aerOPOrto


Estatísticas 2017
2015 2016 2017 Var. (%)
Janeiro 491.994 560.689 692.523 +24%
Fevereiro 462.470 561.713 664.418 +18%
Março 554.518 650.102
Abril 695.362 761.619
Maio 724.020 844.045
Junho 749.962 854.548
Julho 822.938 934.725
Agosto 901.771 994.755
Setembro 790.155 899.671
Outubro 736.498 867.409
Novembro 563.281 696.578
Dezembro 595.839 752.273
Total 8.088.623 9.378.127 1.356.941
Rolling Year: 9.612.666
Previsão 2017: 10.656.498

Top 10 City Pairs

Paris 1.234.424 459.136 Frankfurt
Lisboa 1.022.887 371.394 Bruxelas
Londres 634.334 359.054 Barcelona
Genebra 627.553 318.914 Funchal
Madrid 546.525 217.673 Luxemburgo

Histórico

1999 2000 2001 2002 2003 2004
2.832.722 2.731.637
2.682.511
2.573.799 2.605.946 2.944.134
2005 2006 2007 2008 2009 2010
3.108.186 3.402.805 3.986.748 4.535.813 4.509.350 5.283.361
 2011 2012 2013 2014 2015  2016
 6.004.589 6.055.021 6.372.470 6.932.816 8.088.623  9.378.127

_______________________________________________________________
1: A previsão é efectuada com base nas variações previstas no nº de lugares pelas companhias aéreas, considerando uma ocupação média mensal igual à do período homólogo do ano anterior.

*: provisório


42 comentários so far
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Com esta dinâmica de crescimento, poderemos chegar aos 11 milhões, neste ano ?!

Comentar por Miguel Guimaraes

Acho que é bem provável,estamos bem encaminhados, vamos ver como é que corre o W17 será a época decisiva para o resultado final do Afsc.

Comentar por Afonso Pinto

eu olhava para a previsão do pete, ele costuma enganar-se muito pouco

Comentar por nunopinheiro

O ano 2017 já não deve ficar muito distante dos 11M se não houver aumentos muito relevantes no inverno contudo se este crescimento continuar há grande possibilidade de em 2018 saltamos diretamente para os 12M pax.

Comentar por Afonso Pinto

Boa noite foristas!
Tenho uma familiar próxima a trabalhar numa das rent a car do afsc e que hoje me disse que aquilo lá esta uma loucura! Nos ultimos tempos o movimento que eles e outras rent a car têm tido está ao nivel dos meses de verao do ano passado! Perguntei-lhe se era por causa da Pascoa e disse-me que não, que a Pascoa so se notaria na próxima semana. Será que isto significa um aumento grande dos movimentos em relação ao ano passado?

Comentar por Miguel

Se o aumento de passageiros em março tiver sido semelhante ao dos dois primeiros meses (na casa dos 20%) o número de passageiros há-de ficar proximo dos 800 mil. Já perto dos valores atingidos no verão passado.

Comentar por João

http://rr.sapo.pt/noticia/79455/tap_celebra_um_ano_de_ligacao_lisboa_porto_pleno_sucesso_diz_fernando_pinto

Após um ano, eis que somos contemplados com algumas estatísticas à ponte aérea. Falam de uma taxa de ocupação de “cerca” de 75% (o que me surpreende um pouco… mas pronto também confesso que graças a Deus nunca tive que usar esse “serviço”, apenas me surpreende pelos comentários / relatos de quem já usou e diz que vai bem às moscas bastantes vezes), mas agora falarem de sucesso, “ovo de colombo”, e no fim diz que AQUILO NÃO DÁ LUCRO… E, apesar de nunca ter usado e esperar não o fazer, lá vão os meus impostos pagarem o que não dá lucro! Esperem lá.. Não foi por não dar lucro que terminaram com Roma, Milão, Bruxelas e Barcelona! Estou confuso LOOOOL

Comentar por Diogo

“aquilo” é para alimentar os voos de longo curso já se sabe…

Comentar por João

Alguem no seu perfeito juizo iria pensar que pudessem dizer o contrario….. LOL…

Comentar por Ricardo Sousa

Hipócritas !. Já agora, poderiam também dizer como andam as taxas de ocupação dos voos TAP LIS-VIGO-LIS ??!!.

Comentar por Carlos Sousa

Já varias companhias anunciaram a intenção de fazer voos de longo curso com narrowbodies de nova geração. A Norwegian começa já este ano com os 737MAX e inclusivamente vai fazer Bergen-Nova Iorque, que cobre uma distancia sensivelmente igual a um Porto-Toronto. Mas outras companhias como a Air Canada, WestJet, JetBlue ou a LATAM já disseram que vão fazer esse tipo de operações assim tenham aviões, isto sem contar a TAP.

A Level, até prova em contrario, só está para bloquear a Norwegian em Barcelona.

