Estatísticas 2017

2015 2016 2017 Var. (%)
Janeiro 491.994 560.736 692.689 +24%
Fevereiro 462.470 562.066 664.610 +18%
Março 554.518 650.003 768.686 +18%
Abril 695.362 761.931 940.908 +23%
Maio 724.020 844.135 971.940 +15%
Junho 749.962 854.702 980.460 +15%
Julho 822.938 934.547 1.071.163 +15%
Agosto 901.771 994.982 1.111.834 +12%
Setembro 790.155 899.673 1.026.772 +14%
Outubro 736.498 867.932 966.303 +11%
Novembro 563.393 695.288 769.960 +11%
Dezembro 595.826 752.397 823.303 +9%
Total 8.088.907 9.378.392 10.788.628 +15%

 

Histórico

1999 2000 2001 2002 2003 2004
2.832.722 2.731.637
2.682.511
2.573.799 2.605.946 2.944.134
2005 2006 2007 2008 2009 2010
3.108.186 3.402.805 3.986.748 4.535.813 4.509.350 5.283.361
2011 2012 2013 2014 2015 2016
6.004.589 6.055.021 6.372.470 6.932.816 8.088.907 9.378.392

211 opiniões sobre “Estatísticas 2017”

  1. Segundo ACI o total de passageiros em Dezembro foi de 823.303 mil pax com 9.4% de crescimento. ficamos no lugar 47 de um total de 252 aeroportos apresentados… tem vasrias estatisticas inclundo a carga aerea

    1. É mais um excelente ano.
      “Roma e Pavia” não se fizeram num dia e o que vemos continuamente é um crescimento (sustentado) do nosso aeroporto.
      Não estando sujeito a “boa vontade” de uma companhia apenas, ou de factores externos como subsídios ou operadores.
      Temos mercado, temos potencial de crescimento e a própria cidade, região e Portugal vão acompanhando esse crescimento, que se for extremamente galopante, pode levar a uma perda de qualidade e capacidade de receber turistas.

      Muita coisa vai mal neste país, mas felizmente no que ao Turismo diz respeito (mesmo sem termos um ministério) a coisa vai correndo bem e felizmente as políticas vão sendo seguidas independentemente do governo. Um palavra de muito mérito para as Câmaras Municipais que essas vão tendo um trabalho hercúleo na capacidade de receber e acrescentar valor ao turismo nacional.

      A nível empresarial idem sobretudo para a região norte, fortemente exportadora.

      Mas precisamos de mais, não dá para dormir à sombra da bananeira que outros países também trabalham muito bem.

    2. Os números de 2017 são muito bons e creio que com tendência a melhorarem. Lisboa aparentemente está a atingir o limite de capacidade e julgo ser quase inevitável que o Porto beneficie indiretamente desse facto. Aliás, o crescimento fortíssimo deste último ano em Lisboa acho que se deve também à corrida aos últimos slots disponíveis. Enquanto não chegar o novo aeroporto a TAP e outras serão quase obrigadas a vir ao Porto caso queiram abrir novas rotas… e isso não mudará antes de 2022… O caso da reativação das ligações a Barcelona e Milão já é sintomático.

    3. Impressionante ver já meses como Dezembro a chegar perto do milhão de passageiros, algo que há bem pouco tempo consideraríamos excelente para um mês de verão. Mesmo no total anual, o que faltou para os 11M foi o equivalente a 2 voos diários.

      CVP, em linhas gerais concordo com o que dizes. Acrescentaria ainda o excelente trabalho da Invest Porto, que tem trazido uma série de empresas, desde startups a multinacionais, principalmente em áreas tecnológicas que tem alto valor acrescentado. A continuação desse trabalho, juntamente com a ligação do aeroporto à ferrovia pesada e com a sustentabilidade do turismo, seriam os fatores chave para o futuro.

      Oscar, no caso de Lisboa o crescimento acaba por ser muito alavancado pela TAP, não tanto pela questão dos slots mas pela própria politica e reestructuração da empresa. Claro que agora os slots escasseiam e isso faz do Porto comparativamente mais atractivo, mas por outro lado as companhias estrangeiras não decidem entre Porto e Lisboa, decidem dentro de uma lista muito maior. Diria que a maior parte das vezes, operações perdidas por Lisboa não virão para o Porto, embora possa ajudar em alguma ou outra situação onde estejamos em short list.

  2. Bom dia! Ainda não sabemos os valores referentes a Novembro e Dezembro em separado, mas a Presstur já avançou com os valores anuais 2017 de todos os aeroportos portugueses (Francisco Sá Carneiro teve 10,787 milhões de passageiros em 2017). Muito positivo, ainda assim o fosso com Lisboa e com o centralismo é brutal, Lisboa tem mais cota global anual do que em anos anteriores… basta ir a Espanha e Barcelona movimenta quase o mesmo que Madrid…. Contudo positivo para nós este número, não fosse as greves da Ryanair, a falência da Monarch e o abandona antigo da TAP e teríamos provavelmente atingido 11M. Vai ser este ano 🙂

    1. Um resultado dentro do previsto desde início pelo Pete, que se pode considerar como um óptimo resultado.
      Interessante se o crescimento este ano for dentro da mesma ordem de grandeza.

      Relativamente a Lisboa nos últimos anos representa sempre 50%, um até um pouco mais do total de tráfego dos aeroportos ANA. (Excelente resultado para LX)

      Faro com um bom crescimento também, mas cada vez é maior o fosso comparativamente ao Porto (de notar que até 2010 Faro sempre teve mais pax que o Porto)

    2. 2016 o crescimento foi de cerca de 1.3M de pax
      2017 o crescimento foi de cerca de 1.4M de pax

      Se 2018 for nesta ordem de grandeza chegamos aos 12M.

    3. Vai sonhando… vê-se bem que 2018 vai ser um ano de crescimento relativamente fraco em relação a 2016 e 2017, as novidades são poucas.

    4. Pq?

      O crescimento já anunciado, de acordo com os dados do Pete é de 700.000 lugares só para os 7 meses do verão. Para além disso, ninguém nos garante que o verão esteja fechado, falta a operação charter, cuja lógica será de crescimento e ainda podem surgir novidades de outras companhias. E ainda há mais 5 meses no ano. Aceito que os 12 milhões não sejam fáceis, mas não são assim tão descabidos como queres fazer passar.

