aerOPOrto


Verão IATA 2019 (S19)
Rota S18 S19 Lugares Δ%
A3_L ATH 2xw 2-3xw +10.000 +70%
+1xw +10.000 +70%
UX_l MAD1 14-21xw 21xw +80.000 +110%
+7xw +80.000 +110%
TS_L YUL 1-2xw 1-3xw
+1xw
U2_L NCE 3xw +30.000
+3xw +30.000 <5%
IB_L MAD1 25xw 26xw +5.000 +5%
+1xw +5.000 +5%
VK_L VIE 2xw +25.000
+2xw +25.000
LH_L MUC1 7xw 14xw +70.000 +100%
+7xw +70.000 +20%
AT_L CMN 4xw 6-7xw +20.000 +60%
+3xw +20.000 +60%
FR_l ALC 2xw +25.000
BRU1 7xw 9xw +25.000 +30
BVE 2xw +25.000
CAG 2xw +25.000
CPH 3xw 2xw -10.000 -35%
DUB 5xw 6xw +10.000 +20%
LIS1 21xw -240.000 -100%
LUX 6xw 7xw +10.000 +15%
MAN 0-3xw 3xw +10.000 +45%
MLA 2xw 3xw +10.000 +50%
MRS 7xw 8xw +10.000 +15%
RAK 2xw +25.000
STN 18xw 19xw +10.000 +5%
SVQ 3xw +35.000 +50%
TSF 2xw +25.000
-2xw -15.000
LX_L ZRH1 5-11xw 9-12xw +20.000 +25%
+4xw +20.000 +15%
TP_L BRU1 14xw %
EWR1 2xw 7xw
LYS1 14xw
MAD1 12xw 19xw
MUC1 7xw
+47xw
TK_L IST 7xw 7-10xw +20.000 +30%
+3xw +20.000 +30%
W6_L WAW 2xw 2xw +5.000 +20%
+5.000 +5%
+5 +73xw +270.000 +3%

_________________________________________________________________

Dados GDS 10 Outubro 2018                     Comparação relativamente a S18

1: Rota também operada por outra(s) companhia(s)

A tabela apenas reflete as alterações às operações das companhias

Mudanças de capacidade com pouca expressão podem não ser consideradas. Valores absolutos arredondados a múltiplos de 5.000. Percentagens arredondadas a múltiplos de 5%, excepto para o total do aeroporto.

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211 comentários so far
Deixe um comentário

Pete, para uma entrada possível da Laudamotion postulavas que tipo de rota?

Comentar por Antacar

Em declaração ao JN a Ryanair afirma continuar com a rota Porto-Lisboa

Comentar por Antacar

Onde é possível encontrar essa notícia?
Já pesquisei e não vi nada!

Comentar por CVP

Foi o colega meu que a fez, não a irá publicar para já!

Comentar por Antacar

Seria excelente. só não percebo porque não está já aberto a reserva no site deles… Só dá até final de Março, o que já começa a ficar muito próximo. E, caso seja para manter, penso que a oferta deles seria 4,6 Milhões / ano e não 4,2 Milhões como referiram….
Mas seria excelente as novas rotas e manter também Lisboa.

Comentar por Diogo

Se realmente continuar e os 4.2 milhões tiverem sido só um lapso, excelente.

Antacar, por acaso o teu colega não perguntou sobre o porquê da previsão não bater certo?

Comentar por Pete351

Pete, irei questionar-lhe!
Daí ainda não ter publicado nada, ainda tem que reunir mais informações…

Comentar por Antacar

Notícia fresquinha:
http://www.presstur.com/mercados/ryanair-garante-continuidade-dos-voos-lisboa–porto-no-proximo-verao-3/

Porto-Lisboa para manter com a Ryanair no próximo Verão!
Muito bom

Comentar por Diogo

É uma excelente notícia a continuidade da rota OPO-LIS pela Ryanair. Uma rota tão grande merece mais que um operador.

Comentar por CVP

Só falta saber se não há redução de frequências, é que os números não batem certo desta forma.

Comentar por NunoPinheiro

Com o número de reduções que a Emirates está a fazer entre abril e maio será previsível uma entrada no Porto nestas condições ?

Comentar por Antacar

As reduções prendem-se apenas com obras no aeroporto do Dubai. Se pode afectar uma entrada nesse período, a partir de junho volta tudo ao normal.

Comentar por João Ferreira

Mal estaríamos se estivéssemos à espera que reduções em Lisboa se traduzissem em aumentos no Porto. Não me lembro de nenhum caso em que tenha acontecido.

O que precisamos é que as coisas lá corram o melhor possivel.

Comentar por Pete351

Falo mais concretamente em reduções gerais de operação:
https://www.routesonline.com/news/38/airlineroute/281007/emirates-2q19-service-reduction-update-as-of-12oct18/

Comentar por Antacar

É isso, diz lá no inicio até “when runway maintenance project at Dubai International Airport (DXB) takes place”. São todas reduções temporárias.

Comentar por Pete351

A Vueling deixará de vez o Porto ?
Isto porque não existem voos para Zurique e Amesterdão.
Paris continua com 7xw, mas Barcelona reduz para 6xw

Comentar por GOC

Continuo a ver tanto os 13xw para Barcelona, como o diário para Paris. Os voos para Zurique e Amesterdão realmente não estão, mas daí à Vueling deixar o Porto vai um grande salto.

Comentar por Pete351

Atualização – 10-10-2018:

IBERIA

Reduz para 23xw (corte às segunda, terças e sábados)

Comentar por MSA

Tb considero estranho mas existem condicionantes que não podemos ignorar, como por ex o preço do combustível.
Mais bizarro seria terem operações mais relevantes no inverno do em S.
Não será grande exemplo mas os dados de ocupação da Latam, hoje revelados, demonstram arrefecimento…
Vamos ainda acreditar que são ajustes para implementar o night stop ( não baterá certo o eliminar operação à 2 feira mas….)
Quatro voos por dia teem eles de Santiago de Compostela que não tem, nem do longe, o potencial do AFSC.

Comentar por Luís Teixeira

Mas Santiago é tipo ponte aérea portanto não é directamente comparável com o AFSC.

O NS era realmente importante.

Comentar por Joao Carvalho

Estão lá os 26 semanais todos MSA, deviam estar a fazer algum ajuste na programação quando viste. Ou viste em Agosto? Porque em Agosto eles têm sempre menos voos.

Luis, da LATAM suponho que estás a falar de Lisboa, mas a rota acabou de começar. Por outro lado, que seja visivel a sobrecapacidade no Lisboa-São Paulo, isso não reflete arrefecimento no Porto…

João, realmente nem Santiago-Madrid tem nada a ver com um serviço tipo Ponte Aérea, nem com o Porto-Madrid. Porto-Madrid deve acabar o ano com uns 100.000 passageiros mais que Santiago-Madrid.

Comentar por Pete351

RÁDIO RENASCENÇA, 09/10/2018: A companhia aérea Ryanair anunciou esta terça-feira que vai investir cerca 100 milhões de euros para criar 12 novas rotas em Portugal para o verão de 2019 a partir de todas as bases, pretendendo continuar a apostar no país. “É cerca de 100 milhões de euros de investimento no próximo ano nas 12 novas rotas, três desde a Portela […], seis desde o Porto e três desde Faro”, disse o presidente executivo da empresa, Michael O’Leary, em declarações à agência Lusa, à margem de uma conferência de imprensa em Lisboa. (…) https://rr.sapo.pt/noticia/126909/ryanair-investe-100-milhoes-para-criar-12-novas-rotas-em-portugal

Comentar por Jose Antonio M Macedo

O horário de Verão da Ryanair em Portugal vai trazer:

Em Lisboa:
• 3 novas rotas para: Bordéus (5 x semana), Clermont (2) e Edimburgo (2)
• Mais frequências para: Berlim, Bruxelas, Bolonha, Dublin e Manchester
• Total de 29 rotas
• 3,4 milhões de passageiros p.a.
• 2550* postos de trabalho

No Porto:
• 6 novas rotas para: Alicante (2 x semana), Brive (2), Cagliari (2), Marraquexe (2), Sevilha (3) e Veneza Treviso (2)
• Mais frequências para: Bruxelas, Dublin, Londres Stansted, Luxemburgo, Malta e Marselha
• Total de 57 rotas
• 4,2 milhões de passageiros p.a.
• 3150* postos de trabalho

Em Faro:
• 3 novas rotas para: Berlim (2 x semana), Milão Bergamo (2) e Londres Southend (5)
• Mais frequências para: Birmingham, Dublin, Leeds e Manchester
• Total de 36 rotas
• 2,7 milhões de passageiros p.a.
• 2025* postos de trabalho

Em Ponta Delgada:
• Total de 5 rotas: Lisboa (2 x dia), Frankfurt Hahn (1 x semana), Londres Stansted (1), Manchester (1) e Porto (6)
• 400.000 passageiros p.a.
• 300* postos de trabalho

Na Terceira:
• Total de 2 rotas: Lisboa (4 x semana) e Porto (2)
• 103.000 passageiros p.a.
• 75* postos de trabalho

Comentar por Eu mesma

Pena não incluírem Málaga, ainda não é desta!

