aerOPOrto


Inverno IATA 2017 (W17)
Rota W16 W17 Lugares Semanais
UX_L MAD1 14xw 14xw +672
+672
af_l CDG1 3xw +1.068
+3xw +1.068
S4_L PDL1 6xw 7xw +320
TER1 1xw -320
+0xw +0
_
U2_L GVA1 22xw 24xw +720
LGW1 5xw 6xw +360
+3xw +1.080
_
—————
ew_l DUS 2xw +624
+2xw +624
IB_L MAD1 21xw 24xw +600
+3xw +600
_
kl_L AMS1 7xw +1.988
+7xw +1.988
_
—————
LH_L MUC1 4xw 5xw +390
+1xw +390
_
AT_L CMN 3xw +738
+3xw +738
FR_L BRU 9xw 7xw -756
BVA 16xw 19xw +1.134
CCF 2xw +756
CFE 2xw +756
CGN 4xw 5xw +378
CIA 2xw 3xw +378
EBU 3xw -1.134
EDI 2xw +756
EIN 6xw 5xw -378
FRA1 6xw +2.646
KRK 2xw +756
LIS1 21xw 19xw -756
LRT 2xw +756
LUX1 5xw 6xw +378
NAP 2xw +756
NUE 2xw +756
SXB 2xw +756
TFS 1xw +378
+20xw +7.560
LX_L GVA1 6xw 5xw -710
-1xw -710
_
TO_L MUC1 3xw -1.134
-3xw -1.134
VY_L BCN1 8xw 9xw +356
ORY1 6xw 7xw +440
+2xw +796
_
—————
+11 +41xw +14.050

_________________________________________________________________

Dados GDS 2 Outubro 2017                         Comparação relativamente a W16

Utiliza-se a média da temporada como referência

1: Rota também operada por outra(s) companhia(s)

A tabela apenas reflete as alterações às operações das companhias

Anúncios

340 Comentários so far
Deixe um comentário

A Swiss International, companhia do grupo Lufthansa tem programado voar entre Sion, cidade do cantão suíço de Valais, e o Porto na época de Natal e Ano Novo, em avião Embraer E190 da Helvetic Airways.

Serão duas rotações, com partidas de Sion (voo LX2772), em horas locais, às 14h40 de dia 23 e às 15h55 de 6 de Janeiro.

Os voos do Porto serão às 10h20 de dia 23 de Dezembro (LX2773) e às 11h40 de 6 de Janeiro (LX2773).

Comentário por Artur Freitas

A Swiss vai operar charters de Sion no natal.

Comentário por João Ferreira

Vamos sim senhor, com Embraers da Helvetic!

LX2772 SIR1440 – 1605OPO E90 23DEC17
LX2772 SIR1555 – 1720OPO E90 06JAN18

LX2773 OPO1020 – 1340SIR E90 23DEC17
LX2773 OPO1140 – 1500SIR E90 06JAN18

Esperemos que corram bem e queiram repetir. No verão um par de frequências de fim de semana em E190 era capaz de funcionar, tanto de Sion como de Berna.

Comentário por Pete351

A partir de 30 de Outubro a Air Europa vai passar a voar para o Porto em Embraer 190 ao invés dos ATR

Comentário por thekiller1314

Sempre aumenta bastante os lugares disponiveis

Comentário por Ricardo Sousa

Ainda bem que assi é, pois o ATR deles, operado pela Air Swift, tem quase 30 anos e é o equipamento mais antigo da Air Europa. Era uma vergonha para o Porto, sermos servidos por esta “sucata voadora”. Falo por experiencia própria, pois já viajei nela, diversas vezes !

Comentário por José Freire

Suponho que essa alteração já se encontra reflectida na aumento de +672 lugares semanais que a companhia oferece para W17 comparativamente a W16.
Mas garantidamente é mais importante o aumento qualitativo que o aumento quantitativo que se tem.

Mas já viajei pela Air Europa em ERJ145 também.

Comentário por CVP

O aumento de lugares semanais deve ser na ordem dos 1200. O valor +672 acho que devido a colocação de um avião com mais capacidade mas não era o E 190.

Comentário por Carlos M.

O aumento registado na lista pelo Pete é a troca dos E145 pelos ATR72, que já aconteceu em S17. Agora é um aumento extra.

Comentário por João Ferreira

É entre 30 de Outubro e 9 de Janeiro, 2 meses mais coisa menos coisa, por isso é que não aparece na tabela. Vamos ver se no Verão, pelo menos, já conseguem manter os Embraer a temporada toda, que no fundo é o objectivo deles.

José, dos 5 ATRs ao serviço da Air Europa, 3 tem menos de 10 anos e só um deles tem +25 (imagino que será substituido brevemente), portanto dizer que a frota tem quase 30 anos é um esticão.

Comentário por Pete351

Pois é Pete, eu mantenho o que disse !. Já viajei mais que uma vez pela Air Europa num ATR, com quase 30 anos ( pelos vistos no mais antigo a circular ).

Pese embora, o anterior Embraer Jet 145 (EC-KSS) da Privilege Stile, ao serviço da Air Europa, (no qual também viajei várias vezes) fosse também um aparelho com uma idade avançada, este merecia-me uma maior sensação de segurança !.

Comentário por José Freire

Segundo o Jornal de Notícias de hoje, a Agência Europeia do Medicamento, está em risco de vir para o Porto, devido ao número insuficiente de ligações à Europa, do AFSC. Ao mesmo tempo (algumas paginas do jornal à frente), vem agora a TAP, dizer que vai reforçar as ligações ao Porto !. Ninguém entende esta TAP !……

Comentário por José Freire

Curiosamente também li as duas noticias e fiquei com essa duplicidade de alegria por ver que o Porto afinal está bem encaminhado para a EMA e mal encaminhado no respeita às ligações aéreas. A TAP apresentar agora este interesse não deixa de não ser um pouco estranho.

Se assumisse um real compromisso com o Porto e as instâncias europeias de abrir novas rotas para a Europa caso a EMA seja colocada no Porto seria um bom pronúncio para a candidatura. Mas aparece agora com um saco cheio de intenções, mas vazio de conteúdo…

Claro que a EMA por si só (volume de tráfego) não representa um grande acréscimo, mas em todos os sectores que lhe estão associados, desde hotelaria, imobiliário, restauração, escolas, representa uma grande salto qualitativo da cidade e região. Que bom seria vencer este concurso. Os concorrentes são todos fortes e no caso da aviação, comparar o Porto com Amesterdão que é também um forte candidato, quase nem tem comparação!!!

Comentário por CVP

se a TAP fizesse o serviço publico que lhe compete não teriamos hoje esta falta de ligações à Europa. Não me admirava nada se perdessemos a EMA por causa deles!

Comentário por Allure

É caso para dizer, que a TAP deu um tiro, no seu próprio pé, com a sua decisão de desinvestir no AFSC…..

Comentário por José Freire

Continuo sem perceber que falta de ligações são essas para serem tão flagrantes.

Ou os funcionários da EMA não podem andar de low cost?

Comentário por João

Se for como por cá os funcionários públicos só podem viajar em serviço na TAP.

Comentário por Angelo Campos

Claro que quando os concorrentes são Amesterdão, Barcelona ou Milão, a nível de ligações aéreas vamos ter sempre um handicap, simplesmente porque são dos maiores mercados aéreos europeus. Não percebo a surpresa.

E não é questão da TAP estar ou deixar de estar, a TAP até podia transferir a operação toda para o Porto, provavelmente nem a 1/3 desses gigantes chegávamos.

Comentário por Pete351

Pois não, mas não estaríamos BEM abaixo delas como estamos agora. Não vale a pena tapar o sol com uma peneira, a TAP desinvestiu seriamente no Porto e é uma anedota no que toca a serviço publico

Comentário por Allure

Nem sei que te diga. Realmente, a culpa é minha por ainda achar que se pode discutir qualquer coisa que envolva a palavra TAP racionalmente.

Comentário por Pete351

Na página 28 do documento de candidatura à EMA, está mencionado numa tabela com as ligações aéreas existente no aeroporto do Porto, duas ligações semanais directas a Estocolmo. Desconhecia. Alguém pode esclarecer-me?

Comentário por JTavaresMoura

Serão os tais 2 semanais fantasma da Norwegian para Estocolmo, que apareciam mas nunca chegaram a operar.

Comentário por Pete351

Não sei se será novidade ou se já esta previsto no topico. Mas segundo a Publituris,

“Em Portugal, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa — Lufthansa, Swiss International Air Lines, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Eurowings — vão ter um aumento de capacidade de 24% no próximo Inverno, sendo o maior aumento nos voos do Porto que passará a ter 118 voos semanais (comparados com os 90 voos semanais a partir do Porto que ocorreram no Inverno 2016/2017). A rota Porto-Munique vai aumentar 46% na capacidade e a rota Porto-Frankfurt 26% ao mesmo período do ano passado.”

Comentário por Ricardo Sousa

Ontem à noite tivemos a visita de uma aeronave da Qatar airways.
É normal esta aparição no aeroporto ?

Comentário por SID

não será uma das que anda a fazer os voos de repatriação na monarch?

Comentário por nunopinheiro

Só se foi para reabastecer. No site da Ana não aparece como movimento…. Por isso não desembarcou ou entrou passageiro nesse voo.

Comentário por Ricardo Sousa

Foi sim para vir buscar passageiros da Monarch

Comentário por thekiller1314

Pois, mas penso que deveria aparecer no site da Ana, mas deve ter sido isso! Hoje é a British a levar os passageiros para Birmingham e a Hi Fly para Manchester…
Será q ninguém vai pegar na Monarch? Pelo menos devíamos aumentar os voos para Manchester e Birmingham …

Comentário por Diogo

Esses voos são de substituição da Monarch, tem número de voo BA mas são operados pela Qatar.

Comentário por Pete351

Bom dia,

Hoje há um voo da All Nipon Airways do Porto para Tokyo Narita (partida às 18h10). Alguém sabe o que é? Charter ocasional?

Comentário por Diogo

O Porto está em grande, é All Nipon Airways, Qatar Airways é tudo no mesmo dia !!!.

Comentário por José Freire

Boa Noite. Prepara-se uma grande greve em massa dos membros de cabine Ryanair, ainda mais operações vão ser afetadas e o aeroporto do Porto irá estar bastante envolvido nisso… Falo do que sei, por estar também envolvida nessa paralisação

Comentário por ANA

Há datas? Ou como diz no Observador simplesmente as pessoas em via de se despedirem deixaram de aparecer? Haverá assim tanta gente a despedir-se na base do Porto? Bem sei que as condições na Ryanair são más por comparação a outras companhias, mas por comparação com o mercado de trabalho português… imaginaria que não.

