aerOPOrto


Verão IATA 2011

A partir do dia 27 de Março inicia-se a temporada de Verão IATA, e com ela vem também algumas mudanças a nível de rotas e de frequencias. As companhias com alterações são a Air Berlim, Air Transat, Brussels Airlines, EasyJet, Lufthansa, Royal Air Maroc, Ryanair, Sata, Swiss, TAP e Transavia.

A Air Berlim vai adicionar uma frequência adicional as terças-feiras na sua rota a Palma de Maiorca, a partir do dia 2 de Maio, passando a rota a diária.

Apesar de ser uma companhia charter, a dimensão e a importância das operações da Air Transat merecem uma referencia especial. A canadiana volta a operar a ligação entre o Porto e Toronto a partir de 11 de Abril com uma frequência semanal às segundas-feiras com um A310 (Até Junho algumas destas frequencias fazem parte de um voo triangular Toronto-Porto-Lisboa-Toronto), e a partir de 23 de Junho adiciona também uma segunda frequência semanal ás quintas-feiras, também com A310. Ainda sobre a ligação a Toronto, a partir de 4 de Julho a frequência das segundas-feiras passa a operar com aviões A330 com 342 lugares, mais 93 lugares que o A310

A Brussels Airlines também vai modificar a sua operação, adicionando três frequencias semanais às terças, quintas e sábados para Bruxelas, passando a ter uma frequência diária para este destino.

A EasyJet vai adicionar 5 frequencias semanais na sua rota entre o Porto e Londres (Gatwick) às segundas,terças, quartas, quintas e sextas-feiras, passando a ter 12 frequencias semanais.

Actualização (8 Abril): A EasyJet decidiu cancelar 3 das frequencias adicionais (terças, quartas e quintas) até ao dia 1 de Junho, excluindo os dias 19 a 21 de Abril, quando esses frequencias adicionais foram mantidas.

Mais tarde, no período entre 28 de Junho e 8 de Setembro, a ligação com o aeroporto de Basileia/Mulhouse/Friburgo vai ser aumentada em duas frequencias semanais às terças e quintas-feiras, ou seja, o voo passa a operar diariamente.

Na mesma linha, de 3 de Julho até 28 de Agosto, a EasyJet vai também proceder ao aumento de um voo diário entre o Porto e Genebra, excepto aos Sábados, que se junta aos 2 voos diários que opera durante o resto do ano, passando a haver 20 frequencias semanais entre as duas cidades.

Entre os dias 8 de Julho e 4 de Setembro, vai adicionar 10 frequencias semanais na linha Porto-Paris (Charles de Gaulle), passando a ter 19 frequencias semanais.

Na linha de Milão (Malpensa) vai fazer apenas reajustes nos horários, e como na linha de Lyon, mantém as mesmas 5 frequencias semanais cada uma.

A companhia de bandeira alemã vai voltar a introduzir os seus A321 na sua segunda frequência diária entre o Porto e Frankfurt, que durante o período de Inverno opera com aviões A319 ou A320. A isto há que somar a introdução dos novos bancos e de mais filas nestes aviões, levando a um aumento na oferta de lugares ao mesmo período do ano passado, quando também operavam todos os 3 voos diários eram operados por estes aviões.

Actualização (11 Abril): A ligação entre o Porto e Casablanca vai recuperar a terceira frequência semanal às terças-feiras durante os meses de Junho e Julho, sendo suspensa durante o mês de Agosto até dia 30. A somar a isto, vai ainda receber uma quarta frequência semanal aos Sábados foi também antecipada, começando agora a operar a partir de 17 de Setembro (estava previsto ser a 22 de Outubro) a 29 de Outubro, sendo necessário esperar que a Royal Air Maroc decida a sua programação de inverno para sabermos se estas frequencias se vão manter.

A Ryanair volta a ser a companhia de destaque, ao abrir duas novas rotas, desta vez para La Rochelle, (28 de Março), e Paris (Vatry) (29 de Março), ambas com duas frequencias semanais. Temos ainda o regresso das sazonais como Dublin (25 Março), Liverpool (27 de Março), Pisa (28 de Março), todas com duas frequencias semanais cada uma.