    5. 10,787 milhões implica para Novembro e Dezembro crescimentos na ordem dos 10%..
      em principio é o que se pode esperar de média para janeiro e fevereiro também..

    6. média de 10% para Janeiro e Fevereiro seria mau demais, nos meses mais fracos do ano

    7. Allure algum motivo para ser melhor? relembro que no ano passado tivemos crescimentos na temporada de inverno record, esta temporada é normal alguma consolidação como podemos ver pelos primeiros meses de temporada de inverno já decorridos.

      Crescimentos eternos a 2 dígitos não é normal.

    8. 10.8M é um excelente resultado, dentro das previsões é certo, mas excelente. Para 2018, pelas minhas contas, com a programação atual os 12M já seriam possíveis, mas a margem é pequena. Havendo mais alguma coisa em S18 e com um W18 positivo, diria que os 12M estariam no saco. Ou seja, um crescimento bruto parecido a 2016 mas % mais baixo.

      Relativamente a Lisboa, acaba por crescer muito porque a TAP também cresceu muito, e a TAP cresce muito com ligações. Em ponto-a-ponto, a diferença de passageiros para o Porto é cada vez mais pequena, o que é impressionante tendo em conta as diferenças que existiam há 10 anos. Tomara nós que noutros aspetos as diferenças entre as duas cidades se estivessem a reduzir com esta velocidade.

    1. Peço desculpa pelo meu lapso, referente ao mês de Outubro !. Vamos lá ver, se em Novembro, a taxa de crecimento homóloga é mais favorável !!!.

    2. Tendo em conta as alterações de capacidade que aconteceram, Novembro deve andar também na casa dos 10%, o que me parece um excelente valor. Estaríamos a falar de um dos meses mais fracos do ano com valores de tráfego de um mês de S15.

  3. 966.300 pax no Francisco Sá Carneiro, no mês de Outubro de 2017. Um crescimento de 11,4% face a Outubro de 2016.

    Dados: Presstur

    1. Em linha com o que se espera para o resto do ano, o efeito ponte aérea lançado no ano passado já não se faz sentir para alem de o anunciado para esta temporada não ser tao forte em termos de crescimento quanto o inverno anterior…
      Nos próximos meses o crescimento a correr bem será desta ordem de grandeza.

    2. Exatamente, muito proximo do previsto. Perde-se 1 ou 2 pontos percentuais por causa da Monarch e da Ryanair, mas nada de preocupante.

    3. Eu não acho que se possa considerar um crescimento nada fraco, especialmente por estarmos sempre acima da média de crescimento dos aeroportos europeus.

      Comparativamente a Lisboa o crescimento não foi tão forte é uma realidade, mas acho que apesar de tudo este continua a ser novamente um grande mês e será um grande ano de operações para o AFSC.

      O W17 é efectivamente menos forte em crescimento que W16, mas não irá deixar de ser excelente. A consolidação existe, novas rotas também e fomos para além do ano de estagnação. Claro que queremos sempre mais, mas isso faz parte da nossa vontade.

  4. Não é que seja propriamente novidade mas estão confirmados os 10.000.000 de passageiros.

    “Aeroporto Sá Carneiro chega aos dez milhões de passageiros

    O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, chegou aos dez milhões de passageiros e para assinalar a marca haverá uma cerimónia, na próxima quarta-feira, que será presidida pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins.

    Dez milhões de passageiros é um número recorde, que dá seguimento ao crescimento verificado nos últimos anos: 6,9 milhões, em 2014; 8 milhões, em 2015; 9,3 milhões, em 2016.

    De referir que este movimento está a ser acompanhado pelo Governo, que, em março e por intermédio do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou um investimento de 55 milhões de euros no reforço das condições do aeroporto.

    Este ano, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi considerado o “melhor da Europa” pela Airports Council International.

    Para a cerimónia de quarta-feira também foram convidados Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Área Metropolitana do Porto, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e Silva Tiago, presidente da Câmara da Maia.”
    https://www.jn.pt/local/noticias/porto/maia/interior/aeroporto-sa-carneiro-chega-aos-dez-milhoes-de-passageiros-8963117.html

    1. Ja atingimos o numero magico. Agora venham aquelas companhias e destinos que tanto queremos

    2. O que era necessári, dizer amanhã pelo boca do Secretário de Estado, era a construção IMEDIATA do Taxiway que é tão necessário !!!.

    1. Varia muito, depende da fonte, e o rigor também depende da fonte, as vezes com meios dados la conseguimos fazer uma contas e descobrir mais o menos o valor, outras vezes temos mesmo de esperar que apareçam no anna.aero. que normalmente aparecem 1/2 meses depois do fim do mês.

      Assim sendo salvo algum artigo na presstur, saberemos os valores de outubro dentro de algumas semanas.

    1. Temos assim que com um crescimento médio para os restantes 3 meses de 10% um valor para este ano de 10,775 M pax; ja para atinjir os 11M o crescimento teria e ser na ordem dos 20% que me parece de todo impossível em virtude do que esta anunciado em termos de crescimento para este inverno.

      Kudos para o Pete que tem proposto números desta ordem de grandeza desde o inicio do ano 😉

    2. José Freire 24, com o que se vai anunciado para o próximo verão parece muito póssivel. pelo menos nas minhas contas de merceeiro com elevado nível de erro tenho qq como 12.2M

    3. Aqui há uns anos, o director do aeroporto referiu que as companhias começavam a olhar com outro interesse para um aeroporto quando atingisse 10 milhões de passageiros, no sentido de lançarem rotas intercontinentais. E estamos a ver isso com a United, com a Air Canada e quiçá com mais qq coisa.

      E aí há um filão muito grande para explorar a nível de passageiros.

    4. Mais ou menos dentro do valor provisório que tínhamos. Relativamente a 2018, em Janeiro já devemos ter bastante visibilidade sobre S18 e já será possível fazer uma boa previsão. Ainda não temos capacidade para chegar aos 12M, mas também ainda faltam os anúncios das grandes companhias do aeroporto.

