aerOPOrto


Inverno IATA 2017 (W17)
Rota W16 W17 Lugares Semanais
UX_L MAD1 14xw 14xw +672
+672
af_l CDG1 3xw +1.068
+3xw +1.068
S4_L PDL1 6xw 7xw +320
TER1 1xw -320
+0xw +0
_
U2_L GVA1 22xw 24xw +720
LGW1 5xw 6xw +360
+3xw +1.080
_
—————
ew_l DUS 2xw +624
+2xw +624
IB_L MAD1 21xw 24xw +600
+3xw +600
_
kl_L AMS1 7xw +1.988
+7xw +1.988
_
—————
LH_L MUC1 4xw 5xw +390
+1xw +390
_
ZB_L BHX1 2xw +712
LTN1 2xw +712
MAN1 2xw +712
+6xw +2.136
_
—————
AT_L CMN 3xw +738
+3xw +738
FR_L BRU 9xw 7xw -756
BVA 16xw 19xw +1.134
CCF 2xw +756
CFE 2xw +756
CGN 4xw 5xw +378
CIA 2xw 3xw +378
EBU 3xw -1.134
EDI 2xw +756
EIN 6xw 5xw -378
FRA1 7xw +2.646
KRK 2xw +756
LRT 2xw +756
LUX1 5xw 6xw +378
NAP 2xw +756
NUE 2xw +756
SXB 2xw +756
TFS 1xw +378
+24xw +9.072
LX_L GVA1 6xw 5xw -710
-1xw -710
_
TO_L MUC1 3xw -1.134
-3xw -1.134
VY_L BCN1 8xw 9xw +356
ORY1 6xw 7xw +440
+2xw +796
_
—————
+12 +50xw +17.320

_________________________________________________________________

Dados GDS 20 Setembro 2017                         Comparação relativamente a W16

Utiliza-se a média da temporada como referência

1: Rota também operada por outra(s) companhia(s)

A tabela apenas reflete as alterações às operações das companhias

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271 comentários so far
Deixe um comentário


3xw. Deve sair a AF e entra a Joon.

Comentar por João Ferreira

Exacto, Terças, Quintas e Sábados.

A única diferença será no avião a utilizar. Para o passageiro a grande diferença serão as portas USB em todos os aviões e pelo que percebi terá uma rede wireless para aceder a entretenimento.

Comentar por João

Eis mais uma ‘acha para a fogueira…’

https://www.publico.pt/2017/09/25/local/noticia/cancelamentos-da-ryanair-preocupam-mas-porto-ja-nao-depende-das-low-cost-1786533

Se não depende das ‘low cost’ e – aparentemente – não conta para a TAP, depende de quem para evoluir?

Comentar por LUIS ABREU

Grupo Lufthansa, Air France/KLM, Turkish, Wizz…

Já não é o Porto de outrora onde ou era Ryanair ou Ryanair.

Comentar por João

De ninguém. O AFSC tem hoje uma diversidade de destinos e companhias que lhe permite não depender de nng individualmente.

Comentar por João Ferreira

“Já não depende das low cost”?????

A sério? Devo ter andado a ver os números errados.

Em 2016 as três maiores companhias a operar no aeroporto do Porto (Ryanair, Easyjet e Transavia) transportaram cerca de 2/3 do total dos passageiros.

Se isso não é dependência (e grande), então é o quê?

Comentar por JTavaresMoura

2/3 não andara muito longe da media europeia, relembrando que a Ryanair já é de lonje a maior transportadora europeia.

Comentar por Nunopinheiro

A TAP não transporta mais passageiros que a Transavia?

Comentar por João Ferreira

Nuno Pinheiro,

Em nenhum dos top 5 aeroportos europeus, as low cost chegam sequer aos 50% de market share. No de Madrid, que está em sexto, nem sequer chegam aos 25%.

João Ferreira,

A TAP transporta mais passageiros que Transavia e que a Easyjet. Estava-me a referir às três maiores companhias low cost como é óbvio.

Comentar por JTavaresMoura

Ainda sobre o cancelamento o Jornal I citando informação dos passageiros, “Os passageiros referiram que o total de pessoas a transportar, entre os dois voos, seria de 17, o que terá levado a companhia a suspender os dois voos.”…… será mesmo verdade que que esta rota para a TAL esta pessima?????

Comentar por Ricardo Sousa

Totalmente errado!

A 22 de Setembro a previsão de passageiros para o voo era a seguinte:

TP334 OPO/LGW 8/129
TP331 LGW/OPO 8/125

A capacidade do voo era de 8/132.

Comentar por skiespassion

Parece que não é só a Ryanair que esta com problemas….. A TAL cancelou no sabádo os voos Porto/Gatwick (TP338) e Gatwick/Porto (TP331) por causa da falta de elementos da tripulação. Está bonito…. Tinha de ser no AFSC…… porque será?

Comentar por Ricardo Sousa

Claro, em Lx não podem faltar tripulantes…

Comentar por Allure

Hoje nota-se bem a falta de extenção do taxiway…. está uma confusão as 16.30 para aterrar e levantar com varios avioes no ar ás voltinhas

Comentar por Ricardo Sousa

Teve a ver com a fraca visibilidade no AFSC, na parte da tarde deste dia !.

Comentar por José Freire

Atualização 21 Setembro 2017

Royal Air Maroc

Tem à venda 5 voos extras para o período Natal/Ano Novo aos domingos de 17 de Dezembro 2017 a 14 Janeiro 2018:

17dez17 Boeing 737-700 114pax
24dez17 Boeing 737-800 159pax
31dez17 Boeing 737-700 114pax
07jan18 Boeing 737-800 159pax
14jan18 Boeing 737-800 159pax

Creio ser uma opção (ataque) aos voos para Africa, nomeadamente Luanda!

Comentar por skiespassion

Excelente…..

Comentar por Ricardo Sousa

Porto perde 188 voos da Ryanair em 39 dias

Entre 20 de Setembro e 28 de Outubro, a companhia vai cancelar 354 ligações com Portugal. Os cancelamentos no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, representam quase metade do total.

Comentar por Allure

Notícia preocupante esta da Ryanair, que pelo menos a curto médio prazo tem consequências nefastas na sua imagem, e já agora de pax no Sá Carneiro, suponho que o O Leary vai deixar de gozar com a concorrência, ontem cancelaram do Porto, Cracóvia, Berlim e Londres, vamos ver o que se vai passar entretanto. http://www.jn.pt/mundo/interior/ryanair-cancela-cerca-de-dois-mil-voos-ate-final-de-outubro-8774585.html

Comentar por Zoficial

Bom dia, posso confirmar essa notícia, o meu voo MRSOPO dia 21/9 foi cancelado ontem à noite sem mais… alguns minutos depois comecei a ler na imprensa francesa e portuguesa essa notícia! Sem comentários

Comentar por Luis Abreu

Agora bate a cara com a careta… e não me parece que a Ryanair vá ficar bem na foto!

Comentar por Luis Abreu

De todo. E eu que estive para marcar um voo em trabalho com a Ryanair para a semana. Ia ser engraçado…

É de uma péssima organização ter que fazer tal coisa.
Mas não será por estes voos que o Porto sofrerá. Quem irá sofrer será sobretudo a imagem da Ryanair. Principalmente quando eles até estavam a começar a conquistar os mais reticentes com as medidas dos últimos tempos…

Comentar por João

Começo-me a dar conta do escandaloso da situação…
https://www.theguardian.com/business/2017/sep/16/ryanair-cancels-up-to-50-flights-a-day-to-improve-punctuality
‘Ryanair cancels 40 to 50 flights a day for staff to go on holiday’
Até finais de Outubro viajar na Ryanair vai ser como jogar no euromilhões… tanto pode sair, como pode não sair!

Comentar por Luis Abreu

é inacreditável isto! espero que não afecte demasiado o nosso aeroporto

Comentar por Allure

ao que parece a Norwegen roubou-lhes 140 pilotos, e a coisa ficou apertada…. É a vida 🙂

Comentar por nunopinheiro

Lista dos cancelamentos para amanhã.
https://www.ryanair.com/content/dam/ryanair/cancelled-flights-17-sept/List-of-cancelled-flights-17-sept.pdf
Lisboa, Porto e Faro contempladas.

Comentar por Angelo Campos

Lisboa e Faro apenas com 1 cancelamento e o Porto logo com 3. Vai ser bonito isto…

Comentar por Allure

Temos que ver que o Porto tem muito mais rotas que Lisboa e Faro.

Comentar por Angelo Campos

Hoje de estava uma boa fila no balcao da Ryanair. Nao esquecer que para a Ryanair pode se um pouco ruinoso a nivel financeiro, pois as anulações com menos de 14 dias sem circunstâncias extraordinárias contempladas pelo TJE , os passageiros podem ter direito a indemnizações se não aceitarem outros dias…. que não passa só pela devolução do dinheiro da viagem ou remarcação do voo.

