aerOPOrto


Verão IATA 2012 (S12)

A Aigle Azur vai alargar a 8ª frequência semanal na ligação a Paris Orly (ORY) a toda a temporada utilizando equipamento A320 e A321.

A Air Transat vai tornar regular a rota de Montreal (YUL), que será a 2ª rota da companhia no AFSC. 1 voo semanal em A310 a partir de 13 de Junho. Ver: Air Transat passa Montreal a regular para S12

A programação da easyJet vai adicionar 2 frequências semanais para Genebra (GVA), 1 frequência semanal para Basileia/Mulhouse/Friburgo (BSL) e outra para Lyon (LYS). Por outro lado, Milão – Malpensa (MXP) perde 2 frequências semanais e Londres Gatwick (LGW) perde 7. Terá também uma nova rota: Toulouse (TLS), 3xw em A319.

A Luxair apresenta-se esta temporada com menos 1 frequência por semana para Luxemburgo (LUX). Em compensação, e excluindo reforços em datas pontuais, retira os Embraer RJ-145 e substitui-os por Boeing 737-700 e -800.

A Royal Air Maroc não vai retomar a rota de Casablanca (CMN) em S12. A ligação contou durante a maior parte da temporada passada com 2 frequências semanais.

A Ryanair vai lançar duas novas rotas no Porto:Dole (DLE), com 2 frequências semanais, e Palma de Maiorca (PMI) com 3xw. Vai ainda reforçar com 1 frequência semanal as rotas de Bruxelas Charleroi (CRL), Dusseldorf Weeze (NRN), Faro (FAO) e Milão Bergamo (BGY). Reduz em 1 frequência por semana as rotas de Eindhoven (EIN) e Bolonha (BLQ), 2 frequências na de Frankfurt Hahn (HHN) e 3 frequências semanais para Valencia (VLC). Nos casos de Eindhoven (EIN) e Frankfurt Hahn (HHN) as reduções não se aplicam nos meses de Junho e de Agosto. Cancela Marrakesh (RAK) e reforça com 1 frequência semanal Liverpool (LPL) durante o mês de Agosto

Copenhaga (CPH) e Munique (MUC) terão voos directos a partir do Porto pela mão da SATA, cada uma com duas frequências semanais em A320. A 31 de Março começa a operação para Munique (MUC), e 19 de Abril segue-se Copenhaga (CPH), inicialmente com apenas 1xw . Ver: SATA confirma Copenhaga e Munique para S12. Por outro lado, a transportadora açoriana reduzir capacidade na rota da Terceira (TER), substituindo todas as frequencias em A310 por A320, e eliminar as frequencias para Toronto (YYZ) que tinham escala em Ponta Delgada (PDL).

A TAAG vai operar a ligação com Luanda (LAD) desde o inicio da temporada já com 3 frequências semanais, uma das quais via Lisboa.

A TAP vai aumentar em 1 frequência semanal a ligação com Milão Malpensa (MXP) a partir de 2 de Junho. Reduz Lisboa (LIS) em 1 voo diário durante toda a temporada e corta 2 frequencias semanais para Genebra (GVA) até finais de Maio.

A Volotea vai iniciar operações este verão com 3 frequencias semanais para Veneza (VCE): Novo destino, nova companhia: Veneza pelas mãos da Volotea

6 Novas rotas: Copenhaga (S4); Dole (FR); Montreal (TS); Munique (S4); Toulouse (U2), Veneza (VT)

2 Rotas canceladas: Casablanca (CMN), Marrakesh (RAK)

10 Rotas – reforço frequencias: Basileia/Mulhouse/Friburgo (easyJet), Bruxelas Charleroi (Ryanair), Dusseldorf Weeze (Ryanair), Faro (Ryanair), Genebra (easyJet), Liverpool (Ryanair), Luanda (TAAG), Lyon (easyJet), Milão Bergamo (Ryanair), Milão Malpensa (TAP), Palma de Maiorca (Ryanair), Paris Orly (Aigle Azur).

8 Rotas – redução frequências: Eindhoven (Ryanair), Frankfurt Hahn (Ryanair), Genebra (GVA), Lisboa (TAP), Londres Gatwick (easyJet), Milão Malpensa (easyJet), Valência (Ryanair)

Anúncios

176 comentários so far
Deixe um comentário

Desde ontem os DT656 (TAAG) passam a ser operados com B77W, pelo menos até ao final da temporada:
https://aeroportodoporto.wordpress.com/luanda/

Comentar por Pete351

Um pequeno aparte: a Star Alliance faz 15 anos e tem um pequeno passatempo em que oferecem viagens para festivais do mundo. Dentro da Europa, a representar Portugal e a TAP, está lá o nosso S. João (bem na ponta, com um simbolo verde):
http://www.staralliance.com/project15/Stamp.do?language=pt#.

Comentar por Pete351

“Routes Europe” consiste em “vender” o nosso aeroporto em outros mercados?

Comentar por monteiro75

É mais ou menos isso.

Comentar por Pete351

perdão..queria dizer 15 de Maio

Comentar por monteiro75

É normal que se percam passageiros este mês. O ano passado tivemos a final da Liga Europa, que moveu sozinha mais de 18.000 passageiros, e em troca este ano temos uma série de dias em que os controladores estão em greve.

De qualquer forma este ano os 2 milhões foram atingidos também a 15 de Maio, imagino que só divulgaram agora porque estavam mais preocupados com o Routes Europe que acabou hoje.

Comentar por Pete351

Pelos meus dados só são 5 dias de diferença.

Comentar por Angelo Campos

só ontem atingimos os 2M de pax, qd em 2011 foi no dia 1 de Maio.. ou seja..isto esta a derrapar.

Comentar por monteiro75

Estive a analisar no site da Air Europa os aeroportos de Lisboa e Porto e constato que Lisboa apresenta 7 hipóteses possíveis, se bem que poderão ser todas em codeshare, mas já o Porto apresenta 9. mesmo que sejam todas em codeshare é muitíssimo bom para o AFSC.

Comentar por Angelo Campos

A Air Europa opera em Lisboa com equipamento próprio. Mas eu não pensava muito neles agora, a companhia está com problemas graves e a expansão que estava pensada acabou na gaveta.

Comentar por Pete351

… esqueci-me de identificar o último comentário (ver acima) … mas de facto… é complicado ter 3 (!!!) aeroportos numa distância tão pequena. Todos a cerca (ou menos) de 100-150 km uns dos outros. A gestão torna-se mais complicada e, depois, notam-se divisões e inimizades evidentes. Para o poder local, cada um vai puxando a “brasa à sua sardinha” mas parece que a AENA já fez a sua escolha: Lavacolla! Penso que os dados estão lançados …

Comentar por nunosaopedro

A AENA no fundo não escolheu nada, porque Peinador está a ser aumentado para 4MPA e Alvedro também está a ser melhorado. A situação deles é complicada.

