento de vai e vem…

Comentar por Joao Carvalho

Espanha é provavelmente o mercado pior explorado a partir do Porto, faltam tanto voos nas rotas existentes como novas rotas. Se olharmos para os outros grandes mercados do AFSC (França, Alemanha, Suíça e Reino Unido) vemos que estão muito mais completos, apesar de abrangerem uma área muito maior e distancias de voo superiores.

João, precisamente por serem rotas curtas são fáceis de rentabilizar e de estimular. Com pouca procura consegue-se um serviço excelente.

Comentar por Pete351

Lorient também vai ser anual.

Comentar por João Ferreira

No primeiro comunicado no site da Ryanair assim era.
No entanto no atual desapareceram as referências a tal.
Espero que estejam a tentar melhorar, de imediato, as ligações quer a Roma quer a Milão e não tenha sido um erro de markting.
Como o Pete bem referiu no verão não existem folgas quer de aviões quer de tripulações

Comentar por luis

Não há fome que não dê em fartura, Ryanair nova rota: Porto-Varsóvia Modlin (o destino esta disponivel no site).

Comentar por zoficial

Valência, Dublin e Liverpool passam a anuais. Reforços em Milão, Barcelona e nos dois aeroportos de Bruxelas.

Comentar por João Ferreira

Querem dar cabo da Wizzair ainda antes de começarem. Qual é a relação entre as 2? Eu até tinha a ideia que a Ryanair tinha uma participação na Wizzair.. e uma espécie de pacto de não-agressão.

Comentar por miguelito

Tal e qual como em Lisboa, mas desta vez a Wizz foi mais esperta.

Comentar por Pete351

Actualização de 09 Fevereiro: A Ryanair carregou a programação da base de Madrid, e com ela, +2 voos semanais para o Porto.

Comentar por Pete351

Acham provável que a Ryanair anuncie algo estes dias para o Inverno de 2016?

Comentar por shotgun

Nos primeiros anúncios feitos para o inverno, em Dublin e Bruxelas, há várias rotas novas. Pode ser que quando anunciarem o programa para o Porto também o façam.

Comentar por João Ferreira

Nas 2 últimas temporadas anunciaram novas rotas: Berlim e Hamburgo em W14, Colónia em W15. Seria bom que continuassem a tendência em W16.

Comentar por Pete351

Esperemos que sim, venham elas!

Comentar por Allure

Hoje a Ryanair anunciou sete rotas para o novo destino francês – Toulouse.
Acham que o Porto ainda poderá vir ser contemplado?

Comentar por Angelo Campos

Aparentemente à custa da operação em Carcassonne. Temos que ver o que acontece a essa rota em S17, mas ainda falta muito.

Comentar por Pete351

E já começou a vender voos para o Inverno16.

De momento somente da Bélgica e da Irlanda.

Da Bélgica não vi aumentos, mas o voo para Dublin está à venda com 2 frequências semanais!
A se confirmar será uma rota a deixar de ser sazonal!

Comentar por skiespassion

Está confirmado. Dublin é um rota que precisa muito de frequências para poder crescer, e esperemos que depois desta operação no Inverno venham mais voos para o Verão.

Comentar por Pete351

Actualização 24 Janeiro: Luxair sobe de 6xw para 7xw; Vueling aumenta ORY substituindo A320s por A321s.

Comentar por Pete351

Abrimos a página de Inverno IATA 2016 com a primeira novidade para a temporada, cortesia da Vueling: os 3 voos semanais para Amesterdão, ainda por estrear, são para continuar no Inverno.

Comentar por Pete351

Também já tinha visto hoje de tarde!
Creio que seja uma questão de tempo e ZRH também estará à venda!

Também podemos considerar 4 frequências da BA para Londres?!

Comentar por skiespassion

Não sei, as restantes rotas deles a partir de Zurique já estão carregadas e tenho dúvidas que o mercado seja atractivo para 3 companhias na temporada baixa.

A operação da BA já conta na tabela de W15, aqui só vai contar quando fizer as contas ao nº de lugares total da temporada (ou se alterar a operação).

Comentar por Pete351

Posso estar a fazer confusão!
Como é uma operação que ainda só vai começar a partir do próximo dia 11 de Fevereiro 2016, pensei que de 30 Outubro 2016 a 10 de Fevereiro 2017 fosse considerado aumento!

Comentar por skiespassion

E de 30 de Outubro 2016 a 10 de Fevereiro 2017 vai contar como aumento, só não aparece nesta tabela porque já apareceu na anterior (W15).

Comentar por Pete351




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