Comentar por Ricardo Sousa

Lista de voos cancelados para amanha dia 18…

https://www.ryanair.com/content/dam/ryanair/cancelled-flights-17-sept/monday-flights-cancelled.pdf

Comentar por Ricardo Sousa

Uma chapada na imagem da Ryanair!
Vamos ver como vão lidar com isto a muito curto prazo, os prejuízos podem ser consideráveis … quer diretos quer indiretos em termos de imagem e marcações a curto prazo 😞Tenho um voo Ryanair a sair do Porto a 27 de Outubro e acho q vou ver alternativas pois é conexão… que tristeza

Comentar por Diogo

vai ser um desastre para as estatísticas de Setembro e Outubro…

Comentar por Allure

Vocês exageram tanto…
Não é bom, evidentemente mas daí a ser um desastre vai uma distância como do Porto a Moscovo. É bem pior para a imagem da Ryanair do que para o aeroporto.

Comentar por João Ferreira

Alguma imprensa alemã diz que a razão destes cancelamentos pode ser uma tática para conseguir as slots da Air Berlin caso esta deixe de ter dinheiro para operar até ao fim do mês… será que isto faz algum sentido? Se sim nesse caso a Ryanair devia receber uma multa brutal da comissária europeia da concorrência… Aliás, isso devia acontecer seja qual for a razão, ninguém a obrigou a pôr voos à venda – a fazer falsa concorrência a outras companhias – que afinal não consegue/quer realizar.

Comentar por Miguelito

Ok em media isto esta a custar ao Porto 5 voos diários, algo como 900 pax dia… durante as próximas 6 semanas, ou menos de 3% da actividade do aeroporto em setembro

Comentar por nunopinheiro

Em relação às estatisticas, não se preocupem, pois os 2 pax que a Ryanair deixou apeados (voo I/V MRSOPO 21/9) virão noutra companhia e entrarão nas contas de Setembro para embelezar as estatísticas do AFSC! Vou é começar a pensar 2x em voar com a Ryanair, pois já é a 2º partida que me pregam em 15 meses… 😦

Comentar por Luis Abreu

a Ryanair tem andado caladinha. Abriu recentemente 13 rotas novas em Sevilha

Comentar por Allure

A Ryanair está a começar a lançar a programação de verão. Lançaram as novas rotas de Dublin, Berlim e Londres. Nada mais, para já.

Vamos ter calma, que as novidades devem estar a surgir.

Comentar por João Ferreira

Allure, viste isso onde que abriu recentemente 13 rotas em Sevilha?

Comentar por Pete351

Viu, suponho, no LowcostPortugal.

Comentar por Mário Teixeira

Se é o do lowcost portugal, lá não diz que “abriu recentemente”, fala em 13 rotas que são as que vão começar em Sevilha em W17, e cujos anúncios já foram feitos há bastante tempo.

Para o Porto, cuja base da Ryanair é cerca de 3x maior que a de Sevilha, por volta da mesma altura também anunciaram uma programação com +9 rotas que em W16, mas claro, como sempre a relva dos outros é sempre mais verde que a nossa.

Comentar por Pete351

Não tou a dizer que é mais verde que a nossa, tou a dizer que andam caladinhos por aqui

Comentar por Allure

Que abram é mais frequências para milão. os preços nessa rota são assustadores. Isto quando há lugares…

Comentar por João

Tem andado calados aqui como noutros sítios. Agora é que começa a altura em que fazem os anúncios.

Comentar por Pete351

http://portocanal.sapo.pt/noticia/131528

Custa-me a acreditar…

Comentar por João Ferreira

Sem divulgar nada, falou que há hipotese de vir 2 companhias aereas novas , o que acham que será?

Comentar por sniper

norwegian e emirates?

Comentar por Allure

Não me acredito muito na Emirates, agora a Norwegian já me parece bem mais viavel..

Comentar por sniper

Voos low cost para leste, só se for mais rotas wizzair ou a blue air para Bucareste, 2 grandes companhias, Norwegian talvez, quem sabe a Delta para os USA, acho a emirates talvez daqui a um ano.

Comentar por Zoficial

As surpresas serão, a Emirates e a Norwegian…….

Comentar por José Freire

O titulo da noticia parece-me um bocado enganador, ao ouvir a peça a percepção que tenho é a de que tudo continua na mesma, ou seja, há vontade da ANA e da região numa maior presença da TAP mas a TAP não partilha dessa vontade.

Relativamente ao resto, acho excelente que se aborde o tema das ligações em transporte publico ao aeroporto, nomeadamente a questão do primeiro metro do dia e da ligação ao comboio. A curto prazo adiantar o 1º metro para o aeroporto umas 2h, mesmo que com menos paragens, e criar o shuttle rodoviário aeroporto-> linha do Minho já teriam um grande impacto na mobilidade.

Sobre as novas companhias, é normal que nesta altura haja umas quantas em linha que podem ou não acontecer. É sabido que as negociações tanto com a Norwegian como com a Emirates já levam vários anos e é normal que criem expectativa, mas há outras possibilidades. O melhor é esperar, não tarda começaremos a ver noticias sobre S18.

Comentar por Pete351

Norwegian acredito que seja, mas a Emirates ainda não me parece que seja para já.. Estou mais virado para a United/American e se for europeia a Austrian..

Comentar por sniper

A American já anunciou novos destinos europeus para S18, é pouco provável que haja uma segunda onda de anúncios. De qualquer forma a AA seria para voar para Filadélfia, e não os vejo particularmente interessados numa rota dessas sem verem alguém a fazer Nova Iorque diário antes.

Comentar por Pete351

Pete e quais foram os destinos da AA para a Europa……..

Comentar por Filipe

Acho que foram Budapeste, Praga e Veneza.

Comentar por Carlos M.

Praga e Budapeste a partir de Filadélfia. Para Veneza já voavam, só acrescentam nova rota para Chicago.

Comentar por Pete351

http://www.jn.pt/economia/interior/ryanair-inaugura-hoje-seis-novas-rotas-do-porto-para-a-europa-via-bergamo-milao-8708578.html

Para o nosso aeroporto,que resultados práticos isto pode trazer?

Comentar por Serv

Espero que se transforme num aumento de frequências para Bérgamo pelo menos. Já que nos últimos meses sempre que precisei estavam caríssimos e por vezes até esgotados. Sendo inclusivamente mais barato chegar a Milão via Frankfurt.

De resto é mais uma opção para aqueles destinos. Veremos é qual será a resposta da Wizz Air e da CSA nas rotas de Budapeste e Praga.

Comentar por João

Ou seja voos indiretos e não novas rotas como diz o JN…

Comentar por Allure

São voos via Bergamo e já se podem reservar no site da Ryanair. Pelas pesquisas que fiz, só estão a fazer este tipo de voos a partir do Porto. Penso que é uma boa opção pois:
– Permite colocar os voos Ryanair, com uma escala, na mesma reserva, não sendo necessário reservas independentes, e assim garantem ligações em caso de atraso. A bagagem de porão pode ser diretamente expedida para o destino final.
– No site estão a oferecer nestes voos embarque prioritário, o que é sempre bom para quem viaja com mala de mão.
– Estão a oferecer desconto de 20% nas tarifas.

Bom era aumentarem as frequências para Bergamo! Ou adotarem este sistema para usar o Porto como o aeroporto central para voos de outros países, para destinos, como por exemplo, Ponta Delgada ou Lisboa.

Comentar por Diogo

Tal como foi indicado no último comentário até agora, o reforço da rota OPOBGY parece-me de máxima urgência isto porque, a próxima data com voo disponível é dia 15 de setembro com um preço de 250€ ida.
Com este reforço de ligações via Bérgamo prevejo um aumento relativo nesta rota mais do que aquele que se verifica ainda durante este Verão IATA 2017.
Também a utilização do Aeroporto do Porto como ligação para Lisboa, Ponta Delgada, Lajes e Faro me parece viável. Vamos aguardar para ver 🙂

Comentar por SID

Julgo que pode muito bem acontecer que se alguns destes novos destinos indirectos tiver procura que justifique um voo directo passa-se a ter mais um ou uns destino(s) directos.

Comentar por Angelo Campos

Eu questiono-me se esta notícia não é uma indicação à TAP AIR Portugal dada pela Ryanair de que o Porto é um bom Hub para a Ryanair ter conexões com a TAP AIR Portugal como aliás pretende o seu CEO, não querendo com isto dizer que esta esteja interessada.

Comentar por Angelo Campos

Boa noticia, sempre achei estranho o Porto não ser logo incluído visto ser das rotas com frequências mais aceitáveis em Bergamo. Muitas pessoas já fazem estas ligações, mas por conta própria e “escapando” à contabilidade.