      João, apesar de tudo longo curso sem hub é difícil de desenvolver. À falta de mais novidades, devemos ficar nos 0.5M de longo curso em 2018. Barcelona, para se ter uma ideia, anda pelos 3M (quase -10M que Madrid…), portanto a margem é relativamente pequena. Já no médio curso nos números potenciais são muito maiores.

      Nuno, obrigado!

    1. Se o crescimento for o mesmo (14%) de Setembro ficaremos com 988.846 pax.

      Para se atingir o milhão faltariam 11.154pax. Ou um crescimento adicional de 1.3 pontos percentuais.

    2. Não sei, até porque nos últimos 3 anos o crescimento em Outubro foi superior a Setembro. Veremos qual o real efeito da ryanair nisso também.

    3. difícil mesmo ate por lançar a época de inverno que este ano não devera ter crescimentos da mesma monta de no ano anterior

    4. Allure, 30.000 no ano passado e 50.000 em 2015. Historicamente anda pelos -5%, que é praticamente o diferencial de capacidade Out/Set que existe este ano.

      Relativamente ao inverno passado, o efeito TAP obviamente não está presente, e isso de certa forma normaliza os números.

    5. Podemos até não passar, mas se não der será mesmo ali a bater no milhão!!!

      Para o ano se tudo correr de uma forma normal, teremos 7 meses acima de 1M de pax.

  5. Boa tarde,

    Alguém me consegue dizer onde posso encontrar a informação sobre o Load Factor do aeroporto do porto?

    Obrigado!

    1. Não creio que exista nenhuma fonte que disponibilize esses dados regularmente, só mesmo sabendo o número de lugares disponíveis e calcular.

    1. Ultrapassou?
      Mas que me lembre no Q3 Faro sempre movimentou mais passageiros que o Porto.

  6. Aerop PaxQ3 Cumul 9m
    Lisbon 8013 20151
    Porto 3210 8228
    Faro 3519 7279
    Madeira 1013 2634
    Azores 813 1805
    TOTAL 16568 40097

    (Vinci)

    1. Isso faz com que tenham estado aproximadamente 1.030.000 passageiros em setembro no Porto, correspondente a uma taxa de crescimento homóloga de 14,48% mais ou menos 🙂

    2. Parabéns ao AFSC!
      São os 3 meses do Q3 acima do 1 Milhão de pax e com valores quase iguais a Faro, que no Q3 (Julho Agosto e Setembro) é fortíssimo.
      Se mantivéssemos os valores do ano passado para Out Nov e Dezembro o aeroporto atingiria 10,5 Milhões este ano. Como penso que deveremos crescer por volta dos 13%, isso dará um pouco mais de 10,8 Milhões. Contudo, com algumas notícias menos positivas recentes, como alguns cancelamentos da Ryanair, saída da Monarch, etc… acho que iremos bater nos 10,6 Milhões (ou próximo)

  7. Boa tarde.
    Alguém tem os dados relativos a Faro, para saber qual o comportamento deste aeroporto ao longo do ano e o comparativo com o AFSC? Obrigado.

    1. Segundo as minhas contas aprox 1.112milhoes para 11,79% mais o menos centena de pax

      em linha com os projetados 10.8 milhoes de pax pare este ano para um crescimento médio de 12,5% nos restantes meses do ano,

      para não atingir os 10 milhões teria de ocorrer uma verdadeira travagem do aeroporto.
      Já para os 11 milhões temos também é um cenário que se afasta da realidade plausível para um crescimento de mais de 18% no que resta do ano, (altamente improvável)

    2. nem para isso a Presstur serve. Tiveram a dormir em Julho quando ultrapassámos a fasquia do 1m?

    1. O objetivo para este ano eram os 10M, não os 11M, e já se sabia há muito que as companhias aéreas não planearam capacidade suficiente para chegarmos lá

    2. Gonçalo P. bastava ver o que temos planeado para este. inverno para perceber que seria muito complicado.
      Ao que podemos perceber no ano que vem vamos ter 11 milhões elevados, mas os crescimentos dos primeiros meses (inverno) serão algo mais reduzidos que no ano passado.

  8. Pete é possível saber quanto é que representam os pax em voos de ligação através do AFSC?
    Acredito que o valor não seja muito elevado, mas era interessante saber.
    O programa stopover da TAP trouxe algum acréscimo?

    1. Referes-te aos passageiros que fazem, por exemplo, São Paulo-Porto-Madrid? Já vi esses números, mas não são muito expressivos.

      Relativamente ao efeito do Stopover, não te sei dizer, mas os números de São Paulo/Rio de Janeiro/Newark são praticamente iguais ao que sempre foram, portanto aumento de passageiros à custa disso não terá havido, pelo menos directamente.

    2. Bom dia Pete.

      Sim estava a ver de que forma pode o AFSC ser visto como uma plataforma giratória de voos. Mas vejo que é pouco expressivo, até porque os voos que intercontinentais que temos, quase todos os aeroportos de maior dimensão também disponibilizam.

      O stopover era para analisar a eficácia da medida da TAP. Mas parece que tem tido alguma expressão em LIS.

    1. ou … de forma a apenas atingir os 10 milhos o tráfego teria de cair em -7% nos restantes meses, ja para chegar aos 11 milhões seria necessário crescimentos na ordem dos 16,8%.

      ou seja a previsão original do nosso pete bem no principio do ano parece a mais correta de todas com um crescimento perto dos 10.7 milhões 🙂

    2. 16,8% de média até final do ano para os 11M? não me parece de todo impossível…

    3. o que temos anunciado para o inverno em termos de crescimento. é bastante menor ao que sucedeu no ano passado, portanto esperar crescimentos semelhantes aos do ano anterior para o referido os meses de inverno é demasiado optimista IMO… relembro que no ano passado em novembro outubro tivemos crescimentos na ordem dos 25%.

    4. Mais um grande resultado em Julho, e finalmente o milhão de pax mensais. Os resultados que a PressTur divulga por destinos e companhias também me parecem muito positivos. Destacaria os seguintes:

      A nível mensal:
      – Luanda com 90% de ocupação e 17% de crescimento no 1º mês dos novos horários, e numa altura em que o bilateral já está a ser revisto.
      – A Air Transat com 93% de ocupação parece aguentar muito bem o forte aumento de capacidade. O Canadá pode facilmente ser uma porta para a América do Norte e mesmo sem essa valência, Porto-Canadá já apresenta um volume considerável no verão.