Comentar por Glow

Cancelar Lisboa ??
Sou passageiro frequente desta rota várias vezes por semana dado o emprego que tenho.
Comigo seguem vários colegas de profissão, vários professores, deputados. Como é evidente também viajam outros de passageiros. Isto para dizer que os avião vão quase sempre cheios !
Nem consigo acreditar que isto vá acontecer…

Comentar por Antacar

Antacar, ocupações altas não significam rentabilidade. A verdade é que uma pesquisa rápida permite ver que OPO-LIS é das rotas, se não a rota, com mais promoções e preços mais baixos. Para além disso, em meia hora no ar, não devem ter muito tempo para vender raspadinhas, cheeseburgers e perfumes.

Comentar por João Ferreira

Exatamente, no caso da Ryanair isso é mais que evidente, porque o sistema está desenhado para que o avião vá sempre cheio, independentemente das tarifas.

João, a lógica destas rotas curtas acaba por ser diferente. Eles não vendem os cheeseburgers, mas a tarifa por km geralmente acaba por ser mais elevada (os custos também, mas se a rota tiver viabilidade dá para cobrir essas vendas a bordo tranquilamente). Pensa que uma tarifa de 25€ Porto-Lisboa, por km, equivale a uma de 230€ Porto-Varsóvia. Se deres um olho no que são os preços Porto-Varsóvia, vais ver que seriam necessários muitos perfumes/comida/malas/etc para um passageiro chegar a esse valor.

Comentar por Pete351

Revejo-me nas palavras do Antacar. Compreendo que o potencial da rota seja muito fraco para a empresa, mas retirar assim 21xw ?
Também sou passageiros frequente da rota. Tal como eu, muitos colegas de profissão estão a pensar numa alternativa a esta situação e a alternativa passa por sair de casa um dia mais cedo e chegar a casa um dia mais tarde. Nem irá compensar vir a casa ao fim de semana.
Deixo também o meu testemunho relativamente aos passageiros em trânsito no Porto. Comecei a partilhar o avião com muitos estrangeiros que vinham de Lisboa para outros destinos (via Porto). Eram cada vez mais e dia após dia os aviões seguiam cada vez mais cheios.
Não será fácil “engolir” este corte…

Comentar por GOC

também acho este corte grave por esse mesmo motivo GOC

Comentar por Allure

Retiram os 21xw porque é uma rota que precisa de frequência, provavelmente com 14xw o problema ia-se manter e com menos já não faz sentido.

Há sempre a Ponte Aérea, que a nível de frequência até é bastante melhor, imagino é que a saída da Ryanair se vai notar nos preços até (ou se…) a TAP aumentar a capacidade. Agora, pelos preços que a Ryanair praticava a maioria das vezes, provavelmente só mesmo de comboio.

Comentar por Pete351

6 novas rotas da Ryanair:

3 que passam do inverno (Marrakesh, Sevilha e Cagliari) e 3 novas, sendo que só se sabe ainda Alicante 2xw

Comentar por João Ferreira

Brive e Veneza-Treviso são as outras.

Comentar por João Ferreira

Alicante (2x), Brive (2x) e Veneza Treviso (2x)
a rota para Lisboa não aparece no sistema, terminou?

Comentar por zoficial

Bom Alicante já está, agora falta Bilbao e Málaga.

Roma é que continua fraca.

Comentar por Allure

57 destinos diretos do Porto para destinos europeus (tirando Marraquexe)! É realmente de louvar, não sendo grande fã da Ryanair (ainda assim viajo muitas vezes com ela) tenho que dar a mão à palmatória! Enquanto umas concretizam outras é só blábláblá. Espanha, Alemanha, França, Itália (tirando Roma) são países bem cobertos pela rede Ryanair.

Já começamos a ter boas notícias, pois as coisas não estavam a ser animadoras. Com os aumentos da Swiss e Lufhtansa, para além do que já constam na tabela, temos boas perspectivas para S19. Ainda assim, uma entrada da Emirates teria, até mesmo psicológico, um efeito enorme no AFSC.

A ver vamos…

Comentar por Diogo

Alicante e Veneza eram daquelas rotas óbvias, se bem que podiam ter sido mais ambiciosos com Alicante. Para Veneza só 2 semanais é manifestamente curto. Interessante também recuperarem Brive, embora, mais uma vez, a preferência por muitos destinos e poucas frequências continua a criar problemas.

Espanta-se como é que acabou por passar desapercebido o facto da Ryanair prever transportar em 2019 menos passageiros que em 2018 no Porto.

Comentar por Pete351

Pete, diminuição? será por deixarem de operar a rota Porto-Lx ??? é que ninguém fala desse tema, mas o facto é q LIS não aparece no sistema a partir de abril.

Comentar por zoficial

A ser o corte de 3 diários para Lisboa, vamos ter uma queda enorme nos pax para Lisboa. 3 diários para Lx em 737-800 equivalem, em n.º de pax, a uns 10 voos nas avionetas da TAP….

Comentar por Diogo

Mas existe forte possibilidade que a rota de Lisboa seja cancelada, ou estão apenas a fazer ajustes na temporada de V19? Caso seja real, qual poderá ser o motivo?

Comentar por Carlos M.

Eu não sei se é por cancelar Lisboa ou se haverão outros ajustes a fazer, mas por agora é o que parece mais provável.

Comentar por Pete351

Conferência de imprensa, Ryanair, amanhã em Lisboa, às 14h. Devem anunciar o calendário de Verão para Portugal.

Comentar por Zoficial

E vão malhar na ANA 😀

Comentar por João

Ainda não sei quais são ao certo as do Porto mas é de salientar que são 6 novas rotas ao passo que em Lisboa são 3.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/ryanair-lanca-12-novas-rotas-em-portugal-no-proximo-verao

Comentar por oscar

Atualização 08 Outubro 2018

Ryanair

Pré carregado dois voos semanais para Marrakesh em avião base Marrakesh.

Pré carregado sétimo voo semanal (sextas) para Luxemburgo tal como irá acontecer este inverno.

Comentar por skiespassion

Esqueci de dizer que só aparece na aplicação android.

Já agora mais aumentos da Ryanair

BRU passa para 9 semanais (+2 semanais qua/dom)
STN passa para 19 semanais (+1 semanal qua)
DUB passa para 6 semanais (+1 semanal sab)
MRS passa para 8 semanais (+1 semanal qua)

Lisboa continua uma incógnita!

Comentar por skiespassion

Bom sinal que estejam a escalar essas rotas com mais frequências. Já era importante antes, mas com as ligações via Porto mais importante ficou.

No caso de Marselha, os 2 voos das 4ªf estão programado com 15min de diferença um do outro, um pouco estranho. Veremos o que dizem hoje na conferência de imprensa.

Comentar por Pete351

Atualização 05 Outubro 2018

Swiss

Pete, creio haver aumento para ZRH logo desde 31 Março 2019

2018 (ZRH1 5-9xw 6-11xw)
2019 (ZRH1 9xw 9-12xw)

GVA creio manter
(GVA1 6xw 6-8xw)

Comentar por skiespassion

Zurique acaba por ser a mesma situação de Munique, é um dos hubs do Grupo LH que onde vão investir mais nos próximos anos, investimento esse que precisa de ser apoiado com rotas que alimentem o hub. Para Genebra parece-me que também há mais semanas com voo diário, mas nada de muito significativo.

Creio que já não era sem tempo a Swiss ter uma operação minimamente decente entre Zurique e o Porto. Pena, ainda assim, a relação com a TAP continuar fraca, porque aproveitando ao máximo os voos das duas ficava uma operação excelente (idem para Genebra).

Comentar por Pete351

Atualização 05 outubro 2018

Lufthansa

Carregado e à venda um segundo voo diário (desde 31 Março 2019) para Munique em Airbus A320, com um horário um pouco “marado”!

Enquanto umas prometem outras avançam!