Comentário por Miguelito

*deixarão 😛

Comentário por Miguelito

Neste momento também não sei para que companhias poderão ir…. com tantas falências. O mercado não vai para já conseguir absorver tanta gente. Temos neste momento 3 companhias que já deixaram ou vão deixar milhares de funcionários tanto de voo como em terra sem trabalho. Certo que há falta de pilotos, de cabine nem pensar, mas com tantos a ficarem sem emprego e os que se estão a ser formados, acho eu que vamos ter mais uma classe com excesso de oferta. Então se Ryanair fecha é que vai ser bonito para essa malta toda se colocação para a maioria. E como diz a Ana 4 também falo do que sei…. E ela pode passar no centro de emprego e ver quantas pessoas principalmente de cabine estão inscritos…

Comentário por Ricardo Sousa

Já agora, a EasyJet já anunciou negociações com alguns pilotos, da Monarch, por isso não a estou ver a absorver pilotos e pessoal de cabine neste momento da Ryanair… São ameaças de pessoas que estão preste a vir para desemprego. E, como é óbvio a comunicação social de vários países que nunca gostaram da Raynair, empolam as noticias que muitas vezes são locais para os outros países.,

Comentário por Ricardo Sousa

Compreendo que os trabalhadores lutem pelos seus direitos, e nesta fase que a Ryanair está instável, podem ter algum sucesso. Mas Porto não é Londres, e pisar demasiado o risco, pode ter efeito contrário ao esperado, uma falência da Ryanair seria catastrófico a curto médio prazo para aviação europeia, visto ser a companhia n.1. Una greve tem de ser avisada com dias (mínimo 15 acho) de antecedência

Comentário por Zoficial

Zoficial

Em Portugal uma greve tem se ser comunicada com 10 dias de antecedência…. Só acho que sendo um empresa privada, quem estiver mal que saia. Quando assinaram os contratos já sabiam para onde iam. As noticias não são de hoje sobre a gestão da Ryanair… Mas uma coisa é certa… tenho reparado que os atrasos tem sido irrelevantes para a quantidade de voos que tem… Com ou sem, pessoal o que ele disse sobre os atrasos estão a ser corregidos

Comentário por Ricardo Sousa

A paralisação vai ser de quanto tempo?

Podem parar com isso? Façam greve noutra altura, o Aeroporto do Porto depende demasiado da Ryanair e esta já vimos que anda com problemas…

Por favor, minimizem ao máximo o impacto 😦

Comentário por Gonçalo Pinto

Acho que se está a criar uma enorme tempestade. Já quando a TAP caiu foi igual.
Eventuais quebras da Ryanair serão compensadas por alguém no curto-médio prazo.
Até porque os pilotos e as hospedeiras ao saírem irão para algum lado. Digo eu.

Comentário por João

Parece que Birmingham funciona como uma maldição para o AFSC !. Tínhamos perdido a Ryanair (em 2011), depois perdemos a Flybe (em 2015), perdemos a semana passada, novamente a Ryanair e agora também a Monarch !. A rota de Birmingham está mesmo azarada !.

Comentário por José Freire

A Ryanair continua a fazer Birmingham, a rota é sazonal, mas continua, não foi cancelada!

Comentário por Pete351

Obrigado pela correção, Pete !.

Comentário por José Freire

Ja viram a noticia de hoje que a Monarch deixou de de voar…. Vamos perder cerca de 75.000 lugares no próximo verão…

http://24.sapo.pt/economia/artigos/monarch-deixa-de-voar-mais-de-cem-mil-pessoas-em-terra

Comentário por Ricardo Sousa

Curioso como a noticia dá a impressão de que a Monarch em Portugal voa principalmente para o Porto, quando na verdade é exatamente o oposto, as operações em Faro e em Lisboa são bem maiores. Se fosse uma boa noticia provavelmente o foco seria outro.

Comentário por Pete351

Bem parece que vamos ter de tirar a Monarch da lista…ainda tinha a esperança que a Norwegen/wizz/FR chegasse a tempo de a salvar… mas parece que não

Comentário por nunopinheiro

Monarch faliu, deixa de operar a partir de hoje, sao 3 ligações que se perdem. Após Air Berlin, Aliitalia, problemas com a Ryanair, faz lembrar há uns 8/10 anos atrás quando uma série de companhias foram ao charco.

Comentário por zoficial

As ligações não se perdem, há outras companhias a fazê-las, o que se vai é perder capacidade. Para o Inverno acho que já é tarde, mas para o Verão espero que esses outros operadores consigam, pelo menos, repor alguma dessa capacidade.

Também me parece um bocado extremo comparar a situação da Ryanair, uma das companhias mais rentáveis da Europa, com a da Air Berlin, Alitalia ou Monarch…

Comentário por Pete351

https://www.publico.pt/2017/09/28/economia/noticia/ryanair-cancela-48-voos-por-semana-com-partida-e-chegada-a-portugal-1787032?page=/&pos=1&b=stories_cover__important_b
Continua a saga da Ryanair… e o AFSC está incluído nesta nova lista!

Comentário por Luis Abreu

Continua mesmo a saga Ryanair… O Porto não é praticamente atingido nestes 44 voos cancelados tirando uns voos para Lisboa!
Em Lisboa a TAL que aproveite estas vagas deixadas em aberto, e faça uns testes com dinheiro do erário público!

Comentário por Diogo

JF pareces ter razão, aqui vai o link com as rotas suspensas até Março, https://www.fly4free.com/flight-deals/europe/ryanair-has-just-suspended-34-routes/

Comentário por Zoficial

Parece que para já e se não existir mais alterações, o que poderá acontecer e redução de frequências…. nenhuma das rotas foi cancelada pela lista apresentada

Comentário por Ricardo Sousa

Para evitar mais cancelamentos a Ryanair decidiu encostar 25 aviões no inverno. É natural que frequências e até rotas do Porto suprimidas.

Comentário por João Ferreira

FRA terá apenas 6 frequências semanais.

Pelo que vi, o Porto não perde nenhum avião.

Comentário por João Ferreira

A Ryanair sempre encostou aviões no Inverno, suponho que serão 25 adicionais. Acaba por ser normal.

Comentário por Pete351

Lá Rochelle, Birmingham, Bremen, weeze, canceladas para este inverno, e outras com redução de frequências. A Ryanair vai demorar tempos infinitos até voltar a ser credível, o O Leary está a colher os frutos do que plantou, ainda há pouco tempo dizia que a Norwegian é a Easyjet iriam ao charco…

Comentário por Zoficial

Z, eu era capaz de jurar que essas rotas já tinham sido arrumadas há uns tempos/nunca estiveram previstas.

Comentário por João Ferreira

Menos 1 frequência semanal para FRA e menos duas para LIS durante todo o inverno IATA.

Comentário por João Ferreira

Apesar de tudo, nada do outro mundo.

Comentário por Pete351

JTav mais demagogia impossível, tens é de comparar o Sa Carneiro com aeroportos da mesma gama, agora comparar com o topo, é surreal

Comentário por Zoficial

Zoficial,

Demagogia? Não entendo a crítica.
Pode-se discordar com a comparação e concordo que possa não ser a mais adequada, mas o que é que isso tem a ver com demagogia?
O Nuno Pinheiro fez um comentário, a um post meu, tendo escrito que a média europeia da quota de mercado das Low Cost deveria estar nos 66% (2/3 do total). Como não conhecia os dados fiz uma pequena pesquisa e comecei pelos aeroportos com mais passageiros. Dado o pouco tempo disponível, citei os dados dos top 5 mais Madrid, que é o sexto. E a média nesse universo é muito abaixo dos 66%. Foi só isso que escrevi.
Já agora acrescento que a quota de mercado da Ryanair nos aeroportos espanhóis em 2016 (que movimentaram mais de 230 milhões de passageiros) foi de 17,3%. Lembro que a Espanha é um dos principais mercados da Ryanair. No aeroporto do Porto, no mesmo ano, teve mais do dobro disso. Elucidativo.

Comentário por JTavaresMoura

JTavares, não só Espanha é dos maiores mercados europeus como só o hub de Madrid vale uns 20%-25% do total, não é uma comparação razoável. Não podendo isolar o ponto-a-ponto para ter uma comparação justa, podias ainda assim ter escolhido mercados de dimensão similar ao português e sem um grande hub (hubs têm quase todos ainda assim), por exemplo, Bélgica (27% de quota), Irlanda (49%) ou Polónia (29%), valores que não distam muito dos que a Ryanair tem no Porto.

Comentário por Pete351

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_largest_airlines_in_Europe nem precisava de procurar muito 🙂 não se esqueça de dentro das variadas companhias que aí estão de colocar nas lowcost companhias de diversos grupos como por exemplo a Vueling Transavia Eurowings, brussels( que imo é em boa parte do seu trafego lowcost) etc etc etc. 2/3 ate pode ser exagerado, mas em aeroportos não hub de uma companhia qq é perto da norma…

Comentário por nunopinheiro

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/joon-nova-companhia-da-air-france-aterra-em-portugal-em-dezembro/ joon , Porto- Paris CDG a partir de Dezembro

Comentário por Zoficial

3xw. Deve sair a AF e entra a Joon.

Comentário por João Ferreira

Exacto, Terças, Quintas e Sábados.

A única diferença será no avião a utilizar. Para o passageiro a grande diferença serão as portas USB em todos os aviões e pelo que percebi terá uma rede wireless para aceder a entretenimento.

Comentário por João

Sim, no essencial mantém-se tudo praticamente na mesma. As grandes diferenças serão que o serviço será mais informal, que haverão portas USB em todos os lugares, entretenimento por wi-fi e a comida passa a ser de compra (apenas as bebidas são grátis). Fica uma coisa muito parecida à Norwegian portanto, só que em vez de wi-fi grátis tem bebidas grátis e bancos mais confortáveis.

Na apresentação falaram de uma redução de custos esperada em 15-20%, o que não é nada mau, ainda assim acima da Transavia. Com a chegada de novos aviões para a Joon, espero que vejamos mais frequências, que na minha opinião seria a grande melhoria em termos de serviço. A Transavia já anunciou que Porto-Orly terá até 6 voos diários em S18, e 35 semanais no total, portanto claramente as coisas vão no bom caminho para o Grupo AF-KLM na linha de Paris.

Comentário por Pete351

Eis mais uma ‘acha para a fogueira…’

https://www.publico.pt/2017/09/25/local/noticia/cancelamentos-da-ryanair-preocupam-mas-porto-ja-nao-depende-das-low-cost-1786533

Se não depende das ‘low cost’ e – aparentemente – não conta para a TAP, depende de quem para evoluir?

Comentário por LUIS ABREU

Grupo Lufthansa, Air France/KLM, Turkish, Wizz…

Já não é o Porto de outrora onde ou era Ryanair ou Ryanair.

Comentário por João

De ninguém. O AFSC tem hoje uma diversidade de destinos e companhias que lhe permite não depender de nng individualmente.

Comentário por João Ferreira

“Já não depende das low cost”?????

A sério? Devo ter andado a ver os números errados.

Em 2016 as três maiores companhias a operar no aeroporto do Porto (Ryanair, Easyjet e Transavia) transportaram cerca de 2/3 do total dos passageiros.

Se isso não é dependência (e grande), então é o quê?

Comentário por JTavaresMoura

2/3 não andara muito longe da media europeia, relembrando que a Ryanair já é de lonje a maior transportadora europeia.

Comentário por Nunopinheiro

A TAP não transporta mais passageiros que a Transavia?

Comentário por João Ferreira

Nuno Pinheiro,

Em nenhum dos top 5 aeroportos europeus, as low cost chegam sequer aos 50% de market share. No de Madrid, que está em sexto, nem sequer chegam aos 25%.

João Ferreira,

A TAP transporta mais passageiros que Transavia e que a Easyjet. Estava-me a referir às três maiores companhias low cost como é óbvio.

Comentário por JTavaresMoura

JTavares, o melhor é rever esses dados. Não é verdade que Ryanair, easyJet e Transavia transportem 2/3 dos passageiros do Porto. Ryanair, TAP e easyJet sim, tem esse volume.