      A nível anual:
      – A linha de Paris passa os 1.3M e vai muito bem encaminhada para os 1.4M até ao final do ano, mesmo sem diário/(s) da Air France. Muita margem de crescimento portanto.
      – Londres roça os 0.7M e vai a caminho dos 0.8M. Com >0.8M só há 1 rota europeia de 38 para onde a BA não voa a partir de Heathrow (Alicante, que tem um perfil muito diferente do nosso).

    1. Sim…. Realmente é muito esquisito não ter saído nenhuma informação principalmente sobre Lisboa e a sua TAL quando já estamos no final de Agosto.

    2. Se calhar correu bem demais no AFSC e eles não querem dar o braço a torcer… com crescimentos mensais que vemos aqui no ‘blog’ não vai ser possível esconder os números mensais/anuais!

    1. Com estes crescimentos, sempre a 2 dígitos, e sem obras de ampliação das pistas e do terminal de passageiros, em breve vamos estrangular o AFSC !.

    2. Ás primeiras horas da manhã no controlo de segurança já é o caus…
      Mas, e por fonte oficial, sei que as obras nesta área vão avançar ainda este ano permitindo escoar de uma melhor forma o fluxo de passageiros

    3. Não percebo porque é que cada 2 ou 3 semanas vem este assunto à discussão. Já está mais que provado que o aeroporto não está colapsado/estrangulado/etc. nem se prevê que venha a estar no futuro próximo, e também já foi clarificado que as obras são para avançar.

      Como é óbvio não vão começar quando há mais passageiros, principalmente ao nível do filtro de segurança.

  9. Não estará a rota de Amesterdão com demasiada capacidade? Pelos dados divulgados pela Presstur, a Transavia Holanda decresceu 30,4% em nº de passageiros em Junho. Será que cortarão alguma frequência no Inverno?

    1. “No mês de Junho, a maior queda foi da Transavia Holanda, com menos 4,3 mil (-30,4%, para 9,8 mil),” …. “com mais…7,2 mil da KLM”

      vamos a ver como é a evolução mas globalmente é uma evolução substancial quase mais 3000 pax

    2. Se eu não me engano, além de Amsterdão, a Transavia Holland operava também a rota de Munique em Junho de 2016. Não será esse o motivo para o decréscimo de passageiros de 30%?

    3. Amesterdão tem operadores a mais, mas em capacidade está mais ou menos bem.

      Sobre os -30%, tem a ver com a rota de Munique, que em Junho 2016 valia 34% da capacidade deles no Porto. Este ano não só não existem esses voos, como Amesterdão teve -2 rotações, pelo que a capacidade caiu 36%. Ou seja, até há maior ocupação dos voos deles para Amesterdão, o que até era expectável.

    4. E a KLM já falou em aumentar as frequências salvo erro.
      Fará sentido começar por deixar cair a Transavia? Ou a ideia passará mesmo por eliminar a concorrência?

  10. “Dados de tráfego do Aeroporto Francisco Sá Carneiro a que o PressTUR teve acesso revelam que teve 5.017.904 passageiros em 40.412 voos comerciais no primeiro semestre deste ano, com aumentos de passageiros em 18,5% ou 783,4 mil e de voos em 12,7% ou 4,5 mil.”

    calculando temos assim que dentro da margem de erro de Maio temos que Junho terá aproximadamente 980.500 pax para um crescimento na ordem dos 14,7%

    1. Em breve saberemos os valores precisos de Maio e assim também os de Junho, ficamos muito perto do 1 milhão que certamente será atingido neste mês de julho.

      Alguns outros números de forma a atingirmos os 10 milhões este ano já temos de perder pax nos restantes 6 meses na ordem dos 3.2%,
      No entanto para chegar-mos ao 11 milhões teríamos de crescer uma média de 16,3% nos restantes 6 meses…

    2. Bons números para o semestre. No geral estão dentro do previsto, mas fico satisfeito por ver que a nível de companhias a Ryanair vai bem encaminhada para os 4MPA e a TAP para os 2MPA.

    3. “Os dados de tráfego do Aeroporto do Porto a que o PressTUR teve acesso indicam que em Junho teve 980,3 mil passageiros, com um aumento em 14,7% ou 125,6 mil em relação ao mês homólogo de 2016”. Estes estao a dar menos passageiros

    4. Ricardo estes foram os mesmos que nos deram os números anteriores, eu tive o quidado de dizer que estavam na mesma margem de erro do mês anterior, como dizia assim que sairem dados mais finais de maio saberemos exactamente os de junho, em virtudo de sabermos exactamente os valores do semestre.

    5. Ricardo, entre 980.300 e 980.500 é a mesma coisa. Basta meter ou tirar da equação o tráfego não comercial e já tens diferenças maiores.

  11. Mais uma boa noticia….. continuamos aparecer no TOP 5 de crescimento de passageiros segundo o Site ACI…

    GROUP 3: Kiev (+28.8%), Naples (+26.6%), Keflavik (+22.8%),
    Faro (+16.9%) and Porto (+15.1%)

    1. E em Rolling Year, pela primeira vez o porto ultrapassa os 10 Milhões 10.037 milhões mais coisa menos coisa

    2. Nada mau, mas é para verem que percentagens altas nos meses de verão é dificil e vai ser por volta dos 10% em Agosto se tanto.

    3. É um resultado dentro do esperado.
      É um bom resultado para o AFSC.

      Para 2018 também este mês vai bater a fasquia do Milhão.

      E como relembrou e bem o Nuno Pinheiro, já vamos acima dos 10M, o que significa que entramos num novo patamar!!! Ultrapassamos uma barreira importante ao entrarmos nos 2 dígitos de milhão!

    4. Mais ou menos dentro do previsto, mantém-se a tendência de crescimento de ocupação média, mas muito menor visto os números de 2016 já serem muito altos nesta altura. Que a percentagem de crescimento seja mais baixa também vem daí, crescer percentualmente sobre um numero mais pequeno é mais fácil do que sobre um número maior.