A partir de dia 28 há ainda um aumento de 7 frequencias na linha de Faro, que volta a ter 11 frequencias semanais. Também a rota entre o Porto e Frankfurt (Hahn) vai sofer um aumento de 2 frequencias semanais, às quintas-feiras e domingos, passando a ter dois voos diários nesses dias.

Actualização (8 Abril): Milão (Bergamo) e Bruxelas (Charleroi) ganham uma frequência semanal cada um, passando para 5 semanais. Roma (Ciampino) também ganha uma frequência adicional, tendo agora 3 voos por semana.

No entanto, as 2 rotas sazonais para Bristol e Birmingham foram canceladas e já não voltam este Verão. Outra das rotas canceladas foi a de Londres (Gatwick), que se iniciou em 31 de Outubro do ano passado, mantendo a Ryanair apenas os dois voos diários para Londres (Stansted).

A companhia aérea açoriana vai ser responsável pelo recomeço de duas operações sazonais e pelo aumento de frequencias nas já existentes. A ligação doméstica sazonal com a Terceira regressa entre 3 de Junho e 30 de Setembro com uma frequência semanal às sextas-feiras, com aviões A310. A outra ligação sazonal, entre o Porto e Boston, também vai regressar com uma frequência semanal todas as quintas-feiras entre os dias 23 de Junho e 15 de Setembro. A segunda ligação com os Estados Unidos também vai ser operada com aviões A310 e com uma escala técnica em Ponta Delgada, servindo também como frequência adicional com a ilha açoriana.

Também a rota entre o Porto e Toronto vai sofrer alterações, já que para além da frequência semanal que opera todo o ano com escala técnica em Ponta Delgada todos os Sábados, juntam-se uma frequência adicional, sem escala, aos Domingos (entre 3 de Abril e 23 de Outubro) e uma segunda frequência diária aos Sábados (entre 2 de Julho e 1 de Outubro).

Actualização (9 Abril): Como já vem sendo hábito, a Swiss volta a operar algumas frequencias entre Zurique e o Porto. Este ano teremos 3 frequencias semanais, que se juntam ao voo diário que tem durante todo o ano em code-share com a TAP para este destino.  Estes voos iniciam-se dia 1 de Julho, com saídas de Zurique às Sextas, Sábados e Domingos. Pelo facto dos voos se fazerem durante a noite ( 22:35 ZRH – 00:05(+1) OPO / 03:00 OPO – 06:30 ZRH), as saídas do Porto fazem-se aos Sábados, Domingos e Segundas, sendo a última dia 22 de Agosto. Os voos serão operados maioritariamente com aviões A321, havendo também bastantes frequencias em A320.

A TAP também vai proceder a algumas alterações na sua operação. Entre 19 de Junho e 10 de Setembro opera a rota entre Porto e Porto Santo, com uma frequência semanal alternada ou Sábado ou Domingo. Por outro lado, deixa de operar o seu voo diário para Londres (Heathrow), substituindo-o por uma segunda frequência diária para Londres (Gatwick), passando também a ser usados os A319 em vez dos A320, sendo que durante o período de Inverno se efectua a troca inversa.

Nas rotas intercontinentais, Newark, Rio de Janeiro e São Paulo são aumentadas em uma frequência semanal cada uma. Newark recebe uma nova frequência às sextas-feiras entre 1 de Julho a 16 de Setembro. No caso da ligação com o Rio de Janeiro, a nova frequência vai ser realizada todas as quartas-feiras de 6 Julho a 14 Setembro. Por fim, a ligação com São Paulo vai ter a sua frequência adicional às quintas-feiras, entre os dias 7 Julho e 15 Setembro. A única das intercontinentais que não vai ter sofrer alterações nas frequencias é Caracas, que no entanto deixa de se realizar à quarta-feira para se realizar ao Sábado, entre 2 Julho a 17 Setembro.

Também a Transvia vai alterar a sua programação no Porto. Na ligação com o Funchal, a low-cost vai passar a operar voos diários, excepto aos Sábados, a partir de 11 de Abril. A ligação sazonal com Nantes também será recuperada a partir do dia 22 de Abril com duas frequencias semanais, às segundas e sextas-feiras.


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s