LH1770 A320 MUC 23:00 00:50 OPO
LH1771 A320 OPO 01:50 05:35 MUC

Comentar por skiespassion

3 voos diários para Munique parece-me um bocadinho exagerado.
Claro que isto é para alimentar o HUB da LH, a TAP pela certa terá codeshare para este voo com a LH.
Mas continuo a achar que ter o mesmo (neste momento) que existe pata Frankfurft para uma rota que ainda não tem a mesma maturidade (começou à pouco tempo) me parece demais. Mas vai correr bem!!! 🙂

Comentar por CVP

Muito boa noticia! Parece que começaram a ganhar o gosto a estas partidas durante a noite, que na minha opinião fazem bastante sentido. O custo de oportunidade é quase inexistente e o efeito hub é maximizado.

CVP, provavelmente no 1º ano a coisa não vai ser muito famosa, mas depois estabiliza. A TAP e a Lufthansa trabalham bastante bem uma com a outra, pelo que no fundo a rota fica com 3 diários para ligações.

Comentar por Pete351

Excelente noticia e claramente vemos a Lufthansa a reagir ao crescimento das rivais no Porto.

É um optimo sinal e vai permitir um reforço de ligações importante.

Comentar por Joao Carvalho

Pete, quantos aviões da TAP estarão alocados ao Porto em S19?

Comentar por MSA

MSA ainda é um bocadinho cedo para se saber isso.
Vive-se alguma instabilidade no que respeita à aviação em geral.

A Ryanair com as suas “greves” já fechou 3 bases, verdade seja dita que esses aviões são ser recolocados em algum lado, mas acredito num ano mais conservador para a Ryanair.

A Easyjet não vive melhores dias, no nosso caso particular vivem com a dificuldade de ter o 4º avião aqui baseado com alguma estabilidade de pilotos e tripulação, mas o maior problema é o Brexit com a UE a dizer que os aviões ingleses vão andar às voltas por Inglaterra (sim, estou a exagerar um bocadinho).

A TAP sinceramente ainda não se percebeu muito bem, mas vai aumentar 1 avião com a ponte aérea e depois aumentará com os novos aviões, não se sabendo ainda o que acontecerá com o A330 que aqui está “baseado”.

A Ibéria aumenta, aumenta mas não faz o essencial, ter um avião em night-stop no Porto como faz a LH.

Da Transavia não são previstas grandes alterações para além de um reforço pontual para Paris que não leva a adição de aviões baseados no Porto.

Bem podia continuar aqui a debitar mais, mas não encontro nada de relevante daquilo que vou analisando, mas gente melhor informada que eu poderá dar informações com mais precisão.

Comentar por CVP

MSA, por agora parece-me que estão 10 na base. Suponho que para fazer o aumento previsto sejam precisos mais 2 ou 3 aviões, pelo que ficaríamos com 12 ou 13 no total. Os ATR da Ponte Aérea estão agora todos baseados em Lisboa.

CVP, realmente ainda é um bocado cedo para fazer previsões de fecho. Mas sobre o caso da easyJet, lembra-te que a maioria dos Airbus estão a ser registados na Austria sob a easyJet Europe, pelo que a nivel de Brexit a questão é mais nas rotas de/para o Reino Unido. Mas isso vale para a easyJet como para as outras todas.

Comentar por Pete351

Wizz Air

Também já tem à venda Budapeste, só que duas frequências semanais.
Pode ser carreguem mais tarde a 3a.

Comentar por skiespassion

A subida do preço do petróleo não deve ajudar nada.

Comentar por João Ferreira

O 3º semanal foi um reforço de Verão, é normal que ainda não esteja carregado.

João, seguramente que sim. A sorte é que estas rotas estão agora a atingir alguma maturidade, e em principio devem conseguir aguentar o maior custo do combustível. Fica é mais dificil para crescer em frequências.

Comentar por Pete351

Ryanair

Pré carregado os voos para Sevilha.

Comentar por skiespassion

Mais 3 semanais para a lista.

Comentar por Pete351

Atualização 28/09/2018:

Air Transat

Montreal (YUL) – 3xw operados com A321LR (em toda a temporada)
Terças, Sextas, Domingos

Toronto (YYZ) – 3xw operados com A330-300 (em toda a temporada)
Segundas, Quintas , Sábados

Comentar por MSA

Bom indicador sendo que seria bem preferível Toronto em 321 LR com mais operações.
Pode ser que melhore

Comentar por Luís Teixeira

Então há aumento certo? Montreal era só verão certo? Muito bom 🙂

Comentar por Diogo

Montreal continua só com Verão. Aumentou foi 1 frequência semanal

Comentar por MSA

Fica mais ou menos a mesma capacidade em ambas, dependendo do que for o número de lugares exatos nos A321, mas com a vantagem de Montreal passar a ter 3 voos por semana.

À medida que a Air Transat vai recebendo os A321, acredito que acontecerá o mesmo a Toronto.

Comentar por Pete351

Pete, mas existe aumento mais de 5% para constar na tabela ?

Comentar por MSA

Creio que não chega a 5%, mas vai depender da configuração dos 321 para transatlânticos. Mas pode ir para a tabela à mesma, porque há diferença significativa em número de frequências.

Comentar por Pete351

Easyjet: em 2019 – Ibiza volta a ter os mesmos moldes deste ano, ou seja 2x/sem de 26/06 a 31/08

Comentar por zoficial

Atualização – 27/09/2018:

Conselho de Administração da TAP vai reunir nos Açores pela primeira vez!
https://norevista.pt/2018/09/25/conselho-de-administracao-da-tap-vai-reunir-nos-acores-pela-primeira-vez/

Existem várias informações a serem confirmadas após esta reunião:

OPO-TER: 6xw

E ainda:
Reforço para LIS-PDL com nº de voos e A330 alocado à rota LIS-TER

Comentar por MSA

Mas isso significaria mais um avião no Porto.
Isto porque tenho informação que os horários serão idênticos a OPO«»PDL (que correu bastante bem!)
Tudo isto pode implicar a criação de uma nova rota, como Roma com 14xw ?

Comentar por GOC

Teremos que esperar para perceber se realmente se confirma o que avancei e que acho que também já foi avançado neste mesmo espaço.

Comentar por MSA

Os blogs açorianos apontam como certo a rota OPO-TER pela TAP com 6xw em code-share com a Azores Airlines o que permite fazer os 7xw (contando com o 1xw da Azores).

Comentar por Antacar

A TAP vai anunciar 6 voos semanais em A319 para a Terceira a partir do Porto.

Comentar por yellowstone

A partir de quando e de onde vem essa informação?

Comentar por MSA

Parecem-me voos a mais para a Terceira, com todo o devido respeito e necessidades que a rota bem merece…
A ser verdade, que corra bem 🙂

Comentar por Diogo

De onde é que essa informação saiu ?!.

Comentar por José Freire

Não me parece de todo verdade tal aposta da TAP numa altura em que a Azores Airlines aposta em 1xw BOS (via TER).

Comentar por GOC

Pete, dispões de alguma informação sobre isto ?
Os Açorianos dão como certo …

Comentar por MSA

Não tenho nenhuma informação dessa operação, aliás, continuo à espera desse anuncio que está sempre a chegar mas nunca chega.

Comentar por Pete351

Easyjet, venda de voos até Junho/19, à 1ªvista as frequências mantém-se as mesmas, mas Nantes com avião baseado lá, que pode abrir vagas para ou novas rotas ou mais frequências para já existentes.

Comentar por zoficial

Sim, tudo na mesma aparte da adição de Nice. Bem visto a rotação de Nantes passar para lá, é uma diária que fica libertada com avião do Porto, a ver o que é que fazem com isso.

Comentar por Pete351

A Easy jet necessita de meios para assegurar convenientemente as operações para Zurich e Ibiza.
Em S18 para entrar Ibiza, Zurich ficou com uma operação semanal.
Outro avião baseado é que era desejável.

Comentar por Luís Teixeira

Certo, mas para cobrir isso basta espaço para 2 rotações semanais entre Junho e Agosto. Nantes liberta 7 rotações semanais durante toda a temporada.

Outro avião parece-me dificil neste momento, embora como se viu com Nice, isso não seja impedimento para continuarem a crescer.

Comentar por Pete351

A easyjet aparentemente este inverno volta aos 3 aviões na base.
Manchester passa a ser operado com avião base de Manchester não só este inverno como no próximo verão.
Receio que não volte aos 4 aviões na base no próximo verão, não quer dizer que deixemos de ter mais rotas/frequências.

Comentar por skiespassion

Bem visto Ski, no Verão pelos horários que apresentam, só teremos 3 aviões baseados, sem diminuir rotas e frequências.