Não é de esperar aumentos de passageiros na rota, embora seja expectável um ligeiro aumento da procura acomodado com tarifas mais elevadas. Por enquanto, das rotas que já estão incluídas no programa acho que nenhuma viu reforços de frequências, mas será expectável que assim aconteça mais para a frente, pelo menos nas mais fortes, como é o caso do Porto. Por outro lado Milão e já uma rota com um défice de capacidade assinalável, e com esta carga adicional só vai piorar, pelo que a introdução de um 2º operador é cada vez mais urgente.

Relativamente à Ryanair introduzir ligações no Porto, como já comentamos várias vezes, acho que é apenas uma questão de tempo.

Comentar por Pete351

Há uns anos a easyjet voava para Milão. Na altura estava a viver em Génova, utilizando frequentemente essa rota, sendo que os voos iam quase sempre cheios… Nunca percebi porquê que a easyjet os descontinuou e nem com a vinda da base para o Porto retomou os voos…

Comentar por Carlos M.

Mas isto dificulta ou facilita o surgimento dessas rotas no futuro?
Esta estratégia da Ryanair de criar hubs não será por falta de novos aviões para aumentar a oferta?

Comentar por Serv

Julgo que é bom porque capta passageiros que mais tarde pode justificar a abertura de uma rota directa.

Comentar por Angelo Campos

Carlos, se não me falha a memória os easyJet para Malpensa andavam quase nos 90% de ocupação, mas para ser easyJet é pouco. Porto-Milão também era um mercado diferente e não funcionou para eles, embora ache que S18 seria um bom momento para recuperarem o voo.

Serv, duvido que o volume de passageiros em ligação via BGY seja tão significativo para pensar que vai justificar rotas que antes não se justificavam. Mais para a frente, quando aquilo esteja a funcionar em pleno e se a Ryanair conseguir manter 3 ou 4 diários OPO-BGY, então já o caso será outro. Mas o que não falta à Ryanair são aviões.

Comentar por Pete351

E a TAP ?
Irá manter tal e qual a operação tal como em 2016 ?

Comentar por SID

Para já sem novidades.
Mas não é espectável que existam mais do que alterações pontuais em acertos de lugares nas rotas existentes.

Comentar por CVP

Parece que em breve podemos ter a nova Joon a fazer Porto-Paris CDG, segundo o director geral da Air France (noticia em francês)
http://www.air-journal.fr/2017-07-29-joon-barcelone-lisbonne-porto-berlin-sont-des-destinations-probables-5185502.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Comentar por pedromirandalopes

Mas com a vinda da Joon não teremos redução em companhia(s) do mesmo grupo?

Comentar por Angelo Campos

Que venham para tornar o voo diário…

Comentar por João

A Joon, pelo que foi apresentado, é mais uma marca comercial do que uma companhia separada tipo Transavia.

Sinceramente, importante mesmo é eles meterem mais frequências na rota.

Comentar por Pete351

Atualização 27 Julho (Swiss):

Carregada uma 5ª frequência semanal para Genebra também em CS300.
Ainda assim com saldo negativo!
Esperemos que carreguem a 6ª semanal!

Comentar por skiespassion

Bom mesmo era carregarem diário, mas acho que com o nº de CS300 que vão receber este ano não vai dar para mais que 5xw. A ver se para S18 já se vê alguma coisa.

Comentar por Pete351

Pete, os reforços da Lufthansa não entram na lista ?
Ou entram em “reforços temporais” como no verão ?

Comentar por SID

Acho que vou fazer por média. Quando tiver um bocado de tempo faço as contas.

Comentar por Pete351

Uma carta fora do baralho mas que dá sempre jeito… Segundo o site da Presstur

“TAP VAI OPERAR UM CHARTER PORTO – MIAMI EM NOVEMBRO”

Embora nao sirva de exemplo, pode ser que alguma alma iluminada da TAL abra os olhos.

Comentar por Ricardo Sousa

Já alguém tinha perguntado por esse charter há uns dias. Contrataram à TAP como podiam ter contratado a outra, não muda nada.

Comentar por Pete351


5 Anos depois voltamos a ter 21xw.
Em 2012 a Lufthansa reduziu essa operação de 21xw para 14xw.
Boas notícias ! 🙂
Só tenho pena que a exploração para Colónia não avence com a Germanwings/Eurowings…

Comentar por SID

Com 3 voos diários pra Frankfurt e 1 diário para Munique ninguém fica em terra…
Digo diário para Munique pois é o que aparece ao se tentar reservar no site deles. Só faltava a Brussels passar a diário também, mas pra já aparecem apenas 4xw.

Comentar por João

Só falta que, os voos da British Airways para o Porto, passem a diários !.

Comentar por José Freire

E os da Air France para CDG! Ahahahaha Já agora os da TAL para Nova Iorque, e uns da Emirates para o Dubai 🙂 eheheheh então.. sonhar não custa…

Comentar por Diogo

Diogo,

Creio que o diario tanto da British Airways como da Air France mais tarde ou mais cedo irá acontecer. Mas no caso da British era bom que reforçassem Londres Gatwick e que voltassem a rota de Londres Heathrow.

Grande novidade esta da Lufhtansa , tanto para ponto a ponto como para ligações passando a 3 diarios.

É impressionante a forte aposta das companhias de bandeira no Porto.

Comentar por sniper

João, o voo diário para Munique não é assim tão evidente isto porque só existem voos diretos aos domingos, segundas, quartas e sextas.
Acredito que no próximo ano temos esse voo diário no inverno e um reforço no Verão visto que a Transavia deixou de operar para esta cidade.

Quanto aos voos da AirFrance dependendo da operação deste ano possamos ver o diário ou pelo menos as frequências aumentadas.

Custa-me acreditar que a Brithis Airways retome a operação para Heathrow mas aposto também no reforço.

A par das low-cost as companhias estão a ver o Porto como um mercado em que podem apostar sem prejuízo e onde existe capacidade para tal, ao contrário de Lisboa onde não há mais lugar para ninguém.

Comentar por SID

Foi o que já tínhamos discutido há uns tempos, só que nem o 3º diário para Frankfurt nem o diário para Munique são a temporada inteira. Mas continua a haver um aumento, isso sim, e será normal que mais ano menos ano os 4 diários passem a ser o mínimo mesmo no Inverno.

Comentar por Pete351

Parece que a SATA vai deixar de voar do Porto para a Terceira:

http://jornais.sapo.pt/3951@2017-07-14

Comentar por Artur Freitas

Bom dia,
Já se sabia há bastante tempo. Aumentam a frequência para Ponta Delgada. Parece que a SATA está a concentrar cada vez mais a sua operação em PDL … Tipo a TAP aqui que só vê Portela….
Por outro prisma, temos voos diretos com a Ryanair para a Terceira, dois ou três semanais não sei ao certo…

Comentar por Diogo

Já se sabia, e realmente é a solução que faz sentido da operação.

A questão da Azores centralizar em Ponta Delgada em detrimento da Terceira só se coloca do ponto de vista politico açoriano.

Comentar por Pete351

O governo acabou de anunciar a candidatura à agência europeia do medicamento unicamente à cidade do Porto, excluindo Lisboa:

https://www.dinheirovivo.pt/outras/governo-escolhe-porto-para-candidatura-a-agencia-europeia-do-medicamento/?utm_source=Push&utm_medium=Web

Vamos torcer para que ganhe o nosso Porto, seriam muitos postos de trabalho criados na cidade, não sei se seriam 30 mil passageiros por ano ou 60 mil ou whatever, já li alguns estudos sobre isso… Sei que seriam bastantes para o AFSC e que muitas viagens seriam, inclusivamente, em classes superiores/executivas!

Oxalá o Porto receba esta agência, que todo o país apoie.

Comentar por Diogo

Numa sondagem efectuada aos trabalhadores qual seria a sua preferência, e na altura Portugal apresentava-se com Lisboa, ganhou por larga maioria.
Esta notícia li-a hoje no Correio da Manhã.

Comentar por Angelo Campos

Se o Porto ganhar na Europa, a dita AEM, isso irá significar para o nosso AFSC, “tão somente”, o seguinte”:

– viagens dos seus 900 funcionários
– viagens dos 600 filhos desses funcionários
– viagens para as 500 reuniões anuais da AEM
– viagens dos 35.000 visitantes anuais à AEM

Venha a Agência Europeia do Medicamento para o Porto, pois certamente, trará um avolumado incremento de passageiros ao nosso AFSC !.

Comentar por José Freire

No entanto em Espanha dizem a mesmíssima coisa nos jornais de la em relação a esse inquérito mas por la ganha Barcelona.
alguém mente

Comentar por nunopinheiro

Ouvindo as várias notícias cheguei à triste conclusão que o Porto foi escolhido em exclusivo porque as despesas de instalação são muito inferiores a Lisboa e no fim do ano interfere no défice e julgo que aqui a UE não comparticipa a 85%.

A Imprensa refere-se a uma consulta aos trabalhadores, mas quem decide são os governos após negociações de bastidores.
Vir para Portugal já é bom, assim eles nos escolham.