      Não deu para bater o milhão, mas também não andou longe. Junho é tradicionalmente muito parecido a Maio, tenho muitas dúvidas que consiga cobrir os 30.000 pax que faltaram em Maio para o 1M embora espere que a distancia fique reduzida. Julho, Agosto e Setembro já são meses bem mais fortes e parece-me quase garantido que vão ficar por cima do milhão, Outubro também me parece possível embora com pouca margem.

  12. Era bom que os meses de Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro é Outubro de 2017, estivessem todos acima de 1 milhão de passageiros no AFSC !.

  13. 940391 pax em Abril valores finais para 23,47% crescimento bom em linha com os 28,2% de Faro os impressionantes 30,4% de Lisboa (nada mau para um aeroporto “esgotado”)
    e os brutais 40,2% da Madeira

    1. entretanto Lisboa este mês (Maio) cresce aproximadamente 18,7%, se o Porto atingir um numero semelhante (18,5%) temos que Maio seria o primeiro mês de sempre acima da barreira do 1.000.000 de pax, Porto e Lisboa têm crescimento percentuais semelhantes (abril sendo a exceção) portanto não é impossível…

    2. Será ainda possivel, o AFSC atingir um volume anual de 11.000.000 passageiros ?!.

    3. Sim, parece ser bem possível.
      Nos primeiros 4 meses o AFSC teve 3.065.956 PAX.
      Para chegar aos 11 Milhões faltam então: 7.934.044.

      Ora nos outros 8 meses em 2016 o número de passageiros foi: 6.844.004.

      Ou seja serão necessários mais 1.090.040 PAX, um crescimento de quase 16% nos restantes 8 meses.

  14. Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro, terão de ser sempre superiores a 1 MC de passageiros !!!.

    1. Maio, temo que podemos ficar um bocadinho abaixo, algo entre os 992 e os 996 mil!
      Pode ser que eu esteja enganado!
      Os outros sim Vasco, valores acima do milhão certamente!

    2. Maio, Junho e Outubro eventualmente podemos ficar abaixo de 1M, mas vai a ser a bater muito perto.
      Vamos esperar pelos resultados de Maio para ver qual a curva de evolução uma vez que Abril distorce um pouco os resultados em virtude da Páscoa.

      De qualquer das formas os resultados alcançados em muito estão a ser satisfatórios.

    3. A pena mesmo é não termos ainda grande evolução nos movimentos de charter. Ainda nos falta trabalhar bastante mais nesse sentido (operadores), pois o potencial de mercado está cá, mas sempre a ser desviado para Lisboa pois não temos aqui esse mercado a funcionar.
      O que para os nortenhos significa sempre férias mais caras, pois as pessoas têm sempre uma deslocação (e por vezes dormida) a Lisboa o que onera a carteira.

    4. Nos charters outbound, principalmente nos de longo curso, há sempre 2 problemas: os operadores portugueses estão sediados em Lisboa e querem os voos lá, e o mesmo com os espanhóis e Madrid. Se conseguíssemos que os operadores portugueses metessem os voos no AFSC e que os operadores espanhóis vendessem esses voos na Galiza conseguíamos ter voos todo o ano para as Caraibas, que no verão conseguiam ser diários. Mas acho muito difícil acontecer.

    5. Ou seja o problema só se resolve se algum operador abrir base charter no Porto?

    6. Não é questão de abrir base, isso é irrelevante nos charters, o que importa é onde estão as empresas que os contratam

  15. Maio tem tudo para chegar ao milhão,com a vinda da monarch,o diário da klm e a taxa de ocupação a subir as condições devem estar reunidas.

    1. Aposto mais em Junho, acho que em Maio vamos ficar próximos, mas não atingir.. O diário da KLM só começa a meio do mês (mais precisamente hoje, dia 15), e a Monarch transporta no máximo 3.500 semana (poderá ser 15.000 pax no mês). Não temos a Páscoa mas temos mais um dia em Maio… Eu diria que o valor vai ser semelhante a Abril! Vamos ver 🙂

    2. Tradicionalmente Maio é sempre um mês mais forte que Abril, ficaria surpreendido se este ano fosse a excepção, a dúvida é sempre em saber quão mais forte será.

  16. Entretanto consegui atualizar as principais rotas com dados até Abril, e nada como constatar como, à parte de Roma, as restantes rotas europeias que a TAP cancelou não só voltaram à normalidade, como já estão em máximos.

    Também é interessante ver como o volume necessário para fazer o Top 5 é cada vez mais alto. Paris vai bem encaminhada para os 1.5M, Londres para os 0.8M, Genebra para os 0.7M, Madrid para os 0.6M, Frankfurt e Barcelona para os 0.5M.

    1. José, há voos para Roma. Poderiam haver mais, mas há.

      Rui, foi isso, atualizei os dados dos city pairs. Sobre os 11M, continuo a achar que não chegamos lá este ano. Depende de como correr o verão e de como for o inverno (não acho que a programação esteja fraquinha para ser Maio), mas é muito difícil.

      thekiller, a questão de Heathrow vai-se colocar eventualmente, não há muitos aeroportos europeus com o volume de passageiros, diretos e indiretos, que o Porto começa a ter que não estejam servidos pela BA para Heathrow. No entanto não acho que precisem de trocar, a operação para Gatwick funciona bem e podia até ser reforçada, sem prejuízo de um eventual Heathrow. Relativamente aos Porto-Madrid, o foco tanto da Iberia como da Air Europa tem sido sempre alimentar o longo curso, ignorando o ponto-a-ponto e as ligações europeias. Nesse sentido a operação com aviões regionais funciona bem. No caso da Air Europa este verão já mudam dos E145 para os ATR, que não sendo tão grandes como os E190 são um bom passo nesse sentido. Tendo em conta que a rede europeia deles é bastante fraca e não tem grande vantagem no ponto-a-ponto, acho que não podemos esperar muito mais. No caso da Iberia o desafio é que eles tenham interesse no ponto-a-ponto e nas ligações europeias. O salto de um CRK para um A319 não é assim tão grande e é perfeitamente assumível, embora idealmente o que haveria seria uma nova frequência em A32S que pernoitasse no Porto.