Comentar por zoficial

Nem tinha pensado nessa opção, mas vistas as dificuldades que tiveram para introduzir o 4º avião, a confirmar-se não me estranha.

Comentar por Pete351

A Ryanair já tem à venda o S19, de salientar pela negativa, Copenhaga passa de 3x para 2x, e Sevilha, Cagliari, Marraquexe e Manchester, não aparecem carregadas (esperemos que seja só um atraso, a ver)

Comentar por zoficial

Ainda não está carregada toda a programação de verão! Até lá muita água vai passar debaixo da ponte!

Comentar por CVP

Ainda não está tudo carregado certamente… Desses 4 exemplos que não aparecem carregados, 3 são bem destinos de Verão pelo que terão tudo para correr bem no S19.

Comentar por Diogo

Estava a ver outras rotas que serão lançadas em W18, e não encontrei nenhuma já carregada para S19. Devem aparecer mais tarde.

Comentar por Pete351

Cagliari e Manchester já estão abertos a reservas no site da Ryanair para S19. Devem estar a fazer por etapas, mas acredito que teremos todas estas rotas disponíveis para reservas em breve 🙂

Comentar por Diogo

E no dia que anunciam a operação para Itália, Roma volta a ficar na gaveta ….

Comentar por MSA

Msa, creio que só anunciaram a programação de algumas bases (Nápoles e Bolonha).

Comentar por João Ferreira

Era bom que a Ryanair aumentasse as frequências para Roma, é verdade.. Contudo não convêm esquecer que é graças à Ryanair que temos voo direto para Roma, quando outros o deveriam fazer para prestar um serviço público mais eficiente… A meu ver …

Comentar por Diogo

João, toda a programação foi carregada ontem a par de Bolonha e Nápoles.
Diogo, é bem verdade! Contudo passamos de 9xw para 3 xw

Comentar por MSA

Não vejo disponibilidade no OPO/LIS a partir de Março2019 ? Rota cortada ?

Comentar por Franmed

Acho que não chegou a estar carregada, não é caso único.

Comentar por Pete351

Wizzair, os voos para a Polónia (Varsóvia, Katowice e Wrolaw), interrompidos no Inverno. são retomados no S19, 2x/sem

Comentar por zoficial

Supostamente Varsóvia vai passar a ser feito em A321 com a retirada dos A320 da base lá, mas ainda não consegui confirmar.

Comentar por Pete351

já à venda o S19 da Transavia, eu não tenho ciente as frequências do S18 para fazer comparativo.

Comentar por zoficial

Apensa consolidações:

LYS: 6-7xw para 7xw
ORY: passa a 34xw durante toda a temporada

Comentar por MSA

Linhas gerais parece-me praticamente a mesma coisa, se bem que eles ajustam depois. No comunicado dizia que Paris teria +1 semanal.

Comentar por Pete351

Pete, tens razão. Segundo o site NewsAvia passa para 35 voos semanais

Comentar por Ricardo Sousa

Atualização 14/09/2018:

A TAP reiterou hoje, em conta que estabeleci que ainda não existe qualquer previsão quanto à entrada para venda dos novos destinos a partir do Porto.
Contudo, reiteraram que as novas rotas, contrariamente ao que foi publicado, vão entrar ao serviço em abril (início S19). São elas: Bruxelas, Lyon e Munique. O reforço de Madrid também irá começar no mesmo período.
Quanto a EWR ainda não têm qualquer informação.

Comentar por MSA

Continua a confusão, só mesmo quando os voos forem carregados é que vamos saber ao certo parece.

Comentar por Pete351

Infelizmente revela muito pouco profissionalismo. É pena, porque a TAP apesar de tudo é a companhia de bandeira de Portugal.

Comentar por Diogo

Em relação ao voo para EWR a TAP depende da Airbus e da entrega do novo A321neoLr que ainda não se sabe quando será.
Para além disso aí dá vai passar pela certificação nacional. Que para um modelo novo é demorada.

Comentar por NunoPinheiro

Considero interessante potencialmente termos mais 68 operações, nesta data, quando em 2018 tivemos pouco mais de 90. Ainda S18 não acabou, pelo que algo mais de relevante irá aparecer.

Reconheço que em ambos os números pesa bastante a TAL, sendo que 21 apenas serão efetivadas em Setembro……
Hoje temos, entre outras, apenas a contribuição de uma operação da Ryanair que certamente irá disponibilizar algo mais…

Comentar por Luís Teixeira

Ainda é cedo sim, mas as perspetivas são boas.

Comentar por Pete351

Ryanair: Mantêm-se o nº de frequências para Londres Stansted, só mudam os horários de alguns dos voos.

Comentar por zoficial

Ryanair:
Mais um frequência semanal para Malta. Passam a ser 3.

Comentar por João Ferreira

Excelente sinal, é porque a rota está a correr bem. Parece-me também que os horários foram alterados para facilitar as ligações a LIS nos 3 semanais, e que para FAO também seriam possíveis.

Comentar por Pete351

OPO-BRU à venda. Um dos voos diários é excelente para quem pretende apanhar voos nocturnos em Bruxelas, uma vez que chega lá às 19:00. o outro voo deverá servir essencialmente para o ponto a ponto, dado que sai daqui à hora do almoço.

Comentar por João Ferreira

João, creio haver confusão com o codeshare do voo Brussels Airlines.
Não parece estar nada dos novos voos ainda à venda.

Comentar por skiespassion

Tens razão. Estão mas é no Amadeus,

Comentar por João Ferreira

Novas rotas TAP:

OPO – MUC
OPO – EWR
OPO – BRU
OPO – LYS

Comentar por Allure

O reforço de Nova Iorque seria esperado!
Custa -me acreditar que FCO não regresse …
Mas deve vir mais alguma coisa tendo em conta que estes não chegam para o acréscimo de +88xw que foram anunciados…

Comentar por MSA

Virá FCO e TER.

Comentar por yellowstone

E quanto a frequências já se sabe alguma coisa ?

Comentar por MSA

Roma e Bilbau é que nada.

E o Brasil precisava dum reforço

Comentar por Allure

http://www.porto.pt/noticias/tap-retoma-ligacoes-intercontinentais-no-porto-e-volta-a-voar-para-bruxelas

Falam das rotas e de frequências

Comentar por Allure

yellowstone, onde conseguiu essa informação?

Comentar por MSA

BRU bi-diário a partir de julho de 2019
LYS bi-diário a partir de setembro de 2019
MUC diário a partir de setembro de 2019
EWR passa de 2 para 6xw em data não anunciada
MAD passa de 12xw para 19xw em data não anunciada
LIS passa a 18 diários a partir já de outubro.

Comentar por João Ferreira

Confesso que me desiludiu.
Estava à espera de mais tendo em conta as declarações de Antoaldo Neves: “As lowcost que se cuidem”.
Esperava o regresso de Roma FCO. A aposta na Terceira que tanto aqui foi falada. A aposta em novas rotas tal como Basileia (que vão arrancar em Lisboa), Faro, Nice ou Marselha.
Um reforço no Brasil ou até mesmo a entrada em Boston.
Contudo são bons regressos e reforços

Comentar por GOC

Confesso que fiquei surpreendido com OPOLYS bi-diário sem mais para MRS… como sou utilizador +/- frequente da rota MRS-OPO, espero ainda e sempre de concorrência directa à Ryanair – a última experiência é MRS-MAD-OPO com IB; ainda espero novidades no rota MRS-OPO

Comentar por Luis Abreu

Meus caros.
Bem sei que a TAL para mim representa o exemplo do gozo do centralismo, mas com alguma frieza não percebo o interesse do anunciado. Devo ressalvar que eventual voo para Bruxelas ao inicii da manhã e final da tarde será a exceção ao que considero mais uma afronta á nossa inteligência.
Aonde estão as rotas underserved?
Só falta colarem o voo para Munique ao da Lufthansa. Para quem anda nisto à alguns anos recorda quando ainda operavam Frankfurt e colaram o horário ao da Lufthansa pelas 12h. ( Tempo em que estávamos ligados a Suissair, é um dinossauro a falar)
Vão gozar com outros.
A Ibéria que avance com o night stop.
Só desejo que os nortenhos percebam o gozo desta gente.
Os aviões estão a chegar e para o AFSC falamos em julho 2019…

Comentar por Luís Teixeira

Muito boas noticias por parte da TAP, a não haver outras alterações e supondo que os aumentos continuariam para o Inverno, estaríamos a falar de quase meio milhão de passageiros em 2019 e outro tanto em 2020.