Comentar por Pete351

A AENA está a investir nos três aeroportos mas, no fundo de tudo, Santiago é que está com o grosso do investimento e não dizem (por seria politicamente incorrecto) mas a clara aposta é para Lavacolla … aquilo que eles chamam de aeroporto central. Tão claro como a água. Depois surgem rumores que a Aena é deficitária e como tal deverão ser encerrados aeroportos pouco rentáveis. Abel Caballero (Alcalde de Vigo) parece que teve um ataque quando soube que seria plausível fechar alguns aeroportos (circulou a informação que Vigo seria um desses aeroportos – mas desde já acredito que não é deficitário, antes pelo contrário). Só mesmo para concluir (e para não fugir ao que tinha escrito anteriormente) 3 aeroportos numa distância tão curta não é, numa economia de mercado, a posição mais sensata e de economia de recursos tendo em conta a população total galega. Isso é ponto assente! Só vejo uma solução … cada um vai ter de se especializar. Que opinas Pete? Abraço!

Comentar por nunosaopedro

Claro que o investimento em Santiago é maior, mas no fundo não lhes serve de nada. Quanto a chamarem “Aeroporto Central”, isso é apenas um nome dado pelos apoiantes do Aeroporto único galego, bem ao estilo “localista”. De resto os 3 aeroportos galegos são deficitários, mas nada comparável a outros aeroportos espanhóis em termos de perspectivas de encerramento.

Mas especializar-se como? A especialização para além da existente é impossível e a única solução é mesmo a concorrência. O problema é que eles não tem noção do potencial que tem e propõem coisas ridículas como voos directos a São Paulo ou México, que nenhuma companhia no seu perfeito juízo arriscaria, quando nem sequer conseguiram recuperar Roma que tem potencial na Galiza.

Comentar por Pete351

nos blogs galegos, fala-se na abertura para breve de base Ryanair em Santiago, em que medida, nºs de pax podemos vir a ser prejudicados?

Comentar por amendes

Depende de muita coisa, depende de o interesse ser real (se tudo o que viesse nos media galegos fosse verdade, SCQ estava ao nivel de MAD) e depende de quanto eles querem “investir”. Mas é um assunto que não me preocupa.

Comentar por Pete351

O “minifundismo” à galega é um problema mais sério para eles! 😉 …

Comentar por nunosaopedro

E já cá temos a Volotea. 😀

Comentar por AFRL26

Falando da Easyjet, ja anunciou 3 aviao para Lx para o Inverno.. podia calhar em sorte um rota em w, para Amesterdão..Berlim..

Comentar por amendes

Difícil, seriam rotações em W muito grandes (supondo que não fazem LIS-OPO). Eu não apostava na easyJet para AMS, e para BER também não (enquanto se mantiverem os problemas na base de lá).

Comentar por Pete351

para quando manchester?

Comentar por amendes

Esperemos que não falte muito. Inglaterra precisava mesmo de ser reforçada.

Comentar por Pete351

Para W12 e segundo a pagina do aeroporto de Gatwick (após uma pequena pesquisa aos horários para novembro) aparece 11 voos semanais entre o Porto e Londres!!!

EZY8495/8496 1-3-567
EZY8497/8498 12345-7

Esperemos que seja verdade!

Comentar por OPOcatering

Vamos esperar, mas tenho as minhas dúvidas sobre se isso se vai concretizar. Desde logo 11xw era o que estava previsto para esta temporada, mas entretanto optaram por reduzir para 7xw.

Um movimento destes seria claramente para atacar a posição da Ryanair e da TAP.

Comentar por Pete351

Peter, achas q ainda pode haver novidades para o Verão? ou ja esta o mercado fechado..e aguardemos pelo Inverno.. com a consequente privatizaçao da TAP & ANA

Comentar por zoficial

O normal é que as companhias já estejam a trabalhar programações de W12 para a frente. Podem sempre haver planos de última hora (para novas rotas), mas é muito raro acontecer. Como muito podemos ver algum ajuste de frequencias ou troca de equipamento.

Comentar por Pete351

As per 16APR12 GDS timetable and inventory display, brussels airlines is to suspend following 6 routes starting 28OCT12:

Brussels – Faro
Brussels – Porto

má noticia, principalmente devido aos voos de conexão.

Comentar por zoficial

As ligações continuarão a ser asseguradas, porque a TAP mantém o diário (a SN tinha 4xw), e com saída de OPO apenas 25 mim antes do previsto para o Brussels.

Comentar por Pete351

a Easyjet ja colocou à vendas voos para Gatwick para o Inverno, más noticias de diária passa para 4xw

Comentar por Anónimo

Atenção aos dias em que o voo não opera e as outras 6 rotas, que ainda não estão carregadas!

Comentar por Pete351

Peter, ja reparaste no investimento da Volotea na Galiza? agora tb em Lx para Ibiza, achas q pode cair masi alguma coisa por aqui? estilo Bilbau ou Santander?

Comentar por rkz

Nunca se sabe. Já deu para ver que os tipos não jogam com o baralho todo.

mas eu já marquei para Veneza. rezo para que a companhia dure até Agosto, lol

Comentar por jferreira20

O problema é que ninguém sabe quantos aviões eles contrataram com a Boeing. Neste momento, as bases de VCE, NTE e IBZ tem 7 aviões, mas a Boeing tinha uns 20, que parece já estão todos reservados. Inclusivamente já li que tem 1 737 contratado…

Vai durar de certeza, eles tem muito dinheiro em caixa e confio em que vão durar bastante tempo. E já agora, não te esqueças de contar a tua experiência com a Volotea.

Comentar por Pete351

Reparei sim, mas não me preocupa. Achei óptimo que entrassem em Lisboa, porque vai de certeza conseguir publicidade indirecta para o nosso VCE.

Sinceramente, vendo como eles se estão a expandir, tudo é possível. Pessoalmente, acho que eles podiam fazer BIO, SVQ, OVD e ZAZ, estas três ultimas com 2xw – – – – 5 – 7.

Comentar por Pete351

Bilbao seria excelente. Não sei como ainda não existe essa rota a partir do Porto. Será que podemos pensar seriamente numa surpresa ainda este ano por parte da Ryanair, Vueling ou Volotea?

Comentar por Anónimo

Das 3 acho que a Volotea é a que tem maiores probabilidade de, não só abrir a rota, como ter sucesso nela. Mas não tenho informação sobre o interesse concreto de nenhuma companhia em operar essa rota.

Comentar por Pete351

Coloco aqui as datas em que foram atingidos os milhões e os dias de diferença para o milhão seguinte:
1º 2011-03-16 74
2º 2011-05-16 61
3º 2011-07-10 55
4º 2011-08-26 47
5º 2011-10-19 54
6º 2011-12-30 72

Comentar por Angelo Campos

Obrigado pelos dados Angelo!