Comentar por Angelo Campos

A probabilidade é mais que diminuta, Aqui estava em causa uma questão de principio. Lisboa já tinha 2 agências e queria uma terceira as costas de Portugal poder fazer uma candidatura.
O pessoal não só do porto tem de se virar contra o centralismo ridículo nacional, Braga e Coimbra que tembem demonstraram interesse foram absolutamente ignoradas.

Comentar por nunopinheiro

Ora boas…
Claro que a dita agência no que respeita ao AFSC iria representar um acréscimo, mas não muito significativo.
Contudo muitas das viagens seriam efetuadas em classes superiores o que é bom para consolidar bases tarifárias das companhias.

Quanto à sondagem acho a mais perfeita idiotice o que por aí tenho ouvido falar. Ainda ontem na SIC noticias vi gente com muita “azia” por esta opção não ter sido em Lisboa. Vejamos então, se as pessoas votaram em Lisboa e não tinham o Porto como opção, nunca poderiam votar na nossa cidade. Se votaram em Lisboa significa que estão receptivas a vir morar para Portugal e isso é que devia ser valorizado. Estarei assim tão errado?

Quanto à escolha de outras cidades portuguesas, sinceramente se Porto e Lisboa têm sérias dificuldades em cumprir com alguns dos requisitos, acho que a opção por uma outra cidade não iria resultar bem.

Sou um afincado regionalista e sobretudo descentralizador (são conceitos diferentes e vertentes diferentes) e defendo muito a valorização da coesão nacional, mas creio que neste caso em particular mais do que Porto ou Lisboa seria muito muito difícil.

Comentar por CVP

CVP claro que sim, mas se tivéssemos um concurso publico com critérios bem defendidos escusávamos todas estas conversas, infelizmente o que tivemos foi mais do mesmo, primeiro é “Lisboa e nem se fala mais no assunto”, depois o porto chateia-se e la lhes damos um osso até porque parece mal. o resto do pais é paisagem…
Concordo com o CVP que o Porto muito provavelmente será a melhor opção mas, não é executando as coisas mal que se endireita isto.
Por mim apoio qualquer medida de descentralização e equitativa redistribuição do estado pelo território nacional. Mesmo que em detrimento do Porto.
O pessoal tem de deixar de ser carneiro e reclamar por um pais mais equitativo.

Comentar por nunopinheiro

Eu bem gostava de ver esses estudos que dizem que uma agência com 900 pessoas ia supor um aumento de 30 ou 60 mil passageiros no aeroporto, para saber como é que se chega a esses valores astronómicos, mas continuo à espera que alguém os mande.

Comentar por Pete351

http://rr.sapo.pt/noticia/90134/porto_compete_com_18_cidades_para_receber_a_sede_da_agencia_europeia_do_medicamento?utm_source=rss

Sem querer ser ave de mau agoiro, mas principalmente realista: mais do que ficar ‘provincianamente’ contente de retirar a (candidatura da) agência europeia do medicamento a Lisboa, ficaria imensamente mais orgulhoso de a ganhar em detrimento de Amesterdão, Bruxelas ou Barcelona… essa é que é essa! Vamos esperar por Novembro. A dado momento, pareceu-me um dado adquirido a Agência Europeia do Medicamento em Portugal, era só saber aonde, se no Porto ou em Lisboa, afinal não é bem assim!

Comentar por LUIS ABREU

http://www.routesonline.com/news/38/airlineroute/273779/tap-portugal-adds-porto-miami-charter-in-nov-2017/

E isto vem a propósito de quê?

Comentar por João Ferreira

Normalmente esses charters que só se fazem 1x (com intervalo de 7 dias) ou são para alguma empresa, ou para cruzeiros, mas não sei exactamente para que será este.

Curioso que os horários são exactamente iguais aos dos Lisboa-Miami regulares.

Comentar por Pete351

a rota Wizzair para Varsóvia mantém-se com 2 semanais no S18

Comentar por zoficial

Atualização 08 Julho

Ryanair

Depois de Lille e St Etienne terem desaparecido do sistema de reserva, agora foram os voos para Copenhagen (quintas e sábados) que também desapareceram!

No entanto a Ryanair já atribuiu (pré carregados) esses dois pares de slots, aumentando Cologne a 5 semanais (nova frequência ás quintas) e Paris Beauvais a 19 semanais (nova frequências aos sábados para 3 diários)

Também já estão pré carregados os habituais aumentos de Natal/Ano Novo.

Comentar por skiespassion

Que azar! Logo 3 rotas que vão desaparecer… Principalmente a de Copenhaga é mau acabar. Fustra um bocado a tentativa de expandir para a Escandinávia

Comentar por Serv

Enfim, ta visto que a Escandinávia não resulta

Comentar por Allure

Vocês os dois sofrem demais, caraças. É normal. Estes movimentos acontecem em todo o lado. Já estão a fazer funerais desnecessários.

Comentar por João Ferreira

São 2 rotas sazonais, que em principio vão continuar sazonais, não vão “desaparecer”, vão continuar como em anos anteriores só durante o Verão.

Só no caso de St. Etienne há uma redução, mas está Lyon logo ao lado com até 3 voos por dia a precisar de solidificar os fortes aumentos dos últimos anos, e Clermont-Ferrand com 2 semanais novos, também perto.

Comentar por Pete351

Bem, não sabia em que post colocar esta notícia, pois não consigo escrever no tópico privatização da TAP… Aqui fica a notícia da publicação em Diário da República da nacionalização da TAP:

https://www.publituris.pt/2017/07/05/publicada-dr-resolucao-coloca-estado-maior-accionista-da-tap/

Não sei se ria ou se chore…. Pois neste país a estratégia vai continuar a ser Lisboa, mas neste caso com o dinheiro de todos nós…. Eu que tantas vezes disse que queria a TAP privada e o mais afastada possível do AFSC…. Enfim.. Vamos ver se, miraculosamente, teremos algumas novidades positivas desta companhia.

Alguém sabe em que altura se começam a saber mais novidades para o Inverno? É por agora normalmente certo?

Comentar por Diogo

Atualização 19 Junho

Air France

Carregado e à venda 3 frequências semanais para Paris-CDG

AF1528 A320 07:10 CDG OPO 08:25 _2_4_6_
AF1529 A320 09:15 OPO CDG 12:25 _2_4_6_

Comentar por skiespassion

São temporárias, ou já são novas frequências, a juntar às existentes?

Comentar por Luis Abreu

No inverno ainda não havia frequências. São estas 3 semanais. Para já, nada mais.

Comentar por João Ferreira

Boas,
Na Sexta-feira passada fiz o voo Porto – Birmingham pela Monarch (o voo das 22h15) e estavam no máximo 60 pax (já a meter para cima), num A321 de 214 lugares (bem sei que a frota deles tem bastantes A321 e muito poucos A320, e desembarcaram mais passageiros que os que embarcaram… ). Pode ter sido um caso pontual, mas será que as duas companhias aéreas vão aguentar a rota no Inverno?
Ontem regressei pela Ryanair e o voo vinha cheio cheio..
Não é que use a rota, mas espero que se mantenham as duas companhias!

Comentar por Diogo

Das 3 rotas, Birmingham é a que está mais fraca, acho que se nota alguma sobre-capacidade apesar de ainda estar a começar. Manchester e Luton estão a funcionar bastante melhor, mas também já era de esperar.

De qualquer forma, no Inverno só se mantém a Monarch para Birmingham e com 2 semanais em vez de 3. Em principio dá para aguentarem.

Comentar por Pete351

Aconteceu o mesmo quando fiz o voo com a Monarch no mes passado, até teve de ir pessoal do aeroporto ao aviao verificar cada passageiro para ver se faltava alguém porque o aviao estava muito vazio.

Comentar por mrrrr

Ainda faltam muitas companhias anunciarem o calendário para este inverno ?

Comentar por SID

Ainda faltam algumas sim.

Comentar por Pete351


Mas que boas notícias, para o AFSC !!!.

Comentar por José Freire

lol esperem sentados

Comentar por Allure

A ANA pressionar a TAP para ter uma maior presença no Porto não é coisa nova, a diferença é que agora a pressão vem de Lisboa também. Ainda assim duvido que vejamos grandes movimentos.

Mais importante parece-me a confirmação da operação charter da All Nippon para Tóquio, a tal que tínhamos comentado há uns tempos e que é dividida entre Lisboa e o Porto.

Comentar por Pete351

Gostei da notícia! Esperemos sinceramente que a TAP comece a dar finalmente importância que o AFSC merece, não lhe fica nada mal; há de chegar a altura que via ter de dar o braço a torcer.