Também não é verdade que em Madrid as LCCs não cheguem aos 25%, embora eu ache que uma comparação mais justa seria com Barcelona (que não tem o tráfego de transfêrencia que Madrid têm).

Comentário por Pete351

JTavaresMoura a sua comparação não faz sentido, os 5 top aeroportos europeus provavelmente sofrem ainda mais do que o Porto de dependência de uma companhia, ou grupo. companhia essa que decidiu fazer aí o seu HUB principal. Logo boa parte do tráfego não é ponto a ponto mas sim de ligação. retirando esse trafego as suas contas vão por agua a baixo.

O Porto não tem disso, nem vira a ter o Porto tem de ser comparado com outras infraestruturas semelhantes da Europa, que movimentarão essencialmente tráfego direto. E aí o porto não será muito diferente da media.

Sim a Ryanair tem um peso substancial no Porto, mas também o tem na Europa toda relembro que transporta mais pax que todo o grupo Luftansa (Air Dolomiti, Austrian Airlines, Brussels Airlines, Luftansa, Swiss International Air Lines, Eurowings, Germanwings etc)

Comentário por nunopinheiro

Ainda sobre o cancelamento o Jornal I citando informação dos passageiros, “Os passageiros referiram que o total de pessoas a transportar, entre os dois voos, seria de 17, o que terá levado a companhia a suspender os dois voos.”…… será mesmo verdade que que esta rota para a TAL esta pessima?????

Comentário por Ricardo Sousa

Totalmente errado!

A 22 de Setembro a previsão de passageiros para o voo era a seguinte:

TP334 OPO/LGW 8/129
TP331 LGW/OPO 8/125

A capacidade do voo era de 8/132.

Comentário por skiespassion

A TAP, quando o voo está com muito baixa ocupação a 30 dias, cancela o voo. Portanto nunca se colocaria uma situação em que houvessem 17 passageiros numa rota como LGW.

Comentário por Pete351

Parece que não é só a Ryanair que esta com problemas….. A TAL cancelou no sabádo os voos Porto/Gatwick (TP338) e Gatwick/Porto (TP331) por causa da falta de elementos da tripulação. Está bonito…. Tinha de ser no AFSC…… porque será?

Comentário por Ricardo Sousa

Claro, em Lx não podem faltar tripulantes…

Comentário por Allure

Hoje nota-se bem a falta de extenção do taxiway…. está uma confusão as 16.30 para aterrar e levantar com varios avioes no ar ás voltinhas

Comentário por Ricardo Sousa

Teve a ver com a fraca visibilidade no AFSC, na parte da tarde deste dia !.

Comentário por José Freire

Atualização 21 Setembro 2017

Royal Air Maroc

Tem à venda 5 voos extras para o período Natal/Ano Novo aos domingos de 17 de Dezembro 2017 a 14 Janeiro 2018:

17dez17 Boeing 737-700 114pax
24dez17 Boeing 737-800 159pax
31dez17 Boeing 737-700 114pax
07jan18 Boeing 737-800 159pax
14jan18 Boeing 737-800 159pax

Creio ser uma opção (ataque) aos voos para Africa, nomeadamente Luanda!

Comentário por skiespassion

Excelente…..

Comentário por Ricardo Sousa

Luanda, mas também outros destinos como Cabo Verde e Brasil. Mais um bom sinal da rota de Casablanca.

Comentário por Pete351

Porto perde 188 voos da Ryanair em 39 dias

Entre 20 de Setembro e 28 de Outubro, a companhia vai cancelar 354 ligações com Portugal. Os cancelamentos no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, representam quase metade do total.

Comentário por Allure

Notícia preocupante esta da Ryanair, que pelo menos a curto médio prazo tem consequências nefastas na sua imagem, e já agora de pax no Sá Carneiro, suponho que o O Leary vai deixar de gozar com a concorrência, ontem cancelaram do Porto, Cracóvia, Berlim e Londres, vamos ver o que se vai passar entretanto. http://www.jn.pt/mundo/interior/ryanair-cancela-cerca-de-dois-mil-voos-ate-final-de-outubro-8774585.html

Comentário por Zoficial

Bom dia, posso confirmar essa notícia, o meu voo MRSOPO dia 21/9 foi cancelado ontem à noite sem mais… alguns minutos depois comecei a ler na imprensa francesa e portuguesa essa notícia! Sem comentários

Comentário por Luis Abreu

Agora bate a cara com a careta… e não me parece que a Ryanair vá ficar bem na foto!

Comentário por Luis Abreu

De todo. E eu que estive para marcar um voo em trabalho com a Ryanair para a semana. Ia ser engraçado…

É de uma péssima organização ter que fazer tal coisa.
Mas não será por estes voos que o Porto sofrerá. Quem irá sofrer será sobretudo a imagem da Ryanair. Principalmente quando eles até estavam a começar a conquistar os mais reticentes com as medidas dos últimos tempos…

Comentário por João

Começo-me a dar conta do escandaloso da situação…
https://www.theguardian.com/business/2017/sep/16/ryanair-cancels-up-to-50-flights-a-day-to-improve-punctuality
‘Ryanair cancels 40 to 50 flights a day for staff to go on holiday’
Até finais de Outubro viajar na Ryanair vai ser como jogar no euromilhões… tanto pode sair, como pode não sair!

Comentário por Luis Abreu

é inacreditável isto! espero que não afecte demasiado o nosso aeroporto

Comentário por Allure

ao que parece a Norwegen roubou-lhes 140 pilotos, e a coisa ficou apertada…. É a vida 🙂

Comentário por nunopinheiro

Lista dos cancelamentos para amanhã.
https://www.ryanair.com/content/dam/ryanair/cancelled-flights-17-sept/List-of-cancelled-flights-17-sept.pdf
Lisboa, Porto e Faro contempladas.

Comentário por Angelo Campos

Lisboa e Faro apenas com 1 cancelamento e o Porto logo com 3. Vai ser bonito isto…

Comentário por Allure

Temos que ver que o Porto tem muito mais rotas que Lisboa e Faro.

Comentário por Angelo Campos

Hoje de estava uma boa fila no balcao da Ryanair. Nao esquecer que para a Ryanair pode se um pouco ruinoso a nivel financeiro, pois as anulações com menos de 14 dias sem circunstâncias extraordinárias contempladas pelo TJE , os passageiros podem ter direito a indemnizações se não aceitarem outros dias…. que não passa só pela devolução do dinheiro da viagem ou remarcação do voo.

Comentário por Ricardo Sousa

Lista de voos cancelados para amanha dia 18…

https://www.ryanair.com/content/dam/ryanair/cancelled-flights-17-sept/monday-flights-cancelled.pdf

Comentário por Ricardo Sousa

Uma chapada na imagem da Ryanair!
Vamos ver como vão lidar com isto a muito curto prazo, os prejuízos podem ser consideráveis … quer diretos quer indiretos em termos de imagem e marcações a curto prazo 😞Tenho um voo Ryanair a sair do Porto a 27 de Outubro e acho q vou ver alternativas pois é conexão… que tristeza

Comentário por Diogo

vai ser um desastre para as estatísticas de Setembro e Outubro…

Comentário por Allure

Vocês exageram tanto…
Não é bom, evidentemente mas daí a ser um desastre vai uma distância como do Porto a Moscovo. É bem pior para a imagem da Ryanair do que para o aeroporto.

Comentário por João Ferreira

Alguma imprensa alemã diz que a razão destes cancelamentos pode ser uma tática para conseguir as slots da Air Berlin caso esta deixe de ter dinheiro para operar até ao fim do mês… será que isto faz algum sentido? Se sim nesse caso a Ryanair devia receber uma multa brutal da comissária europeia da concorrência… Aliás, isso devia acontecer seja qual for a razão, ninguém a obrigou a pôr voos à venda – a fazer falsa concorrência a outras companhias – que afinal não consegue/quer realizar.

Comentário por Miguelito

Ok em media isto esta a custar ao Porto 5 voos diários, algo como 900 pax dia… durante as próximas 6 semanas, ou menos de 3% da actividade do aeroporto em setembro

Comentário por nunopinheiro

Em relação às estatisticas, não se preocupem, pois os 2 pax que a Ryanair deixou apeados (voo I/V MRSOPO 21/9) virão noutra companhia e entrarão nas contas de Setembro para embelezar as estatísticas do AFSC! Vou é começar a pensar 2x em voar com a Ryanair, pois já é a 2º partida que me pregam em 15 meses… 😦

Comentário por Luis Abreu

a Ryanair tem andado caladinha. Abriu recentemente 13 rotas novas em Sevilha

Comentário por Allure

A Ryanair está a começar a lançar a programação de verão. Lançaram as novas rotas de Dublin, Berlim e Londres. Nada mais, para já.

Vamos ter calma, que as novidades devem estar a surgir.

Comentário por João Ferreira

Allure, viste isso onde que abriu recentemente 13 rotas em Sevilha?

Comentário por Pete351

Viu, suponho, no LowcostPortugal.

Comentário por Mário Teixeira

Se é o do lowcost portugal, lá não diz que “abriu recentemente”, fala em 13 rotas que são as que vão começar em Sevilha em W17, e cujos anúncios já foram feitos há bastante tempo.

Para o Porto, cuja base da Ryanair é cerca de 3x maior que a de Sevilha, por volta da mesma altura também anunciaram uma programação com +9 rotas que em W16, mas claro, como sempre a relva dos outros é sempre mais verde que a nossa.

Comentário por Pete351

Não tou a dizer que é mais verde que a nossa, tou a dizer que andam caladinhos por aqui

Comentário por Allure

Que abram é mais frequências para milão. os preços nessa rota são assustadores. Isto quando há lugares…

Comentário por João

Tem andado calados aqui como noutros sítios. Agora é que começa a altura em que fazem os anúncios.

Comentário por Pete351

http://portocanal.sapo.pt/noticia/131528

Custa-me a acreditar…

Comentário por João Ferreira

Sem divulgar nada, falou que há hipotese de vir 2 companhias aereas novas , o que acham que será?

Comentário por sniper

norwegian e emirates?

Comentário por Allure

Não me acredito muito na Emirates, agora a Norwegian já me parece bem mais viavel..

Comentário por sniper

Voos low cost para leste, só se for mais rotas wizzair ou a blue air para Bucareste, 2 grandes companhias, Norwegian talvez, quem sabe a Delta para os USA, acho a emirates talvez daqui a um ano.

Comentário por Zoficial

As surpresas serão, a Emirates e a Norwegian…….

Comentário por José Freire

O titulo da noticia parece-me um bocado enganador, ao ouvir a peça a percepção que tenho é a de que tudo continua na mesma, ou seja, há vontade da ANA e da região numa maior presença da TAP mas a TAP não partilha dessa vontade.

Relativamente ao resto, acho excelente que se aborde o tema das ligações em transporte publico ao aeroporto, nomeadamente a questão do primeiro metro do dia e da ligação ao comboio. A curto prazo adiantar o 1º metro para o aeroporto umas 2h, mesmo que com menos paragens, e criar o shuttle rodoviário aeroporto-> linha do Minho já teriam um grande impacto na mobilidade.

Sobre as novas companhias, é normal que nesta altura haja umas quantas em linha que podem ou não acontecer. É sabido que as negociações tanto com a Norwegian como com a Emirates já levam vários anos e é normal que criem expectativa, mas há outras possibilidades. O melhor é esperar, não tarda começaremos a ver noticias sobre S18.