Sobre a escolha das rotas, mantém a linha que levou à abertura de Barcelona, Milão, Ponta Delgada e Londres City: rotas com volume, onde a TAP tem vantagem em custos (Munique), em frequências (Lyon) ou nas duas (Bruxelas). Poderiam ser outras? Podiam, em França podiamos ter Nantes ou Marselha, na Alemanha podia ser Frankfurt. Mas das 3 a que me surpreende mais até é Bruxelas, Munique e Lyon nem tanto.

Ainda não conheço os horários, mas imagino que será 1 avião a fazer Bruxelas-Madrid-Bruxelas, outro Lyon-Munique-Lyon e um A321LR para Nova Iorque. Sendo esse o caso, teríamos mais uma evidência que a TAP quer realmente escalar o hub do Porto através de um banco de ligação de manhã.

Comentar por Pete351

Pete, creio que EWR são apenas 6xw. Só assim dá os tais 322 xw em toda a operação.

Quanto a outras rotas volto a lamentar por Roma. Espero contudo que alguém aposte nesta ligação tão débil no AFSC.

Comentar por MSA

Caro Pete.
A TAP é explicita em querer transformar o Porto num HUB secundário o que é ótimo e não se pode pedir mais.

“Quando chegarmos aos 60, a estratégia começa a mudar. Posso fazer um banco de conexão no Porto”, diz, explicando que a ideia é “aproveitar a rede de longo curso para alimentar o Porto e também o fluxo entre as duas cidades”.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tap-vai-lancar-15-novas-rotas-e-fazer-milhares-de-contratacoes/

O problema, é que por motivos regionais, o pessoal quer sempre mais e não está nunca satisfeito com nada. (também sofro desse mal, só que a minha parte racional, me obriga a colocar o problema em termos de uma perspetiva empresarial). E desde uma perspetiva empresarial, tudo aquilo que a TAP fez até aqui é o que deveria ter feito e está correto.

Podia ter sido a rota A ou B e foi a antes a C?!?
Eles estão a criar uma rede para mais tarde, num futuro próximo, poderem tornar rentáveis voos e rotas que de outra maneira nunca sequer o Porto os chegaria a ter. . .pois os voos não se enchem sozinhos.
Também, devido ao que a TAP quer para o Porto, vai obrigar ás outras companhias aéreas a dar corda aos sapatos para intentar tapar a expansão da TAP. . .e ainda querem mais?

Em Lisboa vão ter 11. . .É a capital e sede do HUB da TAP!!! Em Espanha a IBERIA aposta forte fora de Madrid?!? Ou a AIR FRANCE fora de Paris?!? Etc, etc,etc.

Entre o 8 e o 80, pelo menos vamos ser agora um 30. . .não nos podemos queixar muito.

Comentar por Jorge S.

s.jorge a questão nunca foi o que é que a TAP empresa privada pode ou deve fazer, isso é la com eles, o porto/norte como consumidor da companhia la decidirá como responder.
O problema nunca foi esse, o problema é porque é que a empresa é então de “todos nos” aka do estado.
Podem dizer que se não fosse assim perdia dinheiro, mas ela não é assim e da mesma forma perde dinheiro que indiretamente acaba por custar ao orçamento de estado de todos nos.
Ora se não faz serviço publico mas para pagar estamos cá todos então nem uma coisa nem outra.

Ponto mesmo que servisse substancialmente mais a região norte, continuaria a servir mal o resto do pais em particular o aeroporto de faro.

É insanável esta qestão e o estado não deve ter uma empresa que perde dinheiro e não presta serviço publico.

Essa sempre foi a questão. A TAP Privada fará o que muito bem entende, A tap de “todos nos” já é mais complicado.

Comentar por nunopinheiro

Por outras palavras, tendo capital publico não pode ser gerida como uma empresa privada. . .

Tanto se fala nos países nórdicos e na sua qualidade de vida e no entanto, apesar de terem muitas empresas publicas, todas elas são geridas como empresas privadas e tem que ter lucro.

Eu como Português, quero que qualquer empresa (seja ela publica ou privada) ou qualquer organismo ou instituição do estado de lucro, e de preferência muito. Pois só assim, é possível qualquer pais progredir e a qualidade de vida dos seus habitantes melhorar. . .mas isto sou eu a pensar assim. . .que pelos vistos estou errado.

Comentar por Jorge S.

Totalmente de acordo nunopinheiro

Comentar por Allure

a TAP ter lucro servindo apenas Lisboa para mim não me afecta em nada a “qualidade de vida” enquanto cidadão do Porto. Acho essa lógica completamente furada. Se pagamos impostos para ajudar a tapar os buracos da TAP, merecemos que em troca nos sirvam como deve ser.

Comentar por Allure

O cancelamento das rotas que fizeram foi uma grande cagada, e a verdade é que agora reconheceram a borrada que fizeram e voltaram atrás nas decisões de ignorar o Porto, que claramente dava LUCRO, e sempre teve potencial para isso.

Comentar por Allure

Jorge S, mas não dá lucro não dá lucro a decadas, se desse ainda tinha essa desculpa de ajudar o estado aka todos nós. Mas não dá…
Em Portugal privatizamos essas, mas ficamos com as que perdem dinheiro.

O pior de dois mundos é que não admito, o pior de uma empresa privada ( nota que se tiver lucro este vai de forma quase inteira para o acionista minoritário) e o custo de uma empresa pública (sim for a falência o estado vai ter de pagar as dividas todas que avalizou na banca, para não falar em todo o dinheiro que já lá metemos).

De resto boa sorte a empresa, mas está situação actual não é sustentável.

Comentar por NunoPinheiro

MSA, o que ele disse inicialmente era 7xw, embora realmente alguns artigos digan 6xw também. Vamos ver quando carregarem finalmente os voos como é que fica.

Jorge S, nem tinha visto esse artigo, mas então confirma que esse é o objetivo. Excelente.

Nuno, Allure, sobre a estrutura acionista da TAP, acho que ainda ninguém percebeu ou entende o porquê do estado ter maioria de capital da empresa. Infelizmente com este Governo já entendemos que gostam assim, portanto o melhor que podemos esperar é que a gestão privada seja competente, como até agora tem sido. Os resultados operacionais não são brilhantes, mas estão dentro do expectavel para uma empresa na situação da TAP.

Sobre o serviço público, também ainda ninguém conseguiu explicar o que significa, e como é que se pode fazer dentro das regras da UE. De qualquer forma, não deixa de ser curioso como a gestão privada olha mais, e faz mais pelo Porto que a gestão 100% pública, essa sim, não deixa saudades nenhumas.

Comentar por Pete351

Allure e MSA.
Eu ainda sou do tempo, em que o aeroporto do Porto era um barracão no meio das terras.
Em que tive que esperar pelo voo dentro do carro quando existia mau tempo.
Temos maneiras de pensar diferentes, respeito isso e não quero atritos com ninguém, pois no fundo, a nossa paixão pelo aeroporto do Porto é a mesma.

Agora, sabem o que realmente me preocupa?
Certos comentários que tenho recebido sobre o Porto. . .e que tem toda a razão.

No fim de Agosto foi o último. . .tive que ir a Zurique a última hora. Apanhei um casal suíço de idade avançada ao meu lado no voo para lá. Era um casal extremamente simpático e amoroso, ao ponto de me terem oferecido a sua casa para eu ficar caso quisesse.
Tinham estado 2 vezes em Lisboa e adoraram, por isso mesmo, decidiram vir ao Porto pela primeira vez por uma semana.
Gostaram, más. . .se arrependeram de ser por uma semana. . .que era um destino para 2 ou 3 dias no máximo.

Temos muito ainda para fazer no Porto!!

Comentar por Jorge S.

3 dias em Lisboa também deve ser mais que suficiente para ver o que a cidade tem para oferecer (isto se estivermos a falar apenas da cidade de Lisboa).

E isso não é um comentário propriamente negativo. O Porto é considerado um city break, e não ha assim tantas cidades que valha a pena ficar uma semana. Esse casal podia ter aproveitado muito bem o resto dos dias e conhecer melhor a zona (Aveiro, Braga, Guimarães, Viana, Vila do Conde)

Comentar por Rui21

Rui21. Neste caso é negativo. . .eu é que não me expliquei bem.
Neste caso em concreto, estou a falar de um casal com idade muito avançada e com problemas de mobilidade fruto da idade. . .más com um elevado poder de compra.

Estiveram a primeira vez em Lisboa por uma semana e gostaram imenso.
Voltaram a estar uma segunda vez, novamente por outra semana completa e adoraram. . .e no Porto ao fim de 3 dias já estavam fartos?!?