Comentar por Luis Abreu

Mas é isso que o Governo quer, para assim justificar o Montijo ou aeroporto novo. Qualquer “cego” pode ver que, se algumas rotas viessem para o AFSC, possivelmente nem era preciso novo aeroporto, aliviando e muito o de LX

Comentar por Ricardo Sousa

Outra muito boa noticia é o facto de Ana Pinho passar a pertencer ao Conselho de Administração da TAP !. Vamos ter uma Portuense militante, na TAP !. Tenho a certeza que a visão da TAP acerca do AFSC vai mudar e para melhor….

Comentar por Vasco Valente

Eu nao me acredito que a Ana Pinho faça alguma coisa…. 1ª vai para vogal e 2º depois de lá estarem comem todos da mesma gamela…. Duvido mas espero estar enganado

Comentar por Ricardo Sousa

Indo para lá a Ana Pinho, a perspectiva da TAP acerca do AFSC, vai melhorar concerteza !.

Comentar por José Freire

A única coisa relevante dessa notícia é que começa a passar cá para fora que a ANA não deve estar ao serviço da TAP, nem vice-versa. A ANA gere vários aeroportos e deve conseguir o melhor para todos eles. A TAP tem uma operação muito importante em Lisboa que começa a ficar estrangulada e que quer ver aumentada assim que possível. O objectivo, legítimo, da TAP é ficar com a Portela quase só para si, o que hoje não consegue e mesmo com o Montijo terá dificuldades. A TAP quer que a Portela seja para si o que FRA é para a LH.

No entanto, eu entendo que, para a TAP não seja eficiente ter 2 hubs internacionais a 300 kms de distância. Era tudo muito mais simples se estivesse tudo concentrado num único aeroporto.

Felizmente, e após anos de fretes, a ANA parece ter batido o pé ao regime imperialista lisbonário, que determina que é tudo para Lisboa e nada para os outros. Assim sendo, a ANA vai defender o que é melhor para si, que é esgotar a capacidade das infraestruturas já existentes antes de se mandar para construção de uma outra.

No meio disto tudo, a TAP tem duas hipóteses, ou se adapta, ou se lixa, com F.

Comentar por João Ferreira

João, em justiça, depois da privatização foi sempre assim. Claro que Lisboa sempre teve mais recursos e mais atenção, mas isso é normal visto ser o maior aeroporto.

De qualquer forma repara que o Ponce de Leão não fala diretamente em criar o que seria um 2º hub, ele fala em abrir mais voos intercontinentais a partir do Porto. Suponho que o plano seria ter o longo curso básico coberto a partir do Porto e alimentá-lo com a rede conjunta TAP/Star Alliance/Ryanair, libertando assim capacidade em Lisboa através de redireccionamento de fluxos (sem canibalizar a Portela), aumentando o volume de negocio no Porto (a TAP colocando +2 A332 no Porto são logo uns 7M€/ano em taxas directas para a ANA) evitando que se percam oportunidades para outros hubs como Madrid. Isto do ponto de vista da ANA, do ponto de vista da TAP é um bocado diferente.

Comentar por Pete351

Exacto, a ANA o que quer é maximizar o seu património antes de crescer. Já a TAP quer expandir o seu hub pois é a forma mais fácil, e comprovadamente acertada, de crescer. As duas ambições são legítimas.

A ANA se quer que a TAP, ou outra qualquer, cresçam no Porto também podem fazer por isso, baixando as taxas e coisas do género para voos intercontinentais. E acredito que já o estejam a fazer tendo em conta que falam que já há mais interessados.

2018 pondera ser um ano interessante.
Esses voos para Tokyo são de 15 em 15 dias no Porto? Presumo que integrados em circuitos turísticos para visitar todo o país não?

Já agora, para a ANA/Vinci não será mais interessante um Novo Aeroporto de Lisboa do que o Montijo como mais um? Terá que investir muito mais é certo mas também terá bem mais a ganhar a médio prazo digo eu. Então se puserem o estadão, e/ou a TAP, a pagar as obras..

Comentar por João

Mas a ANA tem funcionários que têm meios para analisar o crescimento e eles sabem mais ou menos quando o crescimento estacionará e até quando poderá começar a diminuir.
Além disso agora com a exigência dos autarcas da zona Centro para a abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil, podem considerar que esta abertura poderá roubar passageiros a Lisboa, já que eles em conferência de imprensa afirmaram que já têm companhias interessadas e um investidor Sul Africano para investir no Aeroporto.

Comentar por Angelo Campos

Monte Real? Não me parece que isso vá acontecer. E caso abram ao tráfego civil a ANA não tem os direitos durante 50 anos?

Comentar por João

João, obviamente que quando a ANA negoceia uma coisa destas tem ferramentas comerciais à sua disposição, entre as quais as taxas, mas no longo curso isso geralmente tem pouco impacto nos custos globais da operação, logo não é tão eficaz como no medio curso.

Relativamente a Tóquio, a operação da All Nippon (a outra ANA) é 1 Tóquio-Lisboa e 1 Porto-Tóquio na semana seguinte. Os percursos que vão fazer não sei exatamente, mas imagino que sejam os habituais 3 ou 4 noites em Lisboa e outras tantas no Porto, com paragens intermedias e excursões extra. Já sobre a tal operação da JAL mencionada na entrevista, não tenho informações.

Sobre o NAL vs o +1, resume-se muito aos custos e aos tempos de execução de uma solução e da outra. O +1 juntamente com a expansão da Portela conseguem metem a capacidade aeroportuária de Lisboa na casa dos 40 / 50MPA, o que deve ser suficiente quase até ao final da concessão. Além disso, com o +1 a capacidade aumenta no curto prazo, já com o NAL só lá para 2030, ficando a capacidade estancada até lá.

Angelo, os autarcas do Centro podem exigir o que quiserem, mas bem podem esperar sentados porque Monte Real vai continuar a ser de uso exclusivo da Força Aérea.

Comentar por Pete351

Lufthansa, o S17 terminará no final de Novembro, a rota de Munique torna-se diária em Dezembro.. a dúvida será só em Dezembro, ou a partir de Dezembro.

http://www.publituris.pt/2017/06/08/lufthansa-estende-operacao-lisboa-porto-frankfurt/

Comentar por zoficial

Munique deve seguir com o diário todo o inverno então. Não faz sentido parar a meio digo eu.

Comentar por João

Eles ainda estão a trabalhar na programa, mas já há algumas semanas com MUC programado diariamente. Há também mais variedade de equipamento e horários, os dias novos geralmente têm A319/A320 e os dias que operaram em W16 tem A320/A321.

No caso de FRA, mantém os 3 diários até ao final de Novembro, que é o que se entende com prolongar o verão.

Comentar por Pete351


Desculpa a ignorância Pete, mas não percebo o que é isto 😉

Comentar por SID

Os meus rápidos destaques:

Muitos slots pedidos por companhias como a LH, a TP, a FR, a Aigle Azur ou a Easyjet que depois normalmente não se confirmam.

Slots para 2 voos diários da KLM e para um voo diário da AF.

Aumento dos slots pedidos da BA e da TK.

A Air Algerie desapareceu do mapa.

Comentar por João Ferreira

Não me admira nada que esses voos para a Algéria seriam um flop

Comentar por Allure

Pete, o 2º voo diário da KLM não continua no inverno?

Vai durar 2 mesitos, apenas?

Comentar por João Ferreira

O que eles deram a entender na apresentação da rota foi que iam ver como é que corria, a mesma situação dos voos AF.

Olhando para os novos horários da Transavia na rota de AMS, até podia ser que mantivessem o night stop + o 2º voo 3x por semana (nos dias em que não há Transavia) + os AF. Suponho que lá para Agosto já saberemos.

Comentar por Pete351

Atualização 22 Maio

Ryanair

Assim como ás segundas e sextas, passa haver 3º voo diário para Paris Beauvais/Tillé (BVA) também ás terças e quintas para um total de 18 frequências semanais (aumento em 2 frequências semanais).

Comentar por skiespassion

Boas noticias, de certa forma compensa as 2 frequências que estavam previstas para Lille e que já não se vão realizar.

Comentar por Pete351

Sobre a EasyJet não há novidades para o Inverno’17 ?

Comentar por SID

Vão meter +1 voo por semana para Gatwick e +2 para Genebra, não está na tabela porque ainda não tive tempo para calcular bem os lugares.

Comentar por Pete351

Atualização 19 Maio

Eurowings

Finalmente a rota de Dusseldorf (DUS) deixa de ser sazonal!
Desde 29 Outubro vai operar ás quintas (com A319 da Air Berlin) e domingos (com A320 da Eurowings)

Quintas:

11:00 AM 1:50 PM
Dusseldorf (DUS) Porto (OPO)
03:50h
EW 9640
Flight is operated by Air Berlin
Airbus A319
Total travel time: 03:50h

1:20 PM 5:00 PM
Porto (OPO) Dusseldorf (DUS)
02:40h
EW 9641
Flight is operated by Air Berlin
Airbus A319

Domingos:

12:10 PM 1:50 PM
Dusseldorf (DUS) Porto (OPO)
02:40h
EW 9640
Flight is operated by Eurowings
Airbus A320

2:30 PM 6:10 PM
Porto (OPO) Dusseldorf (DUS)
02:40h
EW 9641
Flight is operated by Eurowings
Airbus A320

Comentar por skiespassion

O A319 vem em ponto morto? 3:50?