Comentar por Pete351

Não digo que não haja autonomia para tal, mas fazer um voo transatlântico num 737? e o conforto? se estas companhias forem como a Ryanair, é para chegar ao destinos de rastos…

Comentar por Luis Abreu

A distância entre assentos não será a mesma da ryanair de certeza. Mas se calhar haverá na mesma a hipótese de se pagar para mais espaço.

Comentar por João

Além de que pelo que entendo outra das grandes vantagens dos narrowbodies é que conseguem ser economicamente viáveis com menos gente do que um widebody. Dai serem perfeitos para aeroportos mais pequenos e/ou sem serem hub.

Comentar por João

Não me acredito que apostem no Porto

Comentar por Allure

Ninguém espera que existam voos para todo o lado desde o Porto com esses narrowbody. Mas para NY por exemplo se calhar será fácil justificar um voo diário.

Comentar por João

Exatamente, isto é valido para muitos aeroportos não só o Porto, medio/longo curso abaixo das 8 horas de viagem poderão ser feitos com custos muito,MUITO inferiores aos dos WB com risco muito inferior. (nunca vão ser os custos de voos intra europeus em particular por requerer mais tripulação)
Mas desde que seja possível encher o aparelho o simples aumento de frequências faz aumentar também a procura valida o conceito numa lógica de Ponto a Ponto, assim sendo não é necessário financiar passageiros em lógica HUB de forma a encher o avião.
De forma simplista se houver mercado para alguma frequência o Ponto a Ponto transatlântico pode funcionar. (lógica low cost)

Para alem disso também poderá funcionar para HUBS do lado de lá, da mesma forma que a TAP vai em principio abrir bastantes mais destinos a partir de Lisboa do lado de la com o A321neoLR de forma a alimentar o seu HUB, o mesmo se pode esperar com companhias do outro lado, no mínimo replicando a estratégia.

De forma simplista os narrow bodies novos com o seu alcance e custo por assento poderão e deverão abrir muito mais rotas medium/long and thin que antigamente só eram possíveis com yealds mais elevados.

Comentar por nunopinheiro

Luis, a questão do conforto depende principalmente da configuração do avião. Procura como são os A321 da JetBlue com cabine Mint, por exemplo, se calhar vais ficar surpreendido.

Nuno, nem é só a questão do risco, é que permite que entrem muitos mais players no mercado. Nos transatlânticos, está tudo praticamente controlado por 3 grandes JV que restringem fortemente a capacidade do mercado e obrigam o trafego a passar pelos seus hubs. Havendo mais players vai-se quebrar o ciclo, e depois de tantos anos com capacidade restrita, não vão faltar oportunidades.

Comentar por Pete351

http://www.porto.pt/noticias/ana-anuncia-expansao-do-aeroporto-do-porto, “O aeroporto deverá este ano crescer mais 20% e a ANA garantiu que tem “no pipiline” o conjunto de obras necessárias para que o aeroporto possa responder às necessidades da região.”

20% é acima de todas as nossas expectativas, quer-me parecer wisfullthinking não???
colocaria o numero de pax na ordem dos 11.250 milhões

Comentar por nunopinheiro

É possível? O crescimento do número de lugares em S17 é cerca de 20%? Acho que para termos uma melhor noção de como vai correr o ano tenhamos de esperar até sabermos os números de junho…

Comentar por Rui21

O que o presidente da ANA disse foi que ficaria mais próximo dos 20%, o que mesmo assim parece-me exagerado, mesmo que tivessem alguma coisa muito grande na manga para o Inverno.

Mas aquilo não deixou de ser um evento de PR, em que é normal exagerarem um bocado.

Comentar por Pete351

Bom dia,acabou de acontecer uma tentativa de atentado no aeroporto de Paris Orly e há voos cancelados e atrasados. Até que ponto isto irá afetar as estatísticas de Março visto que Paris e a maior rota do AFSC?

Comentar por Afonso Pinto

ATUALIZAÇÃO:O aeroporto fechou completamente e todo o tráfego aéreo foi suspenso.

Comentar por Afonso Pinto

Fechou mas os voos estao a ser encaminhados para aeroporto Orly Norte. O que parece apenas que esta acontecer são atrasos nos voos. O impacto é muito insignificante.

Comentar por Ricardo Sousa

Expliquem-me o seguinte:

A queda de 1999 a 2002
A queda de 2009
A estagnação de 2011 e 2012

Comentar por mykka

é natural que em alguns anos vá ocorrer alguma estagnação, quando há períodos de crescimento tem de haver outros de consolidação, o contrario seria algo ilógico, implicando que uma determinada região estaria severamente sub-servida.
O natural é que após algum crescimento encontremos períodos de consolidação onde algumas rotas com empresas concorrentes levem a ajustes de forma a encontrarem equilíbrios para as empresas que as operem.

Comentar por nunopinheiro

Crash da bolsa + 11 de setembro
Estouro do subprime
Consolidação após dois anos de crescimento brutal

Comentar por João Ferreira

O que era anormal era haver uma linha reta em que só houvesse crescimento. Só na China mesmo.