E ninguém, nem no turismo, nem no hotel, lhes falou em Aveiro, Braga, etc. . .Achas normal?!?

Comentar por Jorge S.

Pete, que tipo de equipamento esperas para estas rotas ?
A partir de Lisboa, a TAP usa os E190 para Lyon, mas não me parece que para Munique chegue …

Comentar por MSA

MSA
Penso que para Colônia tb utilizam o E 190.
Caro Pete
Os meus comentários relativos a TAL, reconheço que são consequência de muitas desconsiderações que vivi ao longo de muitos anos ( já referi que sou um dinossauro).
Voos cancelados, voos que deviam aterrar no Porto e seguir para a capital do império (vulgo Lisboa), viagem alteradas e depois toca a meter os GAJOS em autocarros para a província. Anular viagens. Preços exorbitantes nos diretos e 40/ mais baratos se formos render vassalagem.
Enfim enormidades de desconsiderações….
Continuo a ter em boa conta a sua análise nas rotas potenciais. Dubai e S. Paulo com mais de 200 000 passageiros etc.
Já reparou que os reforços para o AFSC estarão previstos para depois da Portela apresentar tudo o que quer.
Cada um é livre, por mim apenas anseio pelo night stop da Iberia e voos diretos das verdadeiras companhias de aviação.
Mais uma vez é só um dinossauro…
Como é evidente tenho o seu trabalho e análises na máxima consideração e estima pois reconheço extrema qualidade às suas publicações.

Comentar por Luís Teixeira

Boas Pete, eu acho que está um lapso na programação, pois aparece 19 frequências para Lyon e o DN falou em 14. Tb falou em 6 para NY e aparece 7 por semana.

Comentar por Filipe Ferreira

Pete, creio que a programação de voos seja diferente:
Calculo que seja:

Bruxelas-Munique-Bruxelas: A319/A320

Lyon-Madrid-Lyon: E190/E195

Só mais uma questão: o atual A330 ficará parado nos dias em que não tem serviço ou irá para Lisboa ?

Comentar por GOC

Por acaso a nível de comentários de turistas sobre o Porto, e nomeadamente de pessoas que comparam com Lisboa, noto que cada vez são mais positivos. Mas sem dúvida que ainda há muito para trabalhar, o Porto apesar de tudo ainda é um destino relativamente jovem.

MSA, COG, pelas datas anunciadas, o que dá a entender é que as rotações planeadas são mesmo BRU-MAD-BRU e LYS-MUC-LYS. Bruxelas suponho que será A319 e Lyon/Munique com E190. Não sendo o E190 ideal para Munique, chega lá perfeitamente e para competir com a Lufthansa a questão do custo acaba por não ser tão importante. Embora também haja a opção de mexer com as rotações atuais, e aí poderia ser já com Airbus de inicio. Sobre o que será do A332, a minha esperança é que ele continue a fazer voos no Porto.

Luis, obviamente que isto não limpa os erros sucessivos que a TAP cometeu nos últimos anos, mas acho que realmente estamos a assistir a uma mudança de atitude muito importante, e que por agora merece pelo menos o beneficio da dúvida. Inclusivamente quando olhamos para as rotas potenciais, podemos pensar noutras coisas que até agora não faziam sentido, sem prejuizo de outras que já conhecemos, como o night stop da Iberia.

Filipe, obrigado pela nota, já corrigi o caso de Lyon. Para Nova Iorque, como já foi dito tanto 6 como 7 semanais, optei por manter os 7 visto ser a versão original.

Comentar por Pete351

Estimado Pete, nem sequer está em duvida se o Porto é lindo ou não.

Como sabes, eu nem sequer estou ligado ao sector do turismo, como tal estou totalmente isento nos meus comentários. O que noto, é que conquistamos o turismo de massas, mas temos dificuldade em captar e manter os segmentos mais altos e rentáveis. . . se as nossas entidades estão satisfeitas com estes resultados, então ótimo.
Agora se querem conquistar as gamas mais altas, que deixam muito dinheiro sem ser apenas na hotelaria e restauração, então ainda tem muito trabalho pela frente e não se podem deixar dormir a sombra da bananeira.

Sobre a falta de coordenação entre os várias regiões de turismo, eu já me pronunciei aqui no passado. . .é simplesmente triste e inaceitável num pais pobre como o nosso.

Luis, eu também apanhei desses voos com destino ao Porto e a acabar em Lisboa. . .era pratica habitual todos os verões e a desculpa era sempre a mesma: “nevoeiro”.
Duma vez em Lisboa, até a PSP acabou por intervir pois quase desatou tudo a porrada.
Mas já perdoei tudo. 🙂

Comentar por Jorge S.

“A sangria acabou.” Aventura da TAP na manutenção no Brasil custou mais de 500 milhões.

https://expresso.sapo.pt/economia/2018-09-11-A-sangria-acabou.-Aventura-da-TAP-na-manutencao-no-Brasil-custou-mais-de-500-milhões

E a confirmação de Antonoaldo Neves sobre Newark:

“além de passarmos o voo Porto/Newark [Nova Iorque] para diário.”

https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2393/html/economia/temas/vamos-duplicar-o-tamanho-da-tap

E no leitor.expresso volta a falar do corte nas gorduras para pagar no passado favores políticos:

“A TAP decidiu encerrar a unidade de Porto Alegre, despedindo cerca de 1000 pessoas. A operação era considerada um sorvedouro financeiro”.

Comentar por Jorge S:

Também consigo encontrar bastantes comentários negativos sobre Lisboa de turistas, e conheço muitos que preferiram o Porto a Lisboa. Não percebo qual a relevância desse assunto para aqui?

Comentar por Allure

Olha Allure. . .Eu estou habituado a lidar com homens adultos e não tenho tempo nem paciência para aturar pessoas frustradas com tudo e com a vida.

Por respeito ao Pete e apenas a ele, eu deixo desde este preciso momento, não só de comentar por aqui, como de sequer voltar a visitar este blog.

Comentar por Jorge S.

Calma, muita calma…

Comentar por João

Esta discussão dos turistas é sempre engraçada. Opiniões há pra todos os gostos. Há quem adore Roma e eu não aprecio nada a cidade, ha quem prefira Madrid a Barcelona e por ai fora.

Agora também é obvio que se vais estar uma semana numa cidade e não te informas do que podes fazer, de planos, etc parece-me no mínimo estranho…

Em relação à TAP prefiro não falar muito. Vamos ver que caminho seguem, que serviço vão manter e logo se verá. Que é obvio que têm imenso espaço para crescer no Porto parece claro a todos, mas têm de ter condições para o fazer convenientemente.

Comentar por Joao Carvalho

Jorge S, a unica pessoa frustrada aqui és tu. Apenas fiz um comentário à falta de lógica sobre opiniões de turistas, que há aos milhares, sobre um assunto que nada tem a ver com o blog.
Como dizem os americanos, good riddance.

Comentar por Allure

Começou o anúncio do calendário da Ryanair

Comentar por MSA

Sim, do pouco que está carregado não me parece haver nenhuma alteração.

A easyJet também deve abrir as vendas para S19 daqui a duas semanas.

Comentar por Pete351

Mas fico satisfeito que Cracóvia e Varsóvia (Modlin) mantenham para S2019 pela Ryanair.

Sim , a easyJet vai abrir as vendas para S19 (período Abril/Junho) daqui a duas semanas (pouco mais tarde período Junho/Setembro), mas os anúncios de novas rotas só para fim do ano.
Mas já ficaremos a saber alguns aumentos e nº de frequências para Nice.

À dias anunciaram base em Nantes e as novas rotas (perto de 12) só serão anunciadas mais tarde.
Pode ser que sejamos contemplados com novas frequências e/ou libertar avião da base do Porto para novos destinos.

https://www.latribune.fr/entreprises-finance/services/transport-logistique/easyjet-repond-a-l-offensive-de-transavia-a-nantes-789250.html

Comentar por skiespassion

Com a easyJet já se sabe que a primeira onda é só para as rotas existentes, as novas só vem depois da temporada estar toda carregada. Eles já tem Nice pré-carregado com 3xw, mas seria bom ver isso confirmado.

Comentar por Pete351

Será que é desta que a EasyJet entra em Berlim-Tegel a partir do Porto ?

E qual o potencial da EasyJet na ligação a Roma ?