Comentar por João

Os dois demoram 2h40 …

Comentar por SID

Excelente noticia. Se bem que acho que já no ano passado tinham carregado os voos só para os retirarem mais tarde. A ver se vai mesmo para a frente.

Comentar por Pete351

Pete, uma pequena gralha, as variações do número de passageiros para EBU e BRU estão incorrectas.

Comentar por João Ferreira

Obrigado João, já esta corrigido!

Comentar por Pete351

Excelente noticia….. Segundo o site Presstur a Monarch anunciou que as suas novas rotas de Verão para a Invicta vão continuar durante o Inverno.

Comentar por Ricardo Sousa

Atualização 08 Maio (Monarch):

Monarch tem à venda para o inverno 2 frequências semanais para cada um dos 3 destinos!

Birmingham : segundas e sextas
Londres Luton: sextas e domingos
Manchester : segundas e sextas

Comentar por skiespassion

Boas notícias. Fico a aguardar com curiosidade se a KLM mantém o 2º diário e o que a AF irá fazer.

Comentar por João Ferreira

Tenho que voltar a olhar para a tabela e fazer as contas outra vez, já há bastantes novidades desde a última atualização.

Comentar por Pete351

A rota de Lille, da Ryanair, deixou de estar disponível no sistema para o inverno.

Comentar por João Ferreira

Lille desconhecia, mas já tinha visto que St Etienne também tinha “caído”!

Comentar por skiespassion

Mas o que significa? a rota ja nao se realizara? Eu ja tinha reservado para Dezembro e nao fui notificada de que o voo foi cancelado! Ja nao sei o que fazer!!!

Comentar por Clara Vale

Julgo que há aqui um equivoco.
A Ryanair ainda está a começar a carregar as rotas para o Inverno de 2017:
É de aguardar que carreguem tudo.

Comentar por Angelo Campos

Bem ja é oficial a rota Lille Porto para o inverno de 2017 foi suspensa!!!!
Pena!!!

Comentar por Clara Vale

Easyjet (segundo a Publituris)

– “Do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a easyJet vai disponibilizar no próximo Inverno mais 25 mil lugares e 176 voos por semana. Do Porto, Genebra vai contar com mais quatro frequências, sendo que às segundas e sábados passa a disponibilizar quatro voos diários. Também Londres-Gatwick terá mais um rotação por semana, ficando a oferta da easyJet para Londres – Luton e Gatwick – em 18 frequências por semana.”

Comentar por SID

No caso da easyJet é sempre difícil fazer comparações no Inverno porque a programação varia muito, mas realmente já se vem essas frequências principalmente em Dezembro. São os tais +3 semanais que tinham sido anunciados há umas semanas.

Comentar por Pete351

Novidades Transavia Segundo a Publituris…

– Porto-Funchal ganham seis ligações por semana, para um total de oito voos semanais
– Funchal-Nantes (via Porto) o acréscimo é de um voo por semana, subindo para três frequências semanais.

Comentar por Ricardo Sousa

Fogo… No dinheiro vivo não falava nada sobre o Porto

Comentar por Serv

Aqui fica o Link

http://www.publituris.pt/2017/04/19/transavia-reforca-rotas-portuguesas-no-inverno/

Comentar por Ricardo Sousa

Não sei o que é que se passa com as noticias da Transavia, vem sempre com erros grandes em relação ao Porto. Onde é que Porto-Funchal tinha só 2 voos semanais no inverno passado? Enfim.

Assim a olho, com o que está carregado parece-me haver um forte aumento nos Porto-Paris e +1 semanal para Nantes. Para ser a primeira programação não está mau, mas só mais tarde é que aparece a definitiva.

Comentar por Pete351

Transavia anunciou novidades para Lisboa e Faro mas o Porto ficou de parte…

Comentar por Serv

que nervos…

Comentar por Allure

Atualização 06 Abril

Azores Airlines

Pré carregado no Amadeus mais duas frequências semanais para Ponta Delgada para um total de 9 frequências semanais.
Novas frequências ás segundas e sextas, dias em que passa haver dois voos diários.
De momento no site da Azores Airlines continuam somente 7 semanais (diário).

Comentar por skiespassion

Atualização 18 Setembro

Azores Airlines

Afinal,a rota de Ponta Delgada terá somente 7 frequências semanais!

Comentar por skiespassion

Atualização 5 de abril:

3 voos por semana da RAM para Casablanca carregados.

Comentar por João Ferreira

Inverno?

Comentar por Allure

sim

Comentar por João Ferreira

Carregados e à venda!

Quintas e domingos com Embraer 190 (96 pax) e segundas com Boeing 737-700 (114 pax).

AT996 CMN 14:10 15:50 OPO
AT997 OPO 16:50 18:25 CMN

Comentar por skiespassion

Infelizmente eles são menos certos que o tempo no inverno!!! Mas vamos lá ver se a coisa se mantém…
A RAM e a AIR ALGERIE são duas companhias muito incertas!

Comentar por CVP

Atualização 28 Março (Swiss):

Genebra carregada com 4xw em CS300. Redução relativamente aos 6xw em A320 de W16.

Comentar por Pete351

Alguma possibilidade de novas rotas para o Inverno’ 17 para além de Napoles e Frankfurt ?
E reforços da EasyJet não há ?

Comentar por SID

Pelo que temos agora seriam 11 destinos a mais comparativamente ao inverno passado, quase nada. Mas Frankfurt não é nova rota, simplesmente terá um 2º operador.

Sobre a easyJet, eles deram a entender que vão colocar +3 voos semanais, divididos nas pelas rotas de Genebra e Londres Gatwick.

Comentar por Pete351

É pena ver uma companhia de bandeira a reduzir

Comentar por Allure

Acho que uma redução, qualquer que seja a companhia, é sempre uma pena, mas o mercado funciona mesmo assim.

Comentar por Pete351

Já estamos no Verão IATA.
Às segundas é assim, às sextas e aos domingos a terceira frequência é um pouco mais tarde.

Comentar por Angelo Campos

Atualização 27 Março 2017

Iberia Regional (Madrid)

A partir de 01 Novembro 2017 aumento em 3 frequências semanais (em relação a inverno16/17) para um total de 24 frequências semanais .

Novo voo:

IB8730 CRJ MAD 19:15 19:20 OPO __234__
IB8725 CRJ OPO 19:50 22:00 MAD __234__

Comentar por skiespassion

Não se se passa algo em em Barcelona, mas hoje temos ao final do dia 2 voos da Ryanair FR4546 e FR4586 separados por 25 min…..

Comentar por Ricardo Sousa

Desde que reforçaram BCN que tem os horários mais ou menos assim.

Comentar por Pete351

É normal termos um avião da Transavia estacionado à noite? Pois hoje temos um voo TO3470 que chega ás 23h e que fica cá estacionado e só sai ás 6h com numero de voo TO3471 as 23

Comentar por Ricardo Sousa

Faz night stop no Porto. Já o fez o ano passado.

Comentar por Pedro

Atualização 23 Março 2017

KLM

Já se encontra aberto a reservas no site da KLM os voos para o W17.

Continua o voo diário em B737-700 com horários quase parecidos.

KL1249 B73W AMS 09:40 11:25 OPO
KL1250 B73W OPO 12:10 15:50 AMS

Comentar por skiespassion

A Easyjet tem este inverno até final de Março 5 voos semanais, contra os 4 que teve no verão passado, e depois de março deixa cair o voo de sábado, pq? No verão não devia aumentar, ou pelo menos manter a capacidade? A mim deu-me e dava-me jeito o voo de sábado, ele ia completamente cheio…….

Comentar por Filipe

É estranho sim, mas conhecendo a forma como a easyJet gere as rotas até pode ter alguma lógica.

De qualquer forma, em companhias como a easyJet ou a Ryanair, o facto do avião ir cheio não quer dizer que o mesmo seja rentável, o que importa são as tarifas praticadas e os extras vendidos.

Comentar por Pete351

https://www.publico.pt/2017/03/23/economia/noticia/easyjet-desiste-de-voar-para-os-acores-1766249

mais frequências do Porto para Gatwick e Genebra!

Comentar por zoficial

Serão os tais 25.000 lugares adicionais. No que está carregado não vejo aumento nenhum, só um ajuste nos horários de Gatwick e Luton para não coincidirem como até agora.

Provavelmente vão carregar essas frequências mais tarde. +2 semanais para Gatwick e +1 para Genebra seria ideal.

Comentar por Pete351

A Easyjet anunciou que vai oferecer mais 25.000 lugares em relação a W16.