Comentário por Pete351

Norwegian acredito que seja, mas a Emirates ainda não me parece que seja para já.. Estou mais virado para a United/American e se for europeia a Austrian..

Comentário por sniper

A American já anunciou novos destinos europeus para S18, é pouco provável que haja uma segunda onda de anúncios. De qualquer forma a AA seria para voar para Filadélfia, e não os vejo particularmente interessados numa rota dessas sem verem alguém a fazer Nova Iorque diário antes.

Comentário por Pete351

Pete e quais foram os destinos da AA para a Europa……..

Comentário por Filipe

Acho que foram Budapeste, Praga e Veneza.

Comentário por Carlos M.

Praga e Budapeste a partir de Filadélfia. Para Veneza já voavam, só acrescentam nova rota para Chicago.

Comentário por Pete351

http://www.jn.pt/economia/interior/ryanair-inaugura-hoje-seis-novas-rotas-do-porto-para-a-europa-via-bergamo-milao-8708578.html

Para o nosso aeroporto,que resultados práticos isto pode trazer?

Comentário por Serv

Espero que se transforme num aumento de frequências para Bérgamo pelo menos. Já que nos últimos meses sempre que precisei estavam caríssimos e por vezes até esgotados. Sendo inclusivamente mais barato chegar a Milão via Frankfurt.

De resto é mais uma opção para aqueles destinos. Veremos é qual será a resposta da Wizz Air e da CSA nas rotas de Budapeste e Praga.

Comentário por João

Ou seja voos indiretos e não novas rotas como diz o JN…

Comentário por Allure

São voos via Bergamo e já se podem reservar no site da Ryanair. Pelas pesquisas que fiz, só estão a fazer este tipo de voos a partir do Porto. Penso que é uma boa opção pois:
– Permite colocar os voos Ryanair, com uma escala, na mesma reserva, não sendo necessário reservas independentes, e assim garantem ligações em caso de atraso. A bagagem de porão pode ser diretamente expedida para o destino final.
– No site estão a oferecer nestes voos embarque prioritário, o que é sempre bom para quem viaja com mala de mão.
– Estão a oferecer desconto de 20% nas tarifas.

Bom era aumentarem as frequências para Bergamo! Ou adotarem este sistema para usar o Porto como o aeroporto central para voos de outros países, para destinos, como por exemplo, Ponta Delgada ou Lisboa.

Comentário por Diogo

Tal como foi indicado no último comentário até agora, o reforço da rota OPOBGY parece-me de máxima urgência isto porque, a próxima data com voo disponível é dia 15 de setembro com um preço de 250€ ida.
Com este reforço de ligações via Bérgamo prevejo um aumento relativo nesta rota mais do que aquele que se verifica ainda durante este Verão IATA 2017.
Também a utilização do Aeroporto do Porto como ligação para Lisboa, Ponta Delgada, Lajes e Faro me parece viável. Vamos aguardar para ver 🙂

Comentário por SID

Julgo que pode muito bem acontecer que se alguns destes novos destinos indirectos tiver procura que justifique um voo directo passa-se a ter mais um ou uns destino(s) directos.

Comentário por Angelo Campos

Eu questiono-me se esta notícia não é uma indicação à TAP AIR Portugal dada pela Ryanair de que o Porto é um bom Hub para a Ryanair ter conexões com a TAP AIR Portugal como aliás pretende o seu CEO, não querendo com isto dizer que esta esteja interessada.

Comentário por Angelo Campos

Boa noticia, sempre achei estranho o Porto não ser logo incluído visto ser das rotas com frequências mais aceitáveis em Bergamo. Muitas pessoas já fazem estas ligações, mas por conta própria e “escapando” à contabilidade.

Não é de esperar aumentos de passageiros na rota, embora seja expectável um ligeiro aumento da procura acomodado com tarifas mais elevadas. Por enquanto, das rotas que já estão incluídas no programa acho que nenhuma viu reforços de frequências, mas será expectável que assim aconteça mais para a frente, pelo menos nas mais fortes, como é o caso do Porto. Por outro lado Milão e já uma rota com um défice de capacidade assinalável, e com esta carga adicional só vai piorar, pelo que a introdução de um 2º operador é cada vez mais urgente.

Relativamente à Ryanair introduzir ligações no Porto, como já comentamos várias vezes, acho que é apenas uma questão de tempo.

Comentário por Pete351

Há uns anos a easyjet voava para Milão. Na altura estava a viver em Génova, utilizando frequentemente essa rota, sendo que os voos iam quase sempre cheios… Nunca percebi porquê que a easyjet os descontinuou e nem com a vinda da base para o Porto retomou os voos…

Comentário por Carlos M.

Mas isto dificulta ou facilita o surgimento dessas rotas no futuro?
Esta estratégia da Ryanair de criar hubs não será por falta de novos aviões para aumentar a oferta?

Comentário por Serv

Julgo que é bom porque capta passageiros que mais tarde pode justificar a abertura de uma rota directa.

Comentário por Angelo Campos

Carlos, se não me falha a memória os easyJet para Malpensa andavam quase nos 90% de ocupação, mas para ser easyJet é pouco. Porto-Milão também era um mercado diferente e não funcionou para eles, embora ache que S18 seria um bom momento para recuperarem o voo.

Serv, duvido que o volume de passageiros em ligação via BGY seja tão significativo para pensar que vai justificar rotas que antes não se justificavam. Mais para a frente, quando aquilo esteja a funcionar em pleno e se a Ryanair conseguir manter 3 ou 4 diários OPO-BGY, então já o caso será outro. Mas o que não falta à Ryanair são aviões.

Comentário por Pete351

E a TAP ?
Irá manter tal e qual a operação tal como em 2016 ?

Comentário por SID

Para já sem novidades.
Mas não é espectável que existam mais do que alterações pontuais em acertos de lugares nas rotas existentes.

Comentário por CVP

Parece que em breve podemos ter a nova Joon a fazer Porto-Paris CDG, segundo o director geral da Air France (noticia em francês)
http://www.air-journal.fr/2017-07-29-joon-barcelone-lisbonne-porto-berlin-sont-des-destinations-probables-5185502.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Comentário por pedromirandalopes

Mas com a vinda da Joon não teremos redução em companhia(s) do mesmo grupo?

Comentário por Angelo Campos

Que venham para tornar o voo diário…

Comentário por João

A Joon, pelo que foi apresentado, é mais uma marca comercial do que uma companhia separada tipo Transavia.

Sinceramente, importante mesmo é eles meterem mais frequências na rota.

Comentário por Pete351

Atualização 27 Julho (Swiss):

Carregada uma 5ª frequência semanal para Genebra também em CS300.
Ainda assim com saldo negativo!
Esperemos que carreguem a 6ª semanal!

Comentário por skiespassion

Bom mesmo era carregarem diário, mas acho que com o nº de CS300 que vão receber este ano não vai dar para mais que 5xw. A ver se para S18 já se vê alguma coisa.

Comentário por Pete351

Pete, os reforços da Lufthansa não entram na lista ?
Ou entram em “reforços temporais” como no verão ?

Comentário por SID

Acho que vou fazer por média. Quando tiver um bocado de tempo faço as contas.

Comentário por Pete351

Uma carta fora do baralho mas que dá sempre jeito… Segundo o site da Presstur

“TAP VAI OPERAR UM CHARTER PORTO – MIAMI EM NOVEMBRO”

Embora nao sirva de exemplo, pode ser que alguma alma iluminada da TAL abra os olhos.

Comentário por Ricardo Sousa

Já alguém tinha perguntado por esse charter há uns dias. Contrataram à TAP como podiam ter contratado a outra, não muda nada.

Comentário por Pete351


5 Anos depois voltamos a ter 21xw.
Em 2012 a Lufthansa reduziu essa operação de 21xw para 14xw.
Boas notícias ! 🙂
Só tenho pena que a exploração para Colónia não avence com a Germanwings/Eurowings…

Comentário por SID

Com 3 voos diários pra Frankfurt e 1 diário para Munique ninguém fica em terra…
Digo diário para Munique pois é o que aparece ao se tentar reservar no site deles. Só faltava a Brussels passar a diário também, mas pra já aparecem apenas 4xw.

Comentário por João

Só falta que, os voos da British Airways para o Porto, passem a diários !.

Comentário por José Freire

E os da Air France para CDG! Ahahahaha Já agora os da TAL para Nova Iorque, e uns da Emirates para o Dubai 🙂 eheheheh então.. sonhar não custa…

Comentário por Diogo

Diogo,

Creio que o diario tanto da British Airways como da Air France mais tarde ou mais cedo irá acontecer. Mas no caso da British era bom que reforçassem Londres Gatwick e que voltassem a rota de Londres Heathrow.

Grande novidade esta da Lufhtansa , tanto para ponto a ponto como para ligações passando a 3 diarios.

É impressionante a forte aposta das companhias de bandeira no Porto.

Comentário por sniper

João, o voo diário para Munique não é assim tão evidente isto porque só existem voos diretos aos domingos, segundas, quartas e sextas.
Acredito que no próximo ano temos esse voo diário no inverno e um reforço no Verão visto que a Transavia deixou de operar para esta cidade.

Quanto aos voos da AirFrance dependendo da operação deste ano possamos ver o diário ou pelo menos as frequências aumentadas.

Custa-me acreditar que a Brithis Airways retome a operação para Heathrow mas aposto também no reforço.

A par das low-cost as companhias estão a ver o Porto como um mercado em que podem apostar sem prejuízo e onde existe capacidade para tal, ao contrário de Lisboa onde não há mais lugar para ninguém.

Comentário por SID

Foi o que já tínhamos discutido há uns tempos, só que nem o 3º diário para Frankfurt nem o diário para Munique são a temporada inteira. Mas continua a haver um aumento, isso sim, e será normal que mais ano menos ano os 4 diários passem a ser o mínimo mesmo no Inverno.

Comentário por Pete351

Parece que a SATA vai deixar de voar do Porto para a Terceira:

http://jornais.sapo.pt/3951@2017-07-14

Comentário por Artur Freitas

Bom dia,
Já se sabia há bastante tempo. Aumentam a frequência para Ponta Delgada. Parece que a SATA está a concentrar cada vez mais a sua operação em PDL … Tipo a TAP aqui que só vê Portela….
Por outro prisma, temos voos diretos com a Ryanair para a Terceira, dois ou três semanais não sei ao certo…

Comentário por Diogo

Já se sabia, e realmente é a solução que faz sentido da operação.

A questão da Azores centralizar em Ponta Delgada em detrimento da Terceira só se coloca do ponto de vista politico açoriano.

Comentário por Pete351

O governo acabou de anunciar a candidatura à agência europeia do medicamento unicamente à cidade do Porto, excluindo Lisboa:

https://www.dinheirovivo.pt/outras/governo-escolhe-porto-para-candidatura-a-agencia-europeia-do-medicamento/?utm_source=Push&utm_medium=Web

Vamos torcer para que ganhe o nosso Porto, seriam muitos postos de trabalho criados na cidade, não sei se seriam 30 mil passageiros por ano ou 60 mil ou whatever, já li alguns estudos sobre isso… Sei que seriam bastantes para o AFSC e que muitas viagens seriam, inclusivamente, em classes superiores/executivas!

Oxalá o Porto receba esta agência, que todo o país apoie.