Comentar por GOC

Como é que estamos relativamente a Roma? Até os nossos vizinhos já repararam na vergonha, e já andam zum zums que a Ryanair vai abrir a rota em Vigo…

Comentar por João

Vamos ver, não se tem visto grandes investimentos das companhias em Roma desde que a TAP cancelou a rota e isso não ajuda, mas quem sabe não será já em 2019 que vemos uma mudança de tendência e o retomar da rota a níveis normais.

Comentar por Pete351

Nem de propósito, a Ryanair vaiabandonar o aeroporto de Vigo. Acabam as rotas todas no fim deste mês, com excepção de Barcelona que dura até março.

Comentar por João Ferreira

A sério?? Vigo anda mesmo mal… Indiretamente irá beneficiar o AFSC, pois eles tinham umas 5 rotas diretas (Milão, Edimburgo, Bolonha, Barcelona e Dublin), todas existentes no Porto.
A comboio rápido Aeroporto do Porto – Vigo ajudaria bastante….

Comentar por Diogo

Sim, a $€rio. 🙂

A Ryanair pediu o triplo da subvenção para manter a operação. Todas as rtoas aparecem “sold out” a partir de abril.

Comentar por João Ferreira

Não acredito muito, acho que em último caso vão pagar o que a Ryanair pedir e aceitar as condições que a Ryanair quiser.

Como vocês sabem, os assunto dos aeroportos vai muito da mão do calendário eleitoral, e no próximo ano há eleições.

Comentar por Pete351

Pete
Tem alguma informação de como estão a decorrer as operações da United, Transat e Air Canada?
Serão para repetir em S 19?

Comentar por Luís Teixeira

Caro Luis,
Já estão todos à venda para S19, penso que nos mesmos moldes (penso não haver acréscimo nem decréscimo).

Comentar por Diogo

É normal que nesta altura as operações ou não estejam carregadas ou idênticas ao ano anterior. Ainda é um bocadinho cedo!

Comentar por CVP

A da United é a que está a correr melhor, para Toronto estão bem mas podiam estar melhores. Espero que no próximo ano com a Air Transat a substituir os A330 por A321 a coisa equilibre mais.

Se são para repetir? A United já confirmou que sim, e a Air Transat voa todo o ano inclusive. A Air Canada ainda não apresentou a temporada, mas acredito que será para continuar também.

Comentar por Pete351

Atualização 29 Agosto 2018

Vueling / Level operado por Anisec VK/FOO (confusão!)

Carregado e à venda voos para Vienna!

Serão 2 voos semanais em Airbus A321 (32W) de 210 passageiros com início previsto para 01 de Abril.

VK2340 A321 VIE 10:50 13:15 OPO 1—5–
VK2341 A321 OPO 14:00 18:25 VIE 1—5–

https://www.flylevel.com/
https://www.ch-aviation.com/portal/airline/9CW

É um regresso muito esperado, que acredito que poderá ter mais interessados como a WizzAir e a Ryanair/Laudamotion.

https://corporate.ryanair.com/news/laudamotion-announces-new-2019-aircraft-new-livery-new-offices-and-pay-rises-following-ryanair-75-purchase/

Comentar por skiespassion

Marca a entrada da LEVEL no Porto !
Excelentes notícias, o regresso de um destino tão importante e como uma notícia nunca vem só, mais uma nova companhia aérea !
Um ano ambicioso espero eu !

Comentar por MSA

Por esta não estava à espera 🙂

Comentar por Diogo

Excelente.

Comentar por João Ferreira

Uma excelente noticia! Estava à espera que ou eles ou a Laudamotion recuperassem a rota, mas o importante era o seu regresso. Vamos lá ver é se agora não vai ser moche como tem acontecido noutras rotas a partir de Viena.

Em pouco tempo fecham-se dois dos grandes buracos na programação do aeroporto no que toca a destinos europeus não servidos: Nice, e Viena. Daqueles casos que teimam em não se resolver, só ficam agora a faltar Bilbao, Heathrow e Veneza.

Comentar por Pete351

Pete, confesso que ainda continuo à espera que a Laud aposto em Berlim TXL ou noutros destinos potenciais.
A entrada da Ryanair na cota de mercado e a compra de mais 9 A320 pode ser importante para que a curto-médio prazo possamos estar a celebrar a entrada de uma nova companhia e quem sabe de novas rotas !

Comentar por MSA

Não sei até que ponto a Laudamotion tem autonomia de planeamento da Ryanair. No caso de Berlim, falta capacidade porque a Ryanair prefere espremer o mercado, tal como nos casos de Bolonha, Liverpool, Marselha, Roma ou Valência, ou como acontecia até há pouco tempo com Dublin. Mas vamos ver, ainda há muitas incógnitas à volta deles, quem sabe não somos (positivamente) surpreendidos!

Comentar por Pete351

Atualização 28 Agosto 2018

Aegean Airlines

Pré carregado no Amadeus os voos para S2019.

Início das operações previsto para 17 Abril (este ano começou a 07 Junho) com 2 voos semanais, ACRESCENTANDO mais uma frequência semanal (terceira) desde 24 Junho 2019.
No site da Aegean ainda não se pode reservar e não sei dizer até que data haverá a terceira frequência semanal, mas diria que se deve manter até meados de Setembro.
Horários serão similares aos deste ano.

AEE724 21:25 ATH OPO 23:40 –3–6- 17APR19
AEE725 00:30 OPO ATH 06:20 —4–7 18APR19

AEE724 21:25 ATH OPO 23:40 1—— 24JUN19
AEE725 00:30 OPO ATH 06:20 -2—– 25JUN19

Diria que correu/corre bastante bem este ano!

Comentar por skiespassion

Boas noticias! Sempre se confirma que a operação lhes correu muito bem.
E se mantém e reforçam, é porque é bastante rentável para eles. É que apesar de não gostar de investir em companhias de aviação, está é a única e será mesmo talvez mesmo a primeira, que ando tentando a entrar.
Pois tem pago dividendos na ordem dos 10% ano. . .Eles não brincam mesmo em serviço. 🙂
Muito bom sinal para o nosso aeroporto!!

Comentar por Jorge S.

O tal reforço da operação afinal já aparece, muito bom sinal sem dúvida. Dependendo de quando termina o 3º semanal, estamos a falar de quase duplicar o nº de lugares, o que é muito significativo. Com a frequência adicional também fica muito mais convidativo usar a rota para fazer short breaks.

Comentar por Pete351

Entretanto hoje já estão abertos a reservas, mas como só estão à venda durante os próximos 12 meses ainda não se pode determinar o termino da 3ª frequência.

Comentar por skiespassion

Segundo o routesonline:

Athens – Porto 01JUL19 – 28SEP19 Increase from 2 to 3 weekly

https://www.routesonline.com/news/38/airlineroute/280344/aegean-airlines-s19-service-expansions-as-of-31aug18/

Comentar por skiespassion

Melhor ainda! Excelente!

Comentar por Pete351

Se a TAP mantiver a programação de/para Lisboa parece haver redução em 7xw

Comentar por MSA

Parece-me que está igual (17 diários), mas de qualquer forma a TAP demora sempre a atualizar as programações. Fazem uma pré-carga com o que estava da temporada anterior, e depois ajustam mais próximo da data.

Comentar por Pete351

A Emirates este hoje a recrutar no Porto

Comentar por Antacar

Será o maior número de voos da Turkish Airlines desde começou a voar para o Porto?

Comentar por Moses

Será sim senhor.

Comentar por Pete351

https://www.qatarairways.com/en/press-releases/2018/july/gothenburg.html?activeTag=Press-releases cheira-me que a Qatar tambem vem ai, GOT so tem 3M PAX, por isso ja nao espero nada…
Ainda vai lancar LIS e OPO ao mesmo tempo como B787 ou A350.

Comentar por André Pimenta

André, não sei onde viste que GOT só tem 3MPA, porque não corresponde. Mas para o caso até podia ter, quando vês que têm charters regulares para a Tailandia e para o Vietnam, algo impensável em Portugal, percebes que procura por uma companhia como a Qatar não deve faltar.

Comentar por Pete351

Pete wikipedia, eu sei que nao e uma fonte de informacao mas penso q esta correto.
Ah e outra coisa, eles tem rota para CWL que deve ter para ai 1M PAX…
So digo que havia mercados maiores tipo nos, STR, ALC/VLC entre outros que tambem deviamos ter depois destes aeroportos…

Comentar por André Pimenta

GOT tem quase 7M segundo a wiki, 5,3M para o exterior.
E tem uma coisa que o Porto, e Portugal em geral, não tem, dinheiro. Parecendo que não isso ajuda e muito. E é até referido pela Qatar no comunicado.