Comentar por Pete351

Também vamos ter a partir do próximo ano a entrada ao serviço dos novos barcos da Douro Azul, dois em 2013 e outros dois não sei se 2014.
Um deles que está vendido até 2018, penso eu que é este o ano, são com australianos. São poucos pax por barco, cerca de 128 por semana, mas grão a grão enche a galinha o papo.
Não se refere ao verão de 2012, mas somente ao verão.

Comentar por Angelo Campos

Não sabia que já estavam a vender para a Austrália, excelente noticia! Quantos mais, melhor!

Comentar por Pete351

Parabens Peter, pela entrevista no low cost Portugal.

Repareste os nºs da emigração em 2011, 150mil principalmente para Angola, Brasil e Inglaterra, ou seja, consolidaçao da Taag e quiça finalmente a rota tao falada para Manchester,

Comentar por monteiro75

Obrigado Monteiro!

Reparei sim, mas não esqueçamos que estes 150.000 são de todo o país e não são um caso isolado de 2011, senão que já se vem verificando desde há uns anos para cá. E claro, essa saída de pessoas gera fluxos que podem ajudar as rotas existentes, ou inclusivamente a criar novos destinos.

Acredito que tanto em Angola, como no Brasil como em Inglaterra ainda podemos crescer muito.

Comentar por Pete351

Eu nos meus arquivos tenho o dia 16 de Março, mas não encontro nos meus arquivos quando é que este valor foi anunciado.
Mas mesmo com uma redução em Março não sei se na época de verão teremos algum aumento, já que se assim for poderemos ter os seis milhões ou andar muito próximo desse valor.
Vamos ter fé, já que as novas rotas são anunciadas, já as que acabam, penso que já não é bem assim.

Comentar por Angelo Campos

À excepção de Março, Maio, Julho e Agosto em principio o Aeroporto vai crescer/manter os níveis de tráfego de 2011. No fim do ano, os dados devem andar sobre os 6 milhões.

Comentar por Pete351

É o efeito Carnaval.

Comentar por jferreira20

no facebook, eles dizem q atingiram esse nº o ano passado a 16 de Março (este ano temos 29/02), com a redução de lugares disponiveis neste inverno, nao me parece mt mau.

Comentar por rkz

Realmente não está mal, mas em Fevereiro o AFSC estava a crescer 1,6% no total anual…

Comentar por Pete351

Hoje foi registado o passageiro 1 milhão de 2012 no AFSC! Ou seja, levamos “3 dias de atraso” comparativamente a 2011, no caminho para os 6. Este atraso pode querer dizer que a queda de Março será significativa:

Comentar por Pete351

a 3ªFreq. para bolonha so vai durar 15 dias, 13/04 sera ultima 6ªf em q funicone a rota, será ja efeitos da nova rota para Veneza pelo Volotea??

Comentar por monteiro75

Parece-me ridículo que só se opere a 3ª frequência durante 15 dias, ainda para mais sabendo os resultados que teve em S11 (com 3xw). Mas a Ryanair é mesmo assim…

De qualquer forma não me parece que esta decisão tenha a ver com a Volotea.

Comentar por Pete351

“Em Fevereiro, o Aeroporto do Porto registou um crescimento de 6,3%, em passageiros, e um decréscimo de 2,6% em movimentos, o que se traduziu num total de 384.929 passageiros servidos (mais 22.780 pax) e de 4.108 movimentos processados, quando comparado com o período homólogo de 2011.”

um resultado extraordinario!!

Comentar por rkz

Um resultado importante e positivo sem dúvida. Amanhã publico as estatísticas com os dados já exprimidos.

Comentar por Pete351

Será que a rota para Bilbao nao poderá aparecer ainda este ano ou no proximo inverno IATA? digo isto porque o numero de rotas e companhias novas em bilbao é surpreendente. Alem disso, falou-se que seria a primeira base da volotea em Espanha no proximo ano, não sei porque estava a ver uma ligação em w para bilbao, algo como Palermo-Bilbao-Porto-Bilbao-Palermo

Comentar por Helder

Poder pode, não há nada que o impeça e o potencial está lá, mas vejo difícil.

O facto de abrirem rotas novas (7 se não me engano) até pode jogar contra essa possível ligação, ou contra uma possível base da Volotea (este ano).

As rotações dos aviões da base de Veneza já estão definidas e há realmente espaço para mais rotas em W, mas o tempo não chega para que uma delas seja a OPO.

Comentar por Pete351

além de Faro.. penso ja no novo areoporto low cost em Lx. Se manterem aqui as rotas q temos, e acrescentarem umas 5/6 q sejam realmente interessantes a nivel geografico, seria extremamente positivo. O q me preocupa mais neste momento é a privatização da ANA.

Comentar por rkz

Ainda falta muito tempo para o aeroporto low-cost de Lisboa estar operacional. Eles ainda nem sequer escolheram o sitio quanto mais fazer o projecto e executa-lo!

5/6 rotas novas durante 3 anos parece-me pouco. Só este ano, com os condicionantes que se conhecem, vão abrir 6 rotas novas (ainda que com poucas frequencias)…

Comentar por Pete351

Já há novidades do Iniciative:PT “2.0”. Vai estar dotado de 15M€ e vai incentivar principalmente rotas que combatam a sazonalidade. Novas rotas, aumentos de frequencias ou entrada de novos operadores em rotas estratégicas existentes poderão candidatar-se ao fundo.
O objectivo é trazer para Portugal 1,5 milhões de turistas através de 25 novas rotas e do reforço de outras 25.

Comentar por Pete351

Mas o inciative.pt 2.0 não terá a maioria dos fundos afetos ao aeroporto de Faro?

Comentar por Angelo Campos

Pelo que sei, não há fundos afectos a nenhum aeroporto. A distribuição dependerá do nº de rotas de cada Aeroporto que se classifiquem para receber o apoio do Iniciative:PT.
Na 1ªversão do programa, o que mais fundos recebeu foi FAO.

Comentar por Pete351

mais um plus para o aeroporto, sem duvida.
A partir de 16 de Maio mais uma frequencia desde Weeze, às 4ªF. (agora 4xw)
Continuo a sonhar com Bilbao e Berlim…..

Comentar por rkz

Sim, tem a ver com um novo avião na base de NRN. Amanha se conseguir vou escrever algo sobre isso.

Comentar por Pete351

Já abriu o novo hotel do Aeroporto (http://www.parkhotel.pt/). Uma opção importante para passageiros que venham de fora apanhar o avião ao Porto, e eventualmente para fizer conexões.

Já agora, alguém consegue ver o que está errado neste video?:

Comentar por Pete351

já está disponivel a 3ªfrequencia para Bolonha.

Comentar por zoficial

Sim, finalmente carregaram-a há uns dias.