Comentário por Diogo

Numa sondagem efectuada aos trabalhadores qual seria a sua preferência, e na altura Portugal apresentava-se com Lisboa, ganhou por larga maioria.
Esta notícia li-a hoje no Correio da Manhã.

Comentário por Angelo Campos

Se o Porto ganhar na Europa, a dita AEM, isso irá significar para o nosso AFSC, “tão somente”, o seguinte”:

– viagens dos seus 900 funcionários
– viagens dos 600 filhos desses funcionários
– viagens para as 500 reuniões anuais da AEM
– viagens dos 35.000 visitantes anuais à AEM

Venha a Agência Europeia do Medicamento para o Porto, pois certamente, trará um avolumado incremento de passageiros ao nosso AFSC !.

Comentário por José Freire

No entanto em Espanha dizem a mesmíssima coisa nos jornais de la em relação a esse inquérito mas por la ganha Barcelona.
alguém mente

Comentário por nunopinheiro

Ouvindo as várias notícias cheguei à triste conclusão que o Porto foi escolhido em exclusivo porque as despesas de instalação são muito inferiores a Lisboa e no fim do ano interfere no défice e julgo que aqui a UE não comparticipa a 85%.

A Imprensa refere-se a uma consulta aos trabalhadores, mas quem decide são os governos após negociações de bastidores.
Vir para Portugal já é bom, assim eles nos escolham.

Comentário por Angelo Campos

A probabilidade é mais que diminuta, Aqui estava em causa uma questão de principio. Lisboa já tinha 2 agências e queria uma terceira as costas de Portugal poder fazer uma candidatura.
O pessoal não só do porto tem de se virar contra o centralismo ridículo nacional, Braga e Coimbra que tembem demonstraram interesse foram absolutamente ignoradas.

Comentário por nunopinheiro

Ora boas…
Claro que a dita agência no que respeita ao AFSC iria representar um acréscimo, mas não muito significativo.
Contudo muitas das viagens seriam efetuadas em classes superiores o que é bom para consolidar bases tarifárias das companhias.

Quanto à sondagem acho a mais perfeita idiotice o que por aí tenho ouvido falar. Ainda ontem na SIC noticias vi gente com muita “azia” por esta opção não ter sido em Lisboa. Vejamos então, se as pessoas votaram em Lisboa e não tinham o Porto como opção, nunca poderiam votar na nossa cidade. Se votaram em Lisboa significa que estão receptivas a vir morar para Portugal e isso é que devia ser valorizado. Estarei assim tão errado?

Quanto à escolha de outras cidades portuguesas, sinceramente se Porto e Lisboa têm sérias dificuldades em cumprir com alguns dos requisitos, acho que a opção por uma outra cidade não iria resultar bem.

Sou um afincado regionalista e sobretudo descentralizador (são conceitos diferentes e vertentes diferentes) e defendo muito a valorização da coesão nacional, mas creio que neste caso em particular mais do que Porto ou Lisboa seria muito muito difícil.

Comentário por CVP

CVP claro que sim, mas se tivéssemos um concurso publico com critérios bem defendidos escusávamos todas estas conversas, infelizmente o que tivemos foi mais do mesmo, primeiro é “Lisboa e nem se fala mais no assunto”, depois o porto chateia-se e la lhes damos um osso até porque parece mal. o resto do pais é paisagem…
Concordo com o CVP que o Porto muito provavelmente será a melhor opção mas, não é executando as coisas mal que se endireita isto.
Por mim apoio qualquer medida de descentralização e equitativa redistribuição do estado pelo território nacional. Mesmo que em detrimento do Porto.
O pessoal tem de deixar de ser carneiro e reclamar por um pais mais equitativo.

Comentário por nunopinheiro

Eu bem gostava de ver esses estudos que dizem que uma agência com 900 pessoas ia supor um aumento de 30 ou 60 mil passageiros no aeroporto, para saber como é que se chega a esses valores astronómicos, mas continuo à espera que alguém os mande.

Comentário por Pete351

http://rr.sapo.pt/noticia/90134/porto_compete_com_18_cidades_para_receber_a_sede_da_agencia_europeia_do_medicamento?utm_source=rss

Sem querer ser ave de mau agoiro, mas principalmente realista: mais do que ficar ‘provincianamente’ contente de retirar a (candidatura da) agência europeia do medicamento a Lisboa, ficaria imensamente mais orgulhoso de a ganhar em detrimento de Amesterdão, Bruxelas ou Barcelona… essa é que é essa! Vamos esperar por Novembro. A dado momento, pareceu-me um dado adquirido a Agência Europeia do Medicamento em Portugal, era só saber aonde, se no Porto ou em Lisboa, afinal não é bem assim!

Comentário por LUIS ABREU

http://www.routesonline.com/news/38/airlineroute/273779/tap-portugal-adds-porto-miami-charter-in-nov-2017/

E isto vem a propósito de quê?

Comentário por João Ferreira

Normalmente esses charters que só se fazem 1x (com intervalo de 7 dias) ou são para alguma empresa, ou para cruzeiros, mas não sei exactamente para que será este.

Curioso que os horários são exactamente iguais aos dos Lisboa-Miami regulares.

Comentário por Pete351

a rota Wizzair para Varsóvia mantém-se com 2 semanais no S18

Comentário por zoficial

Atualização 08 Julho

Ryanair

Depois de Lille e St Etienne terem desaparecido do sistema de reserva, agora foram os voos para Copenhagen (quintas e sábados) que também desapareceram!

No entanto a Ryanair já atribuiu (pré carregados) esses dois pares de slots, aumentando Cologne a 5 semanais (nova frequência ás quintas) e Paris Beauvais a 19 semanais (nova frequências aos sábados para 3 diários)

Também já estão pré carregados os habituais aumentos de Natal/Ano Novo.

Comentário por skiespassion

Que azar! Logo 3 rotas que vão desaparecer… Principalmente a de Copenhaga é mau acabar. Fustra um bocado a tentativa de expandir para a Escandinávia

Comentário por Serv

Enfim, ta visto que a Escandinávia não resulta

Comentário por Allure

Vocês os dois sofrem demais, caraças. É normal. Estes movimentos acontecem em todo o lado. Já estão a fazer funerais desnecessários.

Comentário por João Ferreira

São 2 rotas sazonais, que em principio vão continuar sazonais, não vão “desaparecer”, vão continuar como em anos anteriores só durante o Verão.

Só no caso de St. Etienne há uma redução, mas está Lyon logo ao lado com até 3 voos por dia a precisar de solidificar os fortes aumentos dos últimos anos, e Clermont-Ferrand com 2 semanais novos, também perto.

Comentário por Pete351

Bem, não sabia em que post colocar esta notícia, pois não consigo escrever no tópico privatização da TAP… Aqui fica a notícia da publicação em Diário da República da nacionalização da TAP:

https://www.publituris.pt/2017/07/05/publicada-dr-resolucao-coloca-estado-maior-accionista-da-tap/

Não sei se ria ou se chore…. Pois neste país a estratégia vai continuar a ser Lisboa, mas neste caso com o dinheiro de todos nós…. Eu que tantas vezes disse que queria a TAP privada e o mais afastada possível do AFSC…. Enfim.. Vamos ver se, miraculosamente, teremos algumas novidades positivas desta companhia.

Alguém sabe em que altura se começam a saber mais novidades para o Inverno? É por agora normalmente certo?

Comentário por Diogo

Atualização 19 Junho

Air France

Carregado e à venda 3 frequências semanais para Paris-CDG

AF1528 A320 07:10 CDG OPO 08:25 _2_4_6_
AF1529 A320 09:15 OPO CDG 12:25 _2_4_6_

Comentário por skiespassion

São temporárias, ou já são novas frequências, a juntar às existentes?

Comentário por Luis Abreu

No inverno ainda não havia frequências. São estas 3 semanais. Para já, nada mais.

Comentário por João Ferreira

Boas,
Na Sexta-feira passada fiz o voo Porto – Birmingham pela Monarch (o voo das 22h15) e estavam no máximo 60 pax (já a meter para cima), num A321 de 214 lugares (bem sei que a frota deles tem bastantes A321 e muito poucos A320, e desembarcaram mais passageiros que os que embarcaram… ). Pode ter sido um caso pontual, mas será que as duas companhias aéreas vão aguentar a rota no Inverno?
Ontem regressei pela Ryanair e o voo vinha cheio cheio..
Não é que use a rota, mas espero que se mantenham as duas companhias!

Comentário por Diogo

Das 3 rotas, Birmingham é a que está mais fraca, acho que se nota alguma sobre-capacidade apesar de ainda estar a começar. Manchester e Luton estão a funcionar bastante melhor, mas também já era de esperar.

De qualquer forma, no Inverno só se mantém a Monarch para Birmingham e com 2 semanais em vez de 3. Em principio dá para aguentarem.

Comentário por Pete351

Aconteceu o mesmo quando fiz o voo com a Monarch no mes passado, até teve de ir pessoal do aeroporto ao aviao verificar cada passageiro para ver se faltava alguém porque o aviao estava muito vazio.

Comentário por mrrrr

Ainda faltam muitas companhias anunciarem o calendário para este inverno ?

Comentário por SID

Ainda faltam algumas sim.

Comentário por Pete351


Mas que boas notícias, para o AFSC !!!.

Comentário por José Freire

lol esperem sentados

Comentário por Allure

A ANA pressionar a TAP para ter uma maior presença no Porto não é coisa nova, a diferença é que agora a pressão vem de Lisboa também. Ainda assim duvido que vejamos grandes movimentos.

Mais importante parece-me a confirmação da operação charter da All Nippon para Tóquio, a tal que tínhamos comentado há uns tempos e que é dividida entre Lisboa e o Porto.

Comentário por Pete351

Gostei da notícia! Esperemos sinceramente que a TAP comece a dar finalmente importância que o AFSC merece, não lhe fica nada mal; há de chegar a altura que via ter de dar o braço a torcer.

Comentário por Luis Abreu

Mas é isso que o Governo quer, para assim justificar o Montijo ou aeroporto novo. Qualquer “cego” pode ver que, se algumas rotas viessem para o AFSC, possivelmente nem era preciso novo aeroporto, aliviando e muito o de LX

Comentário por Ricardo Sousa

Outra muito boa noticia é o facto de Ana Pinho passar a pertencer ao Conselho de Administração da TAP !. Vamos ter uma Portuense militante, na TAP !. Tenho a certeza que a visão da TAP acerca do AFSC vai mudar e para melhor….

Comentário por Vasco Valente

Eu nao me acredito que a Ana Pinho faça alguma coisa…. 1ª vai para vogal e 2º depois de lá estarem comem todos da mesma gamela…. Duvido mas espero estar enganado

Comentário por Ricardo Sousa

Indo para lá a Ana Pinho, a perspectiva da TAP acerca do AFSC, vai melhorar concerteza !.

Comentário por José Freire

A única coisa relevante dessa notícia é que começa a passar cá para fora que a ANA não deve estar ao serviço da TAP, nem vice-versa. A ANA gere vários aeroportos e deve conseguir o melhor para todos eles. A TAP tem uma operação muito importante em Lisboa que começa a ficar estrangulada e que quer ver aumentada assim que possível. O objectivo, legítimo, da TAP é ficar com a Portela quase só para si, o que hoje não consegue e mesmo com o Montijo terá dificuldades. A TAP quer que a Portela seja para si o que FRA é para a LH.