    2. Boa noite Pete. Vais introduzir os dados atualizados dos City Pairs?

      Já agora achas que OPO chega aos 11M este ano? A programação para o próximo Inverno está fraquinha…

    3. Pete, visto que a Air France e a KLM entraram agora em força no AFSC e com isso alimentar os seus HUB’s, podemos prever alguma mudança na British Airways no que toca a mudar Gatwick por Heathrow ou vai arriscar a perder clientes para as outras duas compainhas?

      De igual forma acontece o mesmo com a Iberia e com a Air Europa que continuam a mandar para cá aviões pequenos ao invés de aviões mais confortáveis e maiores…

    1. Não me parece muito fácil que isso possa acontecer (6 meses)…
      Crescimentos de 19% e 18% em Maio e junho parecem-me mais difíceis de conseguir. Mas mesmo não atingindo vamos andar lá muito perto isso é garantido.

      Em 3 meses (Julho, Agosto e Setembro) é mais do que razoável atingir essa marca mítica para o AFSC, coisa que ainda não se conseguiu.

    2. Se a ocupação média crescer sim, será possível, mas não é fácil. Em Abril cresceu uns 4 pontos percentuais (muito à custa da nova politica tarifária da TAP), mas em 2016 ainda só estava nos 84%.

      Maio andou pelos 86% em 2016, portanto há menos margem, e não há um efeito tipo pascoa, mas repetindo os 88% de Abril já chegava. Julho-Setembro chegam lá.

  17. Números muito interessantes para abril, de certo com influencia da Pascoa, neste momento basta um crescimento médio de 2,5% no que resta do ano para atingirmos os 10 milhões, e 16% para chegar aos 11 milhões, (começa a parecer possível)

    1. Eu diria mesmo que neste momento podemos mesmo ultrapassar essa barreira

  18. Li o artigo da Presstur…

    E os numeros de Newark, se havia lugar para mais 20% este ano, o ano passado os voos deveriam estar com ocupaçoes baixissimas não? Alarmante

    1. De facto os elevados aumentos no longo curso indiciam que mesmo que as taxas de ocupação estivessem muito baixas, agora devem estar acima dos 95%, em todos os destinos. Veja-se o Brasil com mais 30%, sem aumento de frequências, se a isto juntarmos os brasileiros que chegam ao Porto via Lisboa (que também aumentaram imenso) estou convencido que dava para passarem Guarulhos (S. Paulo) para diário e aumentarem o Rio e Newark, sem grandes riscos. O problema é que a TAP não tem aviões disponíveis.

    2. Por algum motivo a PressTur “esquece” sempre que a partir do Porto também há voos para Toronto (entre outras pérolas, como Zurique ser uma rota recente…), pelo que o resultado da América do Norte não é o de Newark.

      Relativamente ao crescimento nas 3 intercontinentais da TAP, há 2 motivos muito simples de entender: +20% de lugares em cada uma e uma mudança na politica tarifaria que estimula uma maior ocupação dos voos. No caso do Brasil há ainda a recuperação do mercado, que tem sido sentida por todas as companhias de uma maneira geral.

      JTavaresMoura, a TAP tem aviões de sobra, inclusivamente a frota tem crescido, eles é que os preferem dedicar a rotas a partir de Lisboa.

    3. Aviões de sobra? De que tipo? Dará para fazer crescer a TAP Express no Porto? É que não vejo forma de os intercontinentais crescerem sem a TAP Express os alimentar também.

    4. Pete não percebi uma cena, quando dizes um dos motivos para o crescimento da TAP nos intercontinentais deve-se a + 20% de lugares?como assim, n utilizam os mesmos aviÕes? os A330-200? desculpa lá a minha dúvida…outra questão, como a entrada dos novos aviões A321 LR, não achas q a TAP poderá aumentar assim as frequências das rotas q já existem (uma vez que a ocupação está a aumentar) e abrir novas rotas?

    5. João, este ano vai receber aviões de longo curso, que é o que “faltaria” para aumentar Newark/Rio/São Paulo. A TAP Express também vai receber aviões novos, embora a questão da alimentação se ponha principalmente do outro lado, não tanto no Porto (para isso a TAP já tem Lisboa). Portanto falta de aviões não é, é mas é falta de vontade.

      Filipe, por algum motivo no ano passado houveram menos uns quantos voos do que estavam programados, se não me engano houve uma greve em Março e terá sido por isso. Ao serem voos com poucas frequências semanais, 1 ou 2 dias cancelados supõem automaticamente uma queda de 2 dígitos nas rotas, e vice-versa. Sobre os A32S NEO, a minha opinião é que seriam uma boa ferramenta para a TAP aumentar Newark e avançar com Luanda, deixando o A332 livre para fazer Brasil diário. Sendo realistas, a probabilidade de tal acontecer é baixa, as rotas realmente estão a crescer mas principalmente através de ligações (o aumento de voos a hubs não é alheio a isto) e mais ano menos ano vão chegar a um ponto em que a presença da TAP não será impedimento à entrada da concorrência.

  19. 940 mil no mês de Abril (+23,5% do que em Abril de 2017).
    Que brutalidade de crescimento, mesmo tendo em conta que a Páscoa foi em Abril este ano. Como já disse várias vezes, acho que 11 M este ano não é de todo impossível.
    Parabéns AFSC

    1. Onde viste esses dados? Mega crescimento. Mas Abril além de Pascoa é também o primeiro mês de verão IATA.

    2. Quando será que os nossos governantes e a TAL começam a olhar para o AFSC de maneira diferente. Sabe-se que este crescimento também tem haver com a ponte aerea que nos trouxe mais trafego. Das noticias o que valorizo e que tem grande potencial de crescimento foi o tráfego intercontinental que cresceu 29,5 no 1º quadrimestre.

    3. É um resultado muito forte, sem dúvida, com crescimento significativo da ocupação média que imagino terá a ver com a TAP. Mas tenho que ver os dados com mais atenção assim tenha tempo.