Comentar por Pete351

está confirmado
Porto-Veneza 3xw, a partir de 24/04/2012
parece.me uma excelente noticia, além de uma nova rota, retira-nos a dependencia da Ryanair.

q te parece Pete? e q rotas futuras falas tu?

para qd a Vueling? Bilbao continua a ser um destino mt apetecido

Comentar por zoficial

Nós não estamos dependentes da Ryanair, mas se estivéssemos também não era com 3xw para VCE que o problema se resolvia.

Eu não falo de rotas futuras, o que digo é que há nichos de mercado que me parece que eles podiam aproveitar.

A Vueling quando quiser tem as portas abertas. Este ano, com a falência da Spanair eles vão crescer muito ali, portanto quem sabe.

Comentar por Pete351

Pete.. a Volotea Airlines vai anunciar amanha 10 rotas da nova base de Veneza..podera ser??

Comentar por zoficial

Há uns dias estiveram no Porto representantes dessa companhia e o B717 assenta que nem uma luva num OPO-VCE…mas atenção também a possíveis rotas em W (consigo pensar num par delas).

Comentar por Pete351

mensagem no faccebook no mural do Aeroporto do Porto:

“Aeroporto do Porto
Temos novidades para amanhã! Estejam atentos à nossa página.
****
We have news for tomorrow! Pay attention to our page.”

alguma rota nova???

Comentar por zoficial

Pois isso, há que estar atento à página. Se for o que eu estou a pensar (não posso garantir nada), lá para o meio-dia/13h já devem escrever algo.

De qualquer forma, nada como dar uma olhadela aqui para ver algumas das peças que faltam no “puzzle”: https://aeroportodoporto.wordpress.com/mapa/

Comentar por Pete351

a Ryan esta ansisosa para ir para Lx, qd tiverem o aeroporto low cost.. la para o final do ano. Vou entrar em força, nao haja duvidas, nao me admira nada q ponham logo a partida 5/6 aviões.
espero q nao sejamos prejudicados, mas tenho duvidas.
Precisamos de um lider no Norte, q defende com acerro os nossos interesses.

Comentar por rkz

Não me parece que consigam ter um aeroporto, por muito low-cost que seja, pronto até ao fim do ano. Mas como já comentei por aqui, o impacto directo em OPO será muito baixo, se algum. Mais importante parece-me o espaço que a easyJet vai deixar em LIS. A TAP (se tudo correr bem já privatizada) pode querer aproveitar e levar algum avião da nossa base para lá. E depois há a questão do modelo de privatização da ANA.

Sobre o líder completamente de acordo. Foi pena a Troika não ter obrigado o Governo a fazer a regionalização, como fez na Grécia. Se tivéssemos comunidades autónomas como em Espanha outro galo cantaria…

Comentar por Pete351

Já estive a ver como estão as rotações da base da Ryanair, e posso dizer que está uma confusão. Há dias em que temos turn-arounds de 30min ou mais, outros em que temos 5 aviões a sair de manha e acabarem de voar às 4 ou 5 da tarde e outros em que são precisos 6 aviões por causa de 1 rotação. Também pude confirmar que há espaço para a 3a frequência de BLQ, que está pré-carregada às 6as feiras.

Comentar por Pete351

Lx e Faro, mm com menos movimentos conseguiram aumentar o nº de passageiros. Pena q o mm nao tenha sucedido no Porto.
Ha alguma possibilidade de com a entrada da Ryanair em Bilbau, possamos ter essa rota a curto prazo (pelas minhas contas, em relação ao ano passado, existem pelo menos os 3 horarios de valencia por preencher, uma vez q este ano essa rota so se realiza 4x/semana)

Comentar por rkz

Mais importante que movimentos, convém ver o nº de lugares. No caso do Porto perdemos 10,2% de lugares e 2,6% de passageiros, enquanto em Lisboa perdeu só 1,9% de lugares e por isso conseguiu ganhar 1,7% de passageiros. O caso de Faro tem a ver com o facto da BMW ter apresentado o novo Serie3 no Algarve, o que FAO estima ter levado +21.000 passageiros. Faro está mais ou menos na mesma situação que nós.

Pouco provável. Pelo que me parece, com as actuais condições a Ryanair vai manter apenas MAD e BCN em BIO. A presença da FR em Bilbao não é uma coisa muito bem vista pela opinião pública local.

Comentar por Pete351

dada a conjuntura (económica e de quebra de movimentos) não me parece q os resultados sejam mau de todos.

Para o Sá Carneiro seria melhor: o aero low cost em lx em Sintra ou no montijo, ou seria indiferente??, seja qual for Ryanair, Wizzair, Vueling..etc .vao invadir aquillo rapidamente.

mais uma questao,
sera essencial para o nosso aeroporto q a privatização da ANA se faça em modulos?? isto é, se for a mm empresa a gerir os varios aeroportos, podemos ser prejudicados em relação a Lx ??

Comentar por monteiro75

Sim, dentro do possível estão bastante bons. Fico satisfeito por ver que algumas rotas estão a consolidar-se muito bem, e por ver que a procura que sustentava algumas das frequencias canceladas não desapareceu. Amanhã já devo ter o artigo pronto.

O falado Aeroporto LC de Lisboa, Sintra ou Montijo acaba por ser a mesma coisa. Até ver, só a Ryanair e a easyJet iriam para lá (a Vueling de certeza que se vai manter em LIS, e a WizzAir só não está em Portugal porque não quer).

O melhor, indiscutivelmente, é que o AFSC tenha um gestor diferente da Portela. Vender a ANA num pacote só pode ser um problema muito grande para OPO (para FAO em menor medida). E isto sem meter o NAL nas contas…

Comentar por Pete351

Já há estatísticas de Janeiro: 397.419 passageiros (-2,6%)

– Destaques do Mês:
• Companhias: Lufthansa (+28,4%); Transavia (+26,8%) e Air Transat (+21,3%).
• Mercados: Alemanha (+8,0%); França (+7,4%) e Bélgica (+5,0%).

Comentar por Pete351

E dos slots, não há novidades?

Comentar por jferreira20

Até ao final do mês deve sair a Use it or lose it.

Comentar por Pete351

Pete, obrigadíssimo pela sugestão. Vindo desta casa, tal convite assume-se como um elogio que muito agradeço 😀

A propósito….gostaria de enviar um mail. O aerOPOrto tem algum mail para onde possamos contactar diretamente o autor? 🙂

Comentar por max

Não tens nada que agradecer!

Podes usar o blogOPO@hotmail.com 😉

Comentar por Pete351

Olha q não
é tudo proveniente da base de Palma
e digamos q os horarios ate sao bem bons, da para passar o fds em Palma.

e já agora.. para quando Berlim?

Comentar por monteiro75

Berlim é quando alguém a quiser operar…eventualmente acontecerá. Dependendo de como estiverem as coisas, não me parece que passe de S13.