No entanto, eu entendo que, para a TAP não seja eficiente ter 2 hubs internacionais a 300 kms de distância. Era tudo muito mais simples se estivesse tudo concentrado num único aeroporto.

Felizmente, e após anos de fretes, a ANA parece ter batido o pé ao regime imperialista lisbonário, que determina que é tudo para Lisboa e nada para os outros. Assim sendo, a ANA vai defender o que é melhor para si, que é esgotar a capacidade das infraestruturas já existentes antes de se mandar para construção de uma outra.

No meio disto tudo, a TAP tem duas hipóteses, ou se adapta, ou se lixa, com F.

Comentário por João Ferreira

João, em justiça, depois da privatização foi sempre assim. Claro que Lisboa sempre teve mais recursos e mais atenção, mas isso é normal visto ser o maior aeroporto.

De qualquer forma repara que o Ponce de Leão não fala diretamente em criar o que seria um 2º hub, ele fala em abrir mais voos intercontinentais a partir do Porto. Suponho que o plano seria ter o longo curso básico coberto a partir do Porto e alimentá-lo com a rede conjunta TAP/Star Alliance/Ryanair, libertando assim capacidade em Lisboa através de redireccionamento de fluxos (sem canibalizar a Portela), aumentando o volume de negocio no Porto (a TAP colocando +2 A332 no Porto são logo uns 7M€/ano em taxas directas para a ANA) evitando que se percam oportunidades para outros hubs como Madrid. Isto do ponto de vista da ANA, do ponto de vista da TAP é um bocado diferente.

Comentário por Pete351

Exacto, a ANA o que quer é maximizar o seu património antes de crescer. Já a TAP quer expandir o seu hub pois é a forma mais fácil, e comprovadamente acertada, de crescer. As duas ambições são legítimas.

A ANA se quer que a TAP, ou outra qualquer, cresçam no Porto também podem fazer por isso, baixando as taxas e coisas do género para voos intercontinentais. E acredito que já o estejam a fazer tendo em conta que falam que já há mais interessados.

2018 pondera ser um ano interessante.
Esses voos para Tokyo são de 15 em 15 dias no Porto? Presumo que integrados em circuitos turísticos para visitar todo o país não?

Já agora, para a ANA/Vinci não será mais interessante um Novo Aeroporto de Lisboa do que o Montijo como mais um? Terá que investir muito mais é certo mas também terá bem mais a ganhar a médio prazo digo eu. Então se puserem o estadão, e/ou a TAP, a pagar as obras..

Comentário por João

Mas a ANA tem funcionários que têm meios para analisar o crescimento e eles sabem mais ou menos quando o crescimento estacionará e até quando poderá começar a diminuir.
Além disso agora com a exigência dos autarcas da zona Centro para a abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil, podem considerar que esta abertura poderá roubar passageiros a Lisboa, já que eles em conferência de imprensa afirmaram que já têm companhias interessadas e um investidor Sul Africano para investir no Aeroporto.

Comentário por Angelo Campos

Monte Real? Não me parece que isso vá acontecer. E caso abram ao tráfego civil a ANA não tem os direitos durante 50 anos?

Comentário por João

João, obviamente que quando a ANA negoceia uma coisa destas tem ferramentas comerciais à sua disposição, entre as quais as taxas, mas no longo curso isso geralmente tem pouco impacto nos custos globais da operação, logo não é tão eficaz como no medio curso.

Relativamente a Tóquio, a operação da All Nippon (a outra ANA) é 1 Tóquio-Lisboa e 1 Porto-Tóquio na semana seguinte. Os percursos que vão fazer não sei exatamente, mas imagino que sejam os habituais 3 ou 4 noites em Lisboa e outras tantas no Porto, com paragens intermedias e excursões extra. Já sobre a tal operação da JAL mencionada na entrevista, não tenho informações.

Sobre o NAL vs o +1, resume-se muito aos custos e aos tempos de execução de uma solução e da outra. O +1 juntamente com a expansão da Portela conseguem metem a capacidade aeroportuária de Lisboa na casa dos 40 / 50MPA, o que deve ser suficiente quase até ao final da concessão. Além disso, com o +1 a capacidade aumenta no curto prazo, já com o NAL só lá para 2030, ficando a capacidade estancada até lá.

Angelo, os autarcas do Centro podem exigir o que quiserem, mas bem podem esperar sentados porque Monte Real vai continuar a ser de uso exclusivo da Força Aérea.

Comentário por Pete351

Lufthansa, o S17 terminará no final de Novembro, a rota de Munique torna-se diária em Dezembro.. a dúvida será só em Dezembro, ou a partir de Dezembro.

http://www.publituris.pt/2017/06/08/lufthansa-estende-operacao-lisboa-porto-frankfurt/

Comentário por zoficial

Munique deve seguir com o diário todo o inverno então. Não faz sentido parar a meio digo eu.

Comentário por João

Eles ainda estão a trabalhar na programa, mas já há algumas semanas com MUC programado diariamente. Há também mais variedade de equipamento e horários, os dias novos geralmente têm A319/A320 e os dias que operaram em W16 tem A320/A321.

No caso de FRA, mantém os 3 diários até ao final de Novembro, que é o que se entende com prolongar o verão.

Comentário por Pete351

Primeira lista de slots de W17

Comentário por Pete351

Desculpa a ignorância Pete, mas não percebo o que é isto 😉

Comentário por SID

Os meus rápidos destaques:

Muitos slots pedidos por companhias como a LH, a TP, a FR, a Aigle Azur ou a Easyjet que depois normalmente não se confirmam.

Slots para 2 voos diários da KLM e para um voo diário da AF.

Aumento dos slots pedidos da BA e da TK.

A Air Algerie desapareceu do mapa.

Comentário por João Ferreira

Não me admira nada que esses voos para a Algéria seriam um flop

Comentário por Allure

Pete, o 2º voo diário da KLM não continua no inverno?

Vai durar 2 mesitos, apenas?

Comentário por João Ferreira

O que eles deram a entender na apresentação da rota foi que iam ver como é que corria, a mesma situação dos voos AF.

Olhando para os novos horários da Transavia na rota de AMS, até podia ser que mantivessem o night stop + o 2º voo 3x por semana (nos dias em que não há Transavia) + os AF. Suponho que lá para Agosto já saberemos.

Comentário por Pete351

Atualização 22 Maio

Ryanair

Assim como ás segundas e sextas, passa haver 3º voo diário para Paris Beauvais/Tillé (BVA) também ás terças e quintas para um total de 18 frequências semanais (aumento em 2 frequências semanais).

Comentário por skiespassion

Boas noticias, de certa forma compensa as 2 frequências que estavam previstas para Lille e que já não se vão realizar.

Comentário por Pete351

Sobre a EasyJet não há novidades para o Inverno’17 ?

Comentário por SID

Vão meter +1 voo por semana para Gatwick e +2 para Genebra, não está na tabela porque ainda não tive tempo para calcular bem os lugares.

Comentário por Pete351

Atualização 19 Maio

Eurowings

Finalmente a rota de Dusseldorf (DUS) deixa de ser sazonal!
Desde 29 Outubro vai operar ás quintas (com A319 da Air Berlin) e domingos (com A320 da Eurowings)

Quintas:

11:00 AM 1:50 PM
Dusseldorf (DUS) Porto (OPO)
03:50h
EW 9640
Flight is operated by Air Berlin
Airbus A319
Total travel time: 03:50h

1:20 PM 5:00 PM
Porto (OPO) Dusseldorf (DUS)
02:40h
EW 9641
Flight is operated by Air Berlin
Airbus A319

Domingos:

12:10 PM 1:50 PM
Dusseldorf (DUS) Porto (OPO)
02:40h
EW 9640
Flight is operated by Eurowings
Airbus A320

2:30 PM 6:10 PM
Porto (OPO) Dusseldorf (DUS)
02:40h
EW 9641
Flight is operated by Eurowings
Airbus A320

Comentário por skiespassion

O A319 vem em ponto morto? 3:50?

Comentário por João

Os dois demoram 2h40 …

Comentário por SID

Excelente noticia. Se bem que acho que já no ano passado tinham carregado os voos só para os retirarem mais tarde. A ver se vai mesmo para a frente.

Comentário por Pete351

Pete, uma pequena gralha, as variações do número de passageiros para EBU e BRU estão incorrectas.

Comentário por João Ferreira

Obrigado João, já esta corrigido!

Comentário por Pete351

Excelente noticia….. Segundo o site Presstur a Monarch anunciou que as suas novas rotas de Verão para a Invicta vão continuar durante o Inverno.

Comentário por Ricardo Sousa

Atualização 08 Maio (Monarch):

Monarch tem à venda para o inverno 2 frequências semanais para cada um dos 3 destinos!

Birmingham : segundas e sextas
Londres Luton: sextas e domingos
Manchester : segundas e sextas

Comentário por skiespassion

Boas notícias. Fico a aguardar com curiosidade se a KLM mantém o 2º diário e o que a AF irá fazer.

Comentário por João Ferreira

Tenho que voltar a olhar para a tabela e fazer as contas outra vez, já há bastantes novidades desde a última atualização.

Comentário por Pete351

A rota de Lille, da Ryanair, deixou de estar disponível no sistema para o inverno.

Comentário por João Ferreira

Lille desconhecia, mas já tinha visto que St Etienne também tinha “caído”!

Comentário por skiespassion

Mas o que significa? a rota ja nao se realizara? Eu ja tinha reservado para Dezembro e nao fui notificada de que o voo foi cancelado! Ja nao sei o que fazer!!!

Comentário por Clara Vale

Julgo que há aqui um equivoco.
A Ryanair ainda está a começar a carregar as rotas para o Inverno de 2017:
É de aguardar que carreguem tudo.

Comentário por Angelo Campos

Bem ja é oficial a rota Lille Porto para o inverno de 2017 foi suspensa!!!!
Pena!!!

Comentário por Clara Vale

Easyjet (segundo a Publituris)

– “Do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a easyJet vai disponibilizar no próximo Inverno mais 25 mil lugares e 176 voos por semana. Do Porto, Genebra vai contar com mais quatro frequências, sendo que às segundas e sábados passa a disponibilizar quatro voos diários. Também Londres-Gatwick terá mais um rotação por semana, ficando a oferta da easyJet para Londres – Luton e Gatwick – em 18 frequências por semana.”

Comentário por SID

No caso da easyJet é sempre difícil fazer comparações no Inverno porque a programação varia muito, mas realmente já se vem essas frequências principalmente em Dezembro. São os tais +3 semanais que tinham sido anunciados há umas semanas.

Comentário por Pete351

Novidades Transavia Segundo a Publituris…

– Porto-Funchal ganham seis ligações por semana, para um total de oito voos semanais
– Funchal-Nantes (via Porto) o acréscimo é de um voo por semana, subindo para três frequências semanais.

Comentário por Ricardo Sousa

Fogo… No dinheiro vivo não falava nada sobre o Porto

Comentário por Serv

Aqui fica o Link

http://www.publituris.pt/2017/04/19/transavia-reforca-rotas-portuguesas-no-inverno/

Comentário por Ricardo Sousa

Não sei o que é que se passa com as noticias da Transavia, vem sempre com erros grandes em relação ao Porto. Onde é que Porto-Funchal tinha só 2 voos semanais no inverno passado? Enfim.