  20. A Azores Airlines vai colocar mais aviões à disposição entre 1 e 3 de setembro devido ao Red Bull Air Race no Porto. É uma informação fresquinha que dentro de semana se confirmará 😉

    1. quer me parecer que os 10 milhoes estão completamente garantidos, basta um crescimento médio de 4% nos próximos meses para o garantir, já para os 11 Milhões ainda precisamos de um crescimento de 17%

    2. Excelente, na linha do que tem feito o AFSC 🙂 e a Páscoa foi em Abril este ano! Com boas taxas de ocupação arriscava para os 11MP 🙂

    3. como é obvio não iremos ter taxas de crescimento de 17% no Verão, mas se no Outono tivermos crescimentos brutais pode ser que cheguemos aos 11m

    1. Acho que é bem provável,estamos bem encaminhados, vamos ver como é que corre o W17 será a época decisiva para o resultado final do Afsc.

    2. eu olhava para a previsão do pete, ele costuma enganar-se muito pouco

    3. O ano 2017 já não deve ficar muito distante dos 11M se não houver aumentos muito relevantes no inverno contudo se este crescimento continuar há grande possibilidade de em 2018 saltamos diretamente para os 12M pax.

  21. Boa noite foristas!
    Tenho uma familiar próxima a trabalhar numa das rent a car do afsc e que hoje me disse que aquilo lá esta uma loucura! Nos ultimos tempos o movimento que eles e outras rent a car têm tido está ao nivel dos meses de verao do ano passado! Perguntei-lhe se era por causa da Pascoa e disse-me que não, que a Pascoa so se notaria na próxima semana. Será que isto significa um aumento grande dos movimentos em relação ao ano passado?

    1. Se o aumento de passageiros em março tiver sido semelhante ao dos dois primeiros meses (na casa dos 20%) o número de passageiros há-de ficar proximo dos 800 mil. Já perto dos valores atingidos no verão passado.

  22. http://rr.sapo.pt/noticia/79455/tap_celebra_um_ano_de_ligacao_lisboa_porto_pleno_sucesso_diz_fernando_pinto

    Após um ano, eis que somos contemplados com algumas estatísticas à ponte aérea. Falam de uma taxa de ocupação de “cerca” de 75% (o que me surpreende um pouco… mas pronto também confesso que graças a Deus nunca tive que usar esse “serviço”, apenas me surpreende pelos comentários / relatos de quem já usou e diz que vai bem às moscas bastantes vezes), mas agora falarem de sucesso, “ovo de colombo”, e no fim diz que AQUILO NÃO DÁ LUCRO… E, apesar de nunca ter usado e esperar não o fazer, lá vão os meus impostos pagarem o que não dá lucro! Esperem lá.. Não foi por não dar lucro que terminaram com Roma, Milão, Bruxelas e Barcelona! Estou confuso LOOOOL

    1. Alguem no seu perfeito juizo iria pensar que pudessem dizer o contrario….. LOL…

    2. Hipócritas !. Já agora, poderiam também dizer como andam as taxas de ocupação dos voos TAP LIS-VIGO-LIS ??!!.

  23. Já varias companhias anunciaram a intenção de fazer voos de longo curso com narrowbodies de nova geração. A Norwegian começa já este ano com os 737MAX e inclusivamente vai fazer Bergen-Nova Iorque, que cobre uma distancia sensivelmente igual a um Porto-Toronto. Mas outras companhias como a Air Canada, WestJet, JetBlue ou a LATAM já disseram que vão fazer esse tipo de operações assim tenham aviões, isto sem contar a TAP.

    A Level, até prova em contrario, só está para bloquear a Norwegian em Barcelona.

    1. Não digo que não haja autonomia para tal, mas fazer um voo transatlântico num 737? e o conforto? se estas companhias forem como a Ryanair, é para chegar ao destinos de rastos…

    2. A distância entre assentos não será a mesma da ryanair de certeza. Mas se calhar haverá na mesma a hipótese de se pagar para mais espaço.

    3. Além de que pelo que entendo outra das grandes vantagens dos narrowbodies é que conseguem ser economicamente viáveis com menos gente do que um widebody. Dai serem perfeitos para aeroportos mais pequenos e/ou sem serem hub.

    4. Ninguém espera que existam voos para todo o lado desde o Porto com esses narrowbody. Mas para NY por exemplo se calhar será fácil justificar um voo diário.

    5. Exatamente, isto é valido para muitos aeroportos não só o Porto, medio/longo curso abaixo das 8 horas de viagem poderão ser feitos com custos muito,MUITO inferiores aos dos WB com risco muito inferior. (nunca vão ser os custos de voos intra europeus em particular por requerer mais tripulação)
      Mas desde que seja possível encher o aparelho o simples aumento de frequências faz aumentar também a procura valida o conceito numa lógica de Ponto a Ponto, assim sendo não é necessário financiar passageiros em lógica HUB de forma a encher o avião.
      De forma simplista se houver mercado para alguma frequência o Ponto a Ponto transatlântico pode funcionar. (lógica low cost)

      Para alem disso também poderá funcionar para HUBS do lado de lá, da mesma forma que a TAP vai em principio abrir bastantes mais destinos a partir de Lisboa do lado de la com o A321neoLR de forma a alimentar o seu HUB, o mesmo se pode esperar com companhias do outro lado, no mínimo replicando a estratégia.

      De forma simplista os narrow bodies novos com o seu alcance e custo por assento poderão e deverão abrir muito mais rotas medium/long and thin que antigamente só eram possíveis com yealds mais elevados.

    6. Luis, a questão do conforto depende principalmente da configuração do avião. Procura como são os A321 da JetBlue com cabine Mint, por exemplo, se calhar vais ficar surpreendido.

      Nuno, nem é só a questão do risco, é que permite que entrem muitos mais players no mercado. Nos transatlânticos, está tudo praticamente controlado por 3 grandes JV que restringem fortemente a capacidade do mercado e obrigam o trafego a passar pelos seus hubs. Havendo mais players vai-se quebrar o ciclo, e depois de tantos anos com capacidade restrita, não vão faltar oportunidades.