Comentar por Pete351

Uma pequena precisão ao comentário de monteiro75….aparentemente, e a avaliar pelos horários, os voos OPO-PMI serão realizados por aeronaves das duas bases. Dias 3 e 5 por aeronaves da base PMI e dia 7 por equipamento FR de OPO…

Comentar por max

Aos domingos continua a ser com avião da base de PMI. Ainda não vi como esta a utilização dos aviões do Porto para S12, mas parece-me que as rotações já estão bem definidas.

Aproveito também para convidar todos os a visitar o blog do max, o Air Low Cost Info, virado principalmente para os aeroportos nacionais e para as companhias mais importantes da Europa: http://www.airlowcost.info/

Comentar por Pete351

A SATA Internacional vai apresentar o plano de operações para este ano no dia 2, no Sheraton do Porto. Juntamente com as novas rotas e code-share com a TAP para BCN, MAD e ORY, é um sinal importante da aposta da SATA no AFSC. Fernando Vieira, director do Aeroporto do Porto vai estar presente nessa apresentação.

Comentar por Pete351

Podemos esperar novidades?

Comentar por jferreira20

Pouco provável. Quanto muito vão anunciar mais acordos para melhorar as ligações Açores-Porto-Europa, mas nunca se sabe.

Comentar por Pete351

Porto – Palma de Maiorca, via Ryanair – 3x, avião baseado em Palma.
isto pode ainda agravar mais a situação de si mais fragilizada da Air Berlin?? ou devido Palma ser um hub, pouco ou nada influi no nosso aeroporto?

Comentar por monteiro75

A situação da AB é frágil, por culpa deles. Foram incompetentes, lixaram-se.

Comentar por jferreira20

Verdade. Pensam que o Porto é um aeroporto regional espanhol que não tem alternativas e onde podem pedir dinheiro à descarada…resultado à vista. A ver se a Etihad põe ordem na casa o mais cedo possível e faz da companhia uma verdadeira Air Berlim (não uma Air Palma/Dusseldorf/Berlin).

Comentar por Pete351

Como já tinha dito há uns tempos (antes de se saber da entrada da FR), parece-me que os dias da AB no Porto durante o Inverno estão contados.

A Lufthansa, a crescer 22% em Novembro e 47% em Dezembro, agradece.

Comentar por Pete351

perguntas:
é possivel qiue a Iberia express entre no Sá Carneiro ainda este ano, e ja agora em q rotas?
e a Vueling, depois dos slots pedidos o ano passado, e do grande investimento q tem feito este ano em espanha, ha possibilidade de abrir alguma rota para cá, estilo Bilbau, tao desejada pelo Sá Carneiro.

ja agora como estao as ocupações neste 1º mes, do temivel ano de 2012?

Comentar por rkz

A ideia da Iberia Express é operar rotas domésticas a partir de Madrid. Portanto, não sendo de descartar no futuro a sua entrada, não me parece que seja projecto para este ano;
A Vueling já tem muito nas mãos com a falência da Spanair, não me parece que a vejamos por aqui assim tão cedo;

O mês ainda não acabou, portanto ainda não há dados para avaliar ocupações.

Comentar por Pete351

LPL passa a 3xw em Agosto.

Comentar por Pete351

Foi anunciado recentemente que a TAP iria voar para Abu Dhabi a partir de Lisboa, Porto e Faro e agora também para o Funchal.
A rota do Porto será para ser feita em codeshare, como é que tudo indica ou em voos diretos?

Comentar por Angelo Campos

O esquema é o mesmo do code-share da Etihad. Do Porto voos via GVA e BRU.

Comentar por Pete351


Obrigado jferreira!

Não é bem frequência extra, porque com 3xw fica igual a S11, mas ainda assim é uma boa noticia.

Comentar por Pete351

Infelizmente até hoje a terceira rota ainda não viu a luz do sol. Continua ainda em 37 e em S11 era 357.

Comentar por Angelo Campos

3ª rota ou 3ª frequência?

Comentar por Pete351

Pete queria agradecer.te a ti em especial pela criação deste blog informativo e desejar a todo o pessoal um feliz 2012, com mts viagens e apesar do ano dificil q temos pela frente tenhamos boas novidades em relação ao nosso aeroporto.

Comentar por zoficial

Obrigado zoficial! Bom ano para todos!

Comentar por Pete351

eu acho q só após aa privatização da TAP e da ANA, teremos novidades, ate lá nao penso q haja grandes movimentações.

Comentar por rkz

Em termos de programação é mais ou menos disso que estou à espera.

As privatizações acho que vão depender principalmente dos modelos escolhidos, bem como dos compradores.

Comentar por Pete351

Isto anda muito parado em termos de novidades.

Comentar por jferreira20

Nesta altura é normal, acontece por toda a Europa.

Comentar por Pete351

Pete que queres dizer com “os números em si são bem piores que -3,7% de passageiros…” ??

Comentar por rkz

Quer dizer que houve dados que não estava à espera de encontrar, principalmente no que toca a ocupações e carga. Se bem que quando escrevi isso não estava a contar com a greve, que é um atenuante bastante grande.

Comentar por Pete351

– O Aeroporto do Porto registou, em Novembro, um decréscimo de 3,7% em passageiros e 8,1% em movimentos, face ao período homólogo de 2010. Este resultado representa a primeira descida no tráfego mensal após 10 meses de crescimento consecutivos. Apesar da grande redução de lugares oferecidos (-10,6% face ao mesmo mês de 2010), trata-se de um resultado satisfatório, registando-se um aumento apreciável na taxa de ocupação das companhias aéreas.
– O resultado acumulado mantem-se bastante positivo, verificando-se um crescimento de 14,9%, com um total de 5.565.450 passageiros servidos, correspondendo a mais 722.524 passageiros. Com este resultado, o Aeroporto do Porto, ultrapassou o total de passageiros servido em 2010.

Comentar por zoficial

Sim, as estatísticas já saíram, e se os 6 milhões parecem bem mais próximos os números em si são bem piores que -3,7% de passageiros…

Comentar por Pete351

estatisticas de Novembro..alguém sabe de algo?
isto está muito mortiço.. novidades zero??!!

Comentar por monteiro75

As estatísticas de Novembro ainda não saíram, mas devem estar quase.

Não podem haver novidades todas as semanas! Nem em grandes aeroportos como ATL ou PEK isso acontece…

Comentar por Pete351

Quanto à HV, e avalaiar pelo TheAirDB de hoje, parece que a Transavia vai lançar Groningen e Maastricht para Faro regular.

Quanto aos slots da AF para OPO que, como aqui se disse, cabiam quem nem uma luva para uma operação à partida de Nice….a AF anunciou ontem seis novas rotas à partida do dito aeroporto francês, e nenhuma para o AFSC. Pode ser ser que ainda venha qualquer coisa…

Comentar por max

Eu não confio muito no AirDB, mas de vez em quando la sai alguma coisa certa…esperemos que essa duas se oficializem rapidamente.