Assim a olho, com o que está carregado parece-me haver um forte aumento nos Porto-Paris e +1 semanal para Nantes. Para ser a primeira programação não está mau, mas só mais tarde é que aparece a definitiva.

Comentário por Pete351

Transavia anunciou novidades para Lisboa e Faro mas o Porto ficou de parte…

Comentário por Serv

que nervos…

Comentário por Allure

Atualização 06 Abril

Azores Airlines

Pré carregado no Amadeus mais duas frequências semanais para Ponta Delgada para um total de 9 frequências semanais.
Novas frequências ás segundas e sextas, dias em que passa haver dois voos diários.
De momento no site da Azores Airlines continuam somente 7 semanais (diário).

Comentário por skiespassion

Atualização 18 Setembro

Azores Airlines

Afinal,a rota de Ponta Delgada terá somente 7 frequências semanais!

Comentário por skiespassion

Atualização 5 de abril:

3 voos por semana da RAM para Casablanca carregados.

Comentário por João Ferreira

Inverno?

Comentário por Allure

sim

Comentário por João Ferreira

Carregados e à venda!

Quintas e domingos com Embraer 190 (96 pax) e segundas com Boeing 737-700 (114 pax).

AT996 CMN 14:10 15:50 OPO
AT997 OPO 16:50 18:25 CMN

Comentário por skiespassion

Infelizmente eles são menos certos que o tempo no inverno!!! Mas vamos lá ver se a coisa se mantém…
A RAM e a AIR ALGERIE são duas companhias muito incertas!

Comentário por CVP

Atualização 28 Março (Swiss):

Genebra carregada com 4xw em CS300. Redução relativamente aos 6xw em A320 de W16.

Comentário por Pete351

Alguma possibilidade de novas rotas para o Inverno’ 17 para além de Napoles e Frankfurt ?
E reforços da EasyJet não há ?

Comentário por SID

Pelo que temos agora seriam 11 destinos a mais comparativamente ao inverno passado, quase nada. Mas Frankfurt não é nova rota, simplesmente terá um 2º operador.

Sobre a easyJet, eles deram a entender que vão colocar +3 voos semanais, divididos nas pelas rotas de Genebra e Londres Gatwick.

Comentário por Pete351

É pena ver uma companhia de bandeira a reduzir

Comentário por Allure

Acho que uma redução, qualquer que seja a companhia, é sempre uma pena, mas o mercado funciona mesmo assim.

Comentário por Pete351

Já estamos no Verão IATA.
Às segundas é assim, às sextas e aos domingos a terceira frequência é um pouco mais tarde.

Comentário por Angelo Campos

Atualização 27 Março 2017

Iberia Regional (Madrid)

A partir de 01 Novembro 2017 aumento em 3 frequências semanais (em relação a inverno16/17) para um total de 24 frequências semanais .

Novo voo:

IB8730 CRJ MAD 19:15 19:20 OPO __234__
IB8725 CRJ OPO 19:50 22:00 MAD __234__

Comentário por skiespassion

Não se se passa algo em em Barcelona, mas hoje temos ao final do dia 2 voos da Ryanair FR4546 e FR4586 separados por 25 min…..

Comentário por Ricardo Sousa

Desde que reforçaram BCN que tem os horários mais ou menos assim.

Comentário por Pete351

É normal termos um avião da Transavia estacionado à noite? Pois hoje temos um voo TO3470 que chega ás 23h e que fica cá estacionado e só sai ás 6h com numero de voo TO3471 as 23

Comentário por Ricardo Sousa

Faz night stop no Porto. Já o fez o ano passado.

Comentário por Pedro

Atualização 23 Março 2017

KLM

Já se encontra aberto a reservas no site da KLM os voos para o W17.

Continua o voo diário em B737-700 com horários quase parecidos.

KL1249 B73W AMS 09:40 11:25 OPO
KL1250 B73W OPO 12:10 15:50 AMS

Comentário por skiespassion

A Easyjet tem este inverno até final de Março 5 voos semanais, contra os 4 que teve no verão passado, e depois de março deixa cair o voo de sábado, pq? No verão não devia aumentar, ou pelo menos manter a capacidade? A mim deu-me e dava-me jeito o voo de sábado, ele ia completamente cheio…….

Comentário por Filipe

É estranho sim, mas conhecendo a forma como a easyJet gere as rotas até pode ter alguma lógica.

De qualquer forma, em companhias como a easyJet ou a Ryanair, o facto do avião ir cheio não quer dizer que o mesmo seja rentável, o que importa são as tarifas praticadas e os extras vendidos.

Comentário por Pete351

https://www.publico.pt/2017/03/23/economia/noticia/easyjet-desiste-de-voar-para-os-acores-1766249

mais frequências do Porto para Gatwick e Genebra!

Comentário por zoficial

Serão os tais 25.000 lugares adicionais. No que está carregado não vejo aumento nenhum, só um ajuste nos horários de Gatwick e Luton para não coincidirem como até agora.

Provavelmente vão carregar essas frequências mais tarde. +2 semanais para Gatwick e +1 para Genebra seria ideal.

Comentário por Pete351

A Easyjet anunciou que vai oferecer mais 25.000 lugares em relação a W16.

Comentário por João Ferreira

25 mil por semana ou total? deve ser total logo qq coisa como mais 3 voos semanais

Comentário por nunopinheiro

Total.

Comentário por João Ferreira

Qual a fonte de informação? Esses valores são para o Porto?
A easyjet anunciou que ia deixar cair a rota Lisboa – Ponta Delgada, mas o avião livre iria realizar rotas existentes, a partir de Lisboa…

Comentário por Diogo

Mas em relação aos 4 aeroportos que opera em Portugal, ou só Porto? A ver pelo calendário w17, parece manter-se parecido que este ano, as rotas mantem-se todas.

Comentário por zoficial

Funchal +1xw

Comentário por João Ferreira

Estamos a falar do Porto. São mais 25.000 lugares do Porto.

Comentário por João Ferreira

Funchal mantém os 5 semanais. My mistake.

Comentário por João Ferreira

Não encontro essa confirmação.. A única notícia que encontro é o anúncio da easyjet de mais 25.000 com 20% de desconto 🙂 e a queda da rota Lisboa-Ponta Delgada. Qual a fonte de informação?

Comentário por Diogo

A Ryanair devido à elevada procura antecipou 17 das 20 rotas novas para o início de Setembro.
No que nos toca o Porto passou para 5 de Setembro.

Comentário por Angelo Campos

“Elevada procura”… vão receber aviões mais cedo e vão mandá-los para lá. O resto é PR da Ryanair.

Comentário por Pete351

Horários da rota de Frankfurt:

partidas de FRA às 6:30; partidas do Porto às 8:45.

Voos em avião baseado em frankfurt

Comentário por João Ferreira

Nem é mau horário.

Comentário por nunopinheiro

Na minha opinião, é um ótimo horario

Comentário por Ricardo Sousa

É um horário bastante prático!

Comentário por Afonso Pinto

Completando a informação de Frankfurt.

FR1536 FRA 06:30 08:20 OPO 1234567
FR1537 OPO 08:45 12:40 FRA 1234567

Horários muito semelhantes aos de Hahn…

Entretanto Nápoles será com avião base OPO (segundo o Amadeus)

FR1770 OPO 06:30 10:30 NAP __3___7
FR1771 NAP 10:55 12:55 OPO __3___7

Mais uma rota da base Porto com pelo menos 3 horas por percurso em que bloqueia um avião em quase 7 horas!

Comentário por skiespassion

4 horas pra chegar a Nápoles?

Comentário por Allure

Itália tem +1h que Portugal… são 3h de viagem! Se não, Napoles->Porto eram só 2h!!!

Comentário por Luis Abreu

Hoje a Ryanair fez várias alterações para a programação de Inverno.

As seguintes rotas afinal não irão ter cortes, CGN (4), CRL (6) e PDL (6).

BRU passa a x7 em vez das x8 que estavam carregadas (x9 em W16).

EIN reduz de x6 para x5

EBU (St Etienne) alteraram os dias de operação de SEG/QUA/SEX para TER/QUI/SÁB, terá havido novidades dos subsídios em St Etienne?! Se mantiver serão 44 rotas de inverno!

BHX (inaugura próximo 26 Março) junta-se a BLQ, BRE, PMI, NRN, LRH e LPA como sazonal não passando para W17.

HHN aparentemente mantém e é uma das que se encontra aberta a reservas.

As novas rotas de NAP e FRA ainda não foram carregadas.

Comentário por skiespassion

Face ao que estava previsto é mais uma frequência por semana então. 378 lugares.

Ponta Delgada era bom é se o horário fosse outro. A meio do dia não da jeito nenhum.

Comentário por João

Melhor assim. No caso de EBU, não me estranhava que a mantivessem mesmo que os franceses acabem o subsidio. Não é muito comum, mas às vezes acontece, e neste caso até é uma rota relativamente madura que desaparecendo é um mimo para a concorrência a partir de Lyon.

Comentário por Pete351

Providence e Toronto pela Azores no inverno !

Comentário por antcar

Onde está essa informação???

Comentário por CVP

No site da azores e no Facebook da mesma companhia

Comentário por Antacar

São rotas com escala em Ponta Delgada. Não representam um aumento efectivo de lugares disponíveis.

Comentário por João Ferreira

Fresquinha. Voo diário da Ryanair para Frankfurt am Main.

Comentário por João Ferreira

Onde consta essa informação ?

Comentário por antcar

Obrigado ! 😀
Boas Notícias ! 🙂

Comentário por antcar

Para já Frankfurt–Hahn continua a venda com os seus 4xw, mas acredito que vá ser ajustado em função da nova oferta para Main e da oferta já existente para Lux.

Comentário por CVP

Excelente noticia! Sem dúvida, uma operação que fazia muita falta.

Por outro lado, Hahn fica algo redundante. Entre Luxemburgo, Colónia e Franfurt, a zona não só está perfeitamente coberta como serve melhor a procura. Não me surpreenderia se OPO-HHN acabasse por desaparecer.

Comentário por Pete351

Não entendo a Ryanair… Fartam-se de reclamar da ANA,da Portela e agora do Montijo. Mas vão abrir 3 novas rotas e nós aqui vamos ter só uma rota nova(para já). O Porto é o menino de ouro da Ryanair em Portugal mas já que não gostam d Lisboa apostem ainda mais no Porto.

Mas acima de tudo concordo com o que ele diz. Continuarem a aumentar as taxas quando se vê outros mercados principalmente o espanhol a baixar é preocupante

Comentário por Serv

Serv, sabes tão bem como todos nós que isto não se limita a taxas ou reclamações.
A RYR vai continuar com estas conferências de imprensa agressivas e sempre a reclamar disto e daquilo, mas no fundo vão sempre (que possível) aumentar as rotas/frequências em Lisboa.
Se o mercado pede mais voos em Lisboa para alimentar o turismo sempre crescente eles vão fazê-lo. Quanto mais não seja para chegar a mais destinos antes da concorrência.

O continuo a preferir um crescimento sustentável e lógico do que abertura desenfreada de rotas no Porto para depois terem de as fechar por falta de rentabilidade.

O aumento das taxas em Lisboa já não é novidade, o objetivo é rebentar com o aeroporto o mais rápido possível… e se, mesmo com o aumento de taxas, eles continuam a crescer não vejo porque não o façam… Chama-se negócio…!

Comentário por PedroCosta

Se calhar não há procura suficiente no Porto para certas coisas. Convém não esquecer que, de facto, Lisboa tem mais atrativos que o Porto para uma companhia aérea.