    1. É possível? O crescimento do número de lugares em S17 é cerca de 20%? Acho que para termos uma melhor noção de como vai correr o ano tenhamos de esperar até sabermos os números de junho…

    2. O que o presidente da ANA disse foi que ficaria mais próximo dos 20%, o que mesmo assim parece-me exagerado, mesmo que tivessem alguma coisa muito grande na manga para o Inverno.

      Mas aquilo não deixou de ser um evento de PR, em que é normal exagerarem um bocado.

  24. Bom dia,acabou de acontecer uma tentativa de atentado no aeroporto de Paris Orly e há voos cancelados e atrasados. Até que ponto isto irá afetar as estatísticas de Março visto que Paris e a maior rota do AFSC?

    1. ATUALIZAÇÃO:O aeroporto fechou completamente e todo o tráfego aéreo foi suspenso.

    2. Fechou mas os voos estao a ser encaminhados para aeroporto Orly Norte. O que parece apenas que esta acontecer são atrasos nos voos. O impacto é muito insignificante.

    1. é natural que em alguns anos vá ocorrer alguma estagnação, quando há períodos de crescimento tem de haver outros de consolidação, o contrario seria algo ilógico, implicando que uma determinada região estaria severamente sub-servida.
      O natural é que após algum crescimento encontremos períodos de consolidação onde algumas rotas com empresas concorrentes levem a ajustes de forma a encontrarem equilíbrios para as empresas que as operem.

    2. Crash da bolsa + 11 de setembro
      Estouro do subprime
      Consolidação após dois anos de crescimento brutal

    3. O que era anormal era haver uma linha reta em que só houvesse crescimento. Só na China mesmo.

      No caso do Porto, o normal nas últimas 3 décadas é por cada 10 anos haver 1 a 2 períodos de crescimento e outros tantos de estagnação/consolidação. Também por isso tenho dito que 2018 muito provavelmente será um ano de consolidação / crescimento moderado (que sobre uma base de quase 11MPA, ainda dá para muitas novidades).

  25. Janeiro um bocadinho abaixo das expectativas, com uma queda ligeira da ocupação. Fevereiro em linha, o que é bom sinal.

    Entretanto, dos vários dados que a PressTur publicou sobre Fevereiro, o meu destaque é para os dados de Luanda. Já tinha dito que mal começassem a fazer ligações o impacto ia ser muito positivo, e aí está, mesmo com maus horários já levantam muito a rota. Quando entrarem em vigor os novos horários optimizados e as ligações a Maputo e Windhoek, coincidindo com o novo aeroporto de Luanda, vai ser melhor ainda de certeza.

    1. Estes números para Janeiro e Fevereiro já impressionam um pouco, e ainda estamos no começo do ano! Quais são as perspectivas para 2017? 10M? 11M? ou mais?

    2. Queda de ocupação obviamente não é um bom sinal, mas como é caso isolado na temporada não preocupa. E sendo Janeiro, imagino que se houver capacidade a mais, as companhias cortem alguns dos reforços em Jan 18 e o assunto fica resolvido.

    3. O novo aeroporto de Luanda deve abrir lá para 2020…
      Luanda mesmo sem ligações deve continuar forte com o reforço de portugueses em Angola.

      A TAAG vai reforçar a pressão que manterá sobre a TAP e concerteza que com a nova gestão começará a fazer dano na companhia portuguesa.

    4. Mas para rever o bilateral é preciso que o acionista da TAP assine. Não sei se o Neeleman não fará pressão para que o Estado não assine…

    5. João Carvalho, a última informação que vi (pela imprensa angolana, é certo) foi que ainda iam abrir este ano o novo aeroporto. E pelas imagens que vi, nem sei como é que se pode justificar uma derrapagem até 2020, parece quase pronto.

      Relativamente ao dano à TAP, acho que mais é difícil: a TAAG já transporta 3 de cada 4 passageiros entre Portugal e Angola. Agora imagina com ligações excelentes à Africa do Sul, Moçambique a Namíbia e uma politica comercial agressiva a acompanhar como é que vai ser…

    6. A TAAG tem apostado em por fora do mercado as concorrentes, com muita ajuda do governo, questões da expatriação de divisas, etc.

      A TAP vai continuar a sofrer em Angola.

      O aeroporto de Luanda, além de ter uma péssima localização tem todo um problema de acessos que estão longe de assegurados para que possa começar a operar.

      Era bom a TAAG conseguir expandir a operação no AFSC, mas com a guerra em Lisboa duvido que venha a acontecer brevemente.

    7. Acho que estás a ser um bocado injusto. A TAAG de hoje tem uma gestão excelente à custa da parceria com a Emirates, e se é verdade que continuam no vermelho, também há que entender que não se vira uma companhia como a TAAG de um ano para o outro. Quanto à concorrência, até entendia se falasses de dificuldades de acesso ao mercado, mas vamos ser realistas e ver que as grandes rotas da TAAG são operadas em exclusivo. A excepção é mesmo Lisboa, que no fundo tem volume suficiente para aguentar 2 companhias. E mesmo as divisas, obviamente não sofrem como uma companhia estrangeira, mas os aviões e o combustível também têm que ser pagos em Dólares, pelo que tem problemas à mesma.

      A TAP sofre desde que a TAAG entrou no Porto. Acharam que os angolanos não se chegavam à frente, e depois foi o que se viu. Vamos ver se aprenderam a lição e se chegam à frente com os A321LR.

      Sobre um aumento de operação, sem aumento significativo de frequências no bilateral não vai acontecer.

    8. E se chegarem com os A321LR à frente, que tipo de rotas poderão ser comtempladas Pete?

    9. Do Porto? Só se mandarem o WB que aqui têm para Lisboa e puserem o A321 a fazer São Paulo, NY e Rio.

    10. Na loucura acho que só mesmo Luanda. Podiam ter um A321LR para cobrir EWR (para NY provavelmente um A320neo já chegará) e LAD, e deixar o A330 para GIG, GRU e/ou VCP.

      Na realidade, acho que a concorrência vai fazer longo curso com aviões narrowbody a partir do Porto antes da TAP.

    11. E quem serão os melhores candidatos a esses voos de longo curso com narrowbody? Ou ainda é tudo muito verde?

      A Level, que começa em Barcelona, poderá vir cá ter? Apesar de estarem com A330.

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