Sobre NCE, por enquanto ainda não caiu nada, mas uma olhada nos horários dá para ver que há muito espaço para novas frequências. Por exemplo, só há voos à 1ª hora aos Domingos e as 3as só há um voo. Se a operativa for igual à das bases de MRS e TLS, então vamos ver mais rotas. Em Lisboa, se não me engano também pediram slots adicionais…

Comentar por Pete351

Sunwing confirmada para S12!

Comentar por Pete351

Curiosamente, a Transavia parece andar em movimentações positivas em todo o Portugal…para além das últimas novidades, também em Faro, onde são fortes, se possibilita um grande salto de capacidade

http://www.ana.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=118203580&att_display=y&att_download=y

Comentar por Anton Khmelinskiimax

Sim, mas em FAO é forte a Tranavia Holland (HV), não a Transavia France (TO), portanto amanha não devemos ouvir nada de especial para Faro. No entanto, os slots pedidos pela HV são muitos e a concretizarem-se podiam ser uma grande noticia para Faro. A easyJet também pediu bastantes slots relativamente a S11

Comentar por Pete351

Transavia.. vem ao Porto.. ao q diz no low cost portugal..anunciar a nova rota..Lx-Nantes..enfim..
Nos horarios de S12..nao exite voo ao sabado..Porto-Paris Orly, pode ser para colmatar essa lacuna. Daí o aumento das frequencias.
Pq reparando nas rotas da transavia.. a unica q podia ser adicionada.. seria alguma da Holanda.. Roterdao ou Amesterdao.
Mas nao me parece q anunciem nada de novo.

Comentar por rkz

A Transavia vem ao Porto para fazer o balanço do mercado Português, coisa que outras companhias costumam fazer em Lisboa. É de saudar que companhias como a Tranavia France decidam fazer esse tipo de conferencias no Porto. Eu não tenho problema nenhum em que eles vem anunciar rotas para outros aeroportos nacionais, da mesma forma que não tenho problemas quando se anunciam rotas para o Porto em Lisboa.

Nos horários de S12 o voo de sábado ainda não está carregado, mas durante o ano passado esse dia tinha 2 diario, que já estão incluidos nos slots. Os 2,5 adicionais são em relação a S11, e são da Transavia France (TO), não da Transavia Holland (HV) que não pediu slots no Porto.

Comentar por Pete351

Já saiu a 2ª lista de slots, que é basicamente igual à 1ª mas com pequenos ajustes:
http://slotsportugal.ana.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=118203559&att_display=y&att_download=y

Para quem ainda não sabe, na próxima 3ª feira a Transavia France vai organizar uma conferencia no Porto. Os slots atribuídos nesta última lista prevêem um aumento de capacidade de 2,5 voos semanais durante toda a temporada.

Comentar por Pete351

Já sobre a Ryanair e o SAL de S12.
Pelas minhas contas para efectuar as rotas até agora existentes e anunciadas (Dole) e contando com o pressuposto que Marraquexe não volta, eles precisam de 9598 slots. A Ryanair pediu 9.870 slots e tem pendentes 403. Eu, não sei se certo ou errado, costumo somar os dois valores para obter o valor total que no caso dá 10.273 slots.
Assim como a Ryanair ainda não tem horários para 6 rotas, salvo Tenerife Sul que já tem o horário da quarta-feira, ainda deduzo que poderá ser anunciada mais alguma rota.
Como me parece que têm acesso ao ficheiro dos slots, existe alguma hipótese de se saber se estou certo ou errado.
Reconheço que eles no verão de 2011 pediram um número exorbitante de slots para acabarem por não criarem nenhuma nova rota.

Comentar por Angelo Campos

Não podes somar os dois, porque os pendentes já estão incluídos no inicial request. Não há margem para novas rotas, salvo que façam um novo pedido ou que troquem frequências com outras rotas.

Comentar por Pete351

Vendo a lista de rumores de há uns dias, até nem está mau, é verdade que nao se vê a LH para MUC mas em contrapartida talvez tenhamos novamente a air france o que a correr bem talvez no futuro ponha uma ligação a CDG, temos a possibilidade de mais um voo para africa, a Ryanair com mais uma habitual carreira apra frança (era bem mais apetecivel SDR), o que até nem é mau, eu pensava que eles iam cortar bastante, TAP e EZY ainda com muitas slots pendentes o que nos pode dar alguma esperança, Resumindo, não ficamos com as “2 grandes rotas dos rumores” MUC pela LH e IST, mas até nem está mau. A partir daqui grandes novidades é dificil, não é?

Comentar por Helder

É assim, rumores são só isso…rumores!

Realmente foi pena a LH (eles ainda podem pedir os slots), mas caso a AF volte ao Porto, acho que podemos perdoar.

Os slots da TAP serão mais uma de “protecção territorial” do que propriamente para expansão. Em LIS também pediram um montão de slots (metade estão pendentes), e todos sabemos que a TAP não tem meios para tal expansão.

A easyJet foi a que me deixou mais preocupado. Na prática, a expansão que estaria pensada para o Porto quase de certeza não poderá avançar (para além de TLS). E a verdade é que com os slots que eles pediram, estaríamos a falar de uns 100.000 passageiros / +1 ou 2 rotas.

Em geral também estou satisfeito. Hipotéticos AF/NCE + VIE + BVC não está nada mau. Mas atenção, porque isto é só a 1ª lista de slots. Até ao inicio da temporada ainda muita coisa pode mudar, tanto para melhor como para pior.

Comentar por Pete351

Já agora a criação da LGSP – Lufthansa Ground Services Portugal, poderá ser mais tarde um estimulo para a criação de futuras rotas do grupo não?

Comentar por Helder

Depende, mas se conseguirem operar com custos mais baixos então será mais fácil ganharem dinheiro com as ligações actuais ou com eventuais novas ligações.

Comentar por Pete351

e a TAAG?

que flope a nova rota anunciada hoje pela ryan.

Comentar por monteiro75

A TAAG tem pedidos slots para 2xw. Mas mais uma vez, não esqueçamos o modo particular de trabalhar das companhias africanas…

Flope porque?

Comentar por Pete351

E a Turkish ardeu, certo?

Comentar por jferreira20

A Turkish era só rumor. A TK ainda tem muito mercado por explorar em Portugal (veja-se que só este ano LIS vai ter diário!) e acredito que mais cedo ou mais tarde vamos ter uma maior presença deles aqui.

Comentar por Pete351


Começando pelas “más” notícias:
– A LH não voltou a pedir os slots para MUC. Em compensação, parece que a Lufthansa vai fazer auto-handling às companhias do grupo (no Porto: LH, LX, LG e SN) em Portugal;
– A easyJet Switzerland pediu novos slots, no entanto estão todos ocupados por agora. O pedido é para 1 diário a mais;
– O mesmo filme com a easyJet (UK): muitos slots pedidos, e muitos pendentes. Pelas minhas contas, mesmo contando com 12xw a LGW (esta pode ser uma das causas de ainda não estar carregado) e com os voos para TLS sobrariam slots suficientes para mais de 1 diario.