No caso do Porto, o normal nas últimas 3 décadas é por cada 10 anos haver 1 a 2 períodos de crescimento e outros tantos de estagnação/consolidação. Também por isso tenho dito que 2018 muito provavelmente será um ano de consolidação / crescimento moderado (que sobre uma base de quase 11MPA, ainda dá para muitas novidades).

Comentar por Pete351

Janeiro um bocadinho abaixo das expectativas, com uma queda ligeira da ocupação. Fevereiro em linha, o que é bom sinal.

Entretanto, dos vários dados que a PressTur publicou sobre Fevereiro, o meu destaque é para os dados de Luanda. Já tinha dito que mal começassem a fazer ligações o impacto ia ser muito positivo, e aí está, mesmo com maus horários já levantam muito a rota. Quando entrarem em vigor os novos horários optimizados e as ligações a Maputo e Windhoek, coincidindo com o novo aeroporto de Luanda, vai ser melhor ainda de certeza.

Comentar por Pete351

devemos ficar preocupados com a queda da ocupação?

Comentar por Allure

Estes números para Janeiro e Fevereiro já impressionam um pouco, e ainda estamos no começo do ano! Quais são as perspectivas para 2017? 10M? 11M? ou mais?

Comentar por Luis Abreu

Luis, o Pete tem a resposta um pouco acima.
Entre as estatísticas e o top 10 city pairs.

Previsão 2017: 10.656.498

Comentar por skiespassion

Queda de ocupação obviamente não é um bom sinal, mas como é caso isolado na temporada não preocupa. E sendo Janeiro, imagino que se houver capacidade a mais, as companhias cortem alguns dos reforços em Jan 18 e o assunto fica resolvido.

Comentar por Pete351

O novo aeroporto de Luanda deve abrir lá para 2020…
Luanda mesmo sem ligações deve continuar forte com o reforço de portugueses em Angola.

A TAAG vai reforçar a pressão que manterá sobre a TAP e concerteza que com a nova gestão começará a fazer dano na companhia portuguesa.

Comentar por Joao Carvalho

Mas para rever o bilateral é preciso que o acionista da TAP assine. Não sei se o Neeleman não fará pressão para que o Estado não assine…

Comentar por João

João Carvalho, a última informação que vi (pela imprensa angolana, é certo) foi que ainda iam abrir este ano o novo aeroporto. E pelas imagens que vi, nem sei como é que se pode justificar uma derrapagem até 2020, parece quase pronto.

Relativamente ao dano à TAP, acho que mais é difícil: a TAAG já transporta 3 de cada 4 passageiros entre Portugal e Angola. Agora imagina com ligações excelentes à Africa do Sul, Moçambique a Namíbia e uma politica comercial agressiva a acompanhar como é que vai ser…

Comentar por Pete351

A TAAG tem apostado em por fora do mercado as concorrentes, com muita ajuda do governo, questões da expatriação de divisas, etc.

A TAP vai continuar a sofrer em Angola.

O aeroporto de Luanda, além de ter uma péssima localização tem todo um problema de acessos que estão longe de assegurados para que possa começar a operar.

Era bom a TAAG conseguir expandir a operação no AFSC, mas com a guerra em Lisboa duvido que venha a acontecer brevemente.

Comentar por Joao Carvalho

Acho que estás a ser um bocado injusto. A TAAG de hoje tem uma gestão excelente à custa da parceria com a Emirates, e se é verdade que continuam no vermelho, também há que entender que não se vira uma companhia como a TAAG de um ano para o outro. Quanto à concorrência, até entendia se falasses de dificuldades de acesso ao mercado, mas vamos ser realistas e ver que as grandes rotas da TAAG são operadas em exclusivo. A excepção é mesmo Lisboa, que no fundo tem volume suficiente para aguentar 2 companhias. E mesmo as divisas, obviamente não sofrem como uma companhia estrangeira, mas os aviões e o combustível também têm que ser pagos em Dólares, pelo que tem problemas à mesma.

A TAP sofre desde que a TAAG entrou no Porto. Acharam que os angolanos não se chegavam à frente, e depois foi o que se viu. Vamos ver se aprenderam a lição e se chegam à frente com os A321LR.

Sobre um aumento de operação, sem aumento significativo de frequências no bilateral não vai acontecer.

Comentar por Pete351

E se chegarem com os A321LR à frente, que tipo de rotas poderão ser comtempladas Pete?

Comentar por Flipe

Do Porto? Só se mandarem o WB que aqui têm para Lisboa e puserem o A321 a fazer São Paulo, NY e Rio.

Comentar por João Ferreira

Na loucura acho que só mesmo Luanda. Podiam ter um A321LR para cobrir EWR (para NY provavelmente um A320neo já chegará) e LAD, e deixar o A330 para GIG, GRU e/ou VCP.

Na realidade, acho que a concorrência vai fazer longo curso com aviões narrowbody a partir do Porto antes da TAP.

Comentar por Pete351

E quem serão os melhores candidatos a esses voos de longo curso com narrowbody? Ou ainda é tudo muito verde?

A Level, que começa em Barcelona, poderá vir cá ter? Apesar de estarem com A330.

Comentar por João




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