Comentar por João Ferreira

25 mil por semana ou total? deve ser total logo qq coisa como mais 3 voos semanais

Comentar por nunopinheiro

Total.

Comentar por João Ferreira

Qual a fonte de informação? Esses valores são para o Porto?
A easyjet anunciou que ia deixar cair a rota Lisboa – Ponta Delgada, mas o avião livre iria realizar rotas existentes, a partir de Lisboa…

Comentar por Diogo

Mas em relação aos 4 aeroportos que opera em Portugal, ou só Porto? A ver pelo calendário w17, parece manter-se parecido que este ano, as rotas mantem-se todas.

Comentar por zoficial

Funchal +1xw

Comentar por João Ferreira

Estamos a falar do Porto. São mais 25.000 lugares do Porto.

Comentar por João Ferreira

Funchal mantém os 5 semanais. My mistake.

Comentar por João Ferreira

Não encontro essa confirmação.. A única notícia que encontro é o anúncio da easyjet de mais 25.000 com 20% de desconto 🙂 e a queda da rota Lisboa-Ponta Delgada. Qual a fonte de informação?

Comentar por Diogo

A Ryanair devido à elevada procura antecipou 17 das 20 rotas novas para o início de Setembro.
No que nos toca o Porto passou para 5 de Setembro.

Comentar por Angelo Campos

“Elevada procura”… vão receber aviões mais cedo e vão mandá-los para lá. O resto é PR da Ryanair.

Comentar por Pete351

Horários da rota de Frankfurt:

partidas de FRA às 6:30; partidas do Porto às 8:45.

Voos em avião baseado em frankfurt

Comentar por João Ferreira

Nem é mau horário.

Comentar por nunopinheiro

Na minha opinião, é um ótimo horario

Comentar por Ricardo Sousa

É um horário bastante prático!

Comentar por Afonso Pinto

Completando a informação de Frankfurt.

FR1536 FRA 06:30 08:20 OPO 1234567
FR1537 OPO 08:45 12:40 FRA 1234567

Horários muito semelhantes aos de Hahn…

Entretanto Nápoles será com avião base OPO (segundo o Amadeus)

FR1770 OPO 06:30 10:30 NAP __3___7
FR1771 NAP 10:55 12:55 OPO __3___7

Mais uma rota da base Porto com pelo menos 3 horas por percurso em que bloqueia um avião em quase 7 horas!

Comentar por skiespassion

4 horas pra chegar a Nápoles?

Comentar por Allure

Itália tem +1h que Portugal… são 3h de viagem! Se não, Napoles->Porto eram só 2h!!!

Comentar por Luis Abreu

Hoje a Ryanair fez várias alterações para a programação de Inverno.

As seguintes rotas afinal não irão ter cortes, CGN (4), CRL (6) e PDL (6).

BRU passa a x7 em vez das x8 que estavam carregadas (x9 em W16).

EIN reduz de x6 para x5

EBU (St Etienne) alteraram os dias de operação de SEG/QUA/SEX para TER/QUI/SÁB, terá havido novidades dos subsídios em St Etienne?! Se mantiver serão 44 rotas de inverno!

BHX (inaugura próximo 26 Março) junta-se a BLQ, BRE, PMI, NRN, LRH e LPA como sazonal não passando para W17.

HHN aparentemente mantém e é uma das que se encontra aberta a reservas.

As novas rotas de NAP e FRA ainda não foram carregadas.

Comentar por skiespassion

Face ao que estava previsto é mais uma frequência por semana então. 378 lugares.

Ponta Delgada era bom é se o horário fosse outro. A meio do dia não da jeito nenhum.

Comentar por João

Melhor assim. No caso de EBU, não me estranhava que a mantivessem mesmo que os franceses acabem o subsidio. Não é muito comum, mas às vezes acontece, e neste caso até é uma rota relativamente madura que desaparecendo é um mimo para a concorrência a partir de Lyon.

Comentar por Pete351

Providence e Toronto pela Azores no inverno !

Comentar por antcar

Onde está essa informação???

Comentar por CVP

No site da azores e no Facebook da mesma companhia

Comentar por Antacar

São rotas com escala em Ponta Delgada. Não representam um aumento efectivo de lugares disponíveis.

Comentar por João Ferreira

Fresquinha. Voo diário da Ryanair para Frankfurt am Main.

Comentar por João Ferreira

Onde consta essa informação ?

Comentar por antcar

Obrigado ! 😀
Boas Notícias ! 🙂

Comentar por antcar

Para já Frankfurt–Hahn continua a venda com os seus 4xw, mas acredito que vá ser ajustado em função da nova oferta para Main e da oferta já existente para Lux.

Comentar por CVP

Excelente noticia! Sem dúvida, uma operação que fazia muita falta.

Por outro lado, Hahn fica algo redundante. Entre Luxemburgo, Colónia e Franfurt, a zona não só está perfeitamente coberta como serve melhor a procura. Não me surpreenderia se OPO-HHN acabasse por desaparecer.

Comentar por Pete351

Não entendo a Ryanair… Fartam-se de reclamar da ANA,da Portela e agora do Montijo. Mas vão abrir 3 novas rotas e nós aqui vamos ter só uma rota nova(para já). O Porto é o menino de ouro da Ryanair em Portugal mas já que não gostam d Lisboa apostem ainda mais no Porto.

Mas acima de tudo concordo com o que ele diz. Continuarem a aumentar as taxas quando se vê outros mercados principalmente o espanhol a baixar é preocupante

Comentar por Serv

Serv, sabes tão bem como todos nós que isto não se limita a taxas ou reclamações.
A RYR vai continuar com estas conferências de imprensa agressivas e sempre a reclamar disto e daquilo, mas no fundo vão sempre (que possível) aumentar as rotas/frequências em Lisboa.
Se o mercado pede mais voos em Lisboa para alimentar o turismo sempre crescente eles vão fazê-lo. Quanto mais não seja para chegar a mais destinos antes da concorrência.

O continuo a preferir um crescimento sustentável e lógico do que abertura desenfreada de rotas no Porto para depois terem de as fechar por falta de rentabilidade.

O aumento das taxas em Lisboa já não é novidade, o objetivo é rebentar com o aeroporto o mais rápido possível… e se, mesmo com o aumento de taxas, eles continuam a crescer não vejo porque não o façam… Chama-se negócio…!

Comentar por PedroCosta

Se calhar não há procura suficiente no Porto para certas coisas. Convém não esquecer que, de facto, Lisboa tem mais atrativos que o Porto para uma companhia aérea.

Mas sobre crescer mais no Porto o O’Leary numa entrevista sobre o Montijo disse isto:

“A Ryanair tem conseguido fazer todos os voos que quer? Tem slots para isso?
Na verdade, não. O problema é que já não podemos estacionar mais aviões, pô-los em Lisboa durante a noite, para levantarem às primeiras horas da manhã. Mas se tivermos o avião estacionado noutro sítio qualquer, podemos chegar à vontade, a meio da manhã ou a meio da tarde.

E isso não é bom para a Ryanair?
Sim, vivemos bem com isso. Mas significa que não podemos operar mais voos de manhã cedo para o segmento de negócios, e para os passageiros que querem sair de Lisboa de manhã cedo e regressar ao fim do dia. Essa é uma maneira com que a ANA está a proteger a TAP, e a limitar-lhe a concorrência.

Quando acha mesmo que vai conseguir bater a TAP?
Acredito mesmo que vai acontecer. Com o crescimento que anunciámos esta quinta-feira, de três novas rotas em Lisboa, e uma nova no Porto, eu acredito que nos próximos dez anos chegaremos aos dez milhões de passageiros. A TAP movimenta 11,5 milhões.

E não precisa do Montijo para isso?
Não. Podemos crescer no Porto ou em Faro. Também queríamos crescer na Portela, mas a verdade é que temos estado a ser bloqueados. Por isso, sim, gostávamos de ter o Montijo. Vamos receber em breve os primeiros dos 250 aviões que encomendámos para aumentar a nossa frota de curta distancia. Até 2023 vamos passar dos actuais 120 milhões de passageiros transportados por ano para os 200 milhões. Será uma média de dez milhões de passageiros por ano, um crescimento que poderemos oferecer a aeroportos como Portela, Porto ou o Montijo.”

Comentar por João

A Ryanair não é a TAP…
Cresce facilmente em múltiplos aeroportos ao mesmo tempo. Portela não é substituto do AFSC, nem o Montijo será.

Espero que a Ryanair seja muito feliz em todos os aeroportos nacionais e que continue paulatinamente a aumentar o tráfego no AFSC. Se crescer na Portela o único impactado será a TAP e não o AFSC.

Além disso a oferta da Ryanair em Lisboa é menor que no Porto por isso terão certamente maiores crescimentos lá que cá nos próximos anos. Normal.