Mas sobre crescer mais no Porto o O’Leary numa entrevista sobre o Montijo disse isto:

“A Ryanair tem conseguido fazer todos os voos que quer? Tem slots para isso?
Na verdade, não. O problema é que já não podemos estacionar mais aviões, pô-los em Lisboa durante a noite, para levantarem às primeiras horas da manhã. Mas se tivermos o avião estacionado noutro sítio qualquer, podemos chegar à vontade, a meio da manhã ou a meio da tarde.

E isso não é bom para a Ryanair?
Sim, vivemos bem com isso. Mas significa que não podemos operar mais voos de manhã cedo para o segmento de negócios, e para os passageiros que querem sair de Lisboa de manhã cedo e regressar ao fim do dia. Essa é uma maneira com que a ANA está a proteger a TAP, e a limitar-lhe a concorrência.

Quando acha mesmo que vai conseguir bater a TAP?
Acredito mesmo que vai acontecer. Com o crescimento que anunciámos esta quinta-feira, de três novas rotas em Lisboa, e uma nova no Porto, eu acredito que nos próximos dez anos chegaremos aos dez milhões de passageiros. A TAP movimenta 11,5 milhões.

E não precisa do Montijo para isso?
Não. Podemos crescer no Porto ou em Faro. Também queríamos crescer na Portela, mas a verdade é que temos estado a ser bloqueados. Por isso, sim, gostávamos de ter o Montijo. Vamos receber em breve os primeiros dos 250 aviões que encomendámos para aumentar a nossa frota de curta distancia. Até 2023 vamos passar dos actuais 120 milhões de passageiros transportados por ano para os 200 milhões. Será uma média de dez milhões de passageiros por ano, um crescimento que poderemos oferecer a aeroportos como Portela, Porto ou o Montijo.”

Comentário por João

A Ryanair não é a TAP…
Cresce facilmente em múltiplos aeroportos ao mesmo tempo. Portela não é substituto do AFSC, nem o Montijo será.

Espero que a Ryanair seja muito feliz em todos os aeroportos nacionais e que continue paulatinamente a aumentar o tráfego no AFSC. Se crescer na Portela o único impactado será a TAP e não o AFSC.

Além disso a oferta da Ryanair em Lisboa é menor que no Porto por isso terão certamente maiores crescimentos lá que cá nos próximos anos. Normal.

Comentário por Joao Carvalho

Ignorando o facto de Lisboa ser um mercado bem maior e ter mais margem de progressão, em que é que o facto da Ryanair abrir 3 rotas em Lisboa e só 1 no Porto prova que a aposta em Lisboa é superior? Já varias vezes discutimos isto, mas as novas rotas no fundo são frequências como outras quaisquer, o passageiro não conta a dobrar se for num destino novo.

Fazendo as contas certinhas, e tendo também em conta o setor médio (os recursos necessários para mandar um avião do Porto para Copenhaga ou Cracóvia não são os mesmos que mandar esse avião para Madrid…) duvido muito que haja uma diferença significativa. Portanto, mais uma vez, não há nada a assinalar.

Comentário por Pete351

aqui vai o link com a confirmação do que já tinha sido avançado

http://corporate.ryanair.com/news/novidades/170222-a-ryanair-anuncia-o-maior-calendario-de-inverno-2017-no-porto/?market=pt

Comentário por zoficial

skiespassion, obrigado pelo esclarecimento relativo aos aviões baseados da Ryanair. 😉

Comentário por CVP

A Ryanair tem 1 rota nova e 10 que passam a anuais:
1 rota nova: Nápoles (2 x semana)
10 rotas novas de inverno: Carcassonne (2 x semana), Clermont (2 x semana), Copenhaga (2 x semana), Edimburgo (2 x semana), Cracóvia (2 x semana), Lille (2 x semana), Lorient (2 x semana), Nuremberg (2 x semana), Estrasburgo (2 x semana) e Tenerife (1 x semana)

Pretendem alcançar os 4M PAX

Comentário por João

Copenhaga passa a 2? Ou continua 3?

Comentário por Rui21

Copenhaga não operava no inverno. Excelentes notícias. 21 frequências semanais a mais.

Comentário por João Ferreira

Eu sei mas no Verão eram 3xw!!

Comentário por Rui21

Muito bem.
Reforça o que se tem visto. A sazonalidade baixa e as rotas começam a tornar-se anuais o que é um óptimo indicador na minha óptica.

Comentário por Joao Carvalho

São sempre muito boas notícias!!!
Apesar de não ser o maior crescimento da Ryanair no Porto, não deixa de ser assinalável que após grandes e consecutivos anos de grandes crescimentos ainda tenha capacidade para crescer desta forma!!!

Notável o serem rotas que dão mostras de consolidação por passarem de sazonais a anuais, mesmo que em alguns casos com alguma diferença entre o “summer” e o “winter” o que não deixa de ser normal.

João Ferreira não são +21xW mas sim +23xW com Roma e Luxemburgo.

Comentário por CVP

E acho que até lá ainda podemos esperar sempre qualquer coisa mais!!! Normalmente a Ryanair faz sempre alguns ajustes e no nosso caso tem sido sempre para cima.

Só fico com uma dúvida e agradeço se alguém souber responder-me. Isto implica mais algum avião destinado à base OPO ou nem por isso?

Comentário por CVP

Fico com pena de uma coisa só…
Que os voos para Faro não cresçam um bocadinho e a rota passe a voo diário. Era importante uma vez que a nossa “querida” TAP se esquece de ligar estes dois aeroportos.
A mim faz-me uma assinalável falta e com a regularidade que faço este voo, noto que estão quase sempre cheios. (semana e fim de semana)

Comentário por CVP

CVP, podem não ser 23…

Relembro que podemos perder 1 BRU (para 8), 1 PDL (para 5), 1 CRL (para 5). TER deve continuar, mas EBU em principio é descontinuado (-3)
Por outro lado perdemos uma frequência para CGN como já tinha feito referência o Pete.

Portanto há que aguardar mais umas semanas até que todos os novos voos estejam à venda, só então podemos acertar.

Entretanto pode cair mais alguma rota como diz o CVP.
Tenho fé em FRA pelo menos.

CVP, desejo que com estas novas frequências mantenham o 8º avião na base para W17, 8º este que chega finais de Março. De momento estamos com 7, sendo que um funciona principalmente como backup.

Comentário por skiespassion

Caro skiespassion mas isso é tudo para W17 ou tem influência em S17???

Acredito que qualquer uma dessas frequências que possa ser diminuída ou retirada com toda a certeza vai ser compensada de outra forma.
Bom, mas estava apenas a referir-me ao que foi apresentado agora pela companhia. De qualquer das formas é sempre positivo.

Perder Saint-Étienne por exemplo não me parece nada crítico. Temos mesmo ao lado uma boa operação a funcionar em Lyon. Tem ainda relativamente perto Clermont Ferrand.

Troco fácil pela entrada de Nápoles…

Comentário por CVP

O Michael O´Leary acaba de anunciar o calendáriod e inverno para Lisboa, com 3 novas rotas. Alguém sabe se irá estar hoje no Porto??

Comentário por zoficial

Sim, aterra em 5 minutos!

Comentário por skiespassion

Também surgiu a notícia que a transavia vai fechar a base de Munique.

Comentário por João Ferreira

Se Transavia fechar e a LH mantiver o voo todo o ano dará para resovler o problema.

Comentário por PedroCosta

O problema principal disso é que, de certa forma, mata o protejo de uma base no Porto. A rota em si, tendo o diário da LH, não fica mal servida.

Comentário por Pete351

Já está confirmado o fecho da base de Munique.
Além do presumível fecho da rota é também um grande golpe na ideia de abrirem uma base no Porto. Pois pretendem focar-se nas bases de Holanda e Franca.

Por outro lado fala-se que a EasyJet está a procura de licença para voar com bandeira Portuguesa.

Comentário por João

Apesar de terem tanto sucesso no Porto parece que não é desta que vai haver uma base da transavia aqui. É pena,teremos de depender dos investimentos da TAP,Ryanair e Easyjet. Não é mau mas era bom para o aeroporto ter mais uma base de uma grande companhia

Comentário por Serv

O facto de ter ou não aviões baseados não é assim tão importante, e muito menos nos faz dependentes de quem quer que seja. Basta olhar para a operação da Ryanair em Paris e observar que sem nenhum avião baseado, é dos aeroportos onde a Ryanair tem mais capacidade instalada.

Comentário por Pete351

http://presstur.com/empresas—negocios/aviacao/fim-de-subsidios-as-low-cost-poe-em-causa-rota-saint-etienne—porto-da-ryanair/ .
Mais uma possivel rota cancelada, St Etienne apartir de Outubro

Comentário por zoficial

Eu não digo que andamos numa maré de azar ultimamente?

Comentário por Allure

Se a Ryanair não conseguir/quiser manter a rota sem os subsídios de St. Etienne, também não é o fim do mundo. Lyon está mesmo ao lado e já tem uma operação bem decente, que muito provavelmente seria melhorada a prazo com essa saída.

Comentário por Pete351


Mais uma boa noticia. Por outro lado, Colónia passa a 3xw.

Comentário por Pete351

Sim Pete, assim como:

PDL passa a 5
BRU passa a 8
CRL passa a 5

Só ainda não tinha postado pois creio que padecem de confirmação.
Repara que mesmo as últimas novidades para W17 ainda não se encontram à venda.

Segundo li algures somente em Março!

Comentário por skiespassion

Mas em Colónia já apresentaram a programação.

Comentário por Pete351

Roma Ciampino mantém a 3a frequência semanal para o próximo inverno.

Comentário por João Ferreira

Excelente João, ainda assim continua e ser pouco!

Para complementar:
http://corporate.ryanair.com/news/novita/170207-ryanair-lancia-la-programmazione-per-l-inverno-2017-2018-da-roma-2-nuove-rotte/?market=it

Comentário por skiespassion

Não percebo porque é tão fraco Roma.

Comentário por Allure

Roma tem estado um bocado fraco realmente, embora eu perceba, depois da “guerra” que lá houve agora está um bocado queimado. Além disso, Porto-Roma nunca teve a procura de Porto-Barcelona/Bruxelas/Milão, com a desvantagem de ser um voo mais longo, daí não ter tido o mesmo interesse.

Comentário por Pete351

Já se sabe o número de passageiros de janeiro/17?

Comentário por Afonso Pinto

Ainda é muito cedo a correr bem lá para Março….

Comentário por Ricardo Sousa

Aparentemente a Azores Airlines vai concentrar sua operação desde o Porto para Ponta Delgada.

Porto » Terceira não se encontra à venda e Porto » Ponta Delgada tem voo diário (mais uma frequência que este inverno W16).

Comentário por skiespassion

Acho que estávamos todos à espera, e acaba por ter mais lógica.

Comentário por Pete351

Portanto menos uma rota direta

Comentário por Allure

Menos uma se não estivesse a Ryanair também…

Comentário por Pete351

Os voos da S4 têm tido ocupações baixas? Certo?
A Ryanair consolidou-se quanto às ocupações, pelo que consta.

Comentário por ter

A Ryanair tem uma estrutura tarifaria que, em teoria, garante altas ocupações. Outra coisa é a rentabilidade que eles têm, mas isso só seguindo os preços.

Comentário por Pete351




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s