Comentar por João

André, a questão dos mercados maiores às vezes é relativa. Por exemplo, quando dizes que ALC é um mercado maior que GOT, realmente é, mas ALC é principalmente um receptor de turismo do Norte da Europa e quase não tem procura fora disso. Já GOT é um emissor forte e com aptencia pela Ásia, ao ponto de até charters regulares ter para lá.

É a mesma razão pela qual podemos estar confortáveis a justificar a necessidade de ter uma companhia como a LATAM no Porto, à frente de dezenas de aeroportos europeus com mais tráfego que o AFSC.

Comentar por Pete351

NOVO OPERADOR TURÍSTICO APOSTA EM SHARM EL SHEIK

A BTropical é um novo operador turístico em Portugal. Sediado no Complexo Empresarial Baía do Tejo no Barreiro,
é a grande aposta do operador para 2018/2019 é Sharm El Sheik, no Egipto, com ligações aéreas asseguradas pela Turkish Airlines, e voo charter nos meses de verão de 2019 com saídas previstas de Lisboa e Porto.
A BTropical destaca também, Tunísia Continental e Cabo Verde com oferta durante todo o ano para estes destinos.

IN: https://www.publituris.pt/2018/07/23/novo-operador-turistico-aposta-em-sharm-el-sheik/

http://btropical.pt/

A acontecer, Sharm El Sheik será mais um regresso nos charters de verão.
Gosto de ver estes destinos de Marrocos Tunísia e Egipto a voltarem. Que a estabilidade se mantenha!

Comentar por skiespassion

Bastante ambicioso para um operador acabado de nascer, mas não me surpreenderia nada ver o regresso dos charters para o Egipto e também para a Turquia. Noutros países da Europa já se começa a ver essa recuperação, e é normal que acabe por chegar a Portugal, à escala claro.

Comentar por Pete351

Atualização 22 Julho 2018

RAM Royal Air Maroc

Carregados 6 voos semanais a partir de 01 Abril 2019 (excepto terça)!

Comentar por skiespassion

Boa aposta num mercado que também passa a contar com a Ryanair para RAK

Comentar por MSA

É uma excelente notícia… Era uma daquelas rotas que não fazia ideia como estava a correr. Mas pelos vistos está a correr bem para existir reforço e se tornar numa rota mais consolidada.

Comentar por CVP

Com a RAM tenho sempre alguma reserva, mas a concretizar-se seria excelente! Vai muito da mão do que são os aumentos previstos nas ligações deles de Casablanca para Luanda, São Paulo e Rio de Janeiro (apenas não operam às 3ªf), e da aposta no novo produto com os B787 em vez dos velhinhos B767.

Comentar por Pete351

Atualização 01 Agosto 2018

Desde 25 Junho 2019 também haverá voos ás terças, aumentando a operação para o tal prometido voo diário!
Este voo ás terças será operado pela RAM EXPRESS em ATR 72 com uma duração de voo superior (02:40 por percurso).

AT996 AT7 14:25 CMN OPO 17:05
AT997 AT7 17:55 OPO CMN 20:35

Comentar por skiespassion

Se a RAM não fizer os habituais recuos será ótimo.
A verificar potencial das ligações a Luanda e Brasil. Os voos deles para Luanda tinham um horário, na minha opinião, fracote.

Comentar por Luís Teixeira

O voo as 3f reforça principalmente as ligações de Luanda e São Paulo no sentido LAD/GRU-OPO, pelo que o tempo de voo acaba por não ser tão importante.

No sentido contrário reforça ligações mais curtas, como Bissau, e passa a permitir novas como Bamako ou Lagos. É a importância das frequências, esperemos que efetivamente não hajam recuos até S19.

Comentar por Pete351

Pete, já conseguiste totalizar o aumento esperado pela RAM ?

Comentar por MSA

Andei por Marrocos com a RAM e tenho algumas duvidas que eles passem de 4 para 7xw.

No voo para lá, andava com uma taxa de ocupação de 92/95%.
Mas de regresso ao Porto, foi uma desilusão. . .rondava por volta dos 66/72%
Foi a minha primeira experiencia com eles e até foi agradável. Muito pontuais, o único senão, é quem em Casablanca tiver que apanhar depois um voo domestico, o terminal dos voos domésticos não tem grandes condições. . .nem sequer um multibanco aquilo dispõe. . .não existe nada onde trocar dinheiro e o único café que aquilo dispõe, não aceita euros.

Comentar por Jorge S.

Jorge, interessante a tua experiência com a RAM, acho que é a primeira que leio sobre os OPO-CMN. Do serviço a bordo, o que é que achaste?

Relativamente à operação, a RAM não é uma companhia que precise de ter ocupações muito altas, à volta dos 65% já é suficiente com os preços que eles praticam, e principalmente nesta fase o importante é conseguirem escalar até ao voo diário. Com menos de diário, a operação fica sempre um bocado coxa. Depois há o efeito nas ligações, convém não esquecer que as rotas deles para Luanda, São Paulo e Rio de Janeiro terão aumentos mais ou menos coincidindo com os previstos nos OPO-CMN.

Comentar por Pete351

Estimado Pete. Não imaginas o prazer de voltar a falar Português e principalmente da nossa comida!! 🙂

Sobre o serviço a bordo, numa escala de 1 a 5 lhe dou 4. Só não lhe dou um 4,5 devido a pequenos pormenores. . .Por exemplo: O inglês deles, por vezes se torna difícil de compreender. Eu também gosto muito de limpeza e apesar de os aviões deles estarem sempre limpos, se esquecem de limpar a saída do ar condicionado no corredor central (desconfio que é o único sitio dos aviões deles, que nunca mais viram um pano desde que o avião saiu da fabrica). Etc, etc.

Como vês, falham apenas nos pequenos pormenores.
Eu ainda tenho que voltar lá mais 1 ou 2 vezes para acabar aquilo comecei. . .e vou voltar a utilizar o serviço da RAM.

Já agora, para quem pensar ir a Marrocos vou deixar pequenos conselhos:

-Não tenham medo dos Marroquinos pois eles são um povo simpático e prestável. Só temos que respeitar minimamente os seus costumes e hábitos. (Andei tanto de dia como de noite, por sítios só de locais, e não senti sequer, um único olhar de lado por ser Ocidental. . .mas claro está, que como em qualquer local, devemos ter certos cuidados mínimos e não nos metermos em determinados sítios menos aconselháveis).

-Fiquei a saber, que eles consideram dentro da Europa, como povos amigos, os Franceses, Belgas, Alemães e os Portugueses.

-Não esquecer nunca de levar uma caneta. . .é recuar no tempo da burocracia e dos papelinhos e formulários do antigamente. Até para apanhar e desembarcar de qualquer voo interno é uma burocracia sem fim. (Aviso que não vão encontrar em nenhum aeroporto uma caneta para utilizar).

-Levem sempre a reserva de hotel impressa em papel. Pois utilizar dados de telemóvel em Marrocos é um roubo (+- 28 euros por menos de 1 minuto e meio).
E volta e meia, a alfandega exige que se comprove o local onde se vai ficar hospedado.

Comentar por Jorge S.

Jorge, excelente comentário. A minha expectativa sobre a RAM era mais ou menos essa, mas é sempre bom confirmar. Pena eles não fazerem parte de uma aliança, ficava mais convidativo experimentar.

Nunca fui a Marrocos, mas tenho curiosidade, e vou ter em conta estes conselhos sem dúvida.

Comentar por Pete351

Eu sei que RAM é um pouco incerta, mas na realidade é o que está à venda para S2019 e já podias colocar na tabela Pete!
Havendo acertos alterasse.

Comentar por skiespassion

Tens razão! Adicionei agora, assim não fica esquecida.

Comentar por Pete351

Para ficar registado:

“Istanbul – Porto eff 31MAY19 Increase from 7 to 8 weekly, 10 weekly from 27JUN19” Turkish Airlines

https://www.routesonline.com/news/38/airlineroute/279617/turkish-airlines-s19-short-haul-increases-as-of-16jul18/

Comentar por MSA

Deve estar a correr bem

Comentar por Allure

É espectável que Nice, Cagliari, Marraquexe e Sevilha passem de W18 para S19, certo ?

Comentar por SID

Sim, seria muito estranho se tal não acontecesse.

Comentar por Pete351

Iberia: carregada a 26ª xw

Air Europa: carregado a 21ª xw durante toda a temporada com E195

Comentar por MSA

Certo. Nestes casos ainda é dificil prever o número exato de lugares adicionais, só mesmo quando fechar a temporada.

Comentar por Pete351




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