As “boas” notícias:
– A Air France pode estar de volta ao Porto com aviões de passageiros próprios. A AF pediu slots para 2 voos semanais adicionais, número que cabe que nem uma luva numa hipotética rota NCE-OPO;
– A Nikki pediu slots este ano para operar 1 voo semanal durante toda a temporada. Parecem-me plausíveis dois cenários: reforço de PMI nos meses pico verão ou nova rota. No caso de ser una nova rota, o mais provável seria um VIE sazonal, a operar 2xw nos principais meses do verão;
– Os TACV pediram slots para 1xw durante toda a temporada. Pode ser desta que a rota da Boa Vista passa a regular;
– A Air Transat já tem os slots para YUL e para antecipar o 2º semanal para YYZ;
– A TNT pediu slots para 3 frequências adicionais, que se somariam ao actual diário. Seria um importante impulso para a carga do aeroporto.

Comentar por Pete351

ate poder o anuncio de um novo avião, mas que mais servira Marselha q o Porto.. a ver vamos. Pq estao fartos de anunciar possiveis novas rotas para Marselha, e ainda nao colocaram os horários de Marselha e Lille, e uma vez q neste Inverno um aviao baseado no Porto faz esse trajecto, não me admira nada.. q mm 1 ou 2 aviões sejam anunciados, so q efectivamente para aqui vai ter pouco impacto. Relembro q mt do pessoal de bordo vieram da base de marselha, como Marselha nao tem base.. os voos tem de ser feitos em W.

Comentar por rkz

Mas mesmo que esse possível avião acabe a fazer serviço para Marselha, ele tem que ter um slot para sair à 1ª hora da manha, e olhando para a distribuição, vê-se claramente que não há slots das 7:00 às 9:10 para uma operação durante a toda a temporada. Se bem que eles podem já ter pedido esse slot.

Mas este é só um dos problemas, porque o embarque de um 6º avião não poderia ser feito como é agora (uma das condições mais básicas da operativa Ryanair).

Comentar por Pete351

E de todas as formas, um avião baseado contribui sempre para as estatísticas, já que faz no mínimo um voo à primeira e à ultima hora.

Comentar por Pete351

conferência de imprensa Ryanair no Porto na proxima 2ªF – 28/11.
conversa da treta.. chantagem habitual neles.. ou novo avião??
quem sabe o que?
bom fds a todos e boas viagens, amanhã Madrid

Comentar por monteiro75

No convite a única coisa que diz é que se “falará sobre os mais recentes desenvolvimentos e planos da Ryanair em Portugal”. Provavelmente só a habitual publicidade grátis. A chantagem não funciona aqui e não sei se há slots há primeira hora para um 6º avião.

Aproveita Madrid!

Comentar por Pete351

depois de Dublin.. agora é Rodez que também volta. Ja tem horários carregados.
de santander alguém sabe algo?

jà gora alguem sabe qd põe a venda a rota para Toulouse?

Comentar por monteiro75

Rodez nunca foi a lado nenhum.

SDR é só um rumor, e depende principalmente da vontade do Governo da Cantabria.

Toulouse, como diz no tópico, estará à venda amanha. Se estiveres a pensar comprar um bilhete, os preços serão à volta de 28€/percurso.

Comentar por Pete351

Porto – Alicante e diário?

http://www.diarioinformacion.com/alicante/2011/11/19/grupo-alicantino-impulsa-linea-aerea/1192475.html

Comentar por Angelo Campos

Isso é só um projecto, duvido que esteja a funcionar já em S12 (se chegar a ir para a frente).

Comentar por Pete351

e quanto ao pedido de slots da TAP para Abu dhabi? Será de manter a esperança ?

Comentar por Helder

A TAP não pediu slots para AUH, pediu licença para explorar a rota. O mesmo é dizer que vai colocar o seu código em voos para lá via hubs europeus. No caso do Porto, estaremos a falar de voos Etihad via GVA e BRU.

Nem desde LIS a TAP vai ter voo directo.

Comentar por Pete351

E dos pedidos de slots, já se sabe alguma coisa?

Comentar por jferreira20

Ainda nada de novo, mas para estas rotas aparecerem é porque os respectivos slots estavam disponíveis.

Comentar por Pete351

vem no low-cost Portugal, excelente noticia. Concorrência? ou complemento? com Carcassone depende do ponto de vista. Mas sempre positivo, há mt que nao anunciavam novas rotas nas low cost.
venha berlim e santander!

Comentar por zoficial

Não acho que Carcassone nos deva preocupar muito. Como o avião que faz a rota é da base de OPO, o pior que pode acontecer é a rota ser cancelada e utilizarem o avião para outra mais interessante.

Sobre não se anunciar rotas low-cost há muito, é um assunto que já falamos por aqui. O equilíbrio 50% tradicionais 50% low-cost será a referencia.

Comentar por Pete351

mas isso é um desejo?? ou alguma novidade?

Comentar por monteiro75

Porto-Toulouse com a Easyjet

Comentar por jferreira20

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=34218

Já agora, isto são boas notícias.

Comentar por jferreira20

Isso deve ser das melhores noticias que podiam aparecer. Uma gestão independente da Portela vai trazer benefícios aos dois aeroportos.

Comentar por Pete351

Com a Turkish a anunciar Istambul-Corunha, podemos esquecer, certo?

E Alicante com a Air Alicante, como se tem falado, é para quando?

Comentar por jferreira20

A Turkish não anunciou nada oficialmente, que eu saiba. De qualquer forma, um LCG-IST não inviabiliza de forma alguma um OPO-IST.

A Air Alicante é só um projecto.

Comentar por Pete351

e novidades existem??

Comentar por rkz

Não, até porque eu só consegui ver a distribuição, não quem pediu os slots. Portanto só quando sair a lista que descrimina as companhias é que vamos saber mais.

Comentar por Pete351

Tive hoje acesso à distribuição de slots para S12, e posso-vos dizer que para as principais horas de ponta do Aeroporto os slots já estão todos pedidos.

Comentar por Pete351

Isto significa que, à partida, vamos ter mais tráfego em 2012, certo?

Comentar por jferreira20

Não quer dizer nada de concreto, até porque em S11 já haviam muitos horários completos, principalmente nesta 1a lista.

Comentar por Pete351

Pete.. mas são rumores.. com algum fundamento.. ou rumor de revista cor-de-rosa??

como esta o mercado actual só prevejo novas rotas com mt emigrante pelo meio (Munique, Hamburgo, Colonia, Nice, Andorra, Bilbao ou Santander), pq aventurarem-se a abrir novas rotas ludicas.. não me parece..digo eu.