Comentar por Joao Carvalho

Ignorando o facto de Lisboa ser um mercado bem maior e ter mais margem de progressão, em que é que o facto da Ryanair abrir 3 rotas em Lisboa e só 1 no Porto prova que a aposta em Lisboa é superior? Já varias vezes discutimos isto, mas as novas rotas no fundo são frequências como outras quaisquer, o passageiro não conta a dobrar se for num destino novo.

Fazendo as contas certinhas, e tendo também em conta o setor médio (os recursos necessários para mandar um avião do Porto para Copenhaga ou Cracóvia não são os mesmos que mandar esse avião para Madrid…) duvido muito que haja uma diferença significativa. Portanto, mais uma vez, não há nada a assinalar.

Comentar por Pete351

aqui vai o link com a confirmação do que já tinha sido avançado

http://corporate.ryanair.com/news/novidades/170222-a-ryanair-anuncia-o-maior-calendario-de-inverno-2017-no-porto/?market=pt

Comentar por zoficial

skiespassion, obrigado pelo esclarecimento relativo aos aviões baseados da Ryanair. 😉

Comentar por CVP

A Ryanair tem 1 rota nova e 10 que passam a anuais:
1 rota nova: Nápoles (2 x semana)
10 rotas novas de inverno: Carcassonne (2 x semana), Clermont (2 x semana), Copenhaga (2 x semana), Edimburgo (2 x semana), Cracóvia (2 x semana), Lille (2 x semana), Lorient (2 x semana), Nuremberg (2 x semana), Estrasburgo (2 x semana) e Tenerife (1 x semana)

Pretendem alcançar os 4M PAX

Comentar por João

Copenhaga passa a 2? Ou continua 3?

Comentar por Rui21

Copenhaga não operava no inverno. Excelentes notícias. 21 frequências semanais a mais.

Comentar por João Ferreira

Eu sei mas no Verão eram 3xw!!

Comentar por Rui21

Muito bem.
Reforça o que se tem visto. A sazonalidade baixa e as rotas começam a tornar-se anuais o que é um óptimo indicador na minha óptica.

Comentar por Joao Carvalho

São sempre muito boas notícias!!!
Apesar de não ser o maior crescimento da Ryanair no Porto, não deixa de ser assinalável que após grandes e consecutivos anos de grandes crescimentos ainda tenha capacidade para crescer desta forma!!!

Notável o serem rotas que dão mostras de consolidação por passarem de sazonais a anuais, mesmo que em alguns casos com alguma diferença entre o “summer” e o “winter” o que não deixa de ser normal.

João Ferreira não são +21xW mas sim +23xW com Roma e Luxemburgo.

Comentar por CVP

E acho que até lá ainda podemos esperar sempre qualquer coisa mais!!! Normalmente a Ryanair faz sempre alguns ajustes e no nosso caso tem sido sempre para cima.

Só fico com uma dúvida e agradeço se alguém souber responder-me. Isto implica mais algum avião destinado à base OPO ou nem por isso?

Comentar por CVP

Fico com pena de uma coisa só…
Que os voos para Faro não cresçam um bocadinho e a rota passe a voo diário. Era importante uma vez que a nossa “querida” TAP se esquece de ligar estes dois aeroportos.
A mim faz-me uma assinalável falta e com a regularidade que faço este voo, noto que estão quase sempre cheios. (semana e fim de semana)

Comentar por CVP

CVP, podem não ser 23…

Relembro que podemos perder 1 BRU (para 8), 1 PDL (para 5), 1 CRL (para 5). TER deve continuar, mas EBU em principio é descontinuado (-3)
Por outro lado perdemos uma frequência para CGN como já tinha feito referência o Pete.

Portanto há que aguardar mais umas semanas até que todos os novos voos estejam à venda, só então podemos acertar.

Entretanto pode cair mais alguma rota como diz o CVP.
Tenho fé em FRA pelo menos.

CVP, desejo que com estas novas frequências mantenham o 8º avião na base para W17, 8º este que chega finais de Março. De momento estamos com 7, sendo que um funciona principalmente como backup.

Comentar por skiespassion

Caro skiespassion mas isso é tudo para W17 ou tem influência em S17???

Acredito que qualquer uma dessas frequências que possa ser diminuída ou retirada com toda a certeza vai ser compensada de outra forma.
Bom, mas estava apenas a referir-me ao que foi apresentado agora pela companhia. De qualquer das formas é sempre positivo.

Perder Saint-Étienne por exemplo não me parece nada crítico. Temos mesmo ao lado uma boa operação a funcionar em Lyon. Tem ainda relativamente perto Clermont Ferrand.

Troco fácil pela entrada de Nápoles…

Comentar por CVP

O Michael O´Leary acaba de anunciar o calendáriod e inverno para Lisboa, com 3 novas rotas. Alguém sabe se irá estar hoje no Porto??

Comentar por zoficial

Sim, aterra em 5 minutos!

Comentar por skiespassion

Também surgiu a notícia que a transavia vai fechar a base de Munique.

Comentar por João Ferreira

Se Transavia fechar e a LH mantiver o voo todo o ano dará para resovler o problema.

Comentar por PedroCosta

O problema principal disso é que, de certa forma, mata o protejo de uma base no Porto. A rota em si, tendo o diário da LH, não fica mal servida.

Comentar por Pete351

Já está confirmado o fecho da base de Munique.
Além do presumível fecho da rota é também um grande golpe na ideia de abrirem uma base no Porto. Pois pretendem focar-se nas bases de Holanda e Franca.

Por outro lado fala-se que a EasyJet está a procura de licença para voar com bandeira Portuguesa.

Comentar por João

Apesar de terem tanto sucesso no Porto parece que não é desta que vai haver uma base da transavia aqui. É pena,teremos de depender dos investimentos da TAP,Ryanair e Easyjet. Não é mau mas era bom para o aeroporto ter mais uma base de uma grande companhia

Comentar por Serv

O facto de ter ou não aviões baseados não é assim tão importante, e muito menos nos faz dependentes de quem quer que seja. Basta olhar para a operação da Ryanair em Paris e observar que sem nenhum avião baseado, é dos aeroportos onde a Ryanair tem mais capacidade instalada.

Comentar por Pete351

http://presstur.com/empresas—negocios/aviacao/fim-de-subsidios-as-low-cost-poe-em-causa-rota-saint-etienne—porto-da-ryanair/ .
Mais uma possivel rota cancelada, St Etienne apartir de Outubro

Comentar por zoficial

Eu não digo que andamos numa maré de azar ultimamente?

Comentar por Allure

Se a Ryanair não conseguir/quiser manter a rota sem os subsídios de St. Etienne, também não é o fim do mundo. Lyon está mesmo ao lado e já tem uma operação bem decente, que muito provavelmente seria melhorada a prazo com essa saída.

Comentar por Pete351


Mais uma boa noticia. Por outro lado, Colónia passa a 3xw.

Comentar por Pete351

Sim Pete, assim como:

PDL passa a 5
BRU passa a 8
CRL passa a 5

Só ainda não tinha postado pois creio que padecem de confirmação.
Repara que mesmo as últimas novidades para W17 ainda não se encontram à venda.

Segundo li algures somente em Março!

Comentar por skiespassion

Mas em Colónia já apresentaram a programação.

Comentar por Pete351

Roma Ciampino mantém a 3a frequência semanal para o próximo inverno.

Comentar por João Ferreira

Excelente João, ainda assim continua e ser pouco!

Para complementar:
http://corporate.ryanair.com/news/novita/170207-ryanair-lancia-la-programmazione-per-l-inverno-2017-2018-da-roma-2-nuove-rotte/?market=it

Comentar por skiespassion

Não percebo porque é tão fraco Roma.

Comentar por Allure

Roma tem estado um bocado fraco realmente, embora eu perceba, depois da “guerra” que lá houve agora está um bocado queimado. Além disso, Porto-Roma nunca teve a procura de Porto-Barcelona/Bruxelas/Milão, com a desvantagem de ser um voo mais longo, daí não ter tido o mesmo interesse.

Comentar por Pete351

Já se sabe o número de passageiros de janeiro/17?

Comentar por Afonso Pinto

Ainda é muito cedo a correr bem lá para Março….

Comentar por Ricardo Sousa

Aparentemente a Azores Airlines vai concentrar sua operação desde o Porto para Ponta Delgada.

Porto » Terceira não se encontra à venda e Porto » Ponta Delgada tem voo diário (mais uma frequência que este inverno W16).

Comentar por skiespassion

Acho que estávamos todos à espera, e acaba por ter mais lógica.

Comentar por Pete351

Portanto menos uma rota direta

Comentar por Allure

Menos uma se não estivesse a Ryanair também…

Comentar por Pete351

Os voos da S4 têm tido ocupações baixas? Certo?
A Ryanair consolidou-se quanto às ocupações, pelo que consta.

Comentar por ter

A Ryanair tem uma estrutura tarifaria que, em teoria, garante altas ocupações. Outra coisa é a rentabilidade que eles têm, mas isso só seguindo os preços.

Comentar por Pete351




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