No site da Taag continua a não aparecer rotas desde o Porto, isto porque? sendo q existe o tal rumor da 3ªfrequencia

Manchester?? a Ryan ainda ha pouco anunciou novas rotas para la e se houvesse vontade ja teraim aberto cá, digo eu.
Pode ser q com a abertura da base em Varsovia, caia ca alguma coisa.

Comentar por monteiro75

São rumores com mais ou menos fundamento, não são simplesmente opiniões de alguém que veio para a internet inventar rotas.

Eu tenho opinião contrária à tua. As rotas de emigrantes já estão bem cobertas (já agora, Andorra? com que aeroporto?), e agora há que apostar ou em mercados emissores ou em rotas de negócios. Aliás, se reparares bem destas rotas não há nenhuma que seja “lúdica” (suponho que com lúdica queres dizer para os portugueses irem passar umas férias lá fora). Quanto muito, SDR e IST podiam caber nesse perfil.

A questão da TAAG pode ter a ver com a 3ª frequência, mas também com eventuais problemas com slots. Não é motivo de preocupação.

O rumor de MAN é uma história longa, e curiosamente tem a Ryanair ao barulho. Segundo o que eu percebi, o Aeroporto de Manchester tinha em cima da mesa uma proposta de uma companhia (alguns dizem TAP, outros easyJet) para operar para o Porto em S12, aquando da abertura da base da Ryanair. Assim, MAN terá pressionado a Ryanair a não abrir esse destino. Pessoalmente, e atendendo ao histórico da FR nas linhas Inglaterra – Porto (3 rotas de 5 canceladas!), acho que é melhor assim. Ter uma rota durante 1a ou 2 temporadas não serve.

Mas como já venho dizendo por aqui, não se fiem muito na Ryanair para continuar a ser o motor do AFSC…

Comentar por Pete351

E quanto às más notícias, Pete? Que cortes teremos?

Ah, e ainda há espaço para mais uma companhia a fazer Porto-Madrid?

Comentar por jferreira20

Os únicos cortes que estou à espera são o da RAM a CMN e da easy a MXP e LGW). Quando tiver tempo edito o artigo com essas alterações.

Se for a Air Europa acredito que sim, a rede de destinos deles é bastante particular. A sair alguma companhia prejudicada teria que ser a IB (a ver como fica o projecto da Express). Para mais, em Vigo estão a cortar bastante a capacidade nessa rota e eventualmente podíamos contar com um ou outro passageiro de lá.

Comentar por Pete351

Na pagina da Royal Air Maroc ainda se encontra no motor de busca o destino Porto! Interesse em voltar?

Também a Air Europa tem no seu motor de busca o destino Porto, no entanto não o vende nem mesmo em codeshared com a TAP. Novidades para breve?

Comentar por OPOcatering

Conhecendo os métodos de trabalho deles, seria mais preguiça ou distracção.

A RAM para voltar a operar CMN precisava muito do code-share com a TAP e de paciência para assentar a rota.

A Air Europa vende já desde há muito tempo voos desde o Porto para os seus destinos americanos através dos voos OPO-MAD da TAP.

Comentar por Pete351

já agora, curioso que nenhuma dessas rotas estejam entre as potenciais exepto munich mas que ja vai ser iniciada pela Sata, se bem que pela LH é bastante melhor

Comentar por Helder

Bem, LAD estava até à pouco tempo. De qualquer forma, a lista é só uma indicação e há sempre outros destinos em cima da mesa. Agora, claro que os aeroportos preferem focar-se em algumas rotas em detrimento de outras, o que não quer dizer que essas outras não tenham potencial (o caso de SDR seria um aparte).

O objectivo da LH operar MUC não é tanto o ponto-a-ponto, mas mais a capacidade adicional de conexões. A rota de FRA está a chegar ao limite razoável de capacidade (lembrar que 2011 deve acabar como o melhor ano da LH em OPO), e a LH tem duas opções: ou reforça a operação ou começa a perder passageiros para a concorrência.

Agora, se pensarmos que MUC é o maior mercado ponto-a-ponto por explorar na Alemanha; é o 2º hub da LH; e que MUC estar a pressionar a companhia para abrir essa rota…

Comentar por Pete351

berlin, vueling e wizzair não há nenhum rumor? Já agora gosto bastante dos banners para cada companhia aerea com informações dos voos disponiveis, acho bastante util e acessivel, so para dizer que o da noticia da sata nao esta a funcionar.

Comentar por Helder

Nenhuma das 3, nem Berlin, nem Vueling nem Wizzair. Mas lá está, rumores são só isso mesmo, rumores. Por exemplo, nada fazia prever que a Air Transat tornasse YUL regular (bem pelo contrário, os rumores diziam que a operação do Porto ia levar tesourada) e no final foi o que aconteceu. No entanto, CPH e MUC já eram falados há muito e concretizaram-se, portanto é esperar para ver (mas eu não tinha grandes esperanças para a Wizz em S12).

O problema da barra já está resolvido 😉

Comentar por Pete351

Coloquei as questoes, da vueling pelo pedido de slots da temporada anterior, e da wizzair, pq sempre me pareceu uma boa alternativa ponto a ponto para a europa de leste. e vendo estatisticas, por exemplo do aeroporto de zaragoza que tem uma média de cerca de 5500pax por mes em 2 rotas para a romenia, nao seria o nosso aeroporto mais rentavel se tivesse por exemplo 2 rotas para varsovia e budapeste??

Comentar por Helder

Sim, eu percebi.

A situação da Wizzair em Zaragoza tem uma explicação muito simples: subvenção anual e grande comunidade de romenos na região. O problema é que a Wizz parece querer expandir-se mais em Espanha antes de entrar em Portugal, daí eu ter falado em S13. Mas sim, WAW e BUD são rotas pensadas para serem operadas por eles.

Sobre a Vueling, esperemos para ver o que sai desta slot list, se bem que eu não espero que eles apareçam outra vez. De qualquer forma, a ver como fica a falada expansão em BIO e as rotações dos novos aviões da base de BCN.

Comentar por Pete351

Se isso se confirmasse era incrível. De qualquer forma, era preciso cair um santo do altar para a TAP abrir uma nova rota daqui.

Comentar por jferreira20

Ahah, às vezes parece que nem isso!

Agora mais a sério, a nova reorganização do “hub” do Porto pode permitir abrir uma ou outra frequência (veja-se o reforço de Natal e Ano Novo). Ainda não comecei a quadrar as rotações mas quem sabe. Pelo que tenho lido (porque o rumor vem de Inglaterra), os ingleses estão muito interessados na rota.

Comentar por Pete351

Neste momento existem rumores sobre as seguintes ligações:
– MAD com a Air Europa;
– SDR com a Ryanair;
– MAN com a TAP ou easyJet;
– MUC com a Lufthansa;
– IST com a Turkish Airlines;
– 3ª frequencia para LAD com a TAAG;

Alguns são mais fortes do que outros, mas o panorama de rumores (são só rumores!) é este.

Comentar por